Gennargentu – De mota pela Sardenha

gennargentu sardenha

Parque Nacional de Gennargentu – Melhores Estradas da Sardenha

Explorar o coração do Parque Nacional de Gennargentu pelas suas cordilheiras e aldeias empoleiradas em encostas, merece um dia completo de dedicação.

Inserido no roteiro onde o Lago del Cedrino foi o local eleito para duas noites pernoitar, esta foi a rota escolhida para o dia livre. Começou com um pouco de história, continuou pelas pequenas aldeias da Barbagia e terminou num jantar à beira mar no centro histórico de Orosei.  (Para mais detalhes consulte o Roteiro Sardenha e Córsega de mota).

Visita às ruínas da Civilização Nurágica

Inserida no planalto de Dorgali, uma das maiores aldeias nurágicas da Sardenha se encontra e está acessível após uma pequena caminhada. Com pequenas praças e poços entre as habitações de forma cónica, a visita às ruínas da vila de Serra Orrios é um banho da história que ainda tanto tem para revelar.

A uma curta distância da vila, a Tomba di Giganti di Thomes é o monumento arqueológico que revela como a civilização nurágica enterrava os seus mortos.

de mota pela sardenha serra orrios
Vila Nurágica Serra Orrios. Dorgali Província de Nuoro. Sardenha
tomba di giganti di thomes
Tomba di Giganti di Thomes. Dorgali. província de Nuoro. Sardenha

Pelas históricas aldeias de montanha

Com uma lição sobre os antepassados da ilha, a cordilheira de Gennargentu aguarda também a sua visita. Orgòsolo, Fonni, Desulo, Aritzo, Seui e Lanusei são as pacatas e pitorescas aldeias que repousam nas encostas das montanhas.

Nas paredes da aldeia de Orgòsolo aparecem os murais da Sardenha. Durante o século passado tornaram-se característica de muitas aldeias pela ilha, e por esta rota muitos se encontram.

Uma forma de sátira social ou apenas demonstração de criatividade, as pinturas de cores vivas enriquecem as fachadas das históricas aldeias e algumas rochas pelas estradas de montanhas.

de mota pela sardenha
Murais da Sardenha pelas montanhas de Orgòsolo.
Murais da Sardenha pelas montanhas de Orgòsolo.
Murais da Sardenha na aldeia de Fonni.
de mota pela sardenha
Fonni a aldeia mais alta Sardenha, pelo Parque Nacional de Gennargentu.

Pelas estradas de montanha do Parque Nacional Gennargentu

Por entre paisagens de paredes íngremes de calcários, densas florestas de urze, sobreiros e amendoeiras, o Monte de San Giovanni observa-nos e a Punta de La Marmora dá o ar de sua graça.

Convida-nos a percorrer as suas sinuosas estradas por entre uma das maiores florestas de azinheiras da Europa. Sempre de olho nos pelos luxuriantes campos por onde os pastores libertam o gado.

O caminho de ferro entre Cagliari e Sòrgono por aqui se inicia. Grande parte do percurso panorâmico aqui descrito, acompanha lado a lado a rota do comboio. Se a mota não fosse a opção preferida, este seria um agradável passeio através de uma viagem no meio de transporte de outros tempos.

de mota pela sardenha em Parque Nacional Gennargentu.
Caminho de ferro Cagliari – Sòrgono pelas montanhas do Parque Nacional Gennargentu.
Sardenha pelas montanhas de mota em Parque Nacional Gennargentu.
Parque Nacional de Gennargentu nos arredores de Lanusei. Sardenha
Parque Nacional de Gennargentu de mota
Parque Nacional de Gennargentu nos arredores de Lanusei. Sardenha

A rota termina em Lanusei, e o regresso ao Lago Cedrino e  região de Nuoro é realizado através da estrada mais rápida. Em menos de uma hora é possível terminar o dia na cidade costeira de Orosei e à mesa de um restaurante italiano.

A Sardenha habitua-nos sempre a um cenário especial a acompanhar as refeições, seja pelas cores do mar que a rodeia ou pelos monumentos que embelezam as suas cidades.

de mota pelas melhores estradas da sardenha
Igreja de San Giacomo, na praça histórica da cidade de Orosei. Sardenha

Mapa da Estrada

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: