Tharros – De mota pela Sardenha

tharros de mota

Sítio Arqueológico de Tharros

Pela costa oeste da Sardenha, a poucos quilómetros de Oristano local de pernoita, o dia começa num histórico local. Tharros merece que estacione a mota no parque dos visitantes. (Para mais detalhes consulte o Roteiro Sardenha e Córsega de mota).

Antiga zona habitada inicialmente pelos povos Fenícios durante o século VIII a.C, surge o Sítio Arqueológico de Tharros e as ruínas resultantes da escavação da fantástica cidade por eles construída.

Localizada num estreito chamado Capo de San Marco, a situação privilegiada permitia a ancoragem segura dos navios da época, o que levou o local a prosperar e a evoluir, continuando mais tarde sobre domínio Romano.

Banhado por mar nos dois lados, este é um dos locais mais intrigantes do mediterrânico, cujas escavações arqueológicas revelaram apenas uma parte da antiga cidade, que se imagina imensa.

Aquela que foi habitada por vários povos, revela marcas de todos eles na sua história arqueológica. De um elaborado sistema de esgotos romanos às suas cisternas, das ruínas das fortificações às zonas de habitação. Tharros é um local cheio de histórias para contar e outras tantas por descobrir.

O que de imediato chama a atenção são as colunas Coríntias, parte do processo de reconstrução dos monumentos que ocupavam a cidade e que incluem um capitel Coríntio original.

pela sardenha de mota em melhores locais a visitar na sardenha
Colunas Coríntias nas ruínas da antiga cidade de Tharros. Sardenha
cidade de Tharros. Sardenha de mota
Ruínas na cidade arqueológica de Tharros e Torre de San Giovanni. Sardenha

San Giovanni di Sinnis

Para completar a rota com um pouco mais de história, na pequena aldeia à beira mar com Tharros como fundo, San Giovanni di Sinnis apresenta a igreja com o mesmo nome. A extensa praia que une os dois locais merece também a referência.

Construída durante o período Bizantino em meados do século VI, mesmo após algumas alterações posteriores, mantém a sua forma medieval original e nela contempla o monumento mais antigo da Sardenha.

cigreja junto à cidade de Tharros. Sardenha
Igreja de San Giovanni di Sinnis. Tharros Sardenha
San Giovanni di Sinnis. Tharros Sardenha de mota pela ilha sardenha
Praia San Giovanni di Sinnis. Sardenha

Mapa do Local

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: