10 Perguntas sobre seguros de viagem | Por Quilómetro Infinito

seguro de viagem

À nossa caixa de mensagens chegam muitas perguntas sobre seguros de viagem. Agora, decidimos aqui compilar as respostas a muitas delas de forma a que possa ficar acessível, e esclarecedora, para todos. Só há algo que queremos sempre alertar: façam todas as perguntas e esclareçam todos os receios, mas nunca viajar para fora do país sem um seguro!

1 – Porque devo contratar seguros de viagem?

”Viajo há muitos anos e nunca contratei um seguro de viagem”. A minha resposta em relação a isso é sempre a mesma: ainda bem que nunca precisou! Nós próprios quando começámos a viajar não pensávamos nessa necessidade, apenas porque nunca ninguém nos tinha alertado sobre a importância. Quando esse dia chegou, realmente sentimos um alívio por nunca ter precisado de um seguro de viagem além fronteiras. A assistência internacional, e o custo das mesmas para um cidadão não residente representa, na grande maioria dos países, uma despesa muito maior do que aquilo que à partida imaginaríamos. Despesa essa que ficará na maioria ao nosso encargo sem um seguro.

Fica doente em viagem ou tem um acidente? A assistência com um seguro de viagem é feita contactando apenas o número de emergência da apólice do seguro de viagem. E além de despesas médicas, existe todo um conjunto de coberturas que garantem que terá o menos prejuízo possível: cancelamentos, despesas de deslocação, despesas de prolongamento de estadias, etc.

2- Quando devo contratar um seguro de viagem?

Contratamos um seguro de viagem sempre que saímos de Portugal. Mesmo que seja para ir ali ao lado a Espanha por dois dias, de mota ou sem mota. O valor simbólico da apólice por dia, não compensa o risco. Seguir o nosso link também dá sempre um desconto adicional de 5% no momento da compra. Link aqui.

Se fizer várias viagens ao estrangeiro por ano, compensa comprar uma apólice anual da IATI Multiviagens. Caso contrário, pode ser contratado um seguro de viagem apenas pelo período de uma viagem em particular.

Seguros de viagem
Seguros de viagem

3- Os seguros de viagem também tratam da mota?

Não. Os seguros de viagem são para pessoas e não para veículos. Asseguram pessoas em caso de acidente com veículos a motor, mas não asseguram o veículo. Para assegurar o veículo é o seguro do mesmo que se acciona. E varia em função do tipo de seguro do veículo contratado: se danos próprios, se contra terceiros e se inclui assistência em viagem.

Conduz a mota com pendura? Fazer um seguro de viagem para cada um. depois é só seguirem os dois mais tranquilos no caso de alguma necessidade no estrangeiro.

Para assistir a mota fazemos um seguro com boa assistência em viagem para ela. Confiamos sempre nas recomendações do Luís Miguel Fonseca, também conhecido por Piratinha, motociclista, nosso amigo e mediador: contacto +351 911 936 644. Ter um mediador responsável e profissional é de grande importância.

4- Tenho assistência em viagem da mota porquê fazer um seguro?

A assistência em viagem da mota inclui um capital de despesas médicas em caso de doença ou acidente. Além de dar assistência ao veículo dá assistência ao condutor. Com muitas dúvidas acerca da eventual assistência ao pendura ou não.

Mas esta assistência é muito insuficiente além fronteiras. Os capitais de despesas médicas do seguro da mota andam em média entre os 7500 a 10 000Eur, e este valor é muito baixo no estrangeiro. Todas as despesas que superem este valor são depois suportadas pela pessoa. Um seguro de viagem tem capitais a começar nos 50 000 até a 1 000 000 Eur. Além de incluir muito mais despesas: cancelamento de viagens e serviços contratados, deslocações, prolongamentos de estadia, etc.

5- Qual o seguro que costumam fazer?

Desde que conhecemos a IATI Seguros, uma companhia direccionada para viajantes independentes e de aventura, os nossos seguros são feitos com eles. Os valores e os planos disponíveis tiveram ao longo dos anos uma alteração contínua, sempre no sentido de subir capitais seguros de despesas médicas.

Como tal, fazíamos sempre o plano IATI Estrela, mas actualmente a nossa escolha recai para o IATI Mochileiro. Porquê? Porque neste momento o IATI Mochileiro tem uma capital seguro de despesas equivalente ao antigo IATI Estrela (500 000eur), mas é o único plano que inclui até à data a cobertura de resgate em montanha. Aqueles lugares onde passamos muitas horas! Para ver as diferenças entre os planos IATI consulte o nosso artigo já publicado: Seguro de viagem: qual o plano IATI Seguros que melhor se adequa?

6- O seguro inclui acidentes de mota?

Sim. A IATI Seguros disponibiliza os planos com acidentes em veículos a motor, o que inclui as 2, 4 ou mais rodas. O que não é habitual na maioria de companhias de seguro. Porque andar de mota é considerada uma prática de risco, existem algumas exclusões que são transversais à maioria das companhias: indemnização em caso de morte ou invalidez, circulação por pistas fora de estrada que não sejam caminhos públicos, participação em eventos de competição. Enunciadas nas condições da apólice.

Nota: é importante ler as condições particulares e gerais da apólice contratada para estar actualizado e conhecer o processo. Em caso de acidente de mota (ou outros veículos a motor), é sempre factor determinante que o primeiro contacto para assistência seja o da seguradora. Para que esta possa contactar a sua rede de parceiros locais e abrir o processo de assistência.

Caso haja outras consequências mais graves que impeçam o segurado de ser ele mesmo a accionar a apólice, será encaminhado pelos meios de urgência locais e o relatório médico confirmará a impossibilidade de realizar a chamada, accionando o seguro posteriormente.

Guardar relatórios médicos, exames e todos os documentos é sempre essencial qualquer que seja o seguro contratado. A IATI Seguros não é excepção.

7- Já precisaram de utilizar um seguro de viagem IATI Seguros

Sim! Felizmente não por motivos muito graves. Mas tivemos uma pequena queda que nos impediu de continuar uma viagem por Espanha e obrigou a cancelar todos os alojamentos e serviços contratados. O seguro de viagem reembolsou todas as despesas de cancelamento. Também já ficámos doentes em viagem e fomos assistidos por um médico no hotel.

Quando nos dizem que connosco corre sempre bem porque divulgamos a IATI Seguros, no nosso blogue e por isso temos um tratamento diferente: isso não é verdade! Quando contactamos o número de emergência ninguém do outro lado sabe quem somos. Temos igual tratamento a qualquer um de vós.

À nossa caixa de mensagens têm chegado nos últimos meses mensagens de feedback positivo acerca da utilização do seguro de viagem IATI após um acidente de mota ou doença. ” Tive uma crise renal na Suíça, accionei o seguro e tudo correu bem’‘, ” Cai de mota em Marrocos e parti uma perna, liguei para o seguro e fui assistido no hospital’‘. Alguns exemplos que, apesar de resultarem de infortúnios de alguém, nos conforta saber que a sua vida foi mais fácil por terem contratado um seguro.

8- Como comprar um seguro de viagem?

Pode ser contratado online até ao dia antes da partida. É rápido e fica imediatamente activo. Basta aceder ao site da IATI Seguros aqui e preencher os dados dos segurados.

O pagamento é feito online através de cartão ou transferência bancária. A única condicionante da transferência bancária é que não deve optar por este método de pagamento se contratar o seguro à última hora, pois trata-se de uma transferência internacional e demora uns dias até chegar ao destino. O pagamento com cartão acciona imediatamente o seguro e a apólice é recebida no mesmo momento via email.

Dica: a apólice do seguro de viagem e da mota anda sempre no bolso do nosso casaco em formato impresso. Em caso de necessidade está acessível de imediato. Sob stress nem sempre é tão fácil fazer uma busca no email para procurar contactos e informações.

9- Posso fazer um seguro de viagem para várias pessoas?

Sim. Eu e o João fazemos o seguro de viagem na mesma apólice. Se viajar num grupo de mais pessoas é só ir adicionando viajantes à apólice. Não é necessário repetir o processo individualmente.

10- Quanto custa um seguro de viagem?

Para por exemplo os 5 dias de um roteiro, existem planos a por pessoa a partir de 15 Eur. Pelo valor simbólico não vale a pena arriscar a cruzar fronteiras sem uma salvaguarda em caso de problemas. Por seres nosso leitor, ao seguires este link ainda estarás a ajudar o blogue a continuar o seu projecto e receberás 5% de desconto no valor total da apólice. Simula abaixo os valores para as datas da viagem.

Iati seguros

5 dias de seguro de viagem na Europa
5 dias de seguro de viagem na Europa
10 dias de seguro de viagem em Marrocos
10 dias de seguro de viagem em Marrocos

Divagação adicional

Infelizmente todos nós somos confrontados com as realidades por vezes difíceis acerca de seguros. Apesar de todos nos venderem a sensação de segurança, cabe a nós estar o mais informado possível quando contratamos um para podermos depois fazer valer aquilo que comprámos.

Regra geral, a assistência dos seguros decorre com sucesso. Umas vezes mais demoradas ou menos dependendo do local do mundo onde se está, o que naturalmente se compreende. A assistência num país desenvolvido e próxima a uma grande centro urbano será à partida mais rápida do que uma assistência num meio remoto e de difícil acesso.

Por sua vez, reforço a importância uma vez mais de conhecer os passos a cumprir, os documentos a guardar e os contactos a fazer. Estar informado é meio caminho andado para o sucesso. Ainda assim, apesar destas questões, o que realmente continua a ser muito importante é não sair de casa para uma viagem sem um seguro. Em caso de necessidade poupam-nos umas boas centenas ou milhares de euros dependendo das consequências.

Mais dúvidas sobre como contratar online um seguro de viagem aqui:

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da HeymondoIATI encontramos boas opções para motociclistas (e não só). Ambas com excelentes propostas e com descontos ao seguir os nossos links: Link 5% desconto Heymondo e Link  desconto 5% Iati

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

4 Replies to “10 Perguntas sobre seguros de viagem | Por Quilómetro Infinito”

  1. Também nunca fiz seguro de viagem. Tenho viajado por muitas latitudes desde Islândia à Nova Zelândia nunca senti a necessidade de fazer um. Sobretudo porque até agora tenho viajado muito em bicicleta…
    Desenrasco-me muito bem em mecânica de bicicleta e mesmo que fique empenada, a bicicleta é fácil de levar em transportes públicos. Quanto aos acidentes, são mais raros e normalmente não são tão graves como de moto.
    Desta vez, vou viajar em moto, vou até Marrocos. Informei-me com a minha companhia de seguros (LOGO) que não faz extensão territorial para Marrocos…
    Segui os vossos conselhos, contatei o vosso amigo Miguel Fonseca e fiz o seguro na hora. Fácil! E também não é assim tão mais caro que o seguro anterior que cancelei.
    Como o cartão Europeu de Saúde, não tem qualquer valor por aquelas bandas, aproveitei os vosso conhecimentos sobre os seguros de viagem e na passada fiz também o seguro da IATI.
    Espero não necessitar, mas lá está, tal como o preservativo, é melhor ter e não precisar, que precisar e não ter…
    Obrigado Quilometro infinito, pela vossa dedicação no trabalho, que não deve ser pouco em organizar toda esta informação que nos é tão útil.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Henrique! Muito obrigado por essa partilha e por toda a mensagem. Desejamos boas curvas até Marrocos e que não seja necessário accionar o seguro. Quanto às restantes viagens sem mota, lembro que não são só acidentes de mota que estão em causa. Podemos ficar doentes qualquer que seja o destino ou o meio de transporte. Até quando vamos a pé. Especialmente para países muito caros como Islândia, Nova Zelândia, USA, Suiça, Austrália e afins recomendo que seja feito um seguro de viagem porque: shit happens! Boas curvas e tudo de bom

  2. ALVARO VENANCIO says: Responder

    Olá, boa tarde.
    Estou a tentar contactar a IATI porque vou fazer uma viagem de moto pela Europa e pretendia esclarecer uma dúvida: aparentemente, não existe um único número de contacto, excepto para comunicação de ocorrências: podem ajudar?
    Quando precisam de esclarecer algum detalhe ou dúvida, qual é o número para o qual podemos ligar?
    Obrigado e parabéns pelo vosso site!
    Álvaro Venâncio

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Boa tarde Alvaro, Peço desculpa a demora na resposta. Pode ligar para Yajna Moreira da Iati com o contacto directo: +34658148243. É um contacto espanhol mas a Yajna fala português e atende chamadas e comunicação via Whatsapp também . Boas curvas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito