Na costa do Adriático pela SR352 de Grado a Aquileia | Melhores Estradas de Itália

SR352 Grado a Aquileia, Itália

De Grado a Aquileia, numa rota panorâmica de olhos postos no mar. Nesta nossa busca incessante pelas melhores e mais fantásticas estradas para percorrer de mota, deixamos-nos guiar pelas pequenas estradas de menor destaque pelo mapa e, na maioria das vezes, descobrimos locais que irradiam potencial motociclístico. Isto porque para nós, não há melhor maneira para os percorrer, do que em duas rodas!

Na parte mais setentrional do Mar Adriático, de olho no Golfo de Trieste, a poucos quilómetros da fronteira que separa a Itália da Eslovénia, encontrámos a pequena estrada SR352.

Ladeados pelas lagoas e pelos pântanos salgados da região, fizemos uma incursão marinha pelos 10 km que separam as pequenas cidades de Grado, na província de Gorizia, a Aquileia, na província de Udine. Aqui descobrimos mais um pedacinho especial da nossa bella Italia.

SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália

SR352 de Grado a Aquileia

A SR352 rasga o mar numa estrada rectilínea que se perde no horizonte. Aqui as curvas ficam para trás. Mas nem só de curvas vivem os motociclistas. O percurso é soberbo e a brisa marinha que nos bate no rosto provoca-nos um encanto único. Sim, é por aqui que abrimos a viseira no nosso capacete e respiramos o ar salgado do mar que nos está tão próximo. Aqui o cheiro é de mar.

Pequenas ilhas nos acompanham. Umas dispersas como pontinhos isolados no pântano, outras dispostas paralelas à costa. Protegem-nos do avanço do mar e adornam um cenário idílico de uma baía de sonhos. Pequenas embarcações navegam nas águas das lagoas. Ora pescadores, ora pequenos barcos de recreio, circulam sobre as águas e alguns atracam nos restaurantes. Muitos, dispersos nos ilhéus e apenas acessíveis de barco, o que lhes confere uma certa exclusividade.

A estrada que roubou o mar entra nas planícies de território continental. Em poucos metros deixamos para trás o Adriático e entramos nos extensos campos de cultivo e rodeados por vinhedos infinitos.

SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália
SR352 Grado a Aquileia, Itália

A pequena cidade de Aquileia

Estamos em Itália, a sua monumentalidade é amplamente conhecida. Nestes curtos quilómetros de percurso, muitas são as igrejas, os museus e os mosteiros que encontramos. Podíamos perder-nos horas por lá, e locais a visitar não nos faltariam. Mas é em Aquileia que fazemos a nossa próxima paragem. A cidade que exibe a fabulosa Basilica di Santa Maria Assunta, distinguida pela UNESCO como Património da Humanidade.

Paramos a nossa mota na rua de entrada para o centro histórico. Uma das mil e uma vantagens de viajar de mota. O dia era quente e soalheiro e as sombras dos cedros centenários que acompanham o percurso parecem-nos local de estacionamento ideal. Na pequena Via dei Patriarchi, feita de calçada romana e pequenas casas tradicionais, encontramos uma geladaria que chama por nós. Itália é o melhor sítio do mundo para comer gelados não é? Aí ficámos por um tempo, a deliciar-nos sentados num banco de jardim, a contemplar a imponente fachada da basílica que domina a pequena cidade.

SR352 Chegada a Aquileia, Itália
SR352 Chegada a Aquileia, Itália
SR352 Chegada a Aquileia, Itália
Aquileia, Itália

Basílica di Santa Maria Assunta

E o que há de tão especial na Basílica di Santa Maria Assunta? História e Arqueologia e os ares de um local especial. Todo o piso da basílica, construída em forma de cruz, é coberto por um dos maiores e mais espectaculares mosaicos da era romana do mundo.

O piso está agora protegido por barreiras de vidro, permitindo aos visitantes uma caminhada por cima do longo e escondido mosaico, que representa episódios bem vívidos das histórias religiosas e da vida na antiguidade. Vários animais selvagens da lagoa marinha ali tão perto e retratos preciosamente detalhados dos antigos lideres romanos são alguns dos exemplos.

As criptas da basílica são uma jóia adornada pelos frescos que nos remetem ao século XII. Retratam as povoações da época assim como outros episódios religiosos.

Mosaicos romanos da Basilica di Santa Maria Assunta, Aquileia
Mosaicos romanos da Basilica di Santa Maria Assunta, Aquileia

São as preciosidades que encontramos pelo caminho que nos preenchem a alma de coisas belas. Além dos panoramas que percorremos em duas rodas pelas melhores estradas, são as paragens para visitar muitos locais que nos fazem afirmar, com certeza, que percorremos um mundo belo e emblemático! Este é um percurso que muito recomendamos.

Alojamento em Aquileia

Pernoitar pela região de Aquileia é escolher entre o mar e a terra. Nós escolhemos a terra e uma das muitas quintas de agroturismo que por lá se encontram. Rodeada de vinhedos e em estilo senhorial, esta casa recém remodelada é um mimo para quem por lá se hospeda. Os quartos modernos e de cama confortável. O pequeno almoço o mais caseiro possível, cheio de produtos da região de extrema qualidade . Do pão quente acabadinho de sair do forno, ao sumo de frutas recém espremido, às compotas caseiras que nos tentam o palato. Se um dia voltarmos a Aquileia, é por aqui que ficaremos hospedados novamente:

🛏️ Agriturismo Villa Trovatore

✅ Sugestão de rota seguinte

Estamos à beira mar. Mas não é que estamos também a poucos quilómetros das montanhas alpinas? Aquelas que revestem o mapa da Eslovénia de bons motivos para para lá seguir em duas rodas? São os Alpes Julianos e por lá, muitas estradas curvilíneas nos aguardam. O roteiro completo aqui:

6 Locais a não perder na Eslovénia 🇸🇮 Alpes Julianos

✅Como nos lembrámos de visitar Aquileia?

Vindos da Eslovénia e da Croácia, foram já algumas vezes que atravessámos as auto-estradas nesta região fronteiriça de Itália. Com trânsito intenso e circulação de muitos camiões, este percurso pela via rápida faz com que o valor pago pela auto-estrada não compense quando comparado ao tempo que demoramos a percorrê-la. Além de desagradável pois claro!

Assim, olhámos para o mapa e desta vez, decidimos que em vez de zigue-zaguear pelo trânsito afunilado da E70, seguiríamos num percurso panorâmico à beira mar. Não é que valeu cada quilómetro? Boas curvas.

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

One Reply to “Na costa do Adriático pela SR352 de Grado a Aquileia | Melhores Estradas de Itália”

  1. Mais Uma Vez, Excelente esta Crónica de Viagem! Muito Obrigado ao Casal Câmara!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: