Nos Alpes Albaneses a percorrer a Grabom Serpentine – Melhores Estradas da Albânia

Estrada SH20 Grabom Serpentine, Norte da Albânia

Nunca tivemos dúvidas de que pensando numa lista para as melhores estradas da Albânia seria fácil encontrar várias de arrebatadores panoramas. O país exibe uma beleza natural riquíssima e os Alpes Albaneses são um paraíso na Terra. Por sua vez, no que à qualidade do piso diz respeito, foi com alguma surpresa que por lá encontrámos um percurso que entrou directamente para a lista das melhores estradas percorridas na Europa. Falamos da Grabom Serpentine, e dos cerca de 60 quilómetros de extensão do sinuoso percurso da estrada SH20.

Encontrar um traçado que seja incluído nas melhores estradas para conduzir de um país tem, para nós, obrigatoriamente de representar aquela maravilha do asfalto, onde podemos desfrutar de uma condução prazerosa em torno de uma especial maravilha natural. Aqueles momentos wow que unem a adrenalina de conduzir em duas rodas, ao cenário avassalador que conseguimos enquadrar na viseira do nosso capacete. A Grabom Serpentine é tudo isso e, por esse motivo, encontrou um lugar de destaque nesta página.

Sobre a Grabom Serpentine 

Das as muitas referências a ela atribuídas, várias a colocam entre as mais belas estradas do mundo. Grabom Serpentine é a estrada que serpenteia nos Alpes Albaneses, no Norte da Albânia, ao longo da fronteira com Montenegro. A subida é feita aos 730 metros de altura acima do nível do mar, num desfiladeiro de montanha que nos levaria a crer que a altitude seria um número bem superior; tamanho é o desnível que ali encontramos. Recém pavimentada, surpreendente, imaculada e instalada num conjunto de montanhas de impressionante grandeza. A Albânia é um diamante bruto por explorar e a Grabom Serpentine é dos primeiros lugares lapidados que brilha em todas as perspectivas.

Representada no mapa da Albânia pela estrada SH20, o percurso une Shkodra, uma das maiores cidades do país, a Vermosh um dos seus mais dos mais remotos lugares. Termina no posto de fronteira com Montenegro, mesmo a jeito para explorar o Tara Canyon. Mas esse, é um destino para abordar noutro artigo. Agora, vamos para Grabrom Serpentine.

Estrada SH20 Grabom Serpentine, Norte da Albânia
Estrada SH20 Grabom Serpentine, Norte da Albânia
Alpes Albaneses
Alpes Albaneses

O percurso pela Grabom Serpentine

O nosso percurso pela Grabrom Serpentine fez parte de um roteiro de 10 dias de viagem de mota pela Albânia, e foi a despedida do país em beleza por entre as mil e uma curvas desta fenomenal estrada de montanha.

Vindos de Shkodra, e das margens do Lago Skadar, um dos mais icónicos dos Balcãs, as planícies revestidas de alfazema em redor anunciam ao fundo a reentrada em breve nos Alpes Albaneses. No horizonte, encontram-se as imponentes montanhas que a estrada SH20 atravessa, e prometem quilómetros inesquecíveis.

Encontramos uma estrada recém pavimentada, de curvas sinuosas mas largas, de geometria bem desenhada e a permitir usar toda a lateral dos nossos Michelin. E, apesar de avançarmos sempre na expectativa de quando iria acabar aquela maravilha, depois de a percorrer na totalidade podemos descansar-vos e dizer: é impecável do início ao fim.

Arredores do Lago Skadar, Albânia
Arredores do Lago Skadar, Albânia
Estrada SH20 Grabom Serpentine, Norte da Albânia
Lado Oeste da SH20 vindos de Shkodra

Chegados ao miradouro de Grabom Serpentine, é ali que temos o melhor panorama da parte mais sinuosa do percurso. Leket e Hotit são as montanhas que dominam a paisagem e formam um colossal anfiteatro natural até ao vale do rio Cemi. A perspectiva das curvas que rasgam a montanha fervilha-nos as emoções e não tarda muito até as começarmos a descer.

Estrada SH20 Grabom Serpentine, Norte da Albânia
Miradouro de Grabom Serpentine

O vale entre Tamare e Vermosh, nas margens do rio Cemi

Creio ser a descida para Tamare a melhor perspectiva do percurso. Mas, como sempre costumamos fazer em estradas deste tipo, aconselhamos a descer e voltar a subir para não perder pitada. Mesmo naquela de maluquinhos.

Grabrom - Tamare
SH 20 Grabrom – Tamare

Já em Tamare, é nas margens do cristalino rio Cemi que a estrada avança pelo vale. Entre imponentes paredes verticais de rocha que tocam o céu, continuamos o percurso apreciando o rio, enquanto os rebanhos de cabras formam trânsito intenso. De meandros feitos de pedregulhos angulosos, típicos de zonas de neve, multiplicam-se desalinhados pelas torrentes que até há bem pouco tempo inundaram as margens.

Todo o percurso da SH20 segue maioritariamente numa orientação Este- Oeste e paralelo à fronteira com Montenegro. Até que, no extremo Este e em Vermosh, chegamos por fim ao país vizinho que nos aguarda com novas aventuras. Adeus Grabrom Serpentine! Adeus Albânia! Um dia a ti esperemos voltar!

Viagem de mota pela Albânia
Alpes Albaneses, Tamare
Meandros do rio Cemi, Alpes Albaneses
Vale do rio Cemi, Alpes Albaneses

Para mais informações sobre uma viagem de mota pela Albânia consultar aqui os nossos artigos já publicados.

Mapa da Grabom Serpentine – Melhores Estradas da Albânia

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: