Andar de mota no Verão | Equipamento fresco e confortável, o que vestir?

Equipamento para andar de mota no Verão

E quando num dia quente paramos em algum lado e alguém nos diz: ”andar de mota no Verão é muito refrescante não é?”Claramente esse alguém não é um motociclista. Não sabe que andar de mota nos dias quentes de Verão é como estar de frente para um secador de cabelo em alta temperatura, seguidos por um mergulho de águas quentes das Furnas, nos Açores, e um cházinho quentinho de menta em Marrocos.

Ultimamente recebemos imensas questões acerca das nossas opções de equipamento para andar de mota no Verão. E, à semelhança do que fizemos para o equipamento nos dias frios de Inverno, partilhamos agora as nossas escolhas.

Segurança em primeiro lugar: nunca prescindir de equipamento

Sabia mesmo bem sair num dia quente de calções e uma t-shirt para uma voltinha em duas rodas não era? Se no início da nossa vida motociclista isso ainda nos passava pela cabeça agora, com mais respeito por nós próprios, é algo que nunca pensamos. Pequenas ou grandes voltas, saímos sempre equipados.

Nunca esquecer que, sem equipamento, além de estarmos directamente expostos ao sol e às queimaduras solares, numa queda a nossa pele é a primeira a ir ao chão. Não temos airbags. Não temos uma protecção de cabine como num carro. Basta uma pequena queda numa manobra quando quase parados para queimar a nossa pele no alcatrão. Imaginem agora o que acontece em caso de acidente a maiores velocidades? Não facilitem por favor.

Passeios de mota com altas temperaturas

Com a sinceridade que caracteriza o que por aqui sempre partilhamos, confessamos que passeios de mota em dias quentes é algo que evitamos bastante. Sim, durante os meses de Julho e Agosto em Portugal, a nossa mota descansa na garagem mais do que em qualquer outra época do ano. Voltinhas só mesmo para o pôr-do-sol. E porque temos a sorte de viver num local onde mesmo no pico do Verão, as noites são frescas, nessas ocasiões até vestimos uma camisolinha por debaixo do nosso casaco ventilado.

Mas quando andamos em viagens maiores, sabemos que temos de enfrentar o calor em algumas etapas. Por isso também damos importância ao equipamento de Verão, tendo em conta que os nossos fatos de Inverno não são adequados para altas temperaturas. Se viajamos pela Europa no Verão, e atravessamos Espanha, França, Itália, Croácia ou damos um saltinho de Inverno a Marrocos, estamos sempre perante destinos onde em algum momento temperaturas serão superiores a 30º.

Andar de mota no Verão, equipamento fresco e confortável

Fato de Verão/Inverno

Porque referimos a diferença entre um fato de Verão e Inverno? Porque optamos por ter um para ambas as  estações. Os de Inverno servem o propósito de nos manter quentes e secos nos dias de frio e chuva, e os de Verão de nos manter o mais frescos possíveis. São geralmente incompatíveis para funções tão opostas e, até à data, ainda não conhecemos um único fato que nos servisse para ambas as circunstâncias. Mas esta é também, uma escolha pessoal e que depende do uso que lhes damos.

Os fatos de Inverno, incluem geralmente forros interiores removíveis. Mas, mesmo sem eles continuam a ser quentes para os dias de Verão por não possuírem grandes zonas de ventilação, serem de cores escuras que absorvem o calor e, muitas vezes, de materiais laminados que impedem por si só a circulação do ar. Como é o caso dos nossos.

Assim, para o Verão usamos equipamentos de cores claras, sem forros interiores, com zonas de rede com boa ventilação, mas com toda a protecção que um fato de motociclista deve ter.

A nossa opção de equipamento de Verão

Há já alguns anos que comprei o fato de Verão da BMW e continua pronto para muitos quilómetros nos dias de calor. O fato é bastante ventilado, de uma cor cinza clara que reflecte o calor em vez de absorver. Não possui forros removíveis mas tem uma malha de rede interior incorporada que permite uma boa respiração dentro dele. Todas as protecções de costas, ombros, cotovelos, joelhos e ancas estão incluídos no fato. O modelo existe para homem e para mulher.

Recentemente o João adquiriu o modelo semelhante em todas as opções do air-flow mas num material menos ”armado”, o BMW Venting Motorcycle. Aqui as protecções de costas do casaco têm de ser adquiridas à parte.

Até à data as opções do João para equipamento mais fresco para andar de mota têm sido o seu velhinho casaco BMW Motorrad Boulder (não sei se ainda se comercializa), de tecido e as calças de ganga da mesma marca. Ambos com protecções incluídas e já com muitos quilómetros de uso com sucesso.

Andar de mota no Verão: BMW Motorrad Airflow
Andar de mota no Verão: Fato BMW Motorrad Airflow
Andar de mota no Verão
Equipamento para andar de mota no Verão

Outras opções?

Como costumamos receber alguns comentários sempre que partilhamos estas informações, adiantamos já: ” Não, não somos patrocinados pela BMW Motorrad. Mas se fôssemos, por esta marca ou por outra qualquer, aqui estaria sempre exposta a nossa experiência sincera”. Apenas lhe reconhecemos qualidade que nos faz sentir valer a pena investir no material da marca, tendo em conta o uso que lhe damos. Mas existem com certeza outras boas marcas no mercado que nós ainda não tivemos oportunidade de experimentar. Portanto, e em jeito de resumo, para comprar um fato de Verão há que ter em conta:

  • Cores claras que reflectem o calor
  • Zonas de rede ventiladas
  • Protecções incluídas
  • Sem forros interiores

Temos curiosidade em experimentar os fatos da marca Klim que é dona de uma reputação associada a elevada qualidade e durabilidade. No caso da Rukka Motorsport temos excelentes experiências a partilhar nos modelos de fatos laminados de Inverno, supomos que os de Verão lhe mantêm os adjectivos.

Questionam-nos muito acerca dos modelos da Dainese. Geralmente de preços inferiores às restantes marcas do mercado, mas muitas vezes nem por isso. São fatos confortáveis que já utilizámos, apenas os modelos experimentados não nos satisfazem em durabilidade e por valores semelhantes adquirimos equipamento superior. Salientamos que não conhecemos todos os modelos de todas as marcas e portanto a nossa opinião é baseada apenas nos que tivemos oportunidade de conhecer.

Desfiladeiros do Rio Danúbio, Roménia
Fato Dainese (todas as estações)

Fato de Chuva

Fato de chuva no Verão? Sim, por dois motivos. O primeiro porque pode efectivamente chover no Verão e os fatos de Verão não são impermeáveis. O segundo porque no final do dia/início da manhã, as temperaturas mais frescas fazem-nos ter frio dentro de um fato ventilado. Assim utilizamos utilizamos o fato de chuva por cima do fato como um reforço e corta vento. Apenas para os mais friorentos, tipo eu! (Patrícia). Para esta opção, convém ser um modelo respirável e confortável. Abaixo as nossas opções:

Andar de mota no Verão
Fato de chuva BMW Motorrad

Luvas

Ambos utilizamos luvas de pele o mais finas possíveis para andar de mota no Verão. O João utiliza as BMW Rockster ou as Klim Rambler. Eu as Dainese Blackjack Lady. Ambas de pele confortável e suave que não nos fazem transpirar as mãos.

Botas

Na secção de calçado também precisamos de umas dicas e agradecemos que as deixem pela secção dos comentários. O João achou um bom compromisso entre a protecção e conforto em dias quentes nas Dainese Vera Cruz D1. Eu, provavelmente pelo gene feminino falar mais alto, sou mais difícil com o calçado. Então, nos dias de Verão, uso umas botas que não são de motociclismo, mas têm uma robustez, um conforto e respirabilidade que me têm satisfeito: as clássicas botas de caminhada da Timberland.

Roupa Interior

A roupa interior é, obviamente uma questão pessoal. Nós ainda não encontrámos materiais sintéticos que nos deixem frescos e confortáveis sem transpirar (seja no Verão ou Inverno), como tal utilizamos roupa interior de algodão. No que respeita a roupa íntima, referimos apenas a importância de utilizar opções sem costuras ou elásticos apertados. Com o calor e transpiração podem provocar assaduras e feridas na pele.

Cuidados a ter com o equipamento para andar de mota no Verão

Por muito bom que seja o equipamento adquirido, como qualquer outra coisa na vida requer cuidado e bom trato para se manter em boas condições.

Para o calçado:

Periodicamente, limpamos as nossas botas com os produtos recomendados pela marca que são hidratantes mantendo a pele limpa e cuidada.

Para os fatos:

As lavagens dos fatos requerem cuidado. Geralmente recorremos às lavagens a seco ou lavamos em casa, na máquina de lavar, seguindo as instruções das etiquetas e utilizando os detergentes recomendados. Nunca utilizar amaciador para lavar este tipo de equipamento.

Abaixo partilhamos os links dos produtos que utilizamos:

Aqui partilhamos a nossa experiência e as nossas práticas no que a equipamento para andar de mota no Verão diz respeito. Se há algo que queiram partilhar connosco, deixem o vosso comentário. Temos sempre algo para aprender uns com os outros. Boas curvas e estacionem à sombra!

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

One Reply to “Andar de mota no Verão | Equipamento fresco e confortável, o que vestir?”

  1. Excelentes Alertas e Excelentes Conselhos. Nunca é demais referir que a Segurança tem de Estar Sempre Primeiro. Obrigado Câmara’s!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: