Aurlandsfjellet e Sognefjellet – No circuito das melhores estradas panorâmicas da Noruega
Aurlandsfjellet e Sognefjellet são duas mágicas estradas panorâmicas que atravessam as idílicas paisagens dos fiordes da Noruega. Na lista das rotas mais espectaculares do país, percorrê-las de mota é uma experiência inesquecível.
Numa viagem de mota pela Noruega são locais a não perder. Prometem um percurso com vistas de tirar o fôlego pelo interior da Noruega Oriental, de quilómetros e quilómetros de estradas que se perdem no horizonte, por entre grandiosos cenários naturais.
Inseridas na nossa viagem de mota à Noruega e Cabo Norte, Aurlandsfjellet e Sognefjellet são Rotas Turísticas Nacionais fascinantes. Durante cerca de 200 km guiam por entre fiordes imponentes, montanhas cobertas de neve e natureza selvagem intocada. Mais dois locais deslumbrantes para viajar de mota pelo país, para juntar à lista das anteriormente partilhadas Trollstigen e Ilhas Lofoten.


Sognefjellet
No alto das montanhas de Jotunheimen National Park, por entre imponentes cordilheiras montanhosas, Sognefjellet é a estrada que o guia até ao Sognefjorden, onde o mar graciosamente invade as montanhas sob a forma de fiorde.
Entre as aldeias de Lom e Gaupne pela Estrada 55, são cerca de 110km de fascínio. Sognefjellet, é a passagem de montanha mais elevada do norte da Europa, que a seus pés contempla o segundo maior fiorde do mundo com mais de 200 km de extensão.
Sobre Sognefjellet
Por entre longos e estreitos vales, Sognefjellet estende-se pela Noruega Oriental a acompanhar o caminho de vigorosos rios que levam ao fiorde, a água que flui dos picos nevados e glaciares.



Dispersas aldeias de montanha se encontram pelas encostas íngremes que ostentam planaltos elevados. Está numa zona isolada e rodeado pela natureza intocada de uma paisagem a grande altitude. Gradualmente as zonas de pastagens e florestas dão lugar a rocha nua e planaltos cobertos de neve.
Abundam as flores silvestres que com toda a beleza o recebem, como se em cada local da Noruega houvesse um jardineiro de serviço para as manter sempre belas.
Não é necessário, por lá, no período de Verão, a natureza fascina em cada detalhe. Parece a sua maneira de compensar os rigorosos Invernos que as impedem de florescer.
Em mais de 100km o percurso por Sognefjellet é assim, e percorrê-lo de mota é desafiante pelas baixas temperaturas, mas vale cada quilómetro faça chuva ou faça sol. Digamos que o mais provável é fazer chuva e fazer sol alternados entre si em curtos espaços de tempo!
Mais uma Rota Turística Nacional percorrida, e a passagem para a seguinte, Aurlandsfjellet, está à distância de uma pequena travessia de ferry a partir de Kaupanger ( no final do artigo mais detalhes se apresentam).


Aurlandsfjellet
Aurlandsfjellet é a estrada que proporciona uma viagem de mota através de um gelado planalto, de paisagem arrasada pelas baixas temperaturas, mas que nem assim perde o encanto.
Em cerca de 60km, Aurlandsfjellet liga Lærdal, junto à margem e local de desembarque do curto ferry, a Aurlandsvangen sobre as montanhas. O seu ponto mais alto por lá graciosamente se eleva a 1300 m acima do mar que as espreita em forma de fiorde.

Direcções de Aurlandsfjellet
A partir de Lærdal, facilmente o GPS ou a sinalização existente se apressam a indicar o caminho mais rápido. Normalmente a teimar em conduzi-lo para o extenso túnel construído para a travessia de Aurland.
Mas ao optar por esse percurso perde a beleza da paisagem natural que o espera à superfície, pelo que neste local e a contrariar a sugestão, basta seguir as placas da rota turística assinalada.

A maioria das rotas turísticas pela Noruega, oferecem cenários deslumbrantes não importa em que direcção circule. Mas esta em particular apresenta os impressionantes contrastes entre o fiorde e a região de alta montanha.
Por entre planaltos nevados que conseguem sempre deslumbrar pela imensidão da sua beleza de carácter único, percorre de mota, uma perfeita sintonia de cores. O preto, o branco e o cinza pintam o cenário perfeito em padrões de luz encantadores. Se tiver sorte pode ser que à lista de cores se junte o azul do céu com o sol a tentar espreitar.


Durante o Inverno a passagem de montanha Aurlandsfjellet está fechada. Mas no Verão reabre e grande parte da neve permanece, oferecendo verdadeiras paredes de neve por entre a estrada, que podem atingir alturas dramáticas. Por aqui percorre a famosa Snøvegen (Estrada da Neve) que dependendo do ano, pode formar paredes até aos 5m de altura.


Ponto de Observação de Stegastein
Em Stegastein a rota termina do mesmo modo que começou: em beleza! Está no ponto de observação de Aurlandsvegen a uma altura alucinante, onde contempla grandiosas vistas para Sognefjorden.
Novamente com o fiorde a espreitar a seus pés por um novo braço de mar, uma elegante estrutura de madeira foi construída e sobre ele projectada, local onde uma paragem para espreitar faz o coração parar.

Detalhes sobre transportes entre Aurlandsfjellet e Sognefjellet
Ferry Sognefjellet – Aurlandsfjellet
A rota panorâmica de Sognefjellet termina a acompanhar um extenso braço de mar pelo Sognefjorden até à aldeia de Gaupne. Na outra margem está a próxima estrada a percorrer, Aurlandsfjellet e a sua beleza gelada. Uma pequena travessia de ferry a partir de Kaupanger até Lærdal facilita o percurso entre Aurlandsfjellet e Sognefjellet.
Não há necessidade de reservas, e as rotas diárias são frequentes. Apenas deve ter atenção o último horário da travessia dia para o enquadrar no percurso. Na nossa viagem este mini cruzeiro foi realizado no início da tarde, pois muitos quilómetros pela frente se avizinhavam.
Os locais de embarque nos ferry’s estão bem assinalados mesmo a alguns quilómetros de distância. Na Noruega não tem muitas estradas para onde ir, será portanto difícil não acertar.
Na chegada ao local do embarque, basta dirigir-se junto ao barco e alguém estará por lá para vender os bilhetes, sem precisar de sair da mota.


Local de visita a não perder na rota de Sognefjellet
Lom, a Aldeia da era Viking
Pela Sognefjellet, num percurso vindos de Norte, Lom é o local que o recebe no verdejante vale de Gudbrandsdal e nos remete à era Viking. A aldeia de entrada na rota panorâmica de Sognefjellet merece a paragem para visitar uma das maiores e mais belas, igrejas de madeira da Noruega.
A sua construção remonta ao Séc XII e no seu interior numerosas pinturas de Munch do Séc XVII se contemplam. Este tipo de construção de madeira é característico da Noruega, local onde quase exclusivamente se encontram e, visitá-las será uma experiência única.


Sempre que em Viking se pensa, a imagem associada é de homens bárbaros, que vestiam roupas peludas e capacetes com chifres. Esse era o seu modo defender o seu território e resistir às baixas temperaturas do país.
Mas a sua herança arquitectónica só nos pode fazer concluir, que eram também um povo de sensibilidade, bom gosto e inteligência. Foram dos primeiros povos a construir casas com telhado, e hoje em dia, um pouco por toda a Noruega, é comum contempla-las como se num país de conto de fadas estivesse.

Aurlandsfjellet e Sognefjellet, mais duas emblemáticas rotas panorâmicas da Noruega percorridas e a juntar à lista das anteriormente publicadas:
Paisagens deslumbrantes! Excelente relato de Viagem!
Muito bom!!!, espero em 2018 andar por aí tambem :-))
Obrigado Vasco 🙂 boas curvas