Aurlandsfjellet e Sognefjellet – De mota na Rota dos Fiordes da Noruega

de mota pela noruega

Aurlandsfjellet e Sognefjellet – No circuito das melhores estradas panorâmicas da Noruega

Aurlandsfjellet e Sognefjellet são duas mágicas estradas panorâmicas que atravessam as idílicas paisagens dos fiordes da Noruega. Na lista das rotas mais espectaculares do país, percorrê-las de mota é uma experiência inesquecível!

Numa viagem de mota pela Noruega são locais que não deve perder. Prometem um percurso com vistas de tirar o fôlego pelo interior da Noruega Oriental, de quilómetros e quilómetros de estradas que se perdem no horizonte por entre grandiosos cenários naturais.

Inseridas na nossa viagem de mota à Noruega e Cabo Norte, Aurlandsfjellet e Sognefjellet  são Rotas Turísticas Nacionais fascinantes. Durante cerca de 200 km guiam por entre fiordes imponentes, montanhas cobertas de neve e natureza selvagem intocada.

São mais dois locais deslumbrantes para viajar de mota pelo país, para juntar à lista das anteriormente divulgadas Trollstigen e Ilhas Lofoten.

Aurlandsfjellet e Sognefjellet
Sognefjellet
Aurlandsfjellet e Sognefjellet de mota pelas melhores estradas da Noruega
Aurlandsfjellet

Sognefjellet

No alto das montanhas de Jotunheimen National Park, por entre imponentes e luxuriantes cordilheiras, Sognefjellet é a estrada que o guia até ao Sognefjorden onde o mar graciosamente invade as montanhas.

Entre as aldeias de Lom e Gaupne pela Estrada 55, são cerca de 110km de fascínio. Sognefjellet, é a passagem de montanha mais elevada do norte da Europa, que a  seus pés contempla o segundo maior fiorde do mundo com mais de 200km de extensão.

Sobre Sognefjellet

Por entre longos e estreitos vales, Sognefjellet estende-se pela Noruega Oriental a acompanhar o caminho de vigorosos rios que levam ao fiorde, a água que flui dos picos nevados e glaciares.

Sognefjellet de mota pela Noruega
Sognefjellet, Rota Turística Nacional. Melhores estradas da Noruega
Sognefjellet. demota pelas melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Sognefjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.

Dispersas aldeias de montanha se encontram pelas encostas íngremes que ostentam planaltos elevados. Está numa zona isolada e rodeado pela natureza intocada de uma paisagem a grande altitude. Gradualmente as zonas de pastagens e florestas dão lugar a rocha nua e planaltos cobertos de neve.

Abundam as flores silvestres que com toda a beleza o recebem, como se em cada local da Noruega houvesse um jardineiro de serviço para as manter sempre belas!

Não é necessário, por lá, no período de Verão, a natureza fascina em cada detalhe. Parece a sua maneira de compensar os rigorosos Invernos que as impedem de florescer.

Em mais de 100km o percurso por Sognefjellet  é assim, e percorrê-lo de mota é desafiante pelas baixas temperaturas, mas vale cada quilómetro faça chuva ou faça sol. Digamos que o mais provável é fazer chuva e fazer sol alternados entre si em curtos espaços de tempo!

Mais uma Rota Turística Nacional percorrida, e a passagem para a seguinte, Aurlandsfjellet, está à distância de uma pequena travessia de ferry a partir de Kaupanger ( no final do artigo mais detalhes se apresentam).

de mota Sognefjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Sognefjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Sognefjellet de mota pela noruega
Sognefjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.

Aurlandsfjellet

Aurlandsfjellet é a estrada que proporciona uma viagem de mota através de um gelado planalto, de paisagem arrasada pelas baixas temperaturas, mas que nem assim perde o encanto!

Em cerca de 60km, Aurlandsfjellet liga Lærdal junto à margem e local de desembarque do curto ferry, a Aurlandsvangen sobre as montanhas. O seu ponto mais alto por lá graciosamente se eleva a 1300m acima do mar que as espreita em forma de fiorde.

Aurlandsfjellet. Pelas melhores estradas da Noruega de mota numa viagem pelos fiordes
Aurlandsfjellet. Pelas melhores estradas da Noruega

Direcções de Aurlandsfjellet

A partir de Lærdal, facilmente o GPS ou a sinalização existente se apressam a indicar o caminho mais rápido. Normalmente a teimar em conduzi-lo para o extenso túnel construído para a travessia de Aurland.

Mas ao optar por esse percurso perde a beleza da paisagem natural que o espera à superfície, pelo que neste local e a contrariar a sugestão, basta seguir as placas da rota turística assinalada.

Lærdal de mota pela noruega
Placas da Rota Turística Nacional Aurlandsfjellet

A maioria das rotas turísticas pela Noruega, oferecem cenários deslumbrantes não importa em que direcção circule. Mas esta em particular apresenta os impressionantes contrastes entre o fiorde e a região de alta montanha.

Por entre planaltos nevados que conseguem sempre deslumbrar pela imensidão da sua beleza de carácter único, percorre de mota, uma perfeita sintonia de cores! O preto, o branco e o cinza pintam o cenário perfeito em padrões de luz encantadores! Se tiver sorte pode ser que à lista de cores se junte o azul do céu com o sol a tentar espreitar.

Aurlandsfjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Aurlandsfjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Aurlandsfjellet. de mota por aurland As melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Aurlandsfjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.

Durante o Inverno a passagem de montanha Aurlandsfjellet está sempre fechada, mas no Verão reabre e grande parte da neve permanece, oferecendo verdadeiras paredes de neve por entre a estrada que podem atingir alturas dramáticas. Por aqui percorre a famosa Snøvegen (Estrada da Neve) que dependendo do ano, pode formar paredes até aos 5m de altura.

Aurlandsfjellet. As melhores rotas panorâmicas Snøvegen Snovegen
Aurlandsfjellet em Snøvegen. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Aurlandsfjellet e Sognefjellet de mota pela noruega e cabo norte Aurlandsfjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.
Aurlandsfjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.

Ponto de Observação de Stegastein

Em Stegastein a rota termina do mesmo modo que começou: em beleza! Está no ponto de observação de Aurlandsvegen a uma altura alucinante, onde contempla grandiosas vistas para Sognefjorden.

Novamente com o fiorde a espreitar a seus pés por um novo braço de mar, uma elegante estrutura de madeira foi construída e sobre ele projectada, local onde uma paragem para espreitar faz o coração parar!

Stegastein de mota pela noruega
Stegastein em Aurlandsvegen.

Detalhes sobre transportes entre Aurlandsfjellet e Sognefjellet

Ferry Sognefjellet – Aurlandsfjellet

A rota panorâmica de Sognefjellet termina a acompanhar um extenso braço de mar pelo Sognefjorden até à aldeia de Gaupne. Na outra margem está a próxima estrada a percorrer, Aurlandsfjellet e a sua beleza gelada. Uma pequena travessia de ferry a partir de Kaupanger até Lærdal facilita o percurso entre Aurlandsfjellet e Sognefjellet.

Não há necessidade de reservas, e as rotas diárias são frequentes. Apenas deve ter atenção o último horário da travessia dia para o enquadrar no percurso. Na nossa viagem este mini cruzeiro foi realizado no início da tarde, pois muitos quilómetros pela frente se avizinhavam.

Os locais de embarque nos ferry’s estão bem assinalados mesmo a alguns quilómetros de distância. Na Noruega não tem muitas estradas para onde ir, será portanto difícil não acertar!

Na chegada ao local do embarque, basta dirigir-se junto ao barco e alguém estará por lá para vender os bilhetes sem precisar de sair da mota.

Sognefjorden de mota pela noruega
Sognefjorden
de mota pela noruega no Ferry Sognefjellet - Aurlandsfjellet
Ferry Sognefjellet – Aurlandsfjellet

Local de visita a não perder na rota de Sognefjellet

Lom, a Aldeia da era Viking

Pela Sognefjellet, num percurso vindos de Norte, Lom é o local que o recebe no verdejante vale de  Gudbrandsdal e o remete à era Viking. A aldeia de entrada na rota panorâmica de Sognefjellet merece a paragem para visitar uma das maiores e mais belas, igrejas de madeira da Noruega.

A sua construção remonta ao Séc XII e no seu interior numerosas pinturas de Munch do Séc XVII  se contemplam. Este tipo de construção de madeira é característico da Noruega, local onde quase exclusivamente se encontram e, visitá-las será uma experiência única.

Lom de mota pela noruega. igrejas de madeira
Igreja de Lom Séc. XII.

Sempre que em Viking se pensa, a imagem associada é de homens bárbaros, que vestiam roupas peludas e capacetes com chifres. Esse era o seu modo defender o seu território e resistir às baixas temperaturas do país.

Mas a sua herança arquitectónica só nos pode fazer concluir, que eram também um povo de sensibilidade, bom gosto e inteligência indiscutível.

Foram dos primeiros povos a construir casas com telhado, e hoje em dia, um pouco por toda a Noruega, é comum contempla-las como se num país de conto de fadas estivesse.

 Aurlandsfjellet e Sognefjellet Perto de Lom em Jotunheimen National Park de mota
Perto de Lom em Jotunheimen National Park

Aurlandsfjellet e Sognefjellet, mais duas emblemáticas rotas panorâmicas da Noruega percorridas e a juntar à lista das anteriormente publicadas:

Mapa das Estradas

3 Replies to “Aurlandsfjellet e Sognefjellet – De mota na Rota dos Fiordes da Noruega”

  1. Paisagens deslumbrantes! Excelente relato de Viagem!

  2. Muito bom!!!, espero em 2018 andar por aí tambem :-))

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Vasco 🙂 boas curvas

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: