Onde descobrir as melhores estradas? As nossas referências

Precisa de descobrir as melhores estradas para traçar um roteiro espectacular algures? Não sabe bem por onde começar ou como seleccionar as dicas do mundo da informação online? Precisa de uma boa desculpa para andar de mota? Ou, na opção menos provável, precisa de inspiração para partir à aventura? Independentemente do que precise, nós ajudamos! Partilhamos agora todas as nossas principais referências utilizadas na marcação de roteiros de viagem.

“Somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos…” (Airton Ortiz). Rodeada de livros e mapas, com especial paixão pelas viagens e geografia, foi nas duas rodas que, com o João, encontrei a minha forma preferida de viajar.

E por isso, sim! O formato à moda antiga ainda é para nós uma grande mais valia na busca pelos locais que nos desassossegam a alma e nos inspiram a partir de imediato. Revistas, livros e mapas são grandes aliados na descoberta dos melhores recantos do planeta, que nos passariam despercebidos de outra forma. Aqueles que diariamente nos fazem sonhar e nos fazem bater mais forte o coração a cada novo destino que lemos.

A Internet é hoje em dia uma grande fonte de informação mas, para nós, é para ser utilizada em parceria com muitas outras fontes. Resultado final? Roteiro espectacular, de grandes estradas, grandes cidades, grandes pequenas vilas, monumentos históricos, locais onde a natureza nos surpreende com algo deslumbrante, etc.

A nossa regra Nr 1? Nunca basear um roteiro apenas nos locais mais turísticos e divulgados. Na maioria das vezes, são os que permanecem semi-desconhecidos que mais nos encantam. Para isso, partilhamos abaixo um conjunto de referências que nos servem de tudo: fonte de inspiração, de sonhos, de conhecimento técnico, de dicas de viagem, de locais a não perder, de locais mais conhecidos e menos conhecidos. Na realidade, de tudo o que precisamos. As viagens do Quilómetro Infinito, são o reflexo de todas elas.

Livros com compilações de melhores estradas pelo mundo

”1001 Drives You Must Experience Before You Die” de Darryl Sleath e Charley Boorman

Um dos livros mais fantásticos que conhecemos e onde recorremos frequentemente para encontrar as melhores estradas de sempre. Uma bíblia do moto-turismo, com quase 1000 páginas de informação preciosa. Organizado por países, classificação de tipo de estrada, links para mapas detalhados, distâncias e uma breve introdução a cada local. São algumas informações que encontramos em redor de fotografias desafiadoras. Este livro pode ser encontrado online aqui.

”Motorcycle Journeys Through The Alps & Beyond” de John Hermann

John Hermann perdeu-se pelos quilómetros infinitos das estradas alpinas. Rolou e voltou a rolar por uma das mais fantásticas regiões do mundo para percorrer de mota. E, depois de tanta curva, tanta paisagem panorâmica e tantos recantos preciosos, escreveu um dos mais detalhados e completos guias de estradas dos Alpes. Este livro pode ser encontrado online aqui.

”Drives of a Lifetime: The World’s Most Spectacular Trips” da National Geographic 

Uma edição cheia de glamour com destinos que nos chamam a partir de imediato. Uma compilação geral, com menos pormenor do que as anteriores, mas com fotos que falam por si. Este livro pode ser encontrado online aqui.

Livros com relatos de viagem inspiradores

”Long Way Down” de Ewan McGregor e Charley Boorman

De John O’Groats, na Escócia, até à Cidade do Cabo, na África do Sul, esta foi a viagem de mota que já foi documentada em diversos formatos. A espectacular aventura que continuará a inspirar gerações com a paixão pelas duas rodas. Este livro pode ser encontrado online aqui.

”Estrada para os Sonhos” de Marcelo Leite

O relato de uma expedição pelos 5 continentes, cuja travessia repleta de aventuras nos inspira a partir para uma viagem épica. Um exemplo de determinação e espírito aventureiro. Este livro pode ser encontrado online aqui.

”BuenaYork” de Gonçalo Gil Mata

Este é o livro de um português, com a paixão pelas duas rodas, que percorreu as Américas numa incrível viagem de uma vida. Escreveu um inspirador relato, onde partilha crónicas, dossier de viagem e fotos fabulosas. Este livro pode ser encontrado online aqui.

“Diários de Motocicleta” de Ernesto “Che” Guevara

A aventura de Che Guevara, antes de se tornar o ícone de espírito idealista e lutador. O relato de uma viagem pela América do Sul em 1952 ilustrado com fotografias tiradas pelo próprio. As viagens de mota antes da evolução tecnológica, pelas remotas estradas do mundo. Este livro pode ser encontrado online aqui.

Mapas, os nossos aliados para descobrir as melhores estradas.

Freytag & Berndt, Marco Polo e Michelin são os principais mapas que utilizamos e reutilizamos, antes ou durante as nossas viagens. Já falámos aqui sobre a importância de colocar sempre nas bagagens um mapa em formato papel. Falamos agora, sobre a importância que têm para nós para descobrir as melhores estradas a inserir no roteiro.

Mapas em formato papel. Ajuda preciosa para descobrir melhores estradas
Mapas em formato papel. Ajuda preciosa para descobrir as melhores estradas

Como utilizamos os mapas em formato papel como aliados na descoberta das melhores estradas? Considerando como exemplo o mapa abaixo, e no caso de uma rota pela Costa Vicentina, sabemos de imediato que além da conhecida e panorâmica estrada principal N120 (delimitada a verde), temos a pequena e promissora estrada 114. Aquela que nos conduz aos melhores pontos da Praia de Monte Clérigo e Arrifana.

Mesmo no mapa com uma grande escala (grande pormenor), a estrada aparece quase imperceptível perante outras. É este tipo de estrada que não vai querer perder. Aplique este princípio a todos os mapas do mundo e o roteiro resultante não desiludirá. Se estiver em regiões montanhosas, é nelas que encontra os col’s e passos de perder o pneu!

Mapas em formato papel. Ajuda preciosa para descobrir melhores estradas
Mapas em formato papel. Ajuda preciosa para descobrir as melhores estradas

Revistas de Viagem

As edições especiais de viagens da National Geographic são fabulosas e completamente desassossegadoras! Artigos fantásticos, de locais famosos e outros menos famosos, todos de beleza extraordinária e por onde uma viagem de mota será sinónimo de um roteiro pelos mais belos locais do mundo. Fotografias de cortar a respiração, acompanhadas de informação preciosa e de grande qualidade. Têm local cativo na nossa estante e fazem parte dos nosso hábitos de leitura. Espreite o quiosque mais próximo, elas estarão por lá.

Edições Especial Viagens da Revista National Geographic
Edições Especial Viagens da Revista National Geographic

Guias de viagem

Apesar de ser o desafio de percorrer em duas rodas algumas das mais fantásticas estradas do mundo que nos leva mais além, todos esses percursos ganham alma por algo especial que por lá se encontra. Espectáculos da natureza ou locais de interesse histórico preenchem qualquer bom roteiro e para os descobrir, os guias da DK Eyewitness são os nossos grandes aliados. Guias turísticos para qualquer tipo de viajante, que usualmente encontramos online  aqui .

Guias de viagem DK Eyewitness
Guias de viagem DK Eyewitness

Ainda da mesma editora e mais direccionados para viajantes independentes, seguimos também as edições Back Roads de cada país disponível. Neles encontramos muitos roteiros já definidos, com passagem por algumas das mais panorâmicas estradas de cada país e com a informação de todos os locais a não perder pelo seu percurso.

Guias de viagem DK Eyewitness Back Roads para descobrir as melhores estradas
Guias de viagem DK Eyewitness Back Roads para descobrir as melhores estradas

Livros técnicos de condução

”Motorcycle Roadcraft The Police Riders Handbook” da The Police Foundation 

Este é o manual do motociclista da Policia Britânica. Focado essencialmente em técnicas de condução defensiva, principais erros cometidos ou como abordar os principais perigos na estrada. Recomendável para condutores experientes, mas principalmente para novos condutores. Este livro pode ser encontrado online aqui.

”Motorcycle Touring Bible” de Fred Rau

Uma abordagem completa às viagens de mota, com muitas dicas práticas sobre o moto turismo. O que levar nas bagagens, erros comuns em viagem ou escolha do equipamento correcto, são alguns dos temas discutidos. Este livro pode ser encontrado online aqui.

Websites

  • https://motorcycle-diaries.com/
  • https://www.mototurismodoc.com/
  • http://www.motorbikeeurope.com/en/routes-category/top100
  • https://www.adventurebikerider.com

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

6 Replies to “Onde descobrir as melhores estradas? As nossas referências”

  1. Excelente! Obrigado pelo V. cuidado e ajuda. Eu costumo dizer, O Gozo das Viagens começa na sua Preparação. Mesmo antes de sair de casa, ao consultar mapas, guias e claro, o “Quilómetro Infinito”, já estamos obter muita satisfação.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá José Morgado! eheh Ainda bem que o Quilómetro Infinito já faz parte das referências 😉 E sim! Preparar uma viagem é sempre emocionante!!! Beijinhos da Patrícia e abraço do João. Muito obrigado por acompanhar o nosso blogue.

  2. Excelente! Obrigado pelo V. cuidado e dedicação. Eu costumo dizer, o Gozo das Viagens começa na altura da sua preparação. Muito antes de se sair de casa, ao consultar mapas, guias, e claro, o “Quilómetro Infinito”, já estamos a obter grande satisfação.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá José Morgado! eheh Ainda bem que o Quilómetro Infinito já faz parte das referências 😉 E sim! Preparar uma viagem é sempre emocionante!!! Beijinhos da Patrícia e abraço do João. Muito obrigado por acompanhar o nosso blogue.

  3. Sou mais um leitor assíduo e tenho o vosso blog em tão grande consideração que o divulgo para com os meus amigos motards que gostam de viajar de mota. Muito obrigado!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Nuno! Muito obrigado pela mensagem e pela partilha 🙂 É sempre bom ler que somos apreciados! Boas curvas e muito obrigado por nos acompanhar!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: