Ainda que em todas as nossas viagens tenhamos percorrido infinitas vezes França e Espanha, definimos sempre os nossos roteiros de modo a optimizar este repetitivo percurso. Desta vez, e rumo ao Reino Unido, incluímos uma paragem pela bela Normandia e sua zona costeira. Percorremos as praias do Desembarque da Normandia durante a II Guerra Mundial. Agora, partilhamos o nosso roteiro durante um dia pela região, com alguns dos melhores locais de interesse a visitar.
França é um destino mundialmente cobiçado quando viagens de sonho se idealizam. Tem tudo o que é preciso para um roteiro memorável. Uma aura histórica fascinante e uma elegância notável reflectida no património paisagístico, cultural e histórico. A Normandia é um paraíso rodeado por extensos campos agrícolas que tingem de verde a região. Por lá, multiplicam-se rotas panorâmicas, todas com algo em comum: começam e terminam em algo incrivelmente belo.


Sobre a Normandia
A Normandia é uma região no noroeste de França, onde o Oceano Atlântico definiu uma silhueta majestosa em torno de longas planícies sobre falésias abruptas. A região subdivide-se em Baixa Normandia e Alta Normandia, onde Caen e Rouen são as suas principais grandes cidades.
Famosa por acolher vilas de ambiente belle époque, património de excepcional monumentalidade e longas praias com areais a perder de vista, esta é uma região francesa que nos apela a uma estadia demorada.
Por todos os recantos se aviva a memória de um dos conflitos mais marcantes da história do mundo. Por lá, se deu uma das operações militares que mudou o rumo da Humanidade e nos permitiu viver a vida com a liberdade que hoje conhecemos.
Falamos do Dia D, o Desembarque da Normandia, na manhã do dia 6 de Junho de 1944. O dia decisivo para retomar França que até então teve sob ocupação do exército alemão. Neste dia, começou a vitória dos Aliados sobre o regime Nazi, depois do maior ataque anfíbio que a História conheceu.
Ao longo das últimas décadas, todo o território da Normandia cobriu-se de museus, memoriais, monumentos e cemitérios militares. É por isso impossível dissociar um passeio pela região do seu passado histórico.
Um acontecimento de tamanha dimensão não poderia deixar de marcar as pessoas e o seu território. Elegemos assim alguns pontos de interesse a visitar e por eles traçamos um roteiro pela região, percorrendo os quilómetros de maravilhosas estradas que os unem.


O percurso pelas zonas do Desembarque da Normandia
No que ao percurso diz respeito, a zona do desembarque tem cerca de 120 km de extensão entre Cherbourg- Octeville e Caen, na Baixa Normandia. Há uma estrada central (a estrada N13), rápida e gratuita, que permite a ligação entre ambas as cidades e os diferentes locais a visitar, maioritariamente junto à costa.
Ainda que as estradas secundárias mereçam cada quilómetro percorrido, não há propriamente uma marginal junto ao mar que acompanhe todo o percurso. Acontece pontualmente na zona mais oeste na praia de Utah e Omaha, cujo percurso é divinal.
Por sua vez, nos restantes quilómetros, circulamos sempre muito perto do mar com os inconfundíveis ares do Atlântico. Perdemos-nos pelas imensas planícies de cultivo verdejantes, atravessamos vilarejos charmosos, pontes sobre pequenos riachos e para onde quer que se vire, chegaremos a um cenário especial qualquer. Viajar pela Normandia é assim.



Mapa detalhado do Percurso
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Total de quilómetros do percurso: 120 km
Tempo mínimo aconselhado para a visita: 1 dia
Comemoração dos 75 anos do Dia D – 6 de Junho de 2019
Todos os anos, no decorrer do mês de Junho, existem comemorações que celebram a data. Alguns ganham especial destaque quando coincidem com aniversários em datas mais marcantes: os 50 anos, os 60 anos e agora os 75 anos. Nós, por mera casualidade, visitámos a região durante a última celebração que reuniu a Rainha de Inglaterra a líderes mundiais, e uma significativa presença de antigos combatentes.
Seguíamos no nosso caminho para a Escócia e, na nossa visita à Normandia, deparámos-nos com o enorme alarido em torno dos locais mais famosos. Pessoas vestidas com uniformes dos soldados aliados e milhares de veículos restaurados que operaram no tempo da II Guerra: motas, ambulâncias, camiões, tanques, jipes, etc.





Será sempre assim? Pensávamos nós. Não conseguíamos compreender tanta festa em torno de um local que a nós nos incutia o silêncio e o respeito pelos que tudo deram por nós. Não conseguíamos compreender como Omaha Beach se tornava num local de euforia, aquela que outrora fora um mar de sangue.
Uma visita em plena comemoração dos 75 anos do Dia D
Com o avançar dos quilómetros prestámos atenção aos cartazes alusivos às comemorações dos 75 anos do Dia D, e compreendemos a afluência ao local.
Compreendemos a festa e o movimento, o desfile de pessoas em uniformes e a reunião de viaturas da época. Também que outros deram a vida para que pudéssemos estar ali juntos livres e em paz. Mas não compreendemos a festa que para nós se celebrava de forma algo exagerada, tendo em conta que tantos ali perderam a vida. O respeito à sua memória impera. Por um lado é um dia que merece a comemoração eterna, por outro é um dia de reflexão: para que nunca se volte a repetir.




As 5 Praias do Desembarque da Normandia
As tropas aliadas desembarcaram ao longo da costa da Normandia em cinco praias simultâneamente. Naquela manhã de Junho, todas elas se tornaram para sempre símbolos de uma luta sangrenta apesar de vitoriosa:
- Juno Beach
- Sword Beach
- Gold Beach
- Omaha Beach
- Utah Beach
Locais a visitar ao longo da zona do Desembarque da Normandia
Existem dezenas de locais a visitar alusivos à II Guerra Mundial pela Normandia. Para um dia de viagem e para o nosso roteiro em particular, elegemos 3 que muito recomendamos.
1 – Bateria alemã de Longues-sur-Mer | Gold Beach
Parte das fortificações costeiras de defesa integradas no que os alemães chamavam o Muro do Atlântico, a bateria alemã de Longues-sur-Mer é uma das suas principais e mais bem preservadas obras. Nela se encontram um posto de comando de incêndio e quatro bunkers carregados de artilharia militar, estrategicamente construídos sobre uma falésia em Gold Beach.



2 – Cemitério Americano da II Guerra Mundial – Omaha Beach
Visitar locais com tamanho peso histórico, sabendo que ali milhares perderam a vida pela liberdade de todos, desperta em nós um sentimento avassalador de grande tristeza e introspecção. São tantas as lápides. Mais de 9000 mil, em mármore branco, encontram-se perfeitamente alinhadas no cemitério americano de Colleville-sur-Mer, numa falésia à beira de Omaha Beach.
Entre as suas duas principais avenidas, está uma capela construída em homenagem aos que perderam a vida e o som do seu sino quebra o silêncio para prestar homenagem ao seu sacrifício.
Seguindo a avenida principal, entre elegantes jardins e arvoredos perfeitamente cuidados com vista para o mar, chega-se ao Memorial. Um monumento de forma semi-circular onde uma estátua de 7 metros de altura foi colocada e cujas paredes retratam as operações militares que se desencadearam pela Normandia:
- O Desembarque da Normandia a 6 de Junho de 1944
- As operações aéreas sobre a Normandia entre Março a Agosto de 1944
- As operações militares na Europa ocidental entre 6 de Junho a 8 de Maio de 1945



3 – Sainte-Mère-Eglise
Sainte-Mère-Eglise é a pitoresca vila envolvida numa das maiores façanhas da história militar. Quando o desembarque nas praias da Normandia começou, paraquedistas americanos estavam simultâneamente a saltar de aviões avançando pelo território costeiro. Um deles, John Steele, ficou preso com o seu pára-quedas na torre da igreja medieval da vila e foi resgatado por soldados alemães. Hoje, em sua homenagem, e como sinal de eterna lembrança, por lá continua uma cópia do soldado e seu pára-quedas pendurados no alto da torre.
Pela vila encontramos também o Museu de Airborne dedicado aos paraquedistas. Além da interessante história recente que rodeia Sainte-Mère-Eglise, a vila é também repleta de edifícios históricos, mansões e fontes em seu redor.
Nos arredores da vila apreciamos as delicias das paisagens marítimas onde a natureza permanece maioritariamente intocada. Terra e mar são generosas e fornecem produtos agrícolas e frutos do mar de grande qualidade que se podem saborear em muitos restaurantes da zona.


Sugestão de Alojamento pela Baixa Normandia
Muitas são as opções de alojamento disponíveis na região, mas sempre que fazemos as nossas pesquisas de alojamento, as condições de estacionamento são essenciais. A nossa mota tem de dormir tão bem quanto nós. Assim indicamos a seguinte selecção:
- Hotel Ibis Budget Bayeux
- La Naomath et D-Day Kota Hébergement Insolite Bayeux
- Hotel Reine Mathilde Bayeux
- Campanile Bayeux
- Hotel du 6 Juin Saint Mère Église
França é um país com um custo de vida algo elevado e um destino turístico de grande afluência. Como tal, sugerimos a reserva com antecedência de alojamento de modo a garantir melhores preços e disponibilidade. Esta é uma das nossas principais métodos de gerir o nosso orçamento em viagem. Mais informação consulte o nosso artigo sobre Dicas para viajar mais de mota.