Pela Andaluzia, para lá das belas cidades de Córdoba e Granada, existe um mundo inexplorado de lugares surpreendentes atravessados por estradas fabulosas. Entre eles, o Deserto de Gorafe, uma vasta região de rara beleza e de cenários naturais intocados. Por lá, descobrimos mais um cantinho precioso da ibéria que tanto nos encantou. Porquê? Porque ali se multiplicam locais por onde mesmo antes de termos partido, já pela nossa mente projectamos um novo regresso.
Sobre o Deserto de Gorafe
O deserto oferece um panorama deslumbrante, um silêncio profundo e uma infinidade de cores que mudam a cada hora do dia: cinzas, ocres, vermelhos e amarelos. Visitar o deserto de Gorafe é também uma aula conjunta de História e Geologia a céu aberto. E mesmo que não seja amante das ciências, é impossível atravessar este local sem dele sair mais enriquecido.
Instalado numa bacia sedimentar rodeada de montanhas de arenitos, as formas peculiares de erosão, o esquema de cores e a paisagem desnuda do deserto, atraem-nos a percorrer todas as estradas que o atravessam. Sempre com vistas panorâmicas únicas, acompanham as gargantas do Rio Gor, num pavimento de qualidade irrepreensível.




Em altitude ou num profundo vale, o percurso não poderia ser mais genuíno e carregado de História, por aquela que é também conhecida pela Rota do Megalítico e da Pré História. Tudo a poucos passos da impressionante Serra Nevada que nos espreita no horizonte salpicada de branco, visível em qualquer ponto alto do Deserto de Gorafe.
As duas faces do Deserto de Gorafe
Vindos de sul, seguindo a curvilínea estrada GR6100 que atravessa o coração do Deserto de Gorafe, identificamos duas faces distintas. Ambas carregadas de motivos para serem apreciadas.
A sul, as enigmáticas gargantas de Gor, num terreno montanhoso que alterna planaltos de amendoeiras com colinas e vales preenchidos por bosques de oliveiras.


Vale a pena um desvio da estrada principal para apreciar as vistas do Mirador del Llano de Olivares. Em pleno Parque Megalítico de Gorafe, este é um local que merece uma caminhada em torno dos vestígios arqueológicos que por lá se multiplicam, sempre de olho em alguns dos panoramas mais marcantes da região. Com tamanhas vistas do topo, é óbvio que não ficamos sossegados enquanto não percorrermos cada pedacinho de estrada!



Por sua vez a norte, e em poucos quilómetros, somos levados para uma paisagem verdadeiramente desértica. Um labirinto geológico que nos encanta não só pelas suas dimensões inesperadas, como pelas sensações que nos desperta. Uma beleza natural que nos remete a paisagem tão distantes como Dakota ou Arizona, nos EUA.




A Rota do Megalítico em Gorafe
Numa paisagem modelada de aspecto deslumbrante e carácter autêntico, foi há milhares que os nossos antepassados nela encontraram um local onde repousar eternamente. Existem na região, mais de 240 dólmenes que formam um complexo arqueológico imenso. Monumentos megalíticos que servem de túmulos ao homem primitivo, também conhecidos como antas. Local de sepulcro, todos são localizados com vistas privilegiadas para os arredores e a visita é inevitável.
Na pequena aldeia de Gorafe, concentram-se muitos locais de interesse histórico a visitar. Este é o ponto de partida ideal para explorar a região, por estrada, fora de estrada ou sem estrada! No Centro de Interpretacion del Megalitismo de Gorafe, encontramos toda a informação necessária e espreitamos um pouco do que nas montanhas dos arredores se esconde.




O que visitar no Deserto de Gorafe
Durante o nosso roteiro pela Andaluzia, dedicámos integralmente 1 dia de viagem para explorar o Deserto de Gorafe. Mas mais dias houvessem e actividades não faltariam!
Sugerimos que, se possível, prolongue a estadia de modo a explorar os locais inacessíveis por estrada. Através de agradáveis caminhadas pelos trilhos pedestres que se multiplicam na região e nos apelam a um passeio mais alongado. Abaixo indicamos a lista de alguns locais a não perder em Gorafe (assinalados no mapa do percurso abaixo).
- Dólmenes La Majadilla
- Dólmenes Conquin
- Mirador del Llano de Olivares
- Balneario Alicún De Las Torres
- Aqueduto del Toril
- Dólmenes de Alicún
Alicún De Las Torres e o Aqueduto del Toril
Há pelo Deserto de Gorafe, uma região de águas termais que brotam dos solos a temperaturas acima dos 35ºC e nos fascinam com mais um fenómeno geológico. É o balneário de Alicún De Las Torres, uma aldeia isolada e no meio da natureza, cercada por vestígios megalíticos e banhada por águas quentes.
A uma curta distância, encontramos o Aqueduto del Toril que encaminha as águas termais pelas encostas dos rochedos. De aspecto felpudo e revestido de plantas, ergue-se a alturas consideráveis criando um muro natural.


Sugestão de Restaurante em Gorafe
Chegámos a Gorafe por volta da hora do almoço. Onde ir almoçar? As opções não abundam assim à primeira vista. Estávamos entregues ao primeiro restaurante que encontrássemos. Não é que fomos surpreendidos? Chegámos ao Mesón Ilusión. Aparentemente seria só mais um pequeno café no meio da aldeia, mas logo se revelou um local a recomendar, onde a cozinheira nos arrebata com as suas especialidades tradicionais.
A comida de toque caseiro, é confeccionada com alma e tradição e tudo o que chega ao nosso prato é delicioso! Como em toda a Andaluzia, também por aqui se respira a alma árabe em qualquer recanto!
Sugestão de Alojamento em Gorafe
As características argilosas das formações rochosas da região, permitiram durante séculos a escavação para construir as famosas cavernas (cuevas) resistentes às intempéries e ideais para as oscilações de temperatura. Outrora habitações da população, hoje em dia um misto de alojamentos tradicionais com habitações dos povos locais. Certo é, que pelo Deserto de Gorafe dormir numa cueva é possível e abaixo deixamos as nossas sugestões pela região:

Mapa do Percurso pelo Deserto de Gorafe
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.
Há uma misticidade que acompanha qualquer roteiro pela Andaluzia. Não importa quantas vezes a visitaremos, terá sempre algo de novo e excepcional para nos revelar. Em breve partilhamos outros artigos de regiões a não perder, assim como o roteiro integral detalhado, por aquela que é uma das nossas regiões de eleição.
- De Bacares a Puerto de Velefique – Melhores estradas de Espanha
- Deserto de Tabernas e a pequena Hollywood
- Estrada panorâmica das Alpujarras – Parque Natural da Serra Nevada
- Antequera e El Torcal – Rota do Megalítico
- Roteiro 7 dias de viagem de mota pela Andaluzia
- Ruta de Los Pueblos Blancos – Puerto de Las Palomas
- Parque Natural do Cabo da Gata – Nijar
Belíssima Zona para Viajar de Mota!
Aos Câmara, um Muito Obrigado pela Partilha!
Obrigado pelo comentário José Morgado 😉 Boas curvas!
Se não me tivesse deparado com o vosso site, nunca teria ido a Gorafe este verão na nossa viagem pela Espanha. Obrigado, foi incrível, Gorafe, os desfiladeiros, as paisagens, as estradas sem marcação… foi espetacular que sem o testemunho da vossa experiência, nunca teria lá ido nem sabido da sua existência. Continuem e bons quilómetros!
Olá Fábio! Que bom ler estas mensagens! Fico muito contente que esta informação vos tenha servido para muito boas curvas! Felicidades sobre rodas e continuação de bons quilómetros