A N222 entre o Pinhão e a Régua, a mais bela estrada do mundo | Portugal

A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua. Viagens de moto por Portugal

Pelos caminhos de Portugal sempre encontramos incontáveis lugares onde nunca nos cansamos de voltar. A estrada N222 conduz-nos por alguns deles e é pela majestosa região do Alto Douro Vinhateiro que o seu percurso mais encanta. Falamos do troço em particular entre o Pinhão e o Peso da Régua. Aquele que, através da N222, nos guia pela margem sul do rio Douro, por quilómetros de prazer e fascínio, numa pequena viagem de mota, grande em belos cenários.

A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua. Viagens de moto por Portugal
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua. Viagens de moto por Portugal
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua.
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua.

Um dia, uma conceituada equipa de entendidos em estradas, motores e afins, veio a Portugal e conheceu o percurso da N222. Regressaram deslumbrados e desde então que as imagens do Douro, correm o mundo projectando a beleza diversificada de Portugal além fronteiras. A N222 foi classificada como a mais bela estrada do mundo, e é portuguesa com certeza.

Sempre hesitantes em classificações de tamanha ousadia, concordamos com a magia do traçado, que nos oferece panoramas apaixonantes para os socalcos do Douro. No entanto, e ao explorar as pequenas estradas da região, não podemos deixar de referir que a beleza da N222 nos conduz aos principais acessos dos pequenos, menos conhecidos, mas mais divinos recantos do Alto Douro Vinhateiro (ver post anterior aqui).

Todos os paraísos escondidos da região aí começam ou acabam. Podemos assim dizer, que a N222 é uma espécie de espinha dorsal de luxo, de uma rede de estradas e estradinhas fabulosas. Por onde nós, os amantes das duas rodas, ansiamos perdermos-nos por quilómetros.

Pela N222 com as cores de Outono

Quantas vezes percorremos a N222? Ficaríamos perdidos em tamanhas contas! Este é um percurso que ambos recordamos desde a infância. De tantos passeios em família, perdidos do mapa de Portugal e na inocência da idade, guiados pelas pisadas dos nossos pais, que tanto do mundo se dedicaram a mostrar-nos.

O Douro acompanhou-nos a crescer. E desde então, muitas mais vezes lá voltámos. E podemos com convicção afirmar, que sempre que o fazemos algo especial encontramos. Desta vez, foram as paisagens pintadas pelas cores de Outono.

Num dia soalheiro e a poucas horas do pôr-do-sol, usufruindo da magia das cores de Outono que embelezam a região, emocionamos-nos a cada quilómetro por fazer parte de tão bela paisagem. Os vinhedos que se perdem no horizonte revestem-se de tons avermelhados e amarelados. O verde desaparece gradualmente e as quintas dos vinhos do Douro destacam-se empoleiradas entre cores outonais. Um cenário digno de pintura, resultado do esforço simultâneo dos grandes mestres da Natureza e do Homem.

Serenidade, gastronomia, o fascínio da beleza da paisagem modelada, o curso do rio Douro que nos acompanha e o traçado fabuloso da N222, são motivos suficientes para nos convencer a revisitar o Douro. Por lá, nada desiludirá.

A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua. Viagens de moto por Portugal
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua. Viagens de moto por Portugal
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua. Viagens de moto por Portugal
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua. Viagens de moto por Portugal
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua.
A Estrada N222 entre o Pinhão e a Régua.

Miradouros do Douro pelos extremos da N222 entre o Pinhão e a Régua

Com um pedacinho do que para além da N222 se encontra, e a reforçar a sua ideal localização para a visita aos mais encantados locais da região, entendemos que destacar os Miradouro de São Leonardo da Galafura e de Casal de Loivos é fundamental.

Se pela N222 seguimos pelas maravilhas da região por uma estrada a baixa altitude, quase de rodas postas no rio, nos acessos aos miradouros o cenário inverte e remete o percurso a outro patamar de beleza e elevação. Localizados entre extremos opostos do traçado entre o Pinhão e o Peso da Régua, ambos oferecem as mais sublimes vistas das colinas do Douro e da N222, que o atravessa a seus pés. Merecem o pequeno desvio do trajecto principal.

Miradouro de São Leonardo da Galafura

É do alto de São Leonardo que se abrem as vistas para o vale do Douro e se contemplam os panoramas que atraem o olhar e conquistam a alma. Persuadidos pela  graciosidade única da região, estacionamos a mota e deixamos-nos encantar. Há algo mágico no Douro que nos convida a por lá demorar e daqui, conseguimos vislumbrar grandes motivos!

Por lá, a pequena capela construída no promontório, oferece um ar pitoresco por entre os arvoredos que a rodeiam. A N222, destaca-se ao fundo, a acompanhar o nobre rio responsável por tamanha beleza. Daqui, a perspectiva da mais bela estrada do mundo é perfeita.

Miradouro de São Leonardo da Galafura
Miradouro de São Leonardo da Galafura

Dica de restaurante:

Dizem que um dos melhores cabritos do Douro é aqui servido. Em pleno Miradouro de São Leonardo da Galafura, o Restaurante São Leonardo convida-nos a deliciar com a gastronomia portuguesa, de olho no cenário majestoso da paisagem. Fica a dica para uma passagem conveniente à hora do almoço! Mais detalhes aqui.

Miradouro de Casal de Loivos 

Há sempre um novo ângulo a explorar no Douro. Pelo Miradouro de Casal de Loivos encontrámos um dos melhores. Com vistas para o Pinhão à beira rio, a N222 e os barcos rabelos que navegam no rio, este é um local de paragem obrigatória. Para estacionar por instantes e contemplar! Portugal é lindo.

Miradouros do Douro Casal de Loivos
Miradouro de Casal de Loivos
A ponte sobre o Douro no Pinhão. A caminho de Casal de Loivos
A ponte sobre o Douro no Pinhão. A caminho de Casal de Loivos

Dica de alojamento:

Muitas são as ofertas de alojamento pelas margens do Douro, pode consultar as mais variadas opções aqui. Deixamos também as nossas opções de alojamento sempre que rumamos ao Douro, com preços médios a rondar os 55 Eur com pequeno-almoço:

Para consultar um roteiro alargado pelo Douro Vinhateiro, consulte aqui o nosso artigo anterior com a sugestão para um fim de semana:

Roteiro de 3 dias pelo Douro Vinhateiro

Mapa do Percurso pela N222 entre o Pinhão e a Régua

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.

Terminamos com mais um belo passeio de mota por Portugal. E porque pelo nosso país boas opções não faltam, partilhamos também outras sugestões para viagens em duas rodas:

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

 

One Reply to “A N222 entre o Pinhão e a Régua, a mais bela estrada do mundo | Portugal”

  1. Muito Bom! Esta é talvez das Melhores Zonas para Passear de Mota em Portugal! Obrigado Patrícia e João Câmara!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: