Pelos caminhos de Portugal sempre encontramos incontáveis lugares onde nunca nos cansamos de voltar. A estrada N222 conduz-nos por alguns deles e é pela majestosa região do Alto Douro Vinhateiro que o seu percurso mais encanta. Falamos do troço em particular entre o Pinhão e o Peso da Régua. Aquele que, através da N222, nos guia pela margem sul do rio Douro, por quilómetros de prazer e fascínio, numa pequena viagem de mota, grande em belos cenários.


Um dia, uma conceituada equipa de entendidos em estradas, motores e afins, veio a Portugal e conheceu o percurso da N222. Regressaram deslumbrados e desde então que as imagens do Douro, correm o mundo projectando a beleza diversificada de Portugal além fronteiras. A N222 foi classificada como a mais bela estrada do mundo, e é portuguesa com certeza.
Sempre hesitantes em classificações de tamanha ousadia, concordamos com a magia do traçado, que nos oferece panoramas apaixonantes para os socalcos do Douro. No entanto, e ao explorar as pequenas estradas da região, não podemos deixar de referir que a beleza da N222 nos conduz aos principais acessos dos pequenos, menos conhecidos, mas mais divinos recantos do Alto Douro Vinhateiro (ver post anterior aqui).
Todos os paraísos escondidos da região aí começam ou acabam. Podemos assim dizer, que a N222 é uma espécie de espinha dorsal de luxo, de uma rede de estradas e estradinhas fabulosas. Por onde nós, os amantes das duas rodas, ansiamos perdermos-nos por quilómetros.
Pela N222 com as cores de Outono
Quantas vezes percorremos a N222? Ficaríamos perdidos em tamanhas contas! Este é um percurso que ambos recordamos desde a infância. De tantos passeios em família, perdidos do mapa de Portugal e na inocência da idade, guiados pelas pisadas dos nossos pais, que tanto do mundo se dedicaram a mostrar-nos.
O Douro acompanhou-nos a crescer. E desde então, muitas mais vezes lá voltámos. E podemos com convicção afirmar, que sempre que o fazemos algo especial encontramos. Desta vez, foram as paisagens pintadas pelas cores de Outono.
Num dia soalheiro e a poucas horas do pôr-do-sol, usufruindo da magia das cores de Outono que embelezam a região, emocionamos-nos a cada quilómetro por fazer parte de tão bela paisagem. Os vinhedos que se perdem no horizonte revestem-se de tons avermelhados e amarelados. O verde desaparece gradualmente e as quintas dos vinhos do Douro destacam-se empoleiradas entre cores outonais. Um cenário digno de pintura, resultado do esforço simultâneo dos grandes mestres da Natureza e do Homem.
Serenidade, gastronomia, o fascínio da beleza da paisagem modelada, o curso do rio Douro que nos acompanha e o traçado fabuloso da N222, são motivos suficientes para nos convencer a revisitar o Douro. Por lá, nada desiludirá.





Miradouros do Douro pelos extremos da N222 entre o Pinhão e a Régua
Com um pedacinho do que para além da N222 se encontra, e a reforçar a sua ideal localização para a visita aos mais encantados locais da região, entendemos que destacar os Miradouro de São Leonardo da Galafura e de Casal de Loivos é fundamental.
Se pela N222 seguimos pelas maravilhas da região por uma estrada a baixa altitude, quase de rodas postas no rio, nos acessos aos miradouros o cenário inverte e remete o percurso a outro patamar de beleza e elevação. Localizados entre extremos opostos do traçado entre o Pinhão e o Peso da Régua, ambos oferecem as mais sublimes vistas das colinas do Douro e da N222, que o atravessa a seus pés. Merecem o pequeno desvio do trajecto principal.
Miradouro de São Leonardo da Galafura
É do alto de São Leonardo que se abrem as vistas para o vale do Douro e se contemplam os panoramas que atraem o olhar e conquistam a alma. Persuadidos pela graciosidade única da região, estacionamos a mota e deixamos-nos encantar. Há algo mágico no Douro que nos convida a por lá demorar e daqui, conseguimos vislumbrar grandes motivos!
Por lá, a pequena capela construída no promontório, oferece um ar pitoresco por entre os arvoredos que a rodeiam. A N222, destaca-se ao fundo, a acompanhar o nobre rio responsável por tamanha beleza. Daqui, a perspectiva da mais bela estrada do mundo é perfeita.

Dica de restaurante:
Dizem que um dos melhores cabritos do Douro é aqui servido. Em pleno Miradouro de São Leonardo da Galafura, o Restaurante São Leonardo convida-nos a deliciar com a gastronomia portuguesa, de olho no cenário majestoso da paisagem. Fica a dica para uma passagem conveniente à hora do almoço! Mais detalhes aqui.
Miradouro de Casal de Loivos
Há sempre um novo ângulo a explorar no Douro. Pelo Miradouro de Casal de Loivos encontrámos um dos melhores. Com vistas para o Pinhão à beira rio, a N222 e os barcos rabelos que navegam no rio, este é um local de paragem obrigatória. Para estacionar por instantes e contemplar! Portugal é lindo.


Dica de alojamento:
Muitas são as ofertas de alojamento pelas margens do Douro, pode consultar as mais variadas opções aqui. Deixamos também as nossas opções de alojamento sempre que rumamos ao Douro, com preços médios a rondar os 55 Eur com pequeno-almoço:
Para consultar um roteiro alargado pelo Douro Vinhateiro, consulte aqui o nosso artigo anterior com a sugestão para um fim de semana:
Mapa do Percurso pela N222 entre o Pinhão e a Régua
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir.
Terminamos com mais um belo passeio de mota por Portugal. E porque pelo nosso país boas opções não faltam, partilhamos também outras sugestões para viagens em duas rodas:
- Roteiro de mota entre Évora, Monsaraz e o Alqueva
- Roteiro de mota entre Marvão e a Ponte Romana de Alcântara
- Roteiro de mota pela Serra da Estrela
- Roteiro pelas Serras de Aire e Candeeiros
- Portugal de Norte a Sul pela mítica Estrada N2
- Roteiro pelo Douro Internacional e Lago de Sanabria
- Parque Natural do Vale do Guadiana
- Na Rota dos Templários – Tomar e Almourol
- Estrada Atlântica
- Sudoeste alentejano e Costa Vicentina
Muito Bom! Esta é talvez das Melhores Zonas para Passear de Mota em Portugal! Obrigado Patrícia e João Câmara!!
O Alto Douro Vinhateiro só é considerado do Pinhão para montante do Douro, em termos vínicos, claro. Depois consideram-se mais duas zonas: Baixo Corgo da Régua para jusante e Cima Corgo da Régua ao PInhão.
Obrigado Manuel 😉
Se querem mesmo desfrutar da 222 , iniciem a viagem em vila nova de Foz Côa, um minimo de 2 dias sem restaurante e dormida maracados . Se nao for assim , fiquem em casa sentados no sofá
🤣🤣 quando fizer esses comentários, leia de facto o artigo na integra. Assim ficaria a saber que conhecemos muito bem o nosso país, região de Trás os Montes incluída. Mas mesmo que assim não fosse, ficar no sofá é sempre pior do que ir fazer só meia dúzia de quilómetros. Boas curvas
A N222 é na margem Sul do Rio Douro, o trajecto “a mais bela do Mundo” a que fazem referência neste artigo, começa em no Concelho de LAMEGO, freguesia de Valdigem (a Régua fica na outra margem) e termina no Pinhão! Em termos de comparação seria a mesma coisa que se referirem a trajectos de Vila Nova de Gaia como se fossem do Porto! Ou ainda a trajectos de Almada como se fossem de Lisboa! Penso que o no bom jornalismo deve haver rigor! Atenciosamente Rui Ramos
Obrigado pela observação. Não somos jornalistas, somos engenheiros 😂✌ Boas curvas
Se lhe disser que moramos nas Brancas dificilmente fará ideia de que se trata de uma aldeia do concelho da Batalha não é? O mesmo para se escrevesse de Valdigem ao Pinhão! Não se prendam a detalhes. Sigam de mota por aí!
Parabéns por este artigo e pelo artigo da N222! Tudo super bem explicado e um autêntico guia para quem pretende fazer o mesmo! Gostei muito da vossa forma de escrever e vou certamente ler o vosso blogue mais vezes! Obrigada! 🙂
Muito obrigado pelo seu comentário Carmen! Beijinhos nossos 😉
Simplesmente maravilhoso
É isso mesmo viver e Rolar
pois Portugal tem muito que visitar
sempre com quilometroinfinito.com
Obrigado pela vossa experiência e partilha
Boas curvas
Obrigado pela mensagem António! Boas curvas 🙂