Viajar de mota protegido com a IATI, um seguro de viagem à nossa medida

Seguro de viagem

Confessamos que nos primeiros tempos de viajantes, contratar um seguro de viagem sempre que partíamos à aventura, foi algo que nunca nos ocorreu. Adicionar mais uma despesa ao orçamento era algo que nos parecia inútil. Com o passar dos anos e das experiências acumuladas, entendemos hoje a importância de contratar um seguro e ficamos felizes por nunca termos necessitado dele nesses tempos. Não importa qual o valor da viagem ou o destino, hoje em dia fazemos um seguro de viagem sempre que cruzamos fronteiras.

Imaginam os custos de hospitalização em Marrocos? De uma cirurgia na Suíça? De um transporte de ambulância nos USA? De um repatriamento de Montenegro? E se partir uma perna na Noruega? Ou tiver uma gastroentrite na Dinamarca? É algo que nunca pensamos, mas são valores que facilmente atingem os milhares de euros! Em alguns locais, teríamos de vender 10 vezes a nossa mota para pagar tamanhas despesas. 

Não queremos assustar, mas imprevistos acontecem e é nessas horas ficamos contentes de ter comprado um seguro de viagem. Os custos não são assim tão elevados e caso siga o nosso link ainda terá 5% de desconto (aqui). Não sabe como funciona ou precisa de ajuda nas diversas opções? Nós explicamos tudo de seguida.

Qual o melhor seguro de viagem para um motociclista?

Com um desconhecimento profundo sobre as opções de seguros, a nossa ingénua ideia levou-nos inicialmente a contactar as seguradoras tradicionais. Todas ofereceram prontamente uma cotação a preço de ouro para apenas uns dias de viagem. Esquecendo-se de mencionar o facto de, por viajarmos de mota, sermos uns clientes de risco e portanto qualquer dor de barriga em viagem, seria então ”causada” pelo meio de transporte, e não pelos comuns motivos. Estaríamos desta forma não cobertos apesar de contratar um seguro de viagem!

Foi então que, após alguma pesquisa e referências de companheiros de viagem, descobrimos as seguradoras especializadas em viajantes aventureiros como nós. Aquelas que têm em conta que partimos pelo mundo, pelos locais mais inesperados e pelas formas mais loucas!  A IATI Seguros é uma delas. Aquela que recomendamos e aquela em que confiamos para assegurar todas as nossas viagens.

Seguro de viagem VS Seguro da mota

Ah e tal, mas a nossa mota já tem seguro! Tem sim! Os seguros tradicionais e obrigatórios para circular em cada país que nos oferecem assistência em viagem, responsabilidade civil e protecção jurídica em caso de avaria ou acidente.

Mas e se partirmos uma perna a subir um rochedo em busca da foto perfeita? Ou se a última opção gastronómica se revelar um desastre para os intestinos? E se tivermos uma apendicite ou por algum motivo precisarmos de cancelar ou interromper a nossa viagem? E se precisarmos de ser hospitalizados e transportados de ambulância? E se formos picados por um insecto e tivermos uma reacção alérgica grave? São mil e uma situações que podem acontecer a qualquer um, e como costumam dizer por aí: “o seguro morreu de velho!

Assim, os seguros das nossas motos não devem ser comparados com um seguro de viagem! Ambos servem para se complementar naquela a que chamamos a perfeita combinação de viagem.

Seguro de viagem VS Cartão Europeu de Seguro de Doença

Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) também faz parte dos documentos que sempre levamos em viagem pela Europa. Assim, independentemente de um seguro de viagem sugerimos que o faça pois é gratuito. Nos países europeus permite acesso livre apenas ao serviço público de saúde sem custos agravados. Peça o seu gratuitamente aqui.

Mas é importante ter noção de que um seguro de viagem como o da IATI oferece coberturas muito mais amplas do que o CESD. Tais como roubo, transporte de um familiar em caso de hospitalização, repatriamentos, responsabilidade civil e penal no estrangeiro, despesas por cancelamentos, operações de salvamento e repatriação, etc.

Planos IATI Seguros para viajantes 

Consoante o tipo de viagem, o destino ou a duração, a IATI Seguros apresenta 6 modalidades distintas, cada uma com capitais e coberturas diferentes. Geralmente, a nossa opção recai para o plano IATI Mochileiros com cancelamento, por se adequar melhor ao nosso meio de transporte.

No entanto se a sua viagem tiver uma longa duração, ou realizar várias viagens por ano, a opção mais económica e adequada será o plano IATI Bloggers e Grandes Viajantes que assegura pelo período de um ano todas as aventuras pelo mundo.

Vantagens dos seguros IATI:

Central de Assistência 24h em Português que aceita chamadas a pagar no destino ou devolve o valor das chamadas.

✅Todas as despesas da assistência necessária sem franquias.

✅Pagamento directo das facturas em caso de assistência, sem necessidade de adiantamento de dinheiro.

Qual o preço aproximado para uma viagem de cerca de 15 dias pela Europa ou pelo Mundo?

Fizemos uma simulação para uma viagem de cerca de 15 dias pela Europa ou Mundo, de modo a mostrar os preços aproximados por pessoa para um seguro de viagem à nossa medida.

Perante os custos da viagem e o valor é simbólico e caso tenha algum problema em viagem, vai custar-lhe muito mais se não fizer um seguro. Aproveite ao máximo a sua viagem sem preocupações. Se seguir o nosso link (aqui), estará a ajudar-nos e obterá um desconto de 5% no seu seguro por ser nosso leitor. Compre o seu seguro de viagem e siga tranquilo para a aventura!

Cotação para 15 dias de seguro de viagem IATI pela Europa
Cotação para 15 dias de seguro de viagem IATI pela Europa
Cotação para 15 dias de seguro de viagem IATI pelo Mundo
Cotação para 15 dias de seguro de viagem IATI pelo Mundo

O que precisa saber para comprar um seguro de viagem

É fácil, é rápido e pode ser feito enquanto viaja. A contratação é feita online em menos de 5 minutos e a documentação é recebida no email utilizado para a reserva.

Ler muito bem a apólice do seguro contratado. É importante não ter dúvidas sobre o que estará  ou não incluído. Caso tenha dúvidas contacte a seguradora via email/chat antes de contratar o seguro.

Declare o valor do que está a levar consigo (equipamento fotográfico, pessoal, etc)

Certifique-se de quais actividades fará antes de escolher um dos planos da IATI. A maioria dos planos standard não cobrem actividades de risco e portanto será importante assegurar uma que se enquadre em viagens de moto. (Optamos geralmente pelo plano Mochileiros com cancelamento)

Durante a viagem, tire fotografias de tudo o que transporta. Bagagem, equipamento, objectos pessoais. Em caso de doença, acidente ou roubo mantenha os recibos de todas as despesas consequentes. Servirão como prova e ajudarão no processo de seguro.

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado! 

9 Replies to “Viajar de mota protegido com a IATI, um seguro de viagem à nossa medida”

  1. Olá caros amigos, o desconto de 5% ainda está valido? Tentei seguir o link mas não vi diferença nenhuma. Boas curvas e Obrigado

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Carlos, está válido sim!

      Devia estar a aparecer o desconto. Vou ver o que se passa. Desculpe

  2. Bom dia.
    Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo blog, o qual acompanho, e agradeço as dicas e dedicação. Recentemente viajei para o Camboja e juntamente com a minha mulher alugámos 2 Honda FTR 250 para percorrer o pais. Seguindo as vossas dicas contratei o seguro IATI Mochileiro, utilizando inclusive o desconto de 5%.

    Já de regresso a Portugal fui consultar as condições do seguro (por curiosidade) devido à perda de uma das ligações entre Bangkok e Phnom Penh, e deparei-me com a seguinte cláusula numa das exclusões:
    “Seguro de Acidentes Pessoais… Exclusões… E) O uso de veículo de duas rodas a motor.”

    Na viagem correu tudo bem e felizmente não necessitámos do seguro, mas sinto que contratei um seguro que poderia não me ter valido de nada devido a esta cláusula, quando inclusive na folha de simulação diz que cobre “Danos corporais em acidentes com veículos a motor”.

    Têm conhecimento desta cláusula? Conhecem alguém que tenha ativado o seguro nesta situação? Obrigado mais uma vez!
    Luis Carrasco

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Luís! Muito obrigado pelo seu comentário e pelo seu feedback. Temos sido abordados com essa questão inúmeras vezes 🙂 A qual confesso também a mim me colocou dúvidas aquando a contratação dos nossos próprios seguros de viagem. O plano IATI Mochileiros inclui sim a utilização de veículos a motor de duas rodas, essa exclusão refere-se particularmente à cobertura de acidentes pessoais em caso de morte ou invalidez. Nessas circunstâncias, caso o acidente seja de moto, estará excluída a indemnização apenas referente a essa cobertura. Todas as outras referentes ao seguro de viagem estão igualmente cobertas. Caso continue com alguma dúvida que pretenda ver esclarecida, contacte directamente a IATI através do chat. Responderão na hora e em português. Obrigado e boas curvas! 😉

      1. Obrigado mais uma vez pelo rápido esclarecimento. A cláusula causou-me alguma estranheza, por isso deixei o alerta pois utilizamos o mesmo meio de transporte.

        1. quilometroinfinito says: Responder

          Fez bem! Compreendemos a desconfiança em relação a seguradoras eheh 😉 Boas curvas!

  3. Boa tarde, a esse nível quando fiz agora para Abril para ir a Marrocos indicado aqui pelos caros amigos #quilometroinfinito e questionei isso diretamente a eles. Então o seguro standard cobre as despesas medicas se ocorrer algum problema/acidente . O que não dão é indeminizacao que é o que essa clausula refere.

    1. Obrigado também pelo esclarecimento Carlos.

    2. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado pelo feedback Carlos 😉 Boas curvas!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: