Do Loch Ness ao Loch Tarff pela General Wade’s Military Road | Escócia

Loch Tarff, Terras Altas da Escócia

A rota que parte do Loch Ness até ao pequeno Loch Tarff, permite apreciar um dos locais mais fascinantes da Escócia. Num percurso feito longe da rota turística mais divulgada, quem chega ao Loch Tarff é brindado pela ousadia e surpreendido pela típica paisagem escocesa no seu esplendor, do alto do miradouro de Suidhe. As paisagens de sonho multiplicam-se a cada quilómetro percorrido. Em tons de verde, acastanhado e amarelo, ora salpicadas por uma neblina persistente ou lavadas por aguaceiros fortes, a luz muda a cada instante apresentando em si sempre uma nova paisagem. Entre nevoeiro, chuva e uns minutos de um sol radioso, aqui está uma estrada a não perder!

Loch Tarff, Terras Altas da Escócia
Loch Tarff, Terras Altas da Escócia
General Wade's Military Road
General Wade’s Military Road
Estrada B862, Fort Augustus, Escócia
Estrada B862, Fort Augustus, Escócia

O percurso pelo Loch Tarff

A poucos quilómetros de Fort Augustus, a maior cidade a sul do grande e misterioso Loch Ness, está a pequena estrada B862 que nos conduz ao Loch Tarff e às montanhas em seu redor. Um percurso, de cerca de 15 km, feito pela estreita General Wade’s Military Road, digno de destaque especial.

Seguindo a rota, depois de subir uma elevação que ronda os 300 m na margem do Loch Ness, o pequeno Loch Tarff é avistado de imediato. Quando se atravessam os montes que delimitam a margem oriental do grande Loch Ness, chegamos ao pequeno Loch Tarff que nos aguarda na quietude das suas águas.

Loch Tarff, Fort Augustus
Loch Tarff, Fort Augustus
Loch Tarff, Fort Augustus
Loch Tarff, Fort Augustus

A faixa negra de asfalto que o rodeia, feita de curvas e contra curvas, aprisiona-nos o olhar e acelera-nos o coração com a emoção de percorrer sobre duas rodas tão pequeno pedacinho de paraíso. Aqui, estamos em pleno nas indomáveis Highlands da Escócia, num recanto esquecido na euforia frenética em torno do Loch Ness. Avistamos veados de hastes esbeltas que pastam tranquilamente nos campos, sinal de que por ali a vida é sossegada. Suidhe é o ponto mais alto, aquele onde a estrada se perde nos misteriosos horizontes das Terras Altas da Escócia.

Miradoudo de Suidhe, Loch Tarff, Fort Augustus
Miradoudo de Suidhe, Loch Tarff, Fort Augustus
Estrada B862, Fort Augustus, Escócia
Veados junto à Estrada B862, Fort Augustus, Escócia
Estrada B862, Fort Augustus, Escócia
Estrada B862, Fort Augustus, Escócia

Mapa do Percurso entre o Loch Ness e o Loch Tarff

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.

Total de quilómetros do percurso : 15km

Tempo mínimo sugerido: 1 hora

Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:

⬅️ Etapa anterior: Do Cairngorms National Park ao Loch Ness em Inverness, Escócia

➡️ Etapa seguinte: Roteiro pela North Coast 500 (NC500). Os cenários de sonho das Highlands | Escócia

Outros artigos já publicados sobre uma viagem de Portugal ao Reino Unido e Irlanda.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

6 Replies to “Do Loch Ness ao Loch Tarff pela General Wade’s Military Road | Escócia”

  1. 👌 quando for para estes lados venho ler outra vez 👌

    1. quilometroinfinito says: Responder

      eheheh sim, e ver o mapa! 😉

  2. A Escócia é Espectacular!! Dei a Volta à Escócia, há quase 30 anos, em Lua de Mel! Na altura, quase todas as estradas só tinham uma faixa, com um local mais largo, para o cruzamento de veículos, de tempos a tempos. Realmente, é um sítio único. Obrigado pelas Vs. Partilhas!!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Uau! Que lua de mel espectacular! Imagino que há 30 anos ainda fosse tudo mais lindo! Há muitos locais que já se encontram um pouco descaracterizados pela grande afluência turística. Mas a Escócia não deixar de ser um destino maravilhoso! Obrigado José Morgado! Beijinhos e abraços nossos 😉

  3. As Highlands são fantásticas!!! Conto passar lá 15 dias em roadtrip este ano e vou seguir atentamente as vossas publicações!!!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Boa Miguel! Vão ser 15 dias maravilhosos com certeza! 😉

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: