A rota que parte do Loch Ness até ao pequeno Loch Tarff, permite apreciar um dos locais mais fascinantes da Escócia. Num percurso feito longe da rota turística mais divulgada, quem chega ao Loch Tarff é brindado pela ousadia e surpreendido pela típica paisagem escocesa no seu esplendor, do alto do miradouro de Suidhe. As paisagens de sonho multiplicam-se a cada quilómetro percorrido. Em tons de verde, acastanhado e amarelo, ora salpicadas por uma neblina persistente ou lavadas por aguaceiros fortes, a luz muda a cada instante apresentando em si sempre uma nova paisagem. Entre nevoeiro, chuva e uns minutos de um sol radioso, aqui está uma estrada a não perder!



O percurso pelo Loch Tarff
A poucos quilómetros de Fort Augustus, a maior cidade a sul do grande e misterioso Loch Ness, está a pequena estrada B862 que nos conduz ao Loch Tarff e às montanhas em seu redor. Um percurso, de cerca de 15 km, feito pela estreita General Wade’s Military Road, digno de destaque especial.
Seguindo a rota, depois de subir uma elevação que ronda os 300 m na margem do Loch Ness, o pequeno Loch Tarff é avistado de imediato. Quando se atravessam os montes que delimitam a margem oriental do grande Loch Ness, chegamos ao pequeno Loch Tarff que nos aguarda na quietude das suas águas.


A faixa negra de asfalto que o rodeia, feita de curvas e contra curvas, aprisiona-nos o olhar e acelera-nos o coração com a emoção de percorrer sobre duas rodas tão pequeno pedacinho de paraíso. Aqui, estamos em pleno nas indomáveis Highlands da Escócia, num recanto esquecido na euforia frenética em torno do Loch Ness. Avistamos veados de hastes esbeltas que pastam tranquilamente nos campos, sinal de que por ali a vida é sossegada. Suidhe é o ponto mais alto, aquele onde a estrada se perde nos misteriosos horizontes das Terras Altas da Escócia.



Mapa do Percurso entre o Loch Ness e o Loch Tarff
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Total de quilómetros do percurso : 15km
Tempo mínimo sugerido: 1 hora
Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:
⬅️ Etapa anterior: Do Cairngorms National Park ao Loch Ness em Inverness, Escócia
➡️ Etapa seguinte: Roteiro pela North Coast 500 (NC500). Os cenários de sonho das Highlands | Escócia
Outros artigos já publicados sobre uma viagem de Portugal ao Reino Unido e Irlanda.
- Quanto custa e como chegar de mota ao Reino Unido? 4 Alternativas
- Como chegar à Irlanda de mota? Opções, preços e dicas de transportes
- Praias do Desembarque da Normandia (ou Dia D) na II Guerra Mundial | França
- Stonehenge – Uma visita ao passado megalítico | Inglaterra
- Peak District – 3 Estradas Panorâmicas imperdíveis | Inglaterra
- Hadrian’s Wall, a estrada panorâmica ao longo da grande muralha romana | Escócia
- Lindisfarne Causeway: A estrada inglesa que desaparece duas vezes por dia | Inglaterra
- Visitar Lake District – 6 Estradas panorâmicas imperdíveis | Inglaterra
- Roteiro de 3 dias pela North Coast 500 – NC500 até Jonh Ogroat’s | Escócia
- Visitar a Ilha de Skye – Roteiro pelos melhores locais | Escócia
- De Mallaig na estrada para as ilhas ao Loch Lomond, passando por Glencoe | Escócia
- Roteiro de 2 dias pela Irlanda do Norte – Causeway Coastal Route | Irlanda do Norte
- Rota do Wild Atlantic Way – Achill Island, Condado de Mayo, Irlanda
- Na Rota do Wild Atlantic Way: Doolough Valley e Connemara National Park | Irlanda
- Gap of Dunloe no Ring of Kerry | Irlanda
- Roteiro de 5 dias de viagem no Wild Atlantic Way | Irlanda
👌 quando for para estes lados venho ler outra vez 👌
eheheh sim, e ver o mapa! 😉
A Escócia é Espectacular!! Dei a Volta à Escócia, há quase 30 anos, em Lua de Mel! Na altura, quase todas as estradas só tinham uma faixa, com um local mais largo, para o cruzamento de veículos, de tempos a tempos. Realmente, é um sítio único. Obrigado pelas Vs. Partilhas!!
Uau! Que lua de mel espectacular! Imagino que há 30 anos ainda fosse tudo mais lindo! Há muitos locais que já se encontram um pouco descaracterizados pela grande afluência turística. Mas a Escócia não deixar de ser um destino maravilhoso! Obrigado José Morgado! Beijinhos e abraços nossos 😉
As Highlands são fantásticas!!! Conto passar lá 15 dias em roadtrip este ano e vou seguir atentamente as vossas publicações!!!
Boa Miguel! Vão ser 15 dias maravilhosos com certeza! 😉