De mota na Áustria nas melhores estradas do Tirol

Viagem de mota na Áustria. Em Grossglockner.

Uma viagem de mota na Áustria. Inserida no nosso roteiro de viagem pelos Alpes e Alemanha, a Áustria foi um dos países eleitos para percorrer em modo curva e contra curva. O Tirol foi a que região que nos recebeu e por lá a atracção principal são os Alpes. Durante 4 dias de viagem e cerca de 800 km , percorremos aquele que é um roteiro naturalmente marcado pela natureza e pelas montanhas que por lá se elevam.

Entre Lienz, Heiligenblut, Innsbruck Sankt Anton am Arlberg definimos um percurso de olho nas melhores, e mais curvilíneas, estradas de montanha. Aquelas que nos levaram a desfilar por entre o cenário magnífico que atravessam.

As pequenas e pitorescas cidades, mundialmente conhecidas pelas famosas estâncias de esqui durante o Inverno, são o bónus que completam o cenário e oferecem um ambiente rural e relaxado difícil de comparar. Assim, decidimos eleger as pérolas que por lá encontramos: as melhores estradas de montanha da região. Aquelas que se estendem por quilómetros em estradas de boa qualidade, de forma harmoniosa entre o que o homem construiu e a natureza lhe ofereceu!

Viagem de mota na Áustria. Em Stuben.
Viagem de mota na Áustria. Em Stuben.
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße

Sobre a região

Com vizinhanças de luxo, assim se podem classificar as redondezas do Tirol. Instalados no coração dos Alpes com todas as atenções viradas para as montanhas nevadas, têm a Suíça como rica vizinha, o norte de Itália no final do caminho das preciosas Dolomites e a região alemã da Baviera, onde a montanha é substituída por imensas e longas planícies perfeitamente dispostas.

Pelo Tirol a quietude é algo de especial. Característica que se destaca um pouco por todo o país. O que encontramos em redor é deslumbrante e tranquiliza a alma. Tudo é calmo e harmonioso, perfeito para uma viagem de mota.

As graciosas e enormes colinas cobertas de verde, são a paisagem de Verão que na região se destaca. Tal nos faz recuar aos tempos da Heidi a saltitar pelas longas pastagens, por entre flores silvestres e florestas de pinheiros. Nós por lá, deslizamos em duas rodas e sentimo-nos em casa. As típicas vilas de construções de madeira que durante o Verão se revestem de flores, os agitados rios e os picos alpinos cobertos de neve, demarcam um fabuloso percurso pelo Tirol. Formam a trilogia perfeita para uma viagem em duas rodas.

Viagem de mota na Áustria
Viagem de mota na Áustria. Em Lech am Arlberg
Viagem de mota na Áustria.
Viagem de mota na Áustria.
Viagem de mota na Áustria.
Viagem de mota na Áustria.
Viagem de mota na Áustria.
Viagem de mota na Áustria.

A eleição das melhores estradas da região do Tirol

Eis a nossa eleição das estradas que nos maravilham, e às quais um regresso nunca será demais. Aquelas nos que proporcionam quilómetros sensacionais entre tudo o que a Áustria têm de melhor. Podemos já adiantar que uma das melhores estradas de alta montanha que alguma vez percorremos, se encontra nesta região. E que uma viagem de mota à Áustria, por ela tem que incluir uma passagem: Grossglockner Hochalpenstraße.

Grossglockner Hochalpenstraße
Grossglockner Hochalpenstraße

Segundo a nossa classificação, é a 2ª mais fabulosa estrada da Europa. Logo a seguir ao Trollstiggen, onde os fiordes da Noruega disputam a beleza alpina com determinação Viking.

Estrategicamente construídas entre muralhas de rocha e florestas exuberantes por onde as estradas com todo o esplendor serpenteiam em curvas alucinantes.

1♦ Grossglockner Hochalpenstraße

2♦ Silvretta Hochalpenstraße

3♦ Arlberg Pass

1 – Grossglockner Hochalpenstraße e a vila de Heiligenblut

Naquela que é a nossa eleição da Áustria, e da Europa, a Grossglockner Hochalpenstraße estará sempre na nossa lista das melhores qualquer coisa. Melhor estrada, melhor paisagem, melhor pavimento, melhor desenho de percurso, melhor condução, melhor panorama e melhores curvas. Não foi a primeira vez que percorremos os magníficos quilómetros que por ela se estendem. Anteriormente já lhe tínhamos feito justiça dedicando-lhe exclusivamente um artigo. Mas desta vez decidimos dedicar-lhe mais tempo. Apreciar as subidas e descidas e os recantos que nos oferece.

Vindos da região das Dolomites que até ao Tirol se prolonga, depois de uma pequena paragem no centro de Lienz seguimos a estrada que aborda o Grossglockner pelo lado sul, para uma nova e distinta perspectiva.

Heiligenblut, aos pés de Grossglockner

Heiligenblut foi a encantadora vila empoleirada nas montanhas de Grossglockner que elegemos para pernoitar por uma noite. Por lá, são as torres altas e esguias da igreja que sobressaem por entre as pequenas casas.

Alojamento e Restaurante em Heiligenblut

Ficámos hospedados numa delas: Haus Marienheim, um acolhedor e pitoresco Bed&Breakfast que rondou os 55 Eur por noite. A proprietária é de enorme simpatia e oferece-nos um reconfortante e delicioso pequeno almoço. Como sempre foi o site de reservas Booking.com que nos ajudou na procura.

Do pequeno balcão do nosso quarto espreitavam as montanhas em redor. A mota ficou estacionada na rua a ver as vistas, mas a opção de garagem fechada também estava dísponivel. Pareceu-nos ficar confortável no pequeno parte exterior.

Uma pequena caminhada junto ao rio que o glaciar alimenta, representa o final de tarde perfeito. Guia-nos rumo ao centro e ao Kirchenwirt, um dos poucos restaurantes da região, onde vale a pena parar para uma típica e deliciosa refeição. Este oferece pratos principais muito bem servidos de boas carnes da região, sobremesas de elaborados gelados ou pastelaria e bebidas por cerca de 20 Eur por pessoa.

Eis outros alojamentos onde já pernoitámos na região noutras visitas. O que têm de vantagem? Estão a poucos metros da entrada da portagem da estrada e permitem-nos ter duas possibilidades de percorrer os seus quilómetros com bom tempo: no dia de chegada e no dia de partida.

Viagem de mota na Áustria. Alojamento em Haus Marienheim 
Viagem de mota na Áustria. Alojamento em Haus Marienheim
Viagem de mota na Áustria. Alojamento em Haus Marienheim 
Viagem de mota na Áustria. Alojamento em Haus Marienheim
Restaurante Kirchenwirt em Heiligenblut.
Restaurante Kirchenwirt em Heiligenblut.

Grossglockner Hochalpenstraße

A partir da vila de Heiligenblut, a portagem de entrada (29 Eur) na passagem de montanha de Grossglockner situa-se a uma curta distância. Como pernoitamos na região, repetimos partes do percurso como forma de divertimento! Afinal, é um local que nunca cansa.

Ao percorrer a estrada mais alta da Áustria, visitámos o miradouro que nos apresenta a graciosa montanha com o mesmo nome da estrada, e onde um enorme glaciar se destaca na sua beleza gelada.

Durante cerca de 60 km conduzimos nas curvas inesquecíveis da região, visitámos o Biker Point a meio do percurso e terminámos na região de Bruck. Todos os detalhes sobre os mapas e localização aqui.

Grossglockner Hochalpenstraße
Grossglockner Hochalpenstraße
Grossglockner Hochalpenstraße
Grossglockner Hochalpenstraße
Grossglockner Hochalpenstraße
Grossglockner Hochalpenstraße
viagem de mota aos alpes Grossglockner
Grossglockner High Alpine Road
Grossglockner Hochalpenstraße
Grossglockner Hochalpenstraße

DICA

Caso como nós decida repetir o percurso em dias distintos, terá inevitavelmente de pagar duas vezes a portagem de entrada. Guarde o bilhete da primeira compra, pois no dia seguinte terá 50% de desconto.

2 – Silvretta Hochalpenstraße e Innsbruck

Silvretta Hochalpenstraße era a estrada de alta montanha que se seguia no roteiro pelo Tirol. Pelo caminho estava aquela que é a capital da região: Innsbruck.

A pequena cidade de Innsbruck

Innsbruck é a antiga cidade que prosperou em torno da confluência dos rios Sill e Inn. As águas agitadas dos dois correm debaixo das pontes que circundam o centro histórico.

Um centro agitado e movimentado, mas nem por isso menos característico. Por lá, inúmeras lojas de artigos artesanais se encontram. Por entre lojas de caça, pesca, ski e todos os tipos de desportos de montanha! Assim como as lojas dos cristais Swarovski, a marca que na região cresceu e cuja fábrica pelos arredores da cidade se encontra (em Wattens).

Mas pelas ruas de Innsbruck, nem as motas são esquecidas. E como é habitual um pouco por toda a Europa, também por lá se encontram parques gratuitos junto aos locais de interesse.

Elegantes edifícios e monumentos de fachadas ao estilo de várias épocas deslumbram nos recantos da cidade aos pés dos Alpes. É uma cidade ideal para uma paragem e uma pequena caminhada pelas ruelas.

Fábrica, museu e loja da Swarovski em Wattens. Arredores de Innsbruck
Fábrica, museu e loja da Swarovski em Wattens. Arredores de Innsbruck
Viagem de mota na Áustria. Innsbruck
Viagem de mota na Áustria. Em Innsbruck
Viagem de mota na Áustria. Em Innsbruck
Viagem de mota na Áustria. Em Innsbruck

Alojamento e Restaurante em Innsbruck (e arredores)

E porque uma boa comida é importante para um final de dia perfeito, recomendamos um restaurante no centro da cidade que nos serviu as maravilhas dos estufados de carne com legumes típicos na região: Goldener Adler.

Porque somos adeptos dos alojamentos afastados da maior agitação, elegemos para pernoitar a pequena vila alpina de Seefeld em Haus Gabriel, a poucos quilómetros da cidade. Caso pretenda uma estadia mais próximas da cidade, eis outras opções:

Silvretta Hochalpenstraße

A percorrer os Alpes na calmaria de um belo amanhecer, Silvretta Hochalpenstraße foi uma agradável surpresa. Une a sinuosa estrada entre Wirl e Galgenul, e faz parte da nossa selecção de melhores estradas pelo Tirol. Um percurso na sombra da montanha Piz Buin que nos espreita nos seus 3312 m de altitude, e que pela região separa a Áustria da sua vizinha Suíça.

À semelhança de Grossglockner, para a percorrer é necessário o pagamento de uma pequena portagem de cerca de 12 Eur (oferecem um autocolante para lembrança). É a maneira austríaca de valorizar os seus tesouros. Mas vale a pena e recomenda-se. Descoberta durante a definição do nosso roteiro através do nosso fiel companheiro mapa Michelin. Uma indicação de estrada panorâmica chamou-nos a atenção e em nada nos desiludiu.

Diferente, surpreendente e fantástica! Em três adjectivos se resume a ideia com que ficámos depois de percorrer os cerca de 50 km dos seus cenários idílicos em torno de lagos, vigorosos riachos e barragens com águas de cor turquesa. A grande altitude por entre estâncias de ski de renome, rodeadas pelas vilas a que a Áustria nos habitua. Um percurso que se assemelha aos planaltos dos fiordes, onde as estradas são infinitas e rumam ao paraíso do asfalto.

Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Viagem de mota na Áustria. Silvretta
Viagem de mota na Áustria. Silvretta
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße
Pela Áustria de mota. Em Silvretta Hochalpenstraße

3 – Arlberg Pass e a vila de Sankt Anton am Arlberg

Isolada nos Alpes Orientais no Tirol, Sankt Anton am Arlberg e o Arlberg Pass são difíceis de separar. Região anteriormente isolada do restante país pelo seu difícil acesso, era um local mais direccionado para a Suíça ou Alemanha em consequência da barreira rochosa natural que por lá se eleva.

No entanto, em finais do Séc XIX foi construído o túnel rodoviário com cerca de 10 km de extensão, que durante muitos anos foi dos mais compridos da Áustria. Graças à importante obra de engenharia, é hoje possível e um prazer percorrer todos os quilómetros que atravessa entre as sossegadas vilas que se tornam em distintas e movimentadas estâncias de ski durante o Inverno.

Por entre tranquilos vilarejos e picos de montanha pintados de branco, o sinuoso e curvilíneo percurso por Arlberg Pass conquista na primeira passagem. A qualidade do pavimento é uma questão que já nem se coloca, num país onde tudo parece no seu perfeito lugar.

De mota na Áustria. Em Arlberg Pass
De mota na Áustria. Em Arlberg Pass
De mota na Áustria. Em Arlberg Pass
De mota na Áustria. Em Arlberg Pass
De mota na Áustria. Em Arlberg Pass
De mota na Áustria. Em Lech am Arlberg.

Alojamento e Restaurante em Sankt Anton am Arlberg 

Sankt Anton am Arlberg foi o local eleito para uma noite de descanso pela região. É a maior estância turística de Arlberg mas que pelo Verão se transforma num local tranquilo e pouco movimentado.

Oferece uma curta caminhada entre as suas ruas tradicionais e os extensos campos de golfe abertos para a época. Pelo seu pequeno centro encontrámos o Restaurante Maximilian onde saboreamos uma bela refeição.

Restaurante Maximilian 
Em Restaurante Maximilian, Sankt Anton am Arlberg.

Bacherhof Pension é a pequena quinta de turismo rural onde ficámos hospedados por uma noite. Ligeiramente desviada, mas permitindo uma pequena caminhada até ao centro, é um local fantástico com vistas para as montanhas em redor. O pequeno almoço é repleto de produtos caseiros e tradicionais, servidos num ambiente familiar de extrema simpatia e disponibilidade. A mota ficou estacionada na garagem fechada, por entre as alfaias agrícolas e os enormes fardos de palha.

Em Bacherhof. Sankt Anton am Alrberg
Em Bacherhof. Sankt Anton am Alrberg

DICA

A auto estrada que atravessa o Tirol passa na região de Alrberg. É fácil ser mal encaminhado e entrar no túnel da auto estrada perdendo a passagem de montanha. Sugerimos que esteja atento à sinalização ou que confirme se a marcação no GPS segue a estrada secundária: Arlberg Straße.

De saída do Tirol

A etapa seguinte do nosso roteiro seguiria rumo a norte e à Alemanha, saindo do Tirol na sua fronteira com Fussen e a Deustchland Alpenstrasse.

German Alpine Road ou Deutschland Alpenstrasse numa viagem de mota pelos Alpes Alemães

Viagem de mota na Áustria.
Viagem de mota na Áustria. A caminho da Alemanha em Deustchland Alpenstrasse.

No entanto, saímos do Tirol deixando uma desculpa para lá voltar: Timmelsjoch Hochalpenstraße. Desta vez fugiu-nos do nosso roteiro uma das estradas mais divulgadas da Áustria.

A sua localização pouco compatível com o nosso rumo fez-nos deixá-lo para uma nova oportunidade. Afinal, os Alpes são a loucura das boas estradas, e percorrê-las todas no mesmo percurso é difícil!

Mas certos de que estará na lista das melhores do Tirol, não podíamos deixar de a referir. Aguardamos o dia em que iremos validar a informação e deixamos a sugestão. Abaixo nos despedimos com o mapa do roteiro de mota na Áustria, incluíndo o Timmelsjoch que nos aguarda.

Informações práticas sobre os Alpes

Mais informações práticas sobre a Austría e uma viagem de mota pelos Alpes? Consulte aqui o nosso artigo anteriormente publicado:

Viagem de mota aos Alpes – Dicas e informações

Saúde

Sempre foi nosso hábito fazer um seguro de viagem quando cruzamos fronteiras ou viagens nacionais de maior duração. Apesar da assistência em viagem da nossa mota, é importante ter consciência que um seguro de viagem é muito mais completo, abrange muito mais circunstâncias (incluindo acidentes de mota) e conta com capitais seguros infinitamente superiores em caso de necessidade. Já para não falar que, nas viagens com pendura, a assistência do seguro da mota é praticamente inexistente. Para esclarecer melhor esta questão consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Para cerca de 10 dias de roteiro, existem planos a por pessoa a partir de 30 Eur. Pelo valor simbólico não vale a pena arriscar sem uma salvaguarda em caso de problemas. Por seres nosso leitor, ao seguires este link ainda estarás a ajudar o blogue a continuar o seu projecto e receberás 5% de desconto no valor total da apólice. Simula abaixo os valores para as datas da tua viagem.

Iati seguros

Mapa do roteiro de mota na Áustria na região do Tirol

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

3 Replies to “De mota na Áustria nas melhores estradas do Tirol”

  1. Excelente! Obrigado pela Partilha e Conselhos!

  2. Muito bom! Em qual mês vocês viajaram?

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Patrícia. Fomos em Junho

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: