Top 10 – Piores Melhores Estradas da Europa

Piores melhores estradas da Europa

É insólito chamar piores melhores estradas da Europa a uma compilação de percursos para percorrer de mota. Mas quando olhamos em retrospectiva para as nossas muitas aventuras pelas estradas do continente europeu, não deixamos de recordar aqueles trajectos de piso miserável, mas que valeram cada quilómetro. Inseridos em paisagens naturais deslumbrantes, remotos e esquecidos da azáfama das multidões por se tratarem de lugares de acesso mais difícil.

Ocasionais buracos na estrada, deslizamentos de terra, detritos ou até mesmo a erva que cresce no meio revelando que por ali poucos passam, são algumas das variáveis a considerar. Estes percursos, apesar de não estarem ali para nos levar a desfrutar uma condução plena em duas rodas, estão ali para nos gravar nas memórias alguns dos lugares mais mágicos deste mundo. Paisagens selvagens e inóspitas, impressionantes e fonte de uma inesgotável beleza. Percorrê-las sobre rodas foi um privilégio que queremos partilhar, para vos incentivar a fazer o mesmo. Por isso, reunimos abaixo a nossa compilação das piores melhores estradas da Europa que já percorremos nas nossas viagens de mota por aí.

🏆 Piores Melhores Estradas da Europa 

1. Hardknott Pass | Inglaterra

As estradas que atravessam Lake District são de uma beleza arrebatadora. Combinam praias e escarpas, com lagos e montanhas salpicadas por sítios arqueológicos de interesse histórico. Têm infinitas colinas revestidas por um verde vigoroso da vegetação rasteira e, ao longe avistam-se os pequenos e sinuosos rios que modelam a paisagem. Ocasionalmente frequentados pelos rebanhos que pastam por entre os muitos campos murados típicos da região.

Existe por este parque natural, um percurso singular de nome Hardknott Pass. Representa o mais desafiante traçado que alguma vez percorremos de mota. Depois de vencer os 30% de inclinação que a sinalética anuncia na entrada do percurso, o piso degradado pelas duras condições no Inverno torna-se apenas mais um factor a dificultar o acesso. Só entendemos verdadeiramente a mensagem anunciada na entrada do percurso quando a RT se vê de repente numa subida de inclinação abrupta, entre curvas estreitas e altamente sinuosas, com um toque de piso rasgado pelo meio.

Quando parar se torna possível, é hora de sentir o coração a bater a todo o ritmo e festejar com um brilho nos olhos um horizonte tão mágico em torno da montanha de Hard Knott.

Piores melhores estradas da Europa
Piores melhores estradas da Europa | Hardknott Pass
Piores melhores estradas da Europa | Hardknott Pass
30% de Inclinação no Hardknott Pass
Piores melhores estradas da Europa | Hardknott Pass
Lake District: Hardnott Pass
Piores melhores estradas da Europa | Hardknott Pass
Hardknott Pass

Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰ Dificuldade ★ ★ ★ ★ ★ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

2. MParos Pass – Grécia

O ponto inicial desta rota no norte da Grécia está em Matsouki ou Anthousa, consoante o extremo por onde se escolha entrar. O Mparos Pass é uma das mais altas estradas do país e atinge os 1900 metros de altitude acima do nível do mar. No alto da cordilheira de Pindus, e nos limites do Tzoumerka National Park, prolonga-se por quase 30km duros de percorrer. Os pronunciados desfiladeiros, as constantes derrocadas no degelo e a inclinação acentuada apimentam um caminho de estonteante beleza no coração remoto da Grécia.

Num traçado muito sinuoso na parte central, sem guardas laterais e com um inclinação a chegar aos 18%, o Mparos Pass é tão desafiante quanto belo.

MParos Pass, Grécia
MParos Pass, Grécia
MParos Pass, Grécia
MParos Pass, Grécia
MParos Pass, Grécia
MParos Pass, Grécia
MParos Pass, Grécia
MParos Pass, Grécia

Pavimento ★ ✰ ✰ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ★ ★ ✰ Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

3. Alto de Los Machucos ou Colado de la Espina |  | Espanha

A dar-nos o privelígio de conhecer as profundezas das serras Pasiegas na nossa amada Cantábria, no Norte de Espanha, o Alto de los Machucos ou Colado de la Espina é um percurso de cerca de 20 km de emoções fortes. Principalmente na sua abrupta subida e descida para lá das grelhas de gado que o delimitam.

Aos 920 metros de altitude, e com o mar Cantábrico à vista, une o pequeno povoado de Bustablado com Calseca e San Roque de Romiera. A inclinação em algumas etapas atinge os 28% num desnível de cerca de 700 metros. Mais um percurso para acelerar o batimento cardíaco e parar para contemplar com tempo os desfiladeiros imponentes que por ali parecem tocar o céu.

Collado de Asón. Roteiro pelo País Basco e Cantábria
Subida ao Collado de Espina
Puerto de los Machucos
Puerto de los Machucos
Collado de Asón. Roteiro pelo País Basco e Cantábria
Alto do Collado de Espina. Roteiro pelo País Basco e Cantábria
Collau de Espina
Collado de Espina

Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

4. SH75 Vjose River | Albânia

João hoje o percurso são só 200km, vamos chegar cedo ao próximo destino. Mal nós sabíamos que metade dessa quilometragem seria a fazer uma as piores melhores estradas da Europa. A estrada SH75 que acompanha o percurso do Vjose River, no Permet District, Sul da Albânia de olho nos picos nevados das montanhas Gryka e Kazanit, tem tanto de bela quanto de má. O terrível piso torna-a um percurso demorado, mas aqueles mais de 100km de panoramas mágicos valem a dificuldade. As águas cristalinas do rio enchem a paisagem de magia e o ar da montanha que nos acompanha ao longe é magnífico.

Uma estrada que atravessa florestas exuberantes, impressionantes desfiladeiros rochosos e contempla em balcão panorâmico praticamente toda a totalidade do Vjose River. Em cores turquesa e por entre rochedos esbranquiçados, este é um dos sistemas fluviais mais impressionante do país e um dos mais selvagens rios da Europa.

Piores melhores estradas da Europa: Vjose River Albânia
SH75 Miradouro do Vjose
Albânia SH75
Ponte Ura e Leklit Estrada SH75
Albânia SH75
Albânia SH75
Piores melhores estradas da Europa
SH75 Permet District Piores melhores estradas da Europa

Pavimento ★ ✰ ✰ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰ Dificuldade ★ ✰ ✰ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

5. Horske sedlo Galicica | Macedónia do Norte

A unir o Lago Ohrid ao Lago Prespa está a estrada Horske sedlo  nas montanhas do National Park Galicica, Macedónia do Norte. Aqueles cerca de 30 km pela estrada P504 são feitos por entre as curvas sinuosas naturais ao traçado, mais as curvas para desviar das enormes crateras que surgem pelo caminho. Por sua vez, o cenário perfeito para os lagos que delimita merecem o esforço e o lugar neste nosso top de piores melhores estradas da Europa.

Horske sedlo Galicica
O Lago Ohrid do alto do percurso Horske sedlo Galicica
Horske sedlo Galicica. Piores Melhores estradas da Europa
Horske sedlo Galicica
Horske sedlo Galicica
O estado do piso em muitos lugares da Horske sedlo Galicica
Horske sedlo Galicica
Horske sedlo Galicica

Pavimento ★ ✰ ✰ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰ Dificuldade ★ ✰ ✰ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

6. Colle Fauniera | Itália

Mais um lugar no pódio da nossa lista das piores melhores estradas da Europa vai para o Colle Fauniera, nos Alpes Italianos. É impossível contabilizar quantas derrocadas, quantos deslizamentos da estrada, quantos buracos, quantas dificuldades se encontram no sinuoso traçado de alta montanha. Mas é possível atribuir uma dimensão de beleza infinita a todos os quilómetros que por ali se vencem.

Piemonte, Norte de Itália e nas montanhas a separam da fronteira com França, o Colle Fauniera reluz aos mais de 2480 metros de altitude num cenário montanhoso impressionante.

Colle Fauniera
Alpes Italianos: Colle Fauniera
Colle Fauniera
Os deslizamentos de estrada no Colle Fauniera
Colle Fauniera. Piores Melhores estradas da Europa
Colle Fauniera
Colle Fauniera. Piores Melhores estradas da Europa
Aos 2480 metros no Colle Fauniera

Pavimento ★ ✰ ✰ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

7. Calçada de Alpajares | Portugal

A Calçada de Alpajares será aquele percurso que nos ficará na memória de lugares especiais mais inusitados que encontrámos nesta Europa. E é no nosso país. A atravessar um anfiteatro rochoso geologicamente complexo, vale a pena percorrer toda as suas vertentes entre Poiares e Quintana da Ribeira. Sempre de olho na sujidade da estrada que poderá estar esquecida na próxima curva. É uma das jóias do nosso país e está escondida na beleza do Douro Internacional.

Calçada de Alpajares
Calçada de Alpajares
9 percursos panorâmicos menos divulgados para andar de mota no Norte de Portugal
Parte I – Estrada do Candedo/Calçada de Alpajares
Calçada de Alpajares. Piores Melhores estradas da Europa
Calçada de Alpajares
Calçada de Alpajares. Piores Melhores estradas da Europa
Miradouro para o Muro da Abalona

Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ✰ ✰ ✰ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

8. Altnaharra, Loch Naver, Highlands | Escócia

Nas Terras Altas da Escócia e num desvio à rota costeira da North Coast 500, entramos no território de Altnaharra pela B873 em redor do Loch Naver.  Afunilando entre estreitas curvas, a estrada conduz-nos em direcção ao pacato lago quando, de súbito, vislumbramos Ben Hope com toda a sua imponência. Uma formação rochosa que os deuses cravaram nos confins da Escócia só para nós, alguns veados, ovelhas e alguns pescadores que tentam a sua sorte nas margens dos lagos. Aqui sentimos de novo, o som do silêncio.

Este tesouro motociclístico não é feito de estradas soberbas e de pavimento perfeito. Mas sim de estradas rugosas, estreitas e onde cresce erva no meio. Percorrer as Terras Altas obriga-nos a um ritmo lento. Por sua vez, oferece-nos tempo para assimilar todos as relíquias que encontramos pelo caminho.

Piores Melhores estradas da Europa: Altnaharra, Loch Naver, Highlands
Loch Naver, Highlands
Piores melhores estradas da Europa: Altnaharra, Loch Naver, Highlands
Piores Melhores estradas da Europa: Altnaharra, Loch Naver, Highlands
Piores Melhores estradas da Europa: Altnaharra, Loch Naver, Highlands
Altnaharra, Loch Naver, Highlands
Piores Melhores estradas da Europa: Altnaharra, Loch Naver, Highlands
Higlands: Dun Dornaigil Broch

Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ✰ ✰ ✰ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

9. Transfagarasan | Roménia

Dona de um traçado genial, instalada na cordilheira montanhosa dos Cárpatos num majestoso anfiteatro natural, a Transfagarasan é uma das mais famosas estradas do mundo. Precisa sem dúvida de um novo pavimento, mas continua a merecer a distinção pelos panoramas arrebatadores que por lá se encontram.

Percorre de forma singular o coração montanhoso da Roménia, na região da Transilvânia, a DN 7C faz parte de todos os top’s mundiais sempre que de estradas míticas se falam. O Top Gear há muito que a classificou como ‘‘the Best Driving Road in the World’ (a melhor estrada para condução do mundo). Desde então, a afluência de visitas cresceu exponencialmente, e não há dia em que o ecoar dos motores não se faça ouvir pelas montanhas da região.

De silhueta alucicante, estende-se por mais de 100 km entre Cartisoara e Curtea de Arges. Gira e torna a girar entre os picos mais altos do país, Moldoveanu e Negoiu. É uma sucessão de curvas sinuosas, precipícios eminentes, descidas e subidas íngremes, e riqueza natural impressionante. Apesar daquele piso que revela a dureza dos invernos que por lá se sentem.

Piores Melhores estradas da Europa
Piores Melhores estradas da Europa: Transfagarasan
Transfagarasan, lado norte região de Sibiu.
Transfagarasan, lado norte região de Sibiu.
Transfagarasan, lado norte região de Sibiu.
Transfagarasan, lado norte região de Sibiu.

Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ★ ★ ★ Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

10. Sveti Jure | Croácia

A terminar em beleza a nossa eleição de piores melhores estradas da Europa está Sveti Jure com o reluzente mar Adriático sempre à vista. No Biokovo Nature Park, na região de Split, a estrada mais alta da Croácia é a que nos leva ao pico de Sveti Jure e aos 1744 metros de altitude. Com vistas para o cristalino mar, o percurso recompensa quem o ousar subir com um panorama de tirar o fôlego das montanhas que se estendem da costa até ilhas.

Acentuada inclinação faz parte do roteiro que se inicia na estrada D512 aos cerca de 360 metros de altitude e atinge os 1744 metros em cerca de 23 km de extensão. A inclinação máxima ronda os 23 %, e última etapa do percurso é feita numa subida repentina, de curvas pronunciadas numa estreita passagem.

No topo, o horizonte que se abre aos nossos olhos parece um sonho. O rendilhado de ilhas e ilhéus que se espalham entre o mágico Adriático, adornam uma paisagem de imensa beleza que acompanha as dobras das montanhas do Biokovo Nature Park.

Sveti Jure
Sveti Jure
Viagem de mota pela Croácia
As curvas sucessivas da subida a Sveti jure
Sveti Jure
Sveti Jure
No topo do Biokovo Nature Park
Sveti Jure

Pavimento ★ ✰ ✰ ✰ ✰  Traçado ★ ★ ✰ ✰ ✰ Dificuldade ★ ★ ★ ★ ★ Paisagem ★ ★ ★ ★ ★

Mapa detalhado das Piores Melhores Estradas da Europa

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

2 Replies to “Top 10 – Piores Melhores Estradas da Europa”

  1. Fantástico! É sempre bom conhecer o pior, do melhor… ou será o melhor do pior… Já estou todo trocado! Bom, mais uma vez, fantástica e preciosa informação para quem gosta de viajar de mota.
    Muito obrigado.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Ahhah é o pior do melhor e o melhor do pior que nos ocorreu! É mesmo confuso e tonto ahah Boas curvas!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito