Prontos para o review dos pneus Michelin Road 6 GT que equipam a nossa BMW R1200RT? Antes de começar esta nossa avaliação, é importante esclarecer que os pneus foram utilizados na nossa mota em estradas pavimentadas (autoestradas e estradas secundárias) e com a pressão recomendada no manual (diferente para com carga e sem carga). A sua utilização foi maioritariamente realizada com a mota com carga de bagagens e pendura, mantendo os cuidados fundamentais a ter com qualquer pneu.
Há anos que somos convictos fãs do modelo Michelin Pilot Road 4 GT que nunca nos desapontou. Não escondemos o desagrado com a performance do Michelin Road 5 GT, e aguardávamos com expectativa conhecer o desempenho dos seus sucessores: Michelin Road 6 GT. Agora, estamos a chegar ao fim do segundo par de pneus do mesmo modelo. Depois de milhares de quilómetros percorridos, consideramos já poder formar uma opinião justa acerca do real desempenho do Michelin Road 6 GT.

Porquê os Michelin Road 6 GT e não Michelin Road 6
Esta é uma pergunta comum quando nos questionam acerca dos pneus que utilizamos na nossa mota. Porquê o modelo 6 GT e não 6. A resposta é simples: a nossa mota é de touring, de grande cilindrada e peso, e o modelo 6GT é o modelo concebido para tais características (GT = Gran Tourism).
Qual a diferença entre o 6GT e o 6?
O Michelin Road 6 GT apresenta as mesmas características do Michelin Road 6 normal. Completando-o com mais algumas necessárias a uma mota de grande cilindrada e maior peso. Por isso, na construção do Michelin Road 6 GT é integrada uma faixa central mais reforçada. O chamado 2CT, confere ao pneu uma mistura mais rígida na zona central e mais macia na zona lateral do pneu. Esta tem o objectivo de diminuir um desgaste excessivo na faixa central, característico deste tipo de motas concebidas para muitos quilómetros com carga.

O que valorizamos quando escolhemos os pneus para a mota?
O que avaliamos na escolha de um pneu? Uma excelente aderência em piso seco e molhado, uma grande durabilidade sem perda de performance, ausência de ruídos e uma elevada confiança para enfrentar qualquer aventura.
Existe também factor económico que é sempre relativo. Um modelo pode até ser mais económico, mas se fizer menos quilómetros e/ou se a performance não for perfeita, rapidamente se tornam dispendiosos. Segurança em primeiro lugar e, portanto, sempre tivemos uma elevada atenção no momento da escolha do pneus para a nossa mota.
Apresentadas as principais questões que valorizamos aquando a escolha, passaremos de seguida a desenvolver o nosso feedback acerca da utilização dos pneus para mota Michelin Road 6 GT.
- Segurança
- Durabilidade
- Conforto
- Custo

Michelin Road 6 GT – Aderência ao piso seco e molhado = Segurança
Esta é para nós a principal característica que avaliamos quando escolhemos os melhores pneus para a nossa mota: a segurança que nos transmite a conduzir, em desempenho e aderência ao piso.
E o que dizer acerca do desempenho de segurança dos Michelin Road 6 GT? Que viajámos milhares de quilómetros durante semanas debaixo de chuva forte, e extremas condições de gelo e frio pela Noruega e não sentimos em momento algum o pneu a vacilar. Por esta viagem foram várias situações limite de intempérie que nos fizeram gritar dentro do capacete inúmeras vezes: obrigado Michelin! Obrigado por nos manteres agarradinhos à estrada!
Atravessámos estradas de má qualidade em alta montanha, em temperaturas negativas e rodeados de neve. Em dias em que o céu não deu tréguas, desabou sobre nós e sobre as estradas a percorrer. Foi por ali que fizemos o derradeiro teste a estes fabulosos pneus da marca francesa.


Muitas vezes nos perguntam: ” o que é sentir o pneu a vacilar?”. É sentir aquela escorregadela ligeira numa curva com uma humidade ou aquele rabiar desagradável da mota a fugir ao nosso controlo por falta de aderência. É impressionante que tenhamos atravessado o Círculo Polar Árctico e não o tenhamos sentido uma única vez! Mas a verdade é que não sentimos e lá nisso eu, a pendura, sou híper sensível ao assunto!
A primeira vez que tal aconteceu? Aos 16000 quilómetros de utilização a fazer as curvas do Loriga Pass, na Serra da Estrela! Haverá lá melhor lugar para acabar um pneu do que numa das melhores estradas de Portugal? Chegados ali às marcas de segurança e apenas nesta fase se sente uma perda de performance que nos leva a substituí-los. Bravo!
Marcas de segurança no pneu, como interpretar?
Esta é outra das questões que também nos colocam. O que são, e para que servem, as pequenas marcas que observamos nas ranhuras dos pneus? São as marcas de segurança que nos ajudam a saber qual o limite a partir do qual o pneu tem de ser substituído.
Ao longo da utilização, o pneu sofre naturalmente desgaste. As ranhuras vão ficando menos profundas e a diferença entre a superfície do pneu e a marca de segurança diminui. Diminui geralmente de igual forma a capacidade de aderência ao piso, pelo que quando esta marca fica “à superfície” do rasto sabemos que está na hora de trocar os pneus.
Por sua vez, quando o pneu não tem bom desempenho no que à segurança diz respeito, é possível que ainda tenha muito piso para gastar (não atingiu a marca de segurança) mas a perda de performance seja tal que o substituímos de imediato.
É importante referir ainda que, a condição para a troca de um pneu não se resume às marcas de segurança. Outros fatores como a idade, desgaste anormal, rasgos, furos, etc, também podem ser condição suficiente que implique a substituição de um pneu.

Michelin Road 6 GT – Durabilidade
- Pneu traseiro: 16000 km
- Pneu dianteiro: 16000km
Consideramos que no que à durabilidade diz respeito esta é uma excelente quilometragem. Importante referir uma vez mais que estes pneus estão a ser avaliados no uso de uma BMW R1200RT que viaja maioritariamente com carga de bagagens e pendura. Numa mota mais leve podem durar mais e numa mais pesada durar menos.
Para o tipo de estradas percorrido na Noruega, de piso rugoso e em mau estado, com restos de sal e outros materiais utilizados em zonas de neve no Inverno, parabenizamos uma vez mais os Michelin Road 6 GT pela grande durabilidade na nossa mota.
Michelin Road 6 GT – Custo
Os Michelin Road 6 GT são pneus de gama premium dos quais se esperam altas performances que justifiquem o investimento. Consideramos que o custo de um pneu está directamente relacionado com a sua durabilidade média em condições de segurança. Um pneu de 150 Eur que só faz 7000km, é caro quando comparado com um de 200Eur que faz 16000km. Porque nos obriga a trocar mais vezes, com toda a despesa e incómodos inerentes. Como tal, consideramos que os Michelin Road 6 GT valem cada cêntimo.
Ainda no que ao preço diz respeito, é importante compreender que o mesmo modelo de Michelin Road 6 GT tem preços distintos em função da mota onde vão ser montados. Características das motas, das jantes e seus tamanhos, resultam em orçamentos diferentes. Pelo que recomendo que consulte o fornecedor habitual.
No nosso caso, e à semelhança do modelo anterior Michelin Road 5GT, estes pneus foram-nos fornecidos pela Michelin a quem agradecemos uma vez mais a confiança. Quando o João têm tempo e paciência, os nossos pneus são montados em casa. Caso contrário recorremos à nossa oficina de sempre: Pneutec Euromaster Leiria.


Michelin Road 6 GT – Conforto
Considerando o conforto, o pneu não apresenta ruídos e consegue filtrar muito bem as irregularidades da estrada sem perder a capacidade de dar um bom feedback na condução.
Conclusão
Os Michelin Road 6 GT são o último modelo da gama da Michelin, e superaram com distinção todos os desafios que encontraram ao longo de cerca dos milhares de quilómetros que percorreram connosco. Quando comparados com os Michelin Pilot Road 4GT, inúmeras vezes a nossa anterior aposta de sucesso, conseguimos concluir que melhoraram a performance e são agora os melhores pneus da marca. Não deixa de ser um duelo de titãs!
Com especial destaque para o desempenho nas condições ultrapassadas na Noruega. Um destino desafiante, ora entre chuva forte ora entre sol radioso, onde em cada quilómetro percorrido contámos com a segurança dos pneus que elegemos para a nossa mota de touring BMW R1200RT. Parabéns Michelin pelo modelo Road 6 GT.
