San Bernardino Pass – De mota nas melhores estradas dos Alpes Suíços
O San Bernardino Pass é uma das mais belas e panorâmicas estradas de montanha nos Alpes Suíços. Um percurso avassalador de cerca de 60 km, que une os grandiosos vales de Mesolcina na região de Bellinzona e Hinterrhein na região de Thusis. Entre eles, estão as montanhas onde nasce o Rio Reno e por lá inicia o seu longo e majestoso caminho até ao Mar do Norte.
Rota de origem romana, o San Bernardino Pass é eleito por muitos companheiros sobre duas rodas. Todos em busca de diversão pelas suas curvas irresistíveis, entre cenários alpinos deslumbrantes. Sem dúvida uma das melhores rotas entre a Suíça e a Itália.
Inserido no nosso grande roteiro de viagem de mota pelos Alpes, direccionado para percorrer intensivamente os mais fantásticos percursos alpinos, o San Bernardino Pass revelou-se à altura da escolha e merece entrar para a nossa categoria de melhores estradas percorridas.
O percurso pelo San Bernardino Pass
Num dia soalheiro e vindos de Sul, na aproximação a San Bernardino percorremos um dos mais belos vales na Suíça, o Valle Mesolcina.
Localizado a sul dos Alpes no cantão Suíço de Ticino, por lá a arquitectura é muito influenciada pela vizinha Itália. Uma rota que nos conduz através de pacatas aldeias alpinas antes de começar a alucinante e sinuosa subida por entre rochedos.



Por entre suaves subidas e a vila de San Bernardino
Antes de chegar à pequena vila de San Bernardino o percurso leva-nos a desfilar em duas rodas por uma estrada de loucas de sucessivas curvas e de pavimento suave por entre as alinhadas árvores alpinas. Os campos verdejantes estendem-se pelas planícies encantadas a nossos pés, por onde os animais se alimentam nos ricos campos de pastagens.
Castelos desertos recordam memórias de outros tempos testemunhando a importância estratégica do local durante a Idade Média. Percorremos a estrada por entre montanhas, outrora principal via de ligação comercial entre o norte e sul da Europa.



A subida inicia-se e o ambiente é incomparável. A caminho do topo do San Bernardino Pass, percorremos a estrada ampla e suave, de curvas bem marcadas e de maravilhosa condução.
O cenário natural que nos rodeia é soberbo, de rochas que espreitam por entre abundantes cascatas e riachos que por elas escorrem. Dançamos em duas rodas por entre a natureza selvagem e tranquila, numa das mais belas montanhas da região e dos Alpes Suíços.



No topo de San Bernardino Pass
Na chegada ao topo, surge o planalto coberto por um extenso lago gelado, que nos acompanha na chegada ao cume a 2066m de altitude.


A descida para Thusis não é menos emocionante, mas aquilo que a distingue é o que a torna desafiante. Conhecida por Via Mala (Estrada Má) desde os seus primórdios, o nome não foi eleito sem motivo, e nós fomos confirmar. A travessia não é a principal dificuldade, mas por outros tempos esta seria uma rota de passagem complicada pelo desfiladeiro do Rio Reno que corria a 300 m de profundidade.
Hoje em dia o percurso combina o cenário avassalador com o que de melhor a engenharia oferece: uma estrada de pavimento exemplar, que segue pela sinuosa rota entre túneis e viadutos. O seu antigo nome será apenas isso, uma lembrança do passado que nos agracia no presente e nas margens do Reno.



Dicas sobre o percurso
♦ Siga pela pequena estrada secundária. É a forma de percorrer a sinuosa estrada original em vez da travessia através do túnel da via rápida. O GPS facilmente o encaminha para o Túnel de San Bernardino caso não lhe dê indicações contrárias e aí perderá o melhor do percurso.
♦ A manutenção da estrada e qualidade do pavimento é exemplar. Ao contrário da vizinha Itália, pela Suíça é possível desfrutar da condução, com a certeza de que, na próxima curva as surpresas com o pavimento não surgem. Sempre com condução responsável, mas certos de que todos os dias alguém se preocupa em manter o bom estado do percurso.
♦ Se, como nós, segue uma rota a partir de Itália aproveite para almoçar/lanchar antes de cruzar a fronteira. Assim que entrar na Suíça o preço original das bebidas e comidas multiplica por 4.
♦ Ao contrário do esperado, o preço do combustível na Suíça é bastante inferior ao de Itália. Aproveite que circula entre fronteiras para abastecer onde melhor convém.
♦ Não perca outras estradas de montanha nos arredores de Andermatt. Está no centro dos melhores passos de montanha da Europa, será difícil eleger apenas um e o melhor é mesmo ir a todos! Como vizinhos de luxo por lá encontra:
- Splugen Pass
- Lukmanier Pass
- Oberalp Pass
- Nufenen Pass
- Gotthard Pass
- Furkapass, Grimselpass e Sustenpass

Quando ir
Como na maioria das estradas de montanha Suíças, também o San Bernardino Pass se encontra encerrado durante os períodos de neve no Inverno. Assim, sugere-se que programe a sua viagem para o Verão, quando os fortes nevões que cobrem as estradas, dão lugar aos dias maioritariamente secos e soalheiros que iluminam as montanhas apenas salpicadas de branco.
Para mais informações sobre os horários e aberturas desta e de outras passagens de alta montanha na Suíça, consulte tudo aqui.
Mais uma vez, um Excelente Roteiro de Viagem! Obrigado!
Mais um bocadinho dos Alpes. Obrigado José Morgado!
Pass de São bernardino conheço bem pois contribui para o seu alargamento durante seis anos dede 1992 até 1998 e finalmente em 2016 tive o enorme prazer de o percorrer na minha maquina.muito bonito e muitas curvas.
Muito bom de facto! eheh Contribuiu para um maravilhoso trabalho! Inesquecível! Felicidades.