Inaugurada a 02 de Maio de 2021, e aberta oficialmente ao público a partir de 03 de Maio de 2021, a Ponte Suspensa 516 Arouca é agora a rainha das atenções do Arouca Geopark.
Localizada em Arouca, no distrito de Aveiro, encontra-se com os famosos Passadiços do Paiva para fazer as maravilhas dos visitantes. Une a vila de Alvarenga a Canelas, prolonga-se por 516 metros de comprimento e quase 180 metros de altura acima do rio Paiva. Um colosso da engenharia portuguesa e uma obra de destaque internacional, pois além da ousadia da sua construção, é também agora a maior ponte pedonal suspensa do mundo. A travessia permite uma vista panorâmica avassaladora sobre as Gargantas do Paiva e Cascata das Aguieiras, ambos geossítios (locais de interesse geológico) incluídos no território do Arouca Geopark, que é Património Mundial da UNESCO.

Informações práticas para visitar a Ponte Suspensa 516 Arouca
É necessário adquirir um bilhete previamente
Existe um limite de carga diário a que a Ponte 516 Arouca pode estar sujeita. Como tal, e como forma de controlo de visitantes, é necessária uma reserva antecipada através do site 516 Arouca. Não é possível adquirir bilhetes no local. Consulte aqui os preços e mais informações. O bilhete de acesso à Ponte 516 Arouca inclui a ida e volta e a entrada nos Passadiços do Paiva.
Mapa de localização Ponte Suspensa 516 Arouca e Passadiços do Paiva
Abaixo partilhamos um mapa de localização de modo a fornecer uma ideia geral dos locais referidos e devidas informações práticas relevantes.
- O trilho pedestre pelos Passadiços do Paiva estão assinalados a verde neste mapa e seguem paralelos às margens do rio por cerca de 8 km.
- A sugestão de parque de estacionamento para as motas se a intenção for apenas fazer a travessia da ponte encontra-se a amarelo.
- A partir do centro da vila de Alvarenga é também possível alcançar a ponte através de uma curta caminhada pelas ruelas empedradas da aldeia e o percurso está assinalado a azul. (Caso opte por alojamento na vila)
Onde estacionar para a travessia da Ponte Suspensa 516 Arouca
♦Para a travessia da Ponte Suspensa 516 Arouca:
- O acesso a partir de Canelas (40°57’38.2″N; 8°10’31.3″W) é feito através de um pequeno percurso fora de estrada com estacionamento a uma curta distância da entrada da ponte. (Não aconselhado a inexperientes em off road)
- O acesso a partir de Alvarenga (40°57’59.2″N; 8°10’21.2″W) é possível estacionando facilmente (a mota) no final do percurso pavimentado e seguir por uma caminhada de cerca de 5 minutos até à entrada da ponte. (Se é uma visita rápida apenas para ida e volta à ponte)
♦Para a travessia da Ponte Suspensa 516 Arouca e os Passadiços do Paiva (incluído no mesmo bilhete):
Neste caso, recomendamos que seja destinado um dia inteiro para desfrutar ambos os percursos fora dos fatos de motociclistas e Alvarenga é a nossa sugestão para pernoitar. Elegendo um alojamento no centro da vila de Alvarenga é possível estacionar a mota, alcançar restaurantes a pé, trocar de equipamento e seguir por uma curta caminhada até à entrada da ponte que fará ligação com os Passadiços do Paiva, na outra margem.
Percurso não circular Ponte+ Passadiços
Se a passagem da Ponte incluir de seguida um percurso pedestre pelos Passadiços do Paiva, que perfazem 8km de extensão, saiba que é possível no final encontrar táxis e outras viaturas em serviço (jipes) que os levarão de regresso ao ponto de partida.
Dica adicional:
- Local ideal para iniciar a caminhada dos Passadiços do Paiva: Praia Fluvial de Espiunca.
Ver esta publicação no Instagram
Sugestão de roteiros de viagem de mota pela região:
Etapa anterior: Serras da Arada, Freita e São Macário
(Ponto de encontro de ambos os roteiros: A vila de Alvarenga e a Ponte Suspensa 516)
Etapa seguinte: Serra de Montemuro
Obrigado, uma vez mais, pelas vossas dicas, quer aqui no vosso blog, quer nos vários posts no Facebook.
Os Passadiços do Paiva e a ponte 516 Arouca vieram meter Arouca no mapa mas Arouca é muito mais do que isso. E no que se refere a roteiros de Mota (estrada e TT) há muito ainda por explorar. Neste blog já partilharam alguns bons exemplos e felicito-vos por isso. Em https://visitarouca.pt podem encontrar as diversas atrações de Arouca e alguns roteiros recomendados para a visita a este território classificado pela Unesco! Continuação de bom trabalho e fica o repto para continuarem a divulgar o território Arouca Geopark!