Informações práticas para visitar a Ponte Suspensa 516 Arouca, a maior do mundo!

Visitar a Ponte Suspensa 516 Arouca

Inaugurada a 02 de Maio de 2021, e aberta oficialmente ao público a partir de 03 de Maio de 2021, a Ponte Suspensa 516 Arouca é agora a rainha das atenções do Arouca Geopark.

Localizada em Arouca, no distrito de Aveiro, encontra-se com os famosos Passadiços do Paiva para fazer as maravilhas dos visitantes. Une a vila de Alvarenga a Canelas, prolonga-se por 516 metros de comprimento e quase 180 metros de altura acima do rio Paiva. Um colosso da engenharia portuguesa e uma obra de destaque internacional, pois além da ousadia da sua construção, é também agora a maior ponte pedonal suspensa do mundo. A travessia permite uma vista panorâmica avassaladora sobre as Gargantas do Paiva e Cascata das Aguieiras, ambos geossítios (locais de interesse geológico) incluídos no território do Arouca Geopark, que é Património Mundial da UNESCO.

Visitar a Ponte 516 Arouca
Ponte 516 Arouca, Arouca Geopark

Informações práticas para visitar a Ponte Suspensa 516 Arouca

É necessário adquirir um bilhete previamente

Existe um limite de carga diário a que a Ponte 516 Arouca pode estar sujeita. Como tal, e como forma de controlo de visitantes, é necessária uma reserva antecipada através do site 516 Arouca. Não é possível adquirir bilhetes no local. Consulte aqui os preços e mais informações. O bilhete de acesso à Ponte 516 Arouca inclui a ida e volta e a entrada nos Passadiços do Paiva.

Mapa de localização Ponte Suspensa 516 Arouca e Passadiços do Paiva

Abaixo partilhamos um mapa de localização de modo a fornecer uma ideia geral dos locais referidos e devidas informações práticas relevantes.

  • O trilho pedestre pelos Passadiços do Paiva estão assinalados a verde neste mapa e seguem paralelos às margens do rio por cerca de 8 km.
  • A sugestão de parque de estacionamento para as motas se a intenção for apenas fazer a travessia da ponte encontra-se a amarelo.
  • A partir do centro da vila de Alvarenga é também possível alcançar a ponte através de uma curta caminhada pelas ruelas empedradas da aldeia e o percurso está assinalado a azul. (Caso opte por alojamento na vila)

Onde estacionar para a travessia da Ponte Suspensa 516 Arouca

♦Para a travessia da Ponte Suspensa 516 Arouca:

  • O acesso a partir de Canelas (40°57’38.2″N; 8°10’31.3″W) é feito através de um pequeno percurso fora de estrada com estacionamento a uma curta distância da entrada da ponte. (Não aconselhado a inexperientes em off road)
  • O acesso a partir de Alvarenga (40°57’59.2″N; 8°10’21.2″W) é possível estacionando facilmente (a mota) no final do percurso pavimentado e seguir por uma caminhada de cerca de 5 minutos até à entrada da ponte. (Se é uma visita rápida apenas para ida e volta à ponte)

♦Para a travessia da Ponte Suspensa 516 Arouca e os Passadiços do Paiva (incluído no mesmo bilhete):

Neste caso, recomendamos que seja destinado um dia inteiro para desfrutar ambos os percursos fora dos fatos de motociclistas e Alvarenga é a nossa sugestão para pernoitar. Elegendo um alojamento no centro da vila de Alvarenga é possível estacionar a mota, alcançar restaurantes a pé, trocar de equipamento e seguir por uma curta caminhada até à entrada da ponte que fará ligação com os Passadiços do Paiva, na outra margem.

Percurso não circular Ponte+ Passadiços

Se a passagem da Ponte incluir de seguida um percurso pedestre pelos Passadiços do Paiva, que perfazem 8km de extensão, saiba que é possível no final encontrar táxis e outras viaturas em serviço (jipes) que os levarão de regresso ao ponto de partida.

Dica adicional: 

  • Local ideal para iniciar a caminhada dos Passadiços do Paiva: Praia Fluvial de Espiunca.

Sugestão de roteiros de viagem de mota pela região:

⬅️ Etapa anterior: Serras da Arada, Freita e São Macário

(Ponto de encontro de ambos os roteiros: A vila de Alvarenga e a Ponte Suspensa 516)

➡️ Etapa seguinte: Serra de Montemuro

 

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

One Reply to “Informações práticas para visitar a Ponte Suspensa 516 Arouca, a maior do mundo!”

  1. Joaquim Nicolau says: Responder

    Obrigado, uma vez mais, pelas vossas dicas, quer aqui no vosso blog, quer nos vários posts no Facebook.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: