Se dissermos que vivemos na Batalha, a muitos poucos quilómetros de Tomar, e nunca tínhamos parado para visitar o Aqueduto dos Pegões chamar-nos-iam, no mínimo, distraídos! A verdade é que os novos acessos à cidade templária e a busca por destinos mais além, fizeram-nos passar por Tomar vezes sem conta e só agora reparar na pequena placa que indica o acesso ao Aqueduto dos Pegões.
Sobre o Aqueduto dos Pegões
Sobre o vale da Ribeira dos Pegões, acompanhado por um pequeno troço de estrada que serpenteia por entre altos e esguios cedros bem ao estilo das paisagens da Toscana, em Itália, encontramos um dos maiores e mais imponentes aquedutos portugueses.
A construção que remonta a inícios do séc. XVI por ordem do rei D. Filipe I, teve como principal objectivo abastecer de água o monumental Convento de Cristo, situado a poucos quilómetros ao lado.
O Aqueduto dos Pegões estende-se por um comprimento total de cerca de 6 km e, no troço de maiores dimensões, atinge uma impressionante altura máxima de 30 metros. Feito de arcos e ogivas perfeitamente desenhadas e num estado de conservação exemplar, é uma obra da arquitectura portuguesa que deixa qualquer visitante boquiaberto.


Para os mais ousados, é possível percorrer a pé a maior parte do monumento na sua parte superior, através da pequena plataforma que acompanha o curso de água. Uma experiência vertiginosa em alturas consideráveis que requer alguns cuidados, tendo em conta que não possui barras de protecção. Não aconselhável para quem tem medo de alturas!

Voltámos para baixo para junto da nossa mota e percorremos sobre duas rodas a pequena estrada que atravessa os seus arcos de alturas impressionantes, até ao miradouro que nos apresenta no horizonte a sua silhueta monumental. Ao fundo, não muito distante, está o Convento de Cristo, um dos mais importantes monumentos do mundo, integrado na Rota Templária de Portugal.
Aqui um roteiro pela Rota Templária de Portugal, entre Tomar e Almourol


Mapa do Percurso para visitar o Aqueduto de Pegões
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Total de quilómetros do percurso : 3 km
Tempo mínimo sugerido: 1 hora (incluindo paragem para visita)
Informações práticas para visitar o Aqueduto de Pegões
Distância do centro da cidade de Tomar (Centro de Portugal): 4 km
Distância do Convento de Cristo: 3 km
Visita: Livre e gratuita
Melhor hora para visitar: Se poder conciliar um passeio pela região com a visita ao Aqueduto dos Pegões no final do dia, estará num local único para contemplar um majestoso pôr-do-sol num dia soalheiro.
⬅️ Roteiro sugerido para etapa anterior: Roteiro pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
➡️ Roteiro sugerido para etapa seguinte: Rota dos Templários entre Tomar e Almourol
Mais uma bandeirinha no google maps 😉👍
Obrigado. Fiz o percurso e adorei.
Obrigado pelo feedback Pedro! Boas curvas 😉