De mota por Montenegro

Bar montenegro

Viagem de mota por Montenegro

Montenegro. Uma viagem de mota ao mais recente país do mundo. Só no ano de 2006 conseguiu a sua independência da Sérvia.

É banhado pelo mar Adriático e faz fronteira com a Croácia, Bósnia Herzegovina, Albânia e Kosovo. Podgorica é a sua capital, mas Montenegro esconde algumas pérolas que até então permanecem pouco divulgadas.

O que não me parece que seja por muito tempo, tendo em conta que começa a fazer parte de inúmeros roteiros turísticos nos Balcãs. Inclusive como destino de paragem de vários cruzeiros pelo Mediterrâneo.

E vale mesmo a pena uma visita de mota ao país, não fosse a sua proximidade à Croácia a visita a Montenegro não seria para nós uma opção, o que seria uma injustiça!

O que visitar em Montenegro

Assim que entra no país vindo da Croácia percorre a estrada que o levará à Baía de Kotor (Boka Kotorska). Aqui entra num cenário de zonas montanhosas avassaladoras, que em tudo de assemelham aos fiordes, onde no seu sopé pequenas cidades medievais bem preservadas o fascinam.

A tranquilidade e beleza natural que o rodeiam vale cada quilómetro, até que a primeira cidade merece a sua paragem.

kotor montenegro
Baía de Kotor, Estrada panorâmica Dubrovnik,Croatia – Kotor,Montenegro
kotor montenegro
Baía de Kotor, Estrada panorâmica

Kotor

Kotor, uma das cidades mais bonitas do país, cuja sua baía foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO destaca-se pelo seu cenário e pela sua cidade antiga.

Desenvolve-se entre muralhas erguidas durante o século XV, para protecção dos ataques do Império Otomano. Depois da sua construção sofreu já alguns terramotos. Mas apesar dos danos arquitectónicos inevitáveis, a cidade tem praças encantadoras e com vários edifícios de arquitectura medieval restaurada ou bem preservada.

Já pertenceu a diversos povos, mas o domínio veneziano durante quase 400 anos deixou a sua herança por toda a parte.

kotor montenegro
Catedral Românica de St. Tryphon construída em 1166. Kotor Old Town
montenegro kotor
Igreja St. Nicholas na praça de St. Luke. Kotor Old Town
kotor montenegro
Igreja de St Luke na praça de St Lukes. Kotor Old Town
kotor montenegro
Entrada arqueada na Fortaleza de Kotor
kotor montenegro
Pelas estreitas ruas de pedra da cidade velha de Kotor

Para uma visão panorâmica de toda a área, a subida à fortaleza de St Ivan é tentadora, no entanto conte mais de 1300 degraus até lá chegar.

kotor montenegro
Entrada na cidade velha de Kotor, com vista da fortaleza na montanha

No topo, surge a recompensa e o conjunto da povoação, das montanhas e do braço de mar completam um quadro perfeito num dia soalheiro.

Fora das muralhas encontra a Baía de Kotor, onde os enormes navios de cruzeiros estacionam no seu porto e a sua água límpida e reluzente apela a um banho durante o período de Verão.

Neste cenário de tranquilidade, surgem pequenas vilas ao longo do horizonte, uma delas é Perast, e duas pequenas ilhas chamam a atenção: Ilha de São Jorge onde encontra um mosteiro cuja visita não é permitida, e a Ilha da Pedra com a igreja de Nossa Senhora do Lago.

Kotor Serpentine 

Caso a subida à fortaleza não lhe esteja a apetecer, não fique sem perder as vistas sobre a baía a partir da montanha.

Retire a mota do parque junto à entrada de Kotor e leve-a a ver as vistas! Muito pouco divulgada a Kotor Serpentine surge, honrando o seu nome, numa estrada pouco evidenciada nos mapas. No entanto, dada a sua forma zigue-zague, pareceu-nos apetecível percorrê-la.

Dando início a uma subida vertiginosa a partir de Kotor rumo ás montanhas, Kotor Serpentine é uma estreita estrada de montanha.

A grande altitude, de condições  de pavimento duvidosas exigindo condução cuidadosa, Kotor Serpentine oferece vistas formidáveis para o horizonte da baía de Kotor.

Kotor Serpentine
Kotor Serpentine
kotor montenegro
A vista da Baía de Kotor a partir da estrada Kotor Serpentine
 Kotor Serpentine
A vista da Baía de Kotor e Budva a partir da estrada Kotor Serpentine

Lovćen National Park

Neste parque natural de Montenegro, as rochas e detritos de cor esbranquiçada, moldam a montanha que se atravessa por estradas minúsculas.

Encontra um ambiente de tranquilidade rodeado pela vegetação de cores dramáticas, num dia em que o sol espreita apenas de vez em quando.

montenegro
Chegada ao topo da Kotor Serpentine e entrada no Parque Nacional de Lovcen
montenegro Lovcen National Park
Lovcen National Park
montenegro
Estrada no Lovcen National Park, com vista para o Niegosh Mausoleum

Neste parque natural encontra montanhas que se destacam em dois picos : Štirovnik  a 1749 m de altitude e Jezerski a 1657m, a menos de 30km da costa do adriático.

Deles tem um panorama arrebatador de todo o horizonte: o mar Adriático e a Baía de Kotor a oeste, o Durmitor National Park a norte e o Lago Skadarsko a sudoeste.

No pico Jezerski encontra o Niegosh Mausoleum, uma das atracções a visitar em Montenegro.

montenegro
Niegosh Mausoleum em Lovcen National Park
montenegro
Lovcen National Park e Kotor Serpentine

Lago Skadarsko

Um desvio a um dos maiores lagos do sul da Europa com cerca de 400km2, o Lago Skadarsko é um ponto alto de Montenegro.

Aqui encontra o lago que é metade de Montenegro e metade da Albânia, o país vizinho.

Numa das suas margens, Virpazar uma pitoresca aldeia onde se situa o centro de interpretação do lago, merece uma paragem para um almoço, nas inúmeras tasquinhas de aldeia por lá montadas e onde um passeio de barco pelo lago é possível.

montenegro
Lago Skadarsko fronteira Montenegro/Albânia
Montenegro
Lago Skadarsko
montenegro lake
Virpazar, Lago Skadarsko. Montenegro

Sveti Stefan

De regresso à zona costeira e a caminho da próxima cidade medieval Budva, a estrada panorâmica oferece-nos paisagens surpreendentes. E dela conseguimos vislumbrar Sveti Stefan, a pequena e majestosa ilha no Adriático.

Sveti Stefan abrigava um antigo forte de defesa contra os ataques turcos durante o século XV que hoje em dia foi reabilitado por uma cadeia de hotéis de luxo e é uma ilha privada.

A sua alma foi mantida e todas as casas medievais que dele faziam parte foram restauradas respeitando a sua arquitectura original.

Budva é o destino de praia mais conhecido de Montenegro, no entanto os seus edifícios e ruas de aspecto sujo e duvidoso deixam algo a desejar. A passagem por Sveti Stefan é uma lufada de ar fresco e nela encontra sem dúvida alguma a melhor praia do país!

Pela sua limpeza, tranquilidade, arredores e águas de cor clara que nos chamam para um mergulho no adriático.

montenegro
Sveti Stefan. O destino de praia mais belo de Montenegro

Algumas Informações sobre Montenegro

Apesar de a sua moeda ser o Euro, Montenegro não é um país membro da União Europeia e para entrada são necessários alguns documentos.

Chegados à fronteira é necessário sair da mota, tirar os capacetes, apresentar um passaporte válido, documentos da mota e seguro com extensão territorial específica para Montenegro.

A nossa passagem por Montenegro foi continuação de uma viagem de mota pela Croácia e por isso o contraste cultural é notório.

Apesar da sua imensa beleza natural e património que não deve perder, os padrões de simpatia, limpeza e de povo acolhedor são mais baixos. Deve ter isso em conta se permanecer no país mais do que um dia.

Recomenda-se a escolha de um bom hotel que lhe garanta parque de estacionamento fechado e seguro para a mota, pois com o cair da noite fica-se com uma sensação de possível insegurança para estacionar uma mota na rua.

A nossa escolha para pernoitar foi Budva. No entanto recomendamos que escolha Kotor caso o interesse seja visitar património e percorrer estradas panorâmicas, ou Sveti Stefan caso o seu interesse seja fazer praia de qualidade e percorrer estradas panorâmicas.

De qualquer forma a sua proximidade não impede de fazer tudo na mesma visita!

Ferry Montenegro – Itália

Montenegro foi o destino final da nossa viagem pelo Adriático e por isso optamos por voltar a Itália a partir da travessia de ferry do seu porto na cidade de Bar.

Outra opção de regresso a Itália é o ferry que atravessa o Adriático a partir de Dubrovnik. No entanto é um percurso bastante solicitado e sem disponibilidade nas datas necessárias. Recomenda-se que garante o seu lugar com bastante antecedência.

montenegro lines
Porto de Bar, Montenegro Lines. Travessia Bar- Bari (Itália).
Montenegro Lines
Entrada no ferry Montenegro Lines
Montenegro Lines
Porão do ferry Montenegro Lines

Devo confessar que foi a pior decisão de todos os tempos, mas que hoje nos proporciona muitas risadas ao contá-la!

É uma travessia estrategicamente bem colocada, pois permite-nos numa noite chegar à costa italiana. No entanto, dormir é impossível!

Caso opte por esta viagem, conforme-se que as cabines não passam nos standards de higiene europeus! Estará a bordo de um barco originalmente nórdico, que já se reformou das suas travessias do Báltico há 30 anos.

Depois disso Montenegro decidiu comprá-lo (ou aproveitá-lo da sucata não se sabe) para fazer as travessias do Adriático na sua velhice.

montenegro bar bari
Chegada a Itália, porto de Bari.

Para informação mais detalhada acerca do roteiro da nossa viagem pelos Balcãs, consulte a nossa página:

One Reply to “De mota por Montenegro”

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: