St Gotthard Pass, Suíça

Gothard Pass

De mota por St Gothard Pass

Gotthard Pass. A viajar de mota de Andermatt no cantão de Uri para a sul em direcção à Itália, entra no cantão do Ticino através da histórica passagem de montanha St Gotthard Pass.

Situada a 2091m de altitude, actualmente esta travessia oferece duas estradas, uma moderna e outra antiga. Cada uma com sua beleza, proporcionam uma travessia memorável desta região de montanha, pelo que se recomenda que percorra ambas!

Existe também um túnel rodoviário originário do túnel ferroviário que em 1882 foi construído. Mas quem opta pela passagem no túnel, perde o essencial e o mais bonito: a travessia pelo desfiladeiro de Schöllen e pelo vale de Urseren.

Com o bocadinho de sorte, encontra ainda pelo caminho as famosas carruagens que ainda hoje fazem esse percurso e deliciam com uma retrospectiva ao século XIX, onde as famosas diligências de St Gotthard circulavam diariamente.

Gotthard Pass
Diligências de St Gotthard activas no século XIX.

St Gotthard Estrada Antiga

A partir da estrada antiga, uma viagem sobre a calçada de Tremola não se pode perder. Sugere-se que percorra todos os zigue-zagues vertiginosos do mais longo monumento histórico da Suiça. Uma estrada para uma condução mais cuidadosa tendo em conta o seu piso à moda antiga, mas que vale cada quilómetro e cada curva!

Durante cerca de 12km, aprecie as paisagens de tirar o fôlego numa estrada à moda antiga que hoje em dia faz as delícias de motards e de quem mais lá passe.

Gotthard pass
A partir da calçada de Tremola, vista panorâmica da nova passagem de St Gotthard no topo.
St. Gotthard Pass
St. Gotthard Pass
St. Gotthard Pass
St Gotthard Pass e a ponte sobre o rio que o acompanha.

E distraído com tanta coisa a absorver, deixa a parte alemã da Suíça, para entrar na italiana . Airolo por lá se encontra, com os seus edifícios e cores típicos de uma vila nos alpes suíços.

St. Gotthard Pass
Pitoresca vila de Airolo, Suíça

St Gotthard Estrada Nova

Sugere-se que na chegada a Airolo pela estrada antiga,regresse a Andermatt pela nova estrada, para uma distinta e igualmente fascinante perspectiva do percurso anterior. Aí a travessia é feita percorrendo grandes obras de engenharia em alta montanha, com estradas largas e de bom pavimento.

Gotthard Pass
Gotthard Pass, através da nova estrada. Airolo-Andermatt. Suiça
St Gotthard Pass
St Gotthard Pass subida e entrada no túnel.
St Gotthard Pass
St Gotthard Pass Túnel

Se o regresso a Andermatt não lhe for possível não se preocupe, pois pode continuar a diversão rumo a outras passagens de montanha alpinas. Podemos já adiantar que na vizinhança encontra a poucos quilómetros a de Nufenen.

Para mais informação sobre elas consulte os nossos artigos:

One Reply to “St Gotthard Pass, Suíça”

  1. Excelente! Obrigado pela Partilha!

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: