Oberalppass, Suíça

Oberalppass at the top

De mota por Oberalppass

Oberalppass. Assim como todos os caminhos vão dar a Roma, a maioria das passagens de alta montanha Suíças vão dar a Andermatt! O Oberalppass ou Cuolm D’Ursera, não é excepção e a 2046m acima do nível do mar, percorrer de mota a estrada entre Andermatt e Tujetsch é um prazer!

Para um circuito de mota pela região dos Alpes, Oberalppass é outra das estradas de montanha eleitas e que não pode perder! É por estas montanhas que a nascente do rio Reno encontra o seu longo caminho. Flui de sul para norte atravessando vários países da Europa até desaguar no Mar do Norte. E que belo local que escolheu para nascer!

Também neste local é frequente a passagem de muitas motas. Vindas de todos os cantos do mundo para gratuitamente percorrer cada quilómetro de mais uma estrada de excelente qualidade! E como bónus inserida numa rota panorâmica deslumbrante.

A estrada de Oberalp, acompanha a histórica e panorâmica linha férrea do Matterhorn-Gotthard. E quando durante o passeio vislumbra ao longe o comboio que se aproxima, é de repente transportado para um país de contos de fadas.  O cenário é perfeito, a natureza criou a montanha e o homem a estrada, e enquadrar-se de mota por esta região é um privilégio!

oberalpass
Oberalppass, a harmonia entre a estrada e as montanhas.
oberalppass suíça
Em Oberalppass a apreciar a passagem de muitos companheiros motard’s!
Oberalppass suíça
Oberalppass a caminho de Andermatt.
Linha comboio em Oberalppass
Linha Matterhorn – Gotthard em Oberalppass

A descida até Andermatt é feita através de curvas serpenteantes onde as boas condições do pavimento permitem desfrutar da condução e da paisagem envolvente. O verde é a cor dominante, e num dia em que o sol dá o ar de sua graça, o azul completa o quadro perfeito. Mais quilómetros de estrada houvessem!

oberalppass
Chegada a Andermatt através de Oberalppass

Andermatt

Digamos também que Andermatt é um excelente destino para terminar uma viagem de mota. Não só pela sua localização privilegiada entre as montanhas com várias estradas alpinas panorâmicas, como por se tratar de uma pacata vila inserida num vale típicamente Suíço.

As suas pitorescas casas tradicionais e pequenas igrejas de torres altas assim a distinguem. Neste local encontra alguns alojamentos e restaurantes para todos os tipos de requisitos. É o local ideal para pernoitar aguardando um novo dia de rotas panorâmicas nos seus arredores.

Quando ir

Como é comum em estradas de montanha a grandes altitudes, durante o período de Inverno encontram-se fechadas devido à neve. Assim, a altura ideal para ir enquadra-se entre os meses de Maio a Setembro.

Aqui termina esta passagem de montanha, mas para outras na região de Andermatt recomendamos a leitura dos nossos artigos:

2 Replies to “Oberalppass, Suíça”

  1. Excelente! Obrigado pela Partilha!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Muito obrigado pela opinião e boas curvas!

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: