Grossglockner High Alpine Road, Áustria

de mota por Grossglockner estrada de montanha alpina

De mota por Grossglockner

Grossglockner High Alpine Road. Se está a programar uma viagem de mota pelo coração dos Alpes, esta é uma estrada de alta montanha a incluir no seu percurso! Se não sabe bem que rumo tomar, eis a proposta para conhecer na bela Áustria, uma estrada eleita internacionalmente como top para percorrer de mota.

A majestosa montanha de Grossglockner separa a região da Caríntia e do Tirol. Por ela serpenteia a estrada que se enquadra na paisagem em perfeita harmonia, como se de obra da natureza se tratasse.

Durante os 50 km que unem Bruck a Heiligenblut percorre a mais alta estrada alpina austríaca, em cenários panorâmicos deslumbrantes.

A vertiginosa subida de Grossglockner permite-lhe o prazer de uma condução descontraída em torno da natureza e suas montanhas de picos nevados.

E mesmo com as curvas que não poderiam faltar, esta ampla estrada distingue-se pela qualidade do pavimento que lhe permite que desfrute também, do cenário que o envolve!

Grossglockner de moto pela áustria
Grossglockner passagem de montanha alpina. Áustria

Direcções a partir de Bruck

Vindos de norte da região de Salzburgo e do vale alpino aos pés de Grossglockner, a saída de Bruck é feita com a emoção da expectativa de mais uma passagem de montanha de eleição.

Aquela que é divulgada sempre que de estradas dos tops se falam, inicia-se depois da passagem de uma portagem que seria uma simpática construção de madeira, não fosse o seu objectivo.

Cerca de 25 Eur é o preço a pagar para dela desfrutar e ainda ”oferecem” um autocolante catita para colocar na mota. Mas o ouro é merecido! Merece a natureza e merece a estrada que tornam única esta rota panorâmica.

Grossglockner portagem. melhores estradas para andar de mota
Portagem em Bruck para a estrada alpina de Grossglockner. Áustria
Grossglockner de mota pela austria
Subida de Grossglockner a partir de Bruck

Motas, muitas motas encontra por este parque de diversões ao ar livre. A travessia é um desafio vertiginoso, por uma estrada com vista para glaciares, lagos, florestas de abeto e cumes nevados de imponentes altitudes.

Pequenos povoados por lá se encontram, e uma paragem para contemplar tudo o que rodeia é possível num dos primeiros patamares com direito a café.

Curvas em zigue zague mas que permitem dar largas à condução, assim é a estrada que honra o nome da montanha que lhe ofereceu o ar majestoso, Grossglockner.

Grossglockner de mota
Pequeno café na subidade Grossglockner. Áustria

A subida continua e o dia é soalheiro. Oferece-nos o céu azul e seu toque divinal a tudo o que observa pelo horizonte. A estrada é relaxante, boa condução e no ar paira o perfume da montanha. Como se ao encontro das nuvens caminhasse, está a entrar em pleno no coração dos Alpes Austríacos e o cenário é grandioso.

Grossglockner de mota pelos alpes
Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria
de mota por Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria
Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria
de mota por Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria
Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria

Grossglockner no topo da estrada

A chegada ao topo oferece a perspectiva da subida que acabou de realizar, e a expectativa da descida que em nada lhe fica atrás. Sobre a crista da montanha, repousa o centro de interpretações com todas as informações para os visitantes.

Para nós, tudo o que queríamos saber estava no mapa do percurso que previamente consultámos, e a para a descida com entusiamo se prosseguiu.

Grossglockner no topo da estrada de montanha alpina Áustria
Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria
Grossglockner no topo da estrada de montanha alpina Áustria de mota pelos alpes
Grossglockner no topo da estrada de montanha alpina Áustria
viagem de mota com passagem por Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria
Grossglockner estrada de montanha alpina Áustria

Heiligenblut é a pitoresca aldeia alpina que se instalou no vale entre as montanhas de Grossglockner. Típicas casas de madeira , de varandas floridas, rodeiam uma igreja de elegantes e altas torres. Por aqui encontra um belo e pacato local para pernoitar.

Alguns alojamentos locais, reembolsam o valor pago na portagem inicial como bónus pela escolha e incentivo a ficar! Não precisam de tanto esforço.

Para todos os preços e opções, a localização privilegiada é suficiente para convencer qualquer um, assim se encaixe no percurso!

O site de reservas Booking.com facilita a pesquisa e permite reservar inúmeros alojamentos antecipadamente, normalmente com flexibilidade para cancelar em caso de imprevisto.

De mota pelos Alpes
Grossglockner estrada de montanha alpina. De mota pelos Alpes.

Quando ir

Pelo nosso belo Portugal, o período de Inverno permite sempre alguns dias para um passeio de mota. Privilégio que pelas estradas alpinas não se verifica.

As baixas temperaturas e épocas de neve impossibilitam a circulação por estas estradas pelo que, como muitas outras a grande altitude, se encontram fechadas nesta época.

Reabrem no Verão com todas as condições de segurança reunidas, normalmente a partir do início de Maio até início de Novembro.

Por Heiligenblut termina mais uma rota panorâmica a não perder numa viagem de mota pelos Alpes. Para descobrir outras mais, consulte os nossos artigos:

2 Replies to “Grossglockner High Alpine Road, Áustria”

  1. Mais uma vez, Muito Bom!! Obrigado por nos darem ideias tão interessantes!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado pelo seu comentário José Morgado! É sempre bom saber que gosta dos nossos artigos! Esta é uma das estradas que mais gostamos de fazer e que recomendamos muito a todos. Boa semana e boas curvas! 🙂

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: