Parque Nacional dos Lagos Plitvice – Croácia

Plitvice Croácia

ROTEIRO DE 1 DIA NO PARQUE NACIONAL DOS LAGOS PLITVICE

Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Inseridos no fantástico país que é a Croácia, este parque natural é sem dúvida um dos seus lugares mais fascinantes. Um local na terra digno de ser visitado e difícil de comparar.

A nossa visita a este local foi um ponto de paragem de duas noites durante a nossa viagem de mota pela Croácia, porta de entrada nos Balcãs.

Local por nós desconhecido e não muito divulgado, não foi necessária muita ponderação para abdicar de alguns quilómetros da estrada costeira, para fazer um desvio aos lagos que prometiam paisagens de conto de fadas!

E em nada falharam as expectativas! Não só o desvio ao interior da Croácia vale cada quilómetro, com rotas panorâmicas de igual beleza, como a chegada ao parque natural nos faz sonhar só de ver ao longe as suas águas verde esmeralda!

Pequenas cascatas na entrada dos Lagos Plitvice. Croácia
Estrada panorâmica até ao interior da Croácia, região Lagos Plitvice.
Plitvice Croácia
Lagos Plitvice e as suas águas verde esmeralda que espreitam entre a vegetação intensa.

Depois de alguns quilómetros por algumas longas planícies, onde tudo em redor é verde e maravilhoso, a chegada à região dos lagos transporta-nos de repente para uma zona de montanha.

Com estradas curvilíneas em descidas desafiantes, os lagos encontram-se escondidos pela intensa vegetação.

Duas noites neste local foi o escolhido, para que durante um dia inteiro não houvesse preocupações com as viagens de mota. Este foi o dia do descanso da guerreira!

Intensa vegetação no Parque Natural Lagos Plitvice
Intensa vegetação no Parque Natural Lagos Plitvice

Lagos Plitvice 

Património Mundial da Unesco pela sua beleza e importância ecológica, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um paraíso na Croácia.

Representa uma área nos Balcãs com grande valor natural, inclui um dos ecossistemas mais bem preservados do mundo. Composto por 16 lagos (lagos superiores e lagos inferiores) ligados por magníficas cascatas e quedas de água com cores fabulosas!

Lagos Plitvice verde esmeralda.
Lagos Plitvice.
Lagos Plitvice Croácia
Pequenas cascatas na entrada dos Lagos Plitvice. Croácia
Pequenas cascatas na entrada dos Lagos Plitvice. Croácia
Lagos Plitvice. Croácia

Inserido numa região calcária do tipo cársico, a abundante circulação de águas superficiais e subterrâneas por este tipo de rocha, modelou o seu relevo e atribuiu a este parque natural as características que lhe permitem uma flora e fauna diversificada.

Os intermináveis lagos que dele fazem parte adquirem belas sequências de cores, de quase todos os tons de azul passando ao verde esmeralda. Nele encontramos inúmeras e belas sequências de cascatas de altura variável, sendo a mais alta de 74m.

cascatas dos Lagos Plitvice. Croácia
Cascata Lagos Plitvice
Lagos Plitvice
Lagos Plitvice verde esmeralda.

De modo a poderem ser facilmente visitados, foram colocados passadiços de madeira ao longo dos lagos, que permitem um percurso fascinante durante uma caminhada máxima de quase 8 km.

Lagos Plitvice verde esmeralda.
Passadiços de madeira em redor dos Lagos Plitvice

A visita aos lagos é possível em menores distâncias caso não tenha interesse em percorrer na totalidade o seu percurso.

Existem duas portas de entrada no parque, e em cada uma delas é possível atravessar os lagos nos barcos disponíveis para o efeito. Assim como atalhar os percursos conforme quiser.

Algumas informações sobre o Parque Natural dos Lagos Plitvice

Entrada no Parque

Para a chegada de mota ao parque, aguarda-o um parque de estacionamento privado e vedado no parque para visitantes. Pode gratuitamente estacionar a mota e usufruir do percurso pedestre tranquilo, pois durante todo o dia o parque é vigiado.

Caso chegue muito cedo (nosso caso), vai encontrar o parque de estacionamento vazio. Esclareça com os seguranças, qual o local para estacionar a mota (que não está identificado). Pois durante o dia o parque vai ser local de grandes manobras com autocarros de excursões que entram e saem a toda a hora. Portanto não deve querer estacionar na zona deles!

O preço de entrada no parque ronda os 15 Eur (110 Kn) por pessoa. Inclui a visita a todo o parque e transportes de barco e comboio entre vários locais, caso não pretenda completar todo o percurso a pé.

Bilhetes de entrada no parque plitvice
Bilhetes de entrada no parque.

 

Quando ir

A nossa viagem foi realizada durante a Primavera e apesar de durante o nosso percurso no parque o sol ter espreitado, o dia era chuvoso e de baixas temperaturas, especialmente no período da noite.

Durante a noite nevou e para deslocações de mota de manhã cedo foi necessária alguma precaução por causa do gelo nas estradas.

Mas nada de impeditivo ou perigoso e é também verdade que durante o mês de Maio isto é uma situação atípica.

Lagos Plitvice
Amanhecer depois de uma noite de neve. Lagos Plitvice

Recomenda-se assim a visita durante os meses de Maio e Junho ou Setembro e Outubro. Os meses de Julho e Agosto, além das temperaturas extremas que tornam pouco aprazíveis grandes caminhadas, são o pico de visitas e excursões que quebram a tranquilidade do local e proporcionam grandes filas de espera.

lagos plitvice
Plitvicka Jezera. Baixas temperaturas durante uma noite de Maio.

Onde ficar

Existem alojamentos na entrada no parque. No entanto dado o preço pouco apelativo e qualidade mediana escolhemos os arredores para pernoitar. A melhor relação qualidade – preço, os alojamentos oferecem também geralmente, boa opção para refeições.

A cerca de 10km da entrada do parque encontra algumas opções de alojamento, em vilas simpáticas e com restaurantes e supermercados nos arredores.

Para mais informações acerca do Parque Nacional dos Lagos Plitvice estaremos disponíveis para ajudar e deixamos também a página oficial do local.

http://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/

Para mais informações acerca do nosso percurso de mota pela Croácia consulte os nossos artigos:

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: