A Córsega numa viagem de mota à ilha da beleza selvagem

De mota pela Córsega

De mota pela Córsega. Enquadrada no roteiro de uma viagem de mota pela Córsega e Sardenha, eis a ilha sob o domínio da França, mas pouco francesa!

Situada a norte da ilha Sardenha, quase ligadas pelo estreito de Bonifácio, é uma das maiores Mediterrâneo. Por lá nasceu Napoleão Bonaparte e visitá-la de mota é altamente aconselhável! Quatro regiões dela fazem parte, Bonifácio e o Sul, Ajaccio e a Costa Oeste, Corte e o Interior, e Bastia e o Norte.

O nosso roteiro não incluiu a passagem pela região norte e o famoso Cape Corse. Não por nos termos esquecido dele, apenas por impossibilidade de o colocar nos nossos planos! Se calhar foi a nossa subtil maneira de arranjar uma desculpa para lá voltar e concluir a tarefa! Muito conveniente digamos!

De mota pela Córsega
De mota pela Córsega. Em Col de Verde

Sobre a Córsega

A Córsega é uma ilha de beleza selvagem, de gentes de forte personalidade, que recusam ser franceses ou italianos, e dizem orgulhosamente ser Corsos!

Reza a lenda, que a sua enigmática bandeira, ilustra a cabeça do derrotado chefe dos Mouros numa das suas disputas de território com os Corsos.

Para nós tudo bem, o que interessa mesmo, são as suas estradas fantásticas para percorrer de mota e  que, hoje em dia, por lá ninguém nos corta a cabeça!

de mota pela corsega bandeira da ilha
Bandeira da Ilha Córsega

Uma ilha de altas montanhas em pleno mar, muitas vezes de picos nevados, de densas e fabulosas florestas que as preenchem, recortadas pelas estreitas e sinuosas estradas que as percorrem.

Por elas isolados vilarejos as encantam, carregados de história e séculos de tradições, por onde há sempre uma mota estacionada.

No ar, o perfume dos pinheiros e flores silvestres. Muitas laranjeiras, oliveiras, e medronheiros por entre os densos maquís (vegetação típica do mediterrâneo) embelezam um território abençoado pelos dias soalheiros que lhe foram concedidos.

Junto ao mar, a luz reflecte nos claros blocos de granito, em torno de encantadoras baías de águas azul turquesa e extensas praias de areia branca se encontram. Sempre com uma bela estrada a acompanhar o paradisíaco percurso.

de mota pela corsega palombaggia
Praia de Palombaggia no sul da Córsega.

Melhores estradas e locais a não perder na ilha Córsega

Os col’s são as estradas que procura e que na Córsega encontra em várias rotas panorâmicas multifacetadas. Da histórica Col de Vergio que o conduz até a costa, à rota património da UNESCO nos Calanques de Piana que nela se elevam. Da Col de Sorba no coração da ilha às falésias estratificadas no estreito de Bonifácio,  o entretenimento é garantido!

Por entre as melhores estradas a percorrer de mota, às praias paradisíacas do Sul, pelas cidades cheias de história a cada esquina, eis a eleição de locais a inserir num roteiro de mota pela Córsega.

Col de Bavella, Col de Verde e Col de Sorba – Melhores Estradas da Córsega

A grande altitude e nem sempre de fácil acesso, rumo ao interior selvagem da ilha por entre bosques deslumbrantes, está no caminho de descoberta da alma da Córsega.

Col de Bavella, Col de Verde e Col de Sorba representam três das estradas panorâmicas e curvilíneas que o guiam pela imensidão da beleza natural da ilha. Mais detalhes sobre elas podem aqui ser consultados.

de mota pela corsega
Pelo interior da Córsega em Col de Sorba

Col de Vergio – Melhores Estradas da Córsega

Pela Col de Vergio e famosa estrada D84, percorre uma das estradas englobadas nos top’s das mais perigosas da Europa. Sobe uma das montanhas mais deslumbrantes da Córsega, e também a que se encontra a maior altitude. Para todas as informações eis o artigo de Col de Vergio.

nas estradas mais perigosas da europa, de mota na córsega pela col de vergio
Pela Col de Vergio, histórica rota de montanha na Córsega

Calanques de Piana – Melhores Estradas da Córsega

Como se um fiorde pelo Mediterrâneo percorresse, surgem na costa oeste da Córsega os Calanques de Piana, em torno da fabulosa baía de Porto.

Entre rochas graníticas maravilhosamente esculpidas e empoleiradas, de cor dourada a rosada, sempre com o Mediterrâneo a espreitar em tons de azul, é assim o percurso entre Porto e Piana.

Um dos mais belos locais do mundo, a UNESCO assim o definiu, e durante cerca de 30 km um passeio de mota pelas sinuosas estradas, contornam a área classificada como Património Mundial.

Uma estrada estreita mas com um cenário envolvente fabuloso, a grande altitude e sempre com o mar a seus pés. Um local que representa um percurso obrigatório numa viagem de mota pela Córsega.

Pelos Calanques de Piana. Córsega
Pelos Calanques de Piana e a vista para a Baía de Porto. Córsega
de mota Pelos Calanques de Piana. Córsega
Pelos Calanques de Piana. Córsega
Pelos Calanques de Piana. de mota pela Córsega
Pelos Calanques de Piana. Córsega

As praias paradisíacas do sul da Córsega

Palombaggia e Santa Giullia. As paradisíacas praias mais famosas da Córsega e eleitas entre algumas das melhores da Europa. Numa viagem de mota pela ilha, estes são os locais ideais para descansar e enquadrar uns dias de praia no seu percurso.

Nós assim o fizemos e 2 noites foi o tempo escolhido para desfrutar dos seus extensos areais e mar de águas azul turquesa. Booking.com facilitou a procura e a reserva.

O local de pernoita foi a praia de Santa Giullia onde inúmeras opções de alojamento à beira mar estão disponíveis. A escolha recaiu sobre um condomínio de apartamentos com o mesmo nome da praia, que proporcionou parque privado e fechado para a mota, assim como o mar a uma curta caminhada.

de mota no parque por Praia de Santa Giullia. Porto Vecchio Córsega
Praia de Santa Giullia. Porto Vecchio Córsega
de mota por col de verde ilha corsega
Palombaggia. Porto Vecchio Córsega

As cidades que não pode perder

Bonifácio e suas falésias estratificadas

Pequena cidadela localizada no promontório de uma imponente falésia, Bonifácio é a mais bela cidade da Córsega. Instalada em local privilegiado, com o horizonte inspirador em seu redor, dela vislumbra ao longe a vizinha Sardenha. O Estreito de Bonifácio é o mar cristalino e  reluzente que as separa.

Cidade fortificada, em cima de grandiosas falésias de rochas estratificadas de cor clara, em cada esquina respira história. Merece que estacione no parque destinado às motas, sempre bem localizado, e visite as suas pitorescas ruas e monumentos.

Bonifácio e suas imponentes falésias estratificadas de mota pela córsega
Bonifácio e suas falésias estratificadas
de mota pela corsega Bonifácio e suas falésias estratificadas
Bonifácio e suas falésias estratificadas
Pelas ruas de Bonifácio. De mota pela Córsega
Igreja de St Marie Majeure Bonifácio
Pelas ruas de Bonifácio. De mota pela Córsega
Igreja de S. João Baptista. Bonifácio

Ajaccio, terra de Napoleão Bonaparte

Ajaccio é a capital e maior cidade da Córsega e local de paragem de inúmeros navios.Foi esta a cidade escolhida para terminar a nossa viagem de mota pela Córsega.

Antes de embarcar no ferry com Marselha como destino, um passeio pela cidade berço do célebre líder Napoleão Bonaparte, é um desfile entre monumentos. Vários edifícios, praças, estátuas e museus se encontram em sua homenagem. Nascido durante o Séc. XVIII, Maison Bonaparte, a sua casa ancestral, é agora um museu que lhe permite uma visita pelo seu mundo.

Um passeio a pé pelas ruas da cidade, encaminham-no para a a antiga cidade genovesa com os edifícios característicos em tons amarelados.

De mota pela Córsega. Cidade de Ajaccio
De mota pela Córsega. Cidade de Ajaccio

Cidade rodeada de mar, todos os caminhos vão dar à sua fortaleza, que ao contrário de muitas pelo mundo, ainda hoje é utilizada para fins militares. A sua visita não é por isso possível, resta-lhe contemplar as vistas exteriores e a pequena marina que a acompanha.

As ruas da cidade são um percurso de delícias com os produtos regionais e artesanato da Córsega em cada esquina. Azeite, ervas aromáticas, queijos e enchidos entre outros, são dispostos nas pequenas mercearias e mercados tradicionais que por lá se encontram.

Cidade rodeada ajaccio de mota pela corsega
Loja de produtos regionais em Ajaccio
Loja de produtos regionais em Ajaccio
Mercado tradicional com produtos regionais da Córsega em Ajaccio.

Algumas informações sobre a Córsega

Alojamento

Por toda a ilha encontra todos os tipos de alojamento, desde os mais luxuosos aos mais simples. Para a nossa estadia em particular privilegiamos os alojamentos do tipo turismo rural.

A preços mais apelativos do que nos locais movimentados e com localização privilegiada entre a natureza, é possível reservar um quarto duplo com WC privado por valores que rondam em média os 70Eur/noite. Também nestes locais garantimos com maior facilidade, um local com de parque privado para a mota.

Recomenda-se que reserve o seu alojamento com antecedência, não só pelos preços mais económicos, mas porque em alguns locais a oferta pode não ser suficiente para a procura (em especial nas zonas mais interiores).

Booking.com é o que utilizamos para o efeito, tendo em conta a facilidade de pesquisa e a possibilidade de cancelamento em caso de imprevisto na maioria dos casos.

Combustível

Um pouco por toda a ilha é comum e fácil encontrar bombas de gasolina. Sugerimos apenas que tenha especial atenção durante os feriados locais e fins de semana, pois durante esses períodos muitas se encontram encerradas.

Nos locais mais interiores da Córsega, percorre por vezes muitos quilómetros sem encontrar qualquer povoação. Quando encontra, o único posto existente pode estar encerrado nesses dias.

Antecipe estas situação e abasteça a mota nestes dias. Não será preciso partilhar consigo como descobrimos tal detalhe!

Transporte para a ilha

No seguimento de uma viagem de mota pela Sardenha, a entrada na Córsega foi realizada pela travessia de um curto ferry que navega pelo Estreito de Bonifácio.

Para saída da Córsega, Ajaccio foi a escolha para local de embarque num ferry com destino a Marselha no Sul de França. Além de Ajaccio outras opções de saída da ilha se encontram a partir de outros locais, mas nenhum com destino a Espanha. Até à data, todos seguem rotas com destino a França ou Itália.

Para mais detalhes sobre os transportes de ferry consulte o nosso roteiro de viagem pela Córsega e Sardenha.

de mota pela corsega
Saída de ferry a partir de Ajaccio com destino a Marselha

Quando ir

A ilha Córsega têm um tipo de clima misto, dada a sua variedade geográfica mesmo em tão pequena área. Nas zonas junto à costa o clima é o Mediterrânico, ameno e húmido no Inverno e quente e seco no Verão.

Já nas regiões montanhosas surge a repentina transição para o clima Alpino. Durante o Inverno atingem temperaturas negativas que salpicam de branco as montanhas escarpadas, cuja altitude ronda os 2700 m.

Assim recomenda-se que a visita à ilha seja efectuada entre os meses de Maio a Outubro. Época em que o céu cinzento e carregado de nuvens deu vez aos dias quentes e soalheiros.

Se possível evitar os meses de Julho e Agosto. Época alta na região que, como em tantas outras, além das temperaturas extremas para andar de mota, se enchem de visitantes em busca de diferentes perspectivas!

de mota pela córsega
Em Ajaccio na rota das Ilhas Sanguinárias

One Reply to “A Córsega numa viagem de mota à ilha da beleza selvagem”

  1. Excelente reportagem, de uma Excelente Viagem, a uma Excelente Região. Ficamos à espera de Mais!

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: