Stelvio Pass numa viagem de mota aos Alpes Italianos

Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes

Stelvio Pass numa viagem de mota. O mais famoso dos passos de montanha da Europa, referido sempre que de estradas desafiantes se falam, situa-se nos Alpes Italianos e percorrê-lo de mota é uma aventura com muita adrenalina!

Uma das estradas de montanha mais altas da Europa, a uns impressionantes 2760 m de altitude, é famosa pelas suas curvas tortuosas (tornanti). Uma estreita estrada, muitas vezes de grande inclinação, que rasga a montanha em zigue zagues sucessivos a alturas vertiginosas.

Uma obra de engenharia do Séc XVIII, construída pelo Império Austríaco para ligação da antiga província austríaca da Lombardia com o resto do país, tornou-se hoje em dia um objectivo para motociclistas.

Na estrada SS 38, atravessa durante cerca de 35 km as montanhas entre Trafoi a Norte e Bormio a Sudoeste, num dos percursos mais famosos do mundo.

Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos

Sobre o Stelvio Pass

Localizado na região de Bormio na Itália, a uma curta distância da fronteira com a vizinha Suíça, foi um dos primeiros passos de montanha que percorremos na nossa primeira grande viagem de mota.

Até a escolha revela a inexperiência nestas andanças, pois o Stelvio Pass é uma estrada exigente a nível de condução e que requer grande habilidade e preparação para percorrer uma das estradas mais perigosas da Europa.

Pouco recomendada por isso, como primeira escolha para testar as suas capacidades assim que começa a andar de mota. No nosso caso, a ignorância foi o segredo da felicidade.

Iniciou-se com a estrada molhada num dia de chuva e com zonas de nevoeiro cerrado. Num fim-de-semana no final do mês de Junho em que, tantos outros, decidiram também reproduzir os mesmos quilómetros. Entre muitas motas, carros, autocarros, bicicletas ou caravanas, a nossa primeira viagem ao Stelvio foi assim.

Um primeiro percurso assustador, vertiginoso e desesperante. Muitas vezes de olhos fechados para a pendura e de muitos momentos de silêncio do condutor! Mas chegados sãos e salvos ao topo, a adrenalina disparava-nos o coração e a promessa de regresso estava feita!

stelvio pass numa viagem de mota
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes.

Regresso ao Stelvio Pass

Anos depois, com já muitos quilómetros percorridos, chegara a hora de regressar ao Stelvio e repetir a peripécia, agora de olhos abertos e em busca de um dia de sol!

Inserido no nosso percurso, 2 noites foi o tempo reservado para pernoitar na zona de Bormio que tanto tem para oferecer.

Vindos de norte, a chegada ao Stelvio na região de Trafoi repetiu-se com um dia de chuva! Pelo menos o nevoeiro deu tréguas e abriu o horizonte para um cenário deslumbrante de alta montanha que na primeira vez pouco se conseguiu contemplar!

nos alpes e no stelvio pass numa viagem de mota
Stelvio Pass numa viagem de mota
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos

Percorridos os cerca de 35 km de subida e descida da estrada SS38, que rompe a montanha em curvas de 180º, concluímos que o Stelvio Pass tem duas identidades!

Muitas vezes referido como uma das melhores estradas do mundo, as imagens a ele associadas podem até impressionar, mas na realidade, está um pouco longe da classificação.

Não é uma das melhores estradas do mundo, não é da Europa e nem mesmo da Itália! Mas vale cada quilómetro e podemos concordar com o estatuto de uma das mais perigosas (Dangerous Roads).

O que não quer dizer que não seja um local a não perder numa viagem de mota, até porque para nós, o Stelvio tem duas identidades e merece que um novo olhar sobre ele seja reconhecido.

1- Trafoi até ao topo do Passo dello Stelvio. Zona norte

Este percurso corresponde às imagens que circulam pelas revistas, pelos programas de televisão e por tudo o que se relacione a carros e motas em cenários grandiosos!

Roteiro de filmagem das grandes marcas para divulgar as suas máquinas sobre rodas e local de inúmeros passeios em torno do mercado automóvel.

Mas é também, uma estreita estrada de pavimento de fraca qualidade. Inserida num vale mais monótono do que outros em seu redor, e com uma geometria que impede uma condução mais descontraída!

de mota pelos alpes. Estrada desde Trafoi até ao topo do Passo dello Stelvio
Estrada desde Trafoi até ao topo do Passo dello Stelvio
stelvio pass de mota
Estrada desde Trafoi até ao topo do Passo dello Stelvio

2- Topo do Passo dello Stelvio até Bormio – Zona Sudoeste

Esta é a parte menos divulgada e aquela que, para nós, merece a classificação! É sem dúvida um outro olhar sobre o Stelvio Pass que deve ser com toda a justiça, incluído nas mais belas estradas de montanha da Europa.

Uma estrada mais larga em zigue-zague, com pavimento de boa qualidade, inserida entre imponentes montanhas com alegre vegetação. Alterna zonas curvilíneas por entre túneis escavados na rocha, que permite que desfrute do prazer da condução e cenário envolvente em simultâneo.

2- Topo do Passo dello Stelvio até Bormio
Estrada desde o topo do Passo dello Stelvio até Bormio
Estrada desde o topo do Passo dello Stelvio até Bormio de mota pelos alpes
Estrada desde o topo do Passo dello Stelvio até Bormio
Viagem de mota aos Alpes. Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos de mota pelos alpes
Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos

Agumas dicas práticas sobre o Stelvio Pass

Quando Ir

Como muitas outras estradas de alta montanha pelos Alpes, também esta se encontra encerrada durante o Inverno. Reabre normalmente entre Junho a Outubro, pelo que esta é a altura ideal para definir um roteiro que inclua o Stelvio Pass.

Na nossa primeira viagem ao Stelvio, o roteiro definido considerou a passagem durante o fim de semana. Se tiver essa possibilidade, sugere-se que a programe durante os dias de semana.

Durante o fim de semana, além do transito local, vão multiplicar-se todos os tipos de visitantes em todos os tipos de veículos. Se assim for, conduzir por a estrada que já requer atenção redobrada, vai ser um pouco caótico e aproveitará menos a experiência.

Sugere-se que escolha o início, ou final de dia para o percurso. E como prova da tranquilidade que nessas horas encontra, surgem as marmotas alpinas para o receber.

Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes Italianos. Marmota Alpina
Marmota Alpina em Passo dello Stelvio – Stelvio Pass numa viagem de mota pelos Alpes

Alguns cuidados de condução

Caso o seu rumo o guie para a subida desde Trafoi, na abordagem Norte ao Stelvio, a visibilidade nas curvas de 180º é muito condicionada pelo relevo e a brusca elevação.

É difícil antever se no sentido contrário, desce algum veículo que o possa bloquear dentro da curva. Pelo que na sua aproximação deve ter isso presente para sua segurança.

Em alguns ângulos da subida é possível ver se algum camião ou autocarro vêm ao seu encontro. Se assim for, nós optámos por parar numa berma com visibilidade e aguardar pela sua descida. Na maioria das 48 curvas, a passagem em segurança de 2 veículos em simultâneo é dificultada, e de mota é algo que não deve esquecer para evitar riscos maiores.

Ainda neste troço, é frequente encontrar detritos na estrada e zonas em que o pavimento aparece com cortes ou bastante deteriorado. Muitas vezes já está dentro da curva quando estes pormenores são perceptíveis.

Observe com atenção o pavimento. Nem sempre está limpo, e no nosso caso, a presença de combustível no piso foi notória e perigosa para qualquer tipo de veículo.

Quando ir e algumas dicas práticas sobre o Stelvio
Manchas de combustível pela estrada no Stelvio Pass

Zona franca de Livigno

A proximidade à fronteira com a Suíça oferece, nos arredores do Stelvio Pass, as bombas de gasolina na zona franca. Livres de impostos e a preços muito inferiores, é uma oportunidade para atestar o depósito de combustível para próximas etapas.

Mapa da Estrada

Os Alpes são uma zona interminável de passagens de montanha de todos os tipos. Recomenda-se que inclua o Stelvio Pass numa viagem de mota pela região, e juntamos abaixo outros como sugestão a incluir no roteiro:

2 Replies to “Stelvio Pass numa viagem de mota aos Alpes Italianos”

  1. Muito Bom! Obrigado pela experiência e informações que partilham connosco!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      José Morgado muito obrigado mais uma vez, pelos seus sempre simpáticos comentários! Esperamos um dia ter o prazer de o conhecer e combinar um passeio sobre duas rodas! Quando passar pela Batalha, a nossa terra diga-nos! Boas curvas!

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: