Na fase de planeamento de uma viagem é importante que se pense em alguns assuntos práticos para o destino: cartões para pagamentos no estrangeiro. Os bancos tradicionais cobram sempre uma comissão fixa, mais uma percentagem da taxa de câmbio para pagamentos/levantamentos noutra moeda. Assim como, mesmo dentro da zona euro, muitos pagamentos automáticos cobram franquias que nos deixam o saldo cativo por muitos dias (pagamento portagens, gasolina, etc). Foi por isso que há uns anos atrás, na nossa primeira viagem à Noruega, concluímos que precisávamos de arranjar um meio de pagamento sem taxas nem comissões. Recorremos aos cartões recarregáveis de débito.
O que são recarregáveis de débito?
Associados a uma conta digital para pagamento em qualquer moeda, os cartões recarregáveis de débito são os que utilizamos para pagamentos e levantamentos sem taxas elevadas fora de Portugal. São geridos totalmente através de uma aplicação no smartphone e oferecem mais segurança, controlo de gastos, pagamentos sem taxas ou comissões (com limites consoante o plano) e opções de cartões virtuais para utilização única. Podem ser utilizados para pagamentos com o smartphone ou através de um cartão físico. O que para viagens é o que recomendamos.
Para pagamentos no estrangeiro sem ultrapassar os limites de utilização grátis, e não ter de aderir a um plano superior, utilizamos 3 tipos de cartões recarregáveis distintos. Também porque me viagem é importante ter mais do que uma opção de pagamento:
- Para fazar um cartão Moey gratuito e ainda ganhar 10Eur segue este nosso link aqui
- Para fazer um cartão Wise segue este nosso link aqui (a Wise cobra uma taxa única de envio de cartão de 7Eur)
- Para fazer um cartão Revolut segue este nosso link aqui (a Revolut cobra uma taxa de envio de cartão de 7Eur)
Dicas para pagamentos no estrangeiro
Esquecer os cartões de bancos tradicionais
O teu cartão de débito ou crédito do teu banco tradicional? Deixa-o em casa. No estrangeiro só te vai cobrar para poderes gastar o teu dinheiro. E no final de uma viagem, as cobranças somadas podem significar o orçamento de um dia para gasolina, alojamento e refeições.
Ter sempre um cartão físico e dinheiro
Esta nova solução de cartões recarregáveis de débito oferecem-nos também a comodidade de pagamentos através dos smartphones. Mas em viagem levamos sempre os cartões físicos connosco e dinheiro na moeda local. As nossas opções pessoais levam-nos muitas vezes por lugares mais remotos. Muitas vezes sem rede móvel ou serviços. Ter dinheiro e um cartão físico é sempre recomendável.
Evitar pagamentos automáticos
Mesmo com os cartões recarregáveis de débito, evitamos sempre pagamentos automáticos. Vais abastecer e podes pagar na bomba em vez de ires à loja? Faz uma caminhada, estica as pernas e mantém o hábito de pagar a pessoas e não a máquinas. Ai mas oh Patrícia é tão mais prático! Ok. Mas depois não digas que não avisei.
Mesmo com os cartões recarregáveis de débito, o certo é que de país para país, ou de terminal para terminal, as condições locais podem variar e podem sempre cobrar uma franquia por abastecimento. Valores que rondam os 150eur e que te são devolvidos até 20 dias úteis depois. Agora imagina abastecer 3 vezes num dia, e ficar sem 3 vezes 150Eur durante até 20 dias. Paga a pessoas! Evita as máquinas automáticas. Só pagas nas máquinas automáticas se não tiveres alternativa. Como por exemplo estás na reserva e a tua mota diz que tens zero quilómetros de autonomia.

Nota: os cartões Wise e Revolut tendem a devolver imediatamente a franquia cativa. Mas em alguns países pode funcionar de forma diferente e a devolução não ser imediata. Nunca conseguimos perceber as variáveis por detrás dos terminais de pagamento onde estamos.
Tem sempre alternativas
Aderimos a cartões recarregáveis de débito de redes diferentes porque existe sempre algum momento em que o cartão não funciona e ter alternativas é recomendado. Por exemplo: um cartão da rede Mastercard e outro Visa.
Paga sempre na moeda local
Se estamos nos USA a moeda local é o dólar. Logo, se o terminal de pagamento perguntar se desejamos pagar em euros ou em dólares, escolhemos sempre a moeda local para evitar conversões desfavoráveis e alheias ao nosso cartão. Se estás em Marrocos paga em dirham, se estás na Suíça paga em francos, se estás no UK paga em libras. E assim sucessivamente.



Olá, quando passar num aeroprto procure e vai encontrar maquinas da revolut em que vai poder recolher um cartão fisico (poupa os 7€).
Depois aasocia na aplicação.
Muito obrigado pela informação. Não sabia disso. Mas nós muitas vezes viajamos e mota sem ir a um aeroporto, e mesmo quando vamos, gosto sempre de garantir essas coisas com antecedência. Mas muito obrigado, é sempre informação que pode ser necessária. Boas curvas