Alterações e equipamento da nossa R1150GS Adventure

R1150GS Adventure

As motas tem de estar à nossa medida certo? São máquinas que saem das linhas de produção com as mesmas características para milhões de pessoas distintas. Cada uma com a sua fisionomia, e necessidades, faz para nós todo o sentido que sejam adaptadas às nossas características pessoais. Foi o que fizemos à nossa R1150GS Adventure, e isso é um processo.

Porque muitos de vós nos fazem estas perguntas de mais detalhes, decidimos agora compilar a nossa resposta, e registar neste cantinho para que todos possam ver. Só conseguimos falar sobre as motas que utilizamos, mas o raciocínio e métodos podem ser transversais a qualquer outro modelo, pelo que espero que possam ser uma mais valia.

As marcas que abaixo referimos, têm acessórios para a maioria dos modelos de motas novas e mais antigas pelo que, se procuram algo equivalente, é só fazer a busca pelo modelo em questão.

R1150GS Adventure
R1150GS Adventure

Protecção lateral dos cilindros, crash bars e cárter

Aparentemente a nossa mota vinha equipada com protecções de motor quando a comprámos. Mas descobrimos da pior maneira que não eram as mais robustas, ou a melhor opção.

Caímos com a nossa mota e fizemos danos na R1150GS Adventure: a tampa do cilindro partiu. Partiu também com ela o nosso coração. E a nossa carteira. E, por isso, antes de todas as outras adaptações de comodidade, recomendo assim que compram uma mota: garantir a correcta protecção lateral dos cilindros. A nossa é da Touratech.

As protecções laterais dos cilindros, cárter e crash bars são os principais acessórios para proteger a integridade do componente mais importante da vossa mota: o motor. Não facilitem neste aspecto.

Protecção de cilindros Touratech
Protecção de cilindros e cárter Touratech

Banco da R1150GS Adventure

João sabes que eu nunca tinha tido uma dor de rabo a andar de R1200RT na vida? Como assim? Andar na R1150GS Adventure agora vai ser sinónimo de rabos de babuíno? Desculpem a metáfora. Tudo isto para dizer, que  formato e dimensão original do banco da nossa mota era penoso para a pendura. Happy wife, Happy Life, não é?

Mas não era eu a única a queixar-me. O João sentia exactamente o mesmo desconforto após alguns quilómetros com o banco original. E sendo um modelo de mota mais alto do que a RT, dar um jeito na altura evitaria um treino de ballet constante. Surgiram aqui então as seguintes necessidades:

  • Manter o mesmo banco como base e no esquema de cores original
  • Alargar o mais possível o tamanho do banco da pendura
  • Rebaixar o mais possível o tamanho do banco do condutor
  • Torná-lo mais amigável para muitas horas de condução

Após alguma pesquisa online concluímos que ir até Vila Nova de Famalicão até à JNSEATS resolvia o nosso problema. Não havia necessidade de fazer esta viagem. A empresa recolhia o banco em casa e voltaria a enviar modificado pela mesma via. Mas sabem que o João é meticuloso não é? Quis garantir que explicaria pessoalmente todas as alterações que gostaria, enquanto discutia opções com as recomendações dos profissionais da empresa. Uma manhã de espera depois voltou a casa de banco renovado por um valor que rondou os 200Eur.

Banco
Banco transformado: rebaixado para o condutor e mais largo no lugar do pendura.

Peseiras do pendura e condutor

Adorei a nossa R1150GS Adventure desde o primeiro dia em que a vi. Mas não estava preparada para dor nos joelhos quando andava nela. A posição do pendura na nossa mota obrigava-me a flectir demasiado os joelhos, e passado pouco tempo isso tornava-se numa dor com incómodo.

A posição na nossa RT é muito diferente e dor de joelhos era agora para mim uma novidade. Já o João, não estava totalmente contente com a posição e características das peseiras originais da mota. Um formato com menos área para pousar o pé, e um material mais escorregadio que lhe causava insegurança a conduzir.

Peseiras originais da R1150GS Adventure
Peseiras originais da R1150GS Adventure
Peseiras originais da R1150GS Adventure
Peseiras Touratech R1150GS Adventure

Resolvemos o problema rebaixando cerca de 2cm as peseiras do pendura e substituindo as do condutor por umas novas e de melhor qualidade. A Touratech tem uma gama de peseiras para a maioria das marcas e modelos, e também para a nossa R1150GS Adventure teve a solução: Peseiras Touratech aqui.

Encosto para o top case

Algumas motas trazem no top case um encosto almofadado que serve de apoio de costas para o pendura. Mesmo que na maioria o conforto das mesmas possa ser melhorado (com recurso por exemplo a um estofador), na nossa R1150GS Adventure era inexistente. Não tinha sequer um encosto para as costas do pendura.

Ao final do dia, mesmo com a protecção de costas do casaco, ficava com nódoas negras na zona de impacto do top case. Havia por isso a necessidade de resolver essa questão com uma dificuldade adicional: não queríamos furar a mala. Encontrámos o encosto para top case Touratech Pro Evo. Um acessório que é colado com um produto de elevada qualidade e durabilidade e resolveu definitivamente esse problema.

Acessórios para o guiador (risers)

Para melhor a postura de condução e nova posição do guiador, o João instalou na nossa R1150GS Adventure uns acessórios Risers da marca Voigt. O guiador ficou numa posição mais próxima e mais elevada, o que trouxe uma melhoria no conforto e posição de condução. São usados por cima do riser inferior original e instalados facilmente.

Risers

Tampa de óleo para motor boxer

Sabem como o João é perfecionista não é? Nenhuma mota ou carro dele podem estar a perder óleo. E atenção, não falo em consumir óleo, pois as nossas motas entre revisões tem sempre de levar um acerto de óleo de cerca de 1 litro. Falo em perder óleo pela tampa porque a mesma não veda bem. O que é irritante não é verdade? Além de ficar aquela nuvem de mosquitos agarrados lá à volta, deixa aquele sentimento desconfortável de um líquido que nunca queremos ver: óleo.

Apesar de envolver uma instalação que requer desmontar alguns componentes do cilindro, foi com um acessório Wunderlich Dry Save Oil Plug que este problema foi resolvido definitivamente.

Tampa de óleo
Tampa de óleo Wunderlich

Suspensão

As suspensões de origem deste modelo em particular, ao contrário das da nossa R1200RT, não era de grande performance e têm também a fama de partir quando solicitadas em demasia. Comprámos uma mota usada, com a perfeita noção de que teve uma vida difícil antes de nós. A suspensão de origem não revelava sinais de fugas, mas estava com um desempenho muito aquém do expectável. Suspensões novas eram uma prioridade: a traseira e dianteira.

Apesar de sabermos que melhoraria o conforto e desempenho da mota, estávamos longe de imaginar a tamanha diferença que lhe fariam as Touratech Suspensions. A partir do primeiro momento em que foram instaladas, a mudança foi drástica: a nossa R1150GS Adventure era agora outra mota. Com um conforto incrível. Com uma impressionante capacidade de filtrar as irregularidades da estrada e um comportamento dinâmico que a deixou em máxima performance de condução.

Montagem da nova suspensão da R1150GS Adventure
Touratech Suspensions

Hoje em dia, afirmamos com toda a convicção de que a diferença entre a nossa maxi trail e a touring só se revela quando a protecção aerodinâmica faz mais diferença: em etapas de auto estrada. A RT continua a maior máquina de fazer quilómetros. Em ambiente de passeio e estradas de curvas, estão ambas muito equivalentes, permitindo-nos fazer uma média de 400 quilómetros por dia com igual conforto.

Diria até que, neste momento, a R1150 Adventure com a Touratech Suspensions está num patamar de conforto superior ao da RT actualmente equipada com as Wilbers Suspensions.

Detalhes práticos acerca da troca de suspensão

  • Soluções de suspensão traseira e dianteira com ou sem electrónica
  • Dimensionada para as características pessoais do cliente e da mota (questionário preenchido no acto da encomenda)
  • Feita por encomenda para o cliente e pode demorar cerca de 1 mês até estar pronta a montar
  • Instalada em Portugal em Lisboa, nas instalações da Touratech Portugal Contacto +351 218 650 244
Montagem da nova suspensão da R1150GS Adventure
Montagem da nova suspensão da R1150GS Adventure
Montagem da nova suspensão
Em Lisboa, na Adventure Garage: os serviços de oficina da Touratech Portugal

Conclusão

Depois de todas as mudanças atrás referidas, maioritariamente para aumentarem o conforto da nossa mota, consideramos que a nossa R1150GS Adventure está agora perfeitamente à nossa medida. Identificam-se com alguns dos incómodos que referimos atrás? Espero que as nossas dicas vos ajudem a tornar as vossas máquinas 100% à vossa medida. Boas curvas

Outras dicas práticas:

8 Cuidados a ter com os pneus da mota que aumentam a durabilidade e segurança

A nossa experiência e as nossas dicas para viajar de mota com pendura

 

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da HeymondoIATI encontramos boas opções para motociclistas (e não só). Ambas com excelentes propostas e com descontos ao seguir os nossos links: Link 5% desconto Heymondo e Link  desconto 5% Iati

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

3 Replies to “Alterações e equipamento da nossa R1150GS Adventure”

  1. Alexander Fonseca says: Responder

    Hola, cuántos kilómetros recorrídos tenía la 1150GSA cuando la compraron? Qué les gustó más de éste modelo vs uno más reciente?

  2. Excelente artigo, também para perceber, que as RT’s são as Melhores Touring!!

    Muito Obrigado aos Câmara!!

  3. Maria Assunção Dias says: Responder

    Exatamente como por aqui. É todo um processo. Ao viajarmos vamos detetando o que pode ser melhorado e é isso que fazemos. Obrigado pela partilha

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito