As motas tem de estar à nossa medida certo? São máquinas que saem das linhas de produção com as mesmas características para milhões de pessoas distintas. Cada uma com a sua fisionomia, e necessidades, faz para nós todo o sentido que sejam adaptadas às nossas características pessoais. Foi o que fizemos à nossa R1150GS Adventure, e isso é um processo.
Porque muitos de vós nos fazem estas perguntas de mais detalhes, decidimos agora compilar a nossa resposta, e registar neste cantinho para que todos possam ver. Só conseguimos falar sobre as motas que utilizamos, mas o raciocínio e métodos podem ser transversais a qualquer outro modelo, pelo que espero que possam ser uma mais valia.
As marcas que abaixo referimos, têm acessórios para a maioria dos modelos de motas novas e mais antigas pelo que, se procuram algo equivalente, é só fazer a busca pelo modelo em questão.

Protecção lateral dos cilindros, crash bars e cárter
Aparentemente a nossa mota vinha equipada com protecções de motor quando a comprámos. Mas descobrimos da pior maneira que não eram as mais robustas, ou a melhor opção.
Caímos com a nossa mota e fizemos danos na R1150GS Adventure: a tampa do cilindro partiu. Partiu também com ela o nosso coração. E a nossa carteira. E, por isso, antes de todas as outras adaptações de comodidade, recomendo assim que compram uma mota: garantir a correcta protecção lateral dos cilindros. A nossa é da Touratech.
As protecções laterais dos cilindros, cárter e crash bars são os principais acessórios para proteger a integridade do componente mais importante da vossa mota: o motor. Não facilitem neste aspecto.

Banco da R1150GS Adventure
João sabes que eu nunca tinha tido uma dor de rabo a andar de R1200RT na vida? Como assim? Andar na R1150GS Adventure agora vai ser sinónimo de rabos de babuíno? Desculpem a metáfora. Tudo isto para dizer, que formato e dimensão original do banco da nossa mota era penoso para a pendura. Happy wife, Happy Life, não é?
Mas não era eu a única a queixar-me. O João sentia exactamente o mesmo desconforto após alguns quilómetros com o banco original. E sendo um modelo de mota mais alto do que a RT, dar um jeito na altura evitaria um treino de ballet constante. Surgiram aqui então as seguintes necessidades:
- Manter o mesmo banco como base e no esquema de cores original
- Alargar o mais possível o tamanho do banco da pendura
- Rebaixar o mais possível o tamanho do banco do condutor
- Torná-lo mais amigável para muitas horas de condução
Após alguma pesquisa online concluímos que ir até Vila Nova de Famalicão até à JNSEATS resolvia o nosso problema. Não havia necessidade de fazer esta viagem. A empresa recolhia o banco em casa e voltaria a enviar modificado pela mesma via. Mas sabem que o João é meticuloso não é? Quis garantir que explicaria pessoalmente todas as alterações que gostaria, enquanto discutia opções com as recomendações dos profissionais da empresa. Uma manhã de espera depois voltou a casa de banco renovado por um valor que rondou os 200Eur.

Peseiras do pendura e condutor
Adorei a nossa R1150GS Adventure desde o primeiro dia em que a vi. Mas não estava preparada para dor nos joelhos quando andava nela. A posição do pendura na nossa mota obrigava-me a flectir demasiado os joelhos, e passado pouco tempo isso tornava-se numa dor com incómodo.
A posição na nossa RT é muito diferente e dor de joelhos era agora para mim uma novidade. Já o João, não estava totalmente contente com a posição e características das peseiras originais da mota. Um formato com menos área para pousar o pé, e um material mais escorregadio que lhe causava insegurança a conduzir.


Resolvemos o problema rebaixando cerca de 2cm as peseiras do pendura e substituindo as do condutor por umas novas e de melhor qualidade. A Touratech tem uma gama de peseiras para a maioria das marcas e modelos, e também para a nossa R1150GS Adventure teve a solução: Peseiras Touratech aqui.
Encosto para o top case
Algumas motas trazem no top case um encosto almofadado que serve de apoio de costas para o pendura. Mesmo que na maioria o conforto das mesmas possa ser melhorado (com recurso por exemplo a um estofador), na nossa R1150GS Adventure era inexistente. Não tinha sequer um encosto para as costas do pendura.
Ao final do dia, mesmo com a protecção de costas do casaco, ficava com nódoas negras na zona de impacto do top case. Havia por isso a necessidade de resolver essa questão com uma dificuldade adicional: não queríamos furar a mala. Encontrámos o encosto para top case Touratech Pro Evo. Um acessório que é colado com um produto de elevada qualidade e durabilidade e resolveu definitivamente esse problema.
Acessórios para o guiador (risers)
Para melhor a postura de condução e nova posição do guiador, o João instalou na nossa R1150GS Adventure uns acessórios Risers da marca Voigt. O guiador ficou numa posição mais próxima e mais elevada, o que trouxe uma melhoria no conforto e posição de condução. São usados por cima do riser inferior original e instalados facilmente.
Tampa de óleo para motor boxer
Sabem como o João é perfecionista não é? Nenhuma mota ou carro dele podem estar a perder óleo. E atenção, não falo em consumir óleo, pois as nossas motas entre revisões tem sempre de levar um acerto de óleo de cerca de 1 litro. Falo em perder óleo pela tampa porque a mesma não veda bem. O que é irritante não é verdade? Além de ficar aquela nuvem de mosquitos agarrados lá à volta, deixa aquele sentimento desconfortável de um líquido que nunca queremos ver: óleo.
Apesar de envolver uma instalação que requer desmontar alguns componentes do cilindro, foi com um acessório Wunderlich Dry Save Oil Plug que este problema foi resolvido definitivamente.

Suspensão
As suspensões de origem deste modelo em particular, ao contrário das da nossa R1200RT, não era de grande performance e têm também a fama de partir quando solicitadas em demasia. Comprámos uma mota usada, com a perfeita noção de que teve uma vida difícil antes de nós. A suspensão de origem não revelava sinais de fugas, mas estava com um desempenho muito aquém do expectável. Suspensões novas eram uma prioridade: a traseira e dianteira.
Apesar de sabermos que melhoraria o conforto e desempenho da mota, estávamos longe de imaginar a tamanha diferença que lhe fariam as Touratech Suspensions. A partir do primeiro momento em que foram instaladas, a mudança foi drástica: a nossa R1150GS Adventure era agora outra mota. Com um conforto incrível. Com uma impressionante capacidade de filtrar as irregularidades da estrada e um comportamento dinâmico que a deixou em máxima performance de condução.

Hoje em dia, afirmamos com toda a convicção de que a diferença entre a nossa maxi trail e a touring só se revela quando a protecção aerodinâmica faz mais diferença: em etapas de auto estrada. A RT continua a maior máquina de fazer quilómetros. Em ambiente de passeio e estradas de curvas, estão ambas muito equivalentes, permitindo-nos fazer uma média de 400 quilómetros por dia com igual conforto.
Diria até que, neste momento, a R1150 Adventure com a Touratech Suspensions está num patamar de conforto superior ao da RT actualmente equipada com as Wilbers Suspensions.
Detalhes práticos acerca da troca de suspensão
- Soluções de suspensão traseira e dianteira com ou sem electrónica
- Dimensionada para as características pessoais do cliente e da mota (questionário preenchido no acto da encomenda)
- Feita por encomenda para o cliente e pode demorar cerca de 1 mês até estar pronta a montar
- Instalada em Portugal em Lisboa, nas instalações da Touratech Portugal Contacto +351 218 650 244


Conclusão
Depois de todas as mudanças atrás referidas, maioritariamente para aumentarem o conforto da nossa mota, consideramos que a nossa R1150GS Adventure está agora perfeitamente à nossa medida. Identificam-se com alguns dos incómodos que referimos atrás? Espero que as nossas dicas vos ajudem a tornar as vossas máquinas 100% à vossa medida. Boas curvas
Outras dicas práticas:
8 Cuidados a ter com os pneus da mota que aumentam a durabilidade e segurança
A nossa experiência e as nossas dicas para viajar de mota com pendura
Hola, cuántos kilómetros recorrídos tenía la 1150GSA cuando la compraron? Qué les gustó más de éste modelo vs uno más reciente?
Excelente artigo, também para perceber, que as RT’s são as Melhores Touring!!
Muito Obrigado aos Câmara!!
Exatamente como por aqui. É todo um processo. Ao viajarmos vamos detetando o que pode ser melhorado e é isso que fazemos. Obrigado pela partilha