Como descrever uma viagem de mota nas Dolomites? Passagem pela grandiosa beleza natural que as distingue, estradas fabulosas e cenários de exuberância incomparável. Assim se resume em poucos adjectivos um percurso de mota pela região dos Alpes Dolomitas, em Itália. Certo é, que nenhuma conjugação de adjectivos será suficiente para conseguir descrever os cenários naturais avassaladores que por lá se encontram. O melhor mesmo é ir e apreciar por si!
Como em qualquer cadeia montanhosa com a mesma descrição, são as estradas que as percorrem que até elas nos chamam. Decidimos por isso, verificar com as nossas próprias rodas as mais belas estradas do nordeste italiano.
Sim! O Passo dello Stelvio é famoso, belo e desafiante. Por outro lado e a poucos quilómetros estão as Dolomites. Pouco divulgadas, oferecem um paraíso de estradas tortuosas em torno de paisagens que nos arrebatam a alma e o coração. Que nos emocionam por debaixo da viseira do nosso capacete e nos fazem sentir afortunados por presenciar tamanha imponência.
Nem sempre referidas como parte dos Alpes, as Dolomites passam muitas vezes despercebidas quando num roteiro pela região se pensa. Assim, depois de percorrer de mota muitas das suas melhores estradas, deixamos a nossa eleição de percursos e locais a visitar numa viagem de mota na região.

Sobre as Dolomites
Compostas por 18 picos de montanhas com mais de 3000 metros de altura, as Dolomites italianas são das mais belas montanhas de Itália, da Europa e do mundo. Destacadas pela UNESCO como Património da Humanidade, a beleza da sua existência merece esta nobre distinção e é por lá que encontramos estradas e paisagens de tirar o fôlego.
Inseridas nas regiões Vêneto e Trentino-Alto Ádige, apresentam-se as grandiosas paisagens dos Alpes Dolomitas, com as pitorescas vilas e aldeias a seus pés situadas. Estendem-se por quilómetros desde o Lago de Garda até à fronteira com a Áustria, na zona de Lienz. Esta é uma das mais nobres regiões de Itália. Destino de desportos de Inverno escolhido pelas elites italianas e mundiais. No Verão quando o degelo começa, tornam-se num principal destino de motociclistas, ciclistas e amantes da caminhada.

Um paraíso inserido numa região de montanha que é um sonho percorrer de mota. Sempre em modo curva e contra curva. Um espectáculo de diferentes ambientes geológicos, revestidos por florestas e campos de pastagens, por onde as belas estradas serpenteiam.
Florestas bem preservadas de coníferas, pinho e faia cobrem os vales e montanhas e, percorrê-las de mota, é possível na maioria do percurso. Imponentes montanhas, da cor esbranquiçada característica da rocha que lhes cede o nome, elevam-se por extensões infinitas de cumes verticais perfeitamente imperfeitos. Sassolungo, Rosengarten e Marmolada são dominam a paisagem da região norte das Dolimites e é em torno deles que este tour pelas Dolomites se centra.


Mapa do Percurso: Tour de mota nas Dolomites
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Sobre uma viagem de mota nas Dolomites
Na nossa primeira viagem à região, não podemos deixar de sentir uma grande desilusão pelo tempo chuvoso que se se abateu sobre as montanhas. As nuvens carregadas e a neblina intensa, oculta-nos grande parte do seu encanto. Como se a natureza quisesse guardar só para si a pérola que construiu. Cedo concluímos que, mesmo com o sol que teimava em não espreitar, estávamos perante um destino motociclistico de luxo. Repleto de estradas soberbas daquelas que queremos percorrer pelo menos uma vez na vida.
Mesmo com muita chuva, trovoadas e nevoeiro a tentar esconder as maravilhas da região, sentimos de imediato que por detrás das intempéries havia algo fabuloso que deveríamos voltar para ver. O vislumbre que nos era permitido, antecipava um cenário épico!


O regresso às Dolomites
Não descansámos enquanto não voltámos! O regresso prometido realizou-se e, desta vez, abençoado por dias de sol radioso. No nosso roteiro de 15 dias pelos Alpes, destinámos 2 dias para explorar a região. E mais houvessem! (Roteiro integral aqui)
Vindos de norte e do Passo dello Stelvio, num dia soalheiro e de céu limpo, cedo começamos a avistar os elegantes e imponentes picos esbranquiçados que ao longe se destacavam: as majestosas Dolomites.

Durante um dia inteiro reservado para conhecer a região, percorremos todas as estradas possíveis que unem as principais aldeias do percurso. Ortisei, Canazei, Arabba, Corvara in Badia e Cortina d’Ampezzo. Estávamos em pleno na Rota das Grandes Dolomites (The Great Dolomites Road). Por lá percorremos tantas passagens de montanha em modo sucessivo, que é difícil distingui-las apenas pelo nome.
São tantas as estradas curvilíneas, são tantos os quilómetros a entrar e sair numa nova passagem de montanha. No final do dia estávamos cansados mas de coração cheio.

As melhores estradas de montanha das Dolomites
Poucas são as palavras que descrevem as estradas abaixo, e nenhuma é a fotografia que representa a sua verdadeira grandeza. Mas são todas sem dúvida, locais a não perder para um dia de grande diversão no asfalto. A qualidade das estradas assim o permite e a natureza e alma italiana fazem o resto.
Passo Gardena
O Passo Gardena une o Val Gardena a Val Badia em Corvara in Badia. São cerca de 25 km entre Ortisei e Colfosco numa passagem de alta montanha a 2136 m de altitude. Faz parte das estradas que circundam as montanhas do grupo Sella, onde outros 3 passos de montanha estão englobados (Sella, Pordoi e Campolongo).




Passo Sella
O Passo Sella, na rota das montanhas do grupo Sella, percorre cerca de 20 km as montanhas que se elevam a 2240m acima do mar. Liga Canazei a Selva di Val Gardena em estradas de excelente qualidade não sendo já necessário referir as inúmeras curvas que dele fazem parte. Localizado na fronteira entre as províncias de Trento e Bolzano , é um destino a não perder numa viagem de mota nas Dolomites e um dos mais belos da região.


Passo Pordoi
2239 m acima do nível do mar, o Passo Pordoi divide-se entre as montanhas do grupo Sella com o ponto mais alto das Dolomites a espreitar: a Marmolada. Entre Canazei e Arabba em cerca de 15 km de subidas e descidas tortuosas e deslumbrantes.



Passo Falzarego e Passo Valparola
A partir de San Cassiano percorrem-se a grande altitude as curvas sinuosas do Passo Valparola que, quase sem dar por isso se intersectam com as do Passo Falzarego. Juntos combinam 30 km dos cenários e estradas a que as Dolomites nos habituam, até terminarem na pequena aldeia de Andráz. Pelo caminho, é possível visitar o ForteTre Sass da I Guerra Mundial e respectivo museu.


Passo Giau
Entre Cortina d’Ampezzo e Colle Santa Lúcia com cerca de 30 km de extensão está o Passo Giau nos seus 2236m de altitude. Um dos pontos altos da região a completar uma rota de mota nas melhores estradas das Dolomites.


As Dolomites e a I Guerra Mundial
Por entre as estradas que serpenteiam sem fim pela região, vivem as histórias e os vestígios daquele que foi outrora, campo de batalha da Primeira Grande Guerra.
Palco de uma guerra vertical com os desafios em termos de alpinismo, combate e baixas temperaturas, o conflito obrigou ao estudo geológico das montanhas como nunca antes e permitiu avanços na engenharia sem precedentes.
O que hoje nos deslumbra visitar foi severamente modificado e utilizado como defesa em tempo de guerra. Um pouco por todo o território são muitos os museus, os cemitérios de guerra e as histórias de há cem anos atrás.
Se por momentos decidir descansar as duas rodas para absorver um pouco da História por detrás de tal exuberância, oportunidades e locais não faltarão.

Sugestão de alojamento nas Dolomites
Alojamento em Arabba (com parque seguro): Hotel Monte Cherz
Alojamento em Corvara in Badia (com parque seguro): Garni Settsass
Sugestão de restaurante nas Dolomites
Descoberto por acaso na nossa primeira viagem pela região, as delícias que por lá saboreámos ficaram-nos na mente. A expectativa da lembrança em nada nos falha e o Ristorante Pizzaria Fornella é o local onde voltamos sempre que visitamos as Dolomites.
As saladas, as pizzas, as massas, os gelados ou qualquer tipo de iguaria italiana merecem uma visita e uma referência. Sem mencionar o ambiente tradicional, acolhedor e pitoresco com vistas para Corvara in Badia e as montanhas em redor. Não podíamos assim, deixar de recomendar um dos nossos locais preferidos com um preço justo para o que oferece (20 Eur/pessoa média).

Enquadramento num roteiro de viagem de mota pelos Alpes
⬅️ Sugestão de etapa anterior: Passo dello Stelvio – Itália
➡️ Sugestão de etapa seguinte: Grossglockner Hochalpenstrasse – Áustria
Para mais informações sobre roteiros detalhados pelas estradas dos Alpes, consulte os nossos artigos já publicados explorando as montanhas a partir de diversas localizações:
Roteiro de 15 dias por 35 das melhores estradas de montanha nos Alpes
Mais um excelente Passeio e excelente Roteiro!
Obrigado por pensarem em Nós, partilhando!!
Obrigado José Morgado! Assim também vivemos de novo as nossas viagens..Sempre que as recordamos 🙂
Bolas, vocês fazem-me sonhar, idealizar…..programar….só falta o ir. Deus me dê saúde, o Visa saldo e a pandemia permita. Obrigado por todas as partilhas, sempre muito úteis. Uma braço
Obrigado pela mensagem Francisco! Que seja em breve esse passeio. Boas curvas e felicidades!