Uma das nossas maneiras preferidas de mergulhar no coração da Europa, poupando quilómetros de longas deslocações, é optar por uma viagem de ferry. Com algumas rotas disponíveis para atravessar o Mediterrâneo, é a que nos leva de Espanha a Itália que mais utilizamos. No momento da reserva de bilhetes, e porque a informação é confusa, surgem dúvidas de como escolher e reservar cabines do ferry Barcelona – Civitavecchia da Grimaldi Lines. Uma das nossas rotas preferidas sempre que regressamos, ou partimos, para uma viagem de mota com destino aos Balcãs, Europa de Leste ou Central.
Tal como nós na primeira vez que reservámos estes bilhetes, também muitos de vós nos abordam com inúmeras dúvidas das opções disponíveis no momento da reserva. Tentamos desta forma, responder a todos e deixar neste nosso espaço de partilha, mais informação prática sobre o tema.
Onde fazemos a reserva de bilhetes?
Sempre que reservamos alguma travessia de ferry’s online é ao site da Direct Ferries que recorremos. Pela facilidade de reserva, pela opção de cancelamento gratuito até datas muito próximas da travessia, e porque até à data nunca nos desapontou. Utilizamos esta plataforma há mais de dez anos. Muitas foram as vezes que necessitámos de alterar ou cancelar reservas, e tudo decorreu com facilidade. Enquanto assim for, é o serviço que usaremos e recomendaremos. Assim, para reservar a travessia Barcelona – Civitavecchia é só seguir o link aqui.
Preencher os detalhes
O site da Direct Ferries é uma plataforma onde se encontram a maioria das rotas existentes pela Europa. No caso desta em particular, é só seleccionar a opção Barcelona – Civitavecchia, escolher as datas da travessia, o número de pessoas, com que veículo viaja e os detalhes (marca e modelo). Depois de tudo preenchido, seleccionar a opção pesquisar e as rotas disponíveis aparecem com o respectivo preço base.
Nota: É possível na mesma reserva incluir vários passageiros, mas apenas é permitido um veículo por reserva. Se viajar com duas motas, será necessário fazer duas reservas. E assim sucessivamente.


Tipo de bilhete a adquirir
Uma das vantagens do site Direct Ferries é a possibilidade de adquirir um bilhete com alguma flexibilidade. Dependendo da travessia ou das datas, o bilhete Standard pode ter taxas adicionais que costumamos assumir para ter mais vantagens. Além disto, fazemos um seguro de viagem para ter estas despesas asseguradas numa cobertura de cancelamento em caso de maiores imprevistos. Mais informação aqui.

Cabine privada ou partilhada?
Também nós no primeiro contacto com este tipo de reserva tivemos imensas dúvidas. Entre elas o receio de que ao reservar uma cabine para 4, nos fossem aparecer mais 2 humanos a qualquer momento na nossa cabine. É aqui que mais perguntas recebemos de todos vós e já chegava a hora das companhias terem esta questão mais esclarecida! Enquanto isso, cá estamos nós para partilhar. No caso da Grimaldi Lines, a rota em questão é feita por dois navios de nome Mn Cruise Roma e Cruise Mv Cruise Barcelona. E as opções de assentos e cabines estão na imagem abaixo.

Informações práticas sobre as cabines e assentos
- O bilhete básico inclui o veículo e passageiro sem assento ou cabine. Para reservar assento ou cabine é somado um valor adicional à tarifa base.
- Faz sentido reservar assento? Diria que não! Pois irá ser feito um pagamento adicional só para garantir (tal como nos aviões) que aquele assento número X será o nosso. E pelos compartimentos do barco não faltaram opções para se sentar grátis! Mesmo que se queira dormir durante a noite.
- O que é uma cabine externa e interna? Uma cabine externa tem uma janela, uma cabine interna não tem janela. É essa única diferença.
- As cabines são no máximo para 4 pessoas. Mas se na reserva incluir 2 pessoas, essas mesmas duas pessoas ficaram numa cabine sozinhos.
- As cabines para 4 pessoas são constituídas por 2 camas de cada lado do estilo beliche. Incluem WC privado com chuveiro.
- A nossa opção para esta travessia recai para a opção: Cabine para 4 pessoas externa.
- As cabines do estilo suite são de classe superior e por isso de preço superior.
Refeições a bordo
Na primeira vez que fizemos estas travessias, adquirimos no momento da reserva as refeições a bordo. Como foi uma má experiência pois concluímos que o serviço de refeições a bordo é de preço elevado e fraca qualidade, não podemos dar um feedback positivo. Muitas foram as vezes que depois dessa experiência voltámos a fazer a viagem de ferry. Mas agora, neste ou em todos, fazemo-nos acompanhar de um farnel nas bagagens. Que temos o cuidado de garantir antes de entrar no barco. É uma opção mais económica e com certeza de melhor qualidade.
Completar a reserva
Para completar a reserva é só preencher os dados pessoais dos passageiros, os dados da viatura e indicar um email para onde seguirá de imediato uma confirmação de reserva. O pagamento é feito online através de Paypal, cartão de crédito, etc. Em caso de cancelamento da reserva o valor pago, caso esteja no período de flexibilidade, é devolvido pela mesma via em poucos dias.

Confirmação de reserva no email
Após receber a confirmação da reserva no email, o processo está concluído. A partir daqui, e através do login no site Direct Ferries, é possível consultar e editar a reserva. No dia do embarque, é necessário fazer o check in no terminal da Grimaldi Lines usando a confirmação da reserva recebida. É ali que os bilhetes definitivos, que na prática são as chaves das cabines, são atribuídos.
Preço dos bilhetes
Tal como em bilhetes de avião, também adquirir bilhetes de ferry tem uma oscilação de tarifas. Com tendência a subir nas datas mais próximas da travessia. Como tal, recomendamos que sejam reservados com antecedência para garantir o preço mais baixo.
Comprar online ou na bilheteira?
Outra pergunta frequente. Se já existem planos definidos comprar online é sem dúvida a nossa recomendação. Com a opção de cancelamento flexível conseguimos garantir disponibilidade (que em época alta pode escassear) e os melhores preços (que na última hora podem subir consideravelmente).
Para mais informações práticas sobre outras travessias pela Europa e formalidades de embarque, consulte aqui o nosso artigo já publicado: