O Caminho Natural na Serra da Estrela | Melhores Estradas de Portugal

O Caminho Natural na Serra da Estrela | Melhores Estradas de Portugal

Haverá algum dia em que possamos dizer que já percorremos todas as estradas de Portugal? Quanto mais lugares conhecemos mais cremos que não! Que rede infinita de estradas é esta?. Encontrámos pelo Centro de Portugal mais um percurso de montanha, chamado Caminho Natural, que entrou directamente para o nosso top de melhores estradas de Portugal. E, portanto, espero que já tenham a mota preparada para sair, pois é para o Parque Natural da Serra da Estrela que vos mandamos agora.

Do alto do Castelo de Folgosinho, num final de dia soalheiro de Inverno, aguardávamos o pôr-do-sol contemplando o horizonte montanhoso. Na vertente norte da Serra da Estrela, estamos no limite da sua zona mais turística, e é a partir dali que, também para nós, ela é desconhecida.

A montanha que se agiganta em redor leva-nos a crer que por ali um traçado sugestivo deverá existir. Estará ele pavimentado e pronto para receber uma lady do asfalto? Uma mota de estrada, como pneus de estrada que tolera umas aventuras ligeiras de tempos a tempos. Para onde nos levará? Com dormida agendada na Casa das Tílias, em Seia, deixaríamos a descoberta para o dia seguinte.

Castelo de Folgosinho.
Castelo de Folgosinho

Caminho Natural entre Folgosinho e Manteigas

Não lhe reconhecemos uma numeração de estrada, não lhe encontrámos um marco que a identifique. Mas logo pela manhã lá estávamos para ver onde nos levaria! Sabemos apenas que é chamada de Caminho Natural, e é a espectacular estrada de montanha que une a pequena aldeia de Folgosinho a Manteigas. Uma rota que se tornou transitável há poucos anos, e que outrora foi exclusivamente um percurso de pastores e populações serranas.

Durante os seus cerca de 20km de traçado curvilíneo, são as arrebatadoras paisagens que nos fazem lamentar não ter por ali passado antes. Um percurso que nos deixa por toda a sua extensão com uma sensação de admiração. Admiração pela natureza, pela tranquilidade, pelo ar da montanha que ali se respira. Pelo pavimento impecável e permissivo. A serra mais elevada de Portugal guarda em si mais esta rota maravilhosa, que por caprichos da geologia é repleta de lagoas, pequenas cascatas, riachos e todas as formas que a água pode tomar.

Covão da Ponte e o Rio Mondego
Covão da Ponte e o Rio Mondego no Caminho Natural
O Caminho Natural na Serra da Estrela | Melhores Estradas de Portugal
Melhores Estradas de Portugal
Caminho Natural
Caminho Natural
Parque Natural da Serra da Estrela.
Parque Natural da Serra da Estrela. Caminho Natural

Mapa detalhado do percurso

Para consultar o mapa da estrada em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

  • Quilómetros totais: 20 km
  • Tempo de condução: 1 hora
  • Qualidade do pavimento: ★ ★ ★ ★ ★
  • Beleza natural: ★ ★ ★ ★ ★
  • Densidade populacional: ✰ ✰ ✰ ✰ ✰
  • Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: