Haverá algum dia em que possamos dizer que já percorremos todas as estradas de Portugal? Quanto mais lugares conhecemos mais cremos que não! Que rede infinita de estradas é esta?. Encontrámos pelo Centro de Portugal mais um percurso de montanha, chamado Caminho Natural, que entrou directamente para o nosso top de melhores estradas de Portugal. E, portanto, espero que já tenham a mota preparada para sair, pois é para o Parque Natural da Serra da Estrela que vos mandamos agora.
Do alto do Castelo de Folgosinho, num final de dia soalheiro de Inverno, aguardávamos o pôr-do-sol contemplando o horizonte montanhoso. Na vertente norte da Serra da Estrela, estamos no limite da sua zona mais turística, e é a partir dali que, também para nós, ela é desconhecida.
A montanha que se agiganta em redor leva-nos a crer que por ali um traçado sugestivo deverá existir. Estará ele pavimentado e pronto para receber uma lady do asfalto? Uma mota de estrada, como pneus de estrada que tolera umas aventuras ligeiras de tempos a tempos. Para onde nos levará? Com dormida agendada na Casa das Tílias, em Seia, deixaríamos a descoberta para o dia seguinte.

Caminho Natural entre Folgosinho e Manteigas
Não lhe reconhecemos uma numeração de estrada, não lhe encontrámos um marco que a identifique. Mas logo pela manhã lá estávamos para ver onde nos levaria! Sabemos apenas que é chamada de Caminho Natural, e é a espectacular estrada de montanha que une a pequena aldeia de Folgosinho a Manteigas. Uma rota que se tornou transitável há poucos anos, e que outrora foi exclusivamente um percurso de pastores e populações serranas.
Durante os seus cerca de 20km de traçado curvilíneo, são as arrebatadoras paisagens que nos fazem lamentar não ter por ali passado antes. Um percurso que nos deixa por toda a sua extensão com uma sensação de admiração. Admiração pela natureza, pela tranquilidade, pelo ar da montanha que ali se respira. Pelo pavimento impecável e permissivo. A serra mais elevada de Portugal guarda em si mais esta rota maravilhosa, que por caprichos da geologia é repleta de lagoas, pequenas cascatas, riachos e todas as formas que a água pode tomar.




Mapa detalhado do percurso
Para consultar o mapa da estrada em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.
- Quilómetros totais: 20 km
- Tempo de condução: 1 hora
- Qualidade do pavimento: ★ ★ ★ ★ ★
- Beleza natural: ★ ★ ★ ★ ★
- Densidade populacional: ✰ ✰ ✰ ✰ ✰
- Classificação: ★ ★ ★ ★ ★