Já devem ter reparado que eu e o João andamos a fazer pandã com os nossos últimos fatos Scott Dualraid Dryo. Afinal, acabámos de os receber e foi durante a nossa última viagem pelos Alpes que os conseguimos utilizar intensivamente. Sabem que nunca fazemos reviews de equipamento sem o sujeitar às mais variadas circunstâncias. Acreditamos que só conseguimos fazer um bom trabalho de partilha baseados numa utilização no decorrer de todas as condições que encontramos nas nossas aventuras sobre rodas.
Cerca de 4000km e 10 dias de viagem pela cordilheira alpina, parecem-me ser suficientes para vos conseguir transmitir uma válida mensagem. Entre calor, muitas horas de condução seguidas, muitas paragens e peripécias, chuva, frio e um granizo de última hora, estamos agora aptos para partilhar com todos vós o nosso feedback sobre o Scott Dualraid Dryo.
Ver esta publicação no Instagram
Conforto
Podemos ter vestido o melhor fato do mundo, se não for confortável não seguirá connosco. Não será, para nós, o melhor fato do mundo. Afinal, passamos horas e dias seguidos dentro deles. Este é o primeiro critério que nos leva a escolher um fato de motociclista: conforto. Estão a imaginar aquele tecido desconfortável? Aquela protecção que não nos encaixa bem? Aquele fecho danado que já está ali a chatear e ainda mal o vestiste? Imaginem isso continuamente no decorrer de uma viagem. Conforto e moto-turismo estão directamente relacionados e um bom fato para nós tem de estar à altura no que ao conforto diz respeito.
A liberdade de movimentos que o Scott Dualraid Dryo permite está directamente relacionada com o seu conforto. Provavelmente porque sendo um fato também direccionado para fora de estrada, conseguirmo-nos mexer dentro dele está nas principais exigências. As entradas e saídas da mota e todos os movimentos no decorrer, não são comprometidos pois o fato é muito maleável.
Apesar do Scott Dualraid Dryo ser um fato de aventura, é com enorme surpresa que lhe sentimos a enorme leveza e suavidade mal o vestimos, foi imediatamente aprovado. Supera com distinção o primeiro critério de avaliação e segue connosco para a estrada.

Ventilação e interior
O que salta à vista imediatamente são as infinitas zonas de ventilação que existem nas calças e no casaco. O Scott Dualraid Dryo tem aberturas no peito, costas, mangas e pernas. Na parte frontal do peito e pernas as aberturas são muito fáceis de utilizar, pois contam com pequenos ímans que as deixam fixas. Em andamento, são facilmente utilizadas sem necessidade de paragens.
Não deixámos de notar a bolsa na parte traseira do casaco para transportar água. Pelo casaco há aberturas para a passagem dos tubos de água e ajustar a utilização deste fato em ambiente fora de estrada. As calças e o casaco podem ser unidas através dos fechos compatíveis e ambos trazem um forro interior removível.
O Scott Dualraid Dryo tem a habitual zona para colocar a protecção de costas, mas vem sem ela incluída. Sendo um fato de aventura, imagino que seja porque habitualmente os motociclistas utilizem protecções interiores mais vocacionadas para fora de estrada. Ainda assim, penso ser um ponto a melhorar pela marca: incluir a protecção de costas. Afinal, é um fato muito versátil e a utilização em estrada é uma das suas vertentes.
Impermeabilidade
O Scott Dualraid Dryo é feito de uma poliamida 500D resistente e com camadas duplas em alguns pontos. Tem um grau de protecção contra a água e o vento e o seu único forro interior é considerado a camada impermeável. Por sua vez, para chuva forte é necessário vestir um fato de chuva adicionalmente.
- Nossa configuração para Inverno: Fato Scott Dualraid Dryo + Camada técnica Inverno + Fato de chuva
- Nossa configuração para Verão: Fato Scott Dualraid Dryo + Camada técnica Verão + Fato de chuva

Conclusão
O Scott Dualraid Dryo tem uma boa relação qualidade preço para aquilo que oferece. Um fato confortável e versátil quer para utilização em estrada ou fora de estrada. As muitas variáveis de esquemas de cores também são um ponto positivo, no nosso caso a escolha recaiu para o azul e cinza.
É um fato para utilizar o ano todo, quer em climas quentes ou frios. Sendo que para Inverno, é necessário completar com camadas térmicas interiores e usar um fato de chuva. Apesar de ter um forro interior com protecção, este não é um fato impermeável. Não é um fato de Goretex Pro Laminado, mas também custa metade do preço de um fato com essas características. Cerca de 1000eur é o preço arredondado do Scott Dualraid Dryo, que consideramos ser uma boa aposta para quem procura um modelo versátil de fato intermédio.
Obrigado Patrícia 😉😘