Informações sobre o pedido de extensão territorial do seguro para viagens de mota

Informações sobre o pedido de extensão territorial do seguro para viagens de mota

O que é a extensão territorial do seguro, para que serve e quando tem de ser solicitada. Com viagens que nos levam para lá das fronteiras dos países que estão incluídos certificado seguro tradicional (a carta verde que agora é branca), surge a necessidade de contratar uma extensão territorial. É aqui que muitas dúvidas se colocam e surgem as dificuldades com a maioria das seguradoras. Assim, partilhamos a nossa experiência e as nossas opções que nos facilitaram a vida. Agora, esta é uma questão que já não nos preocupa.

Como saber quais os países que estão incluídos no seguro da nossa mota?

No Ponto 8. Validade Territorial do certificado do seguro, indicam-se os países onde o mesmo é válido com as mesmas condições do que no país onde o mesmo é contratado (no verso da folha está a legenda). Todos os que não se encontram rasurados, estão incluídos sem necessidade de contratar uma extensão territorial. Para todos os que se encontram rasurados, será necessário contratar uma extensão territorial que abranja os países pretendidos. Esta é uma necessidade muito comum quando o destino é Marrocos, Montenegro, Sérvia, Albânia, Macedónia, Bósnia e Herzegovina, etc.

O que é a extensão territorial?

É a formalidade que garante que todas as condições incluídas no seguro inicial, sejam estendidas ao país de destino não incluído inicialmente no certificado de seguro. Este pedido está sujeito à aprovação das seguradoras e deve ser pedido com alguns dias de antecedência da viagem. Em caso de resposta positiva, será emitido um novo certificado seguro depois de pagar um prémio suplementar, válido para as datas em questão e para os países indicados no pedido.

O que é necessário fazer?

  • Contactar o vosso mediador ou companhia de seguros
  • Indicar as datas da viagem
  • Indicar os países de destino
  • Aguardar pela resposta
  • Rezar para que seja positiva

A nossa experiência

Nas nossas viagens que nos levaram além das fronteiras tradicionalmente incluídas no seguro, deparámos-mos ao longo dos anos com a dificuldade de aprovar a extensão territorial. Levando-nos a encargos adicionais, a ter de cancelar o seguro em vigor e fazer um novo noutro lugar. Aquela chatice que não recomendo.

O quê? Vão de mota para Marrocos? A companhia de seguros não deve ficar muito confortável com isso. Para a Albânia? Quem é que no seu perfeito juízo vai de mota para a Albânia? Não garanto que a companhia aprove isso.

Algumas respostas que tivemos no passado que nos deixam os nervos à flor da pele! Fazendo-nos sentir de mãos atadas perante uma resposta negativa. É certo que nas fronteiras há muitas vezes a opção de contratar um seguro para entrar no país, mas esse método é-nos pouco confortável e bem mais dispendioso. Por isso, quando saímos de Portugal queremos ter esta situação garantida e revolta-nos que para algumas seguradoras, não sejamos livres de o fazer.

Quando conhecemos o nosso novo mediador, motociclista e amigo

Como em todas as profissões, não há como a experiência no terreno para conhecer e antever as nossas necessidades. É por isso, que o nosso mediador ser motociclista foi sem dúvida uma mais valia e uma tranquilidade para nós. Há já 2 anos que as nossas motas contam com um seguro onde a carta verde é totalmente livre para os países que outrora tínhamos de solicitar autorização às seguradoras. Hoje em dia, e na fase de preparação de uma viagem, esta é uma questão que já não colocamos e seguimos livres para levar a nossa mota onde nos apetecer e quando nos apetecer.

Se pretendem acabar com estas preocupações e ter mais informações de um profissional sobre este assunto, podem falar com Luís Miguel Fonseca, também conhecido por Piratinha, nosso amigo e mediador: 911 936 644. Temos a certeza de que ele encontrará a melhor solução para vós. Boas curvas e boas viagens!

2 Replies to “Informações sobre o pedido de extensão territorial do seguro para viagens de mota”

  1. Vocês são um espetáculo. Falam mesmo de tudo o que é necessário saber, para se sair de casa descansado. Por acaso nunca tive necessidade de o fazer, mas tenho em stand-by uma ida a Marrocos e vou mesmo necessitar de “meter a mão na massa”. Obrigado. Lá irei ter de chatear o Vosso “Piratinha”. Bjs/Abc

  2. Muito Bem! Com estas Ajudas, é pôr Gasolina e seguir Viagem!! Obrigado Câmara!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: