
Sobre a Deutschland Alpenstrasse
Olhando para o mapa dos Alpes, e para os mais distraídos, a Alemanha seria um país onde se imaginaria a sua fronteira fora das cordilheiras alpinas, e das grandes altitudes. Por isso, aqui estamos nós para relembrar que os Alpes Alemães existem, estão lá para serem explorados, e escapam frequentemente aos roteiros na região por serem menos afamados.
Entre Lindau, junto ao Lago Constança e Schonau am Konigsee, às portas da austríaca Salzburgo, percorrem-se os verdejantes prados alpinos, colinas alternadas por luxuriantes florestas, montanhas íngremes e vales encantados. Ora em altitude, ora em estradas de montanha, a Deutschland Alpenstrasse leva-nos a conhecer uma das rotas panorâmicas mais deslumbrantes do país, num percurso que totaliza quase 500 quilómetros.


Além das belas estradas alpinas, durante toda a sua longa extensão, são as pequenas cidades e pitorescas vilas que completam o cenário e lhe dão vida. Com séculos de existência, carregadas de história, permanecem cheias de encanto com os seus castelos imponentes ou as suas inúmeras pequenas igrejas. Lindau, Fussen, Garmisch Partenkirchen, Bad Tolz ou Bayrischzell entre muitas outras, são os locais de arquitectura tradicional que são uma delícia visitar. Muitos edifícios e pequenos monumentos, em testemunho da influência monárquica de outros tempos, representam um cenário de cores e harmonia perfeito. Prevalexem os tons pastel de azul, verde, amarelo e outros, com os pequenos jardins e arranjos florais em cada esquina, e a cada pitoresco povoado, encontramos um pequeno passeio por entre ruas e ruelas, que nos remetem a ilustrações das aldeias dos contos de fada.
Quanto tempo para um percurso de mota pelos Alpes Alemães na Deutschland Alpenstrasse?
Percorrer de seguida todos os quilómetros da Deustchland Alpenstrasse diria que demorará entre 6 a 7 horas. Por sua vez, os inúmeros lugares que por ela se multiplicam, e nos apelam a uma visita mais demorada, recomendaríamos 3 dias e 2 noites na região. Só assim será possível desfrutar dos inúmeros castelos que saltam ao caminho, das dezenas de lagos e cascatas e dos povoados encantadores que nos chamam para estacionar a mota num centro histórico qualquer.


Locais a não perder na Deutschland Alpenstrasse
- Oberjoch Pass
- Centro Histórico de Fussen
- Castelo de Hohenschwangau e de Neuschwanstein
- Palácio de Linderhof
- Partnachklamm
- Josefsthaler Wasserfalle
- Schönau a. Konigssee
Alojamento na Deutschland Alpenstrasse
Fussen foi o local eleito para dividir o percurso pela Deutschland Alpenstrasse em duas partes distintas, e por lá pernoitar duas noites. Fussen é também um dos pontos intérmédios da Deutschland Alpenstrasse e o ponto inicial de outra das rotas panorâmicas da Alemanha: a Romantic Strasse. Caso o rumo o leve para Este e para a entrada na Austria, no final da rota. Recomendamos pelos menos a dormida de 1 noite em Fussen e outra no ponto final do percurso em Konigsee. Assim ficam as nossas sugestões:
🛏️Alojamento em Fussen (zona intermérdia da Deutschland Alpenstrasse)
- Ferienwohnung Purucker (a 2km do centro histórico)
- Hotel Fussen (no centro histórico)
🛏️Alojamento em Konigsee (extremo este da Deutschland Alpenstrasse)
Mapa detalhado do percurso de mota pelos Alpes Alemães
Para consultar o mapa da estrada em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.
- Quilómetros totais: 500 km
- Tempo de condução: 7 horas
- Qualidade do pavimento: ★ ★ ★ ★ ✰
- Beleza natural: ★ ★ ★ ★ ★
- Densidade populacional: ★ ★ ★ ✰ ✰
- Classificação: ★ ★ ★ ★ ✰
Muito Bom!
Como este ano estou a planear uma visita à fábrica da BMW em Berlim e uma passagem pelo BMW Motorrad Days, em Garmisch-Partenkirchen, são sugestões mesmo a calhar!!
Ola José Morgado! Sim! Sem dúvida que é um percurso compatível e muito bom! Fora das zonas de montanha e rumo ao Norte da Alemanha que será o seu caso, tem a opção da Romantic Strasse que liga Fussen a Wurtzburgo, ou o tour da mítica Floresta Negra que liga Fribourg a Baden Baden pela estrada C500. Se tiver oportunidade fica a sugestão. Assim que possível também aqui partilharemos mais detalhes sobre as duas. Uma boa viagem para si!
Muito Obrigado.
Vou estudar essas opções!!
Parabéns pelo vosso trabalho!
Não consigo visualizar o mapa. Serei só eu com esse problema?
Obrigado Pedro, vou verificar isso
Está resolvido. Peço desculpa pela demora.
Olá! O mapa não aparece… Quando regressarem do passeio depois corrijam sff. Boas curvas!