De mota pela Noruega – Trollstigen a Geiranger

Fiorde de geiranger

De mota pela Noruega – Trollstigen a Geiranger

E o que seria uma grande viagem de mota sem destacar as melhores estradas que se podem percorrer? Trollstigen a Geiranger é mais uma das eleitas, da nossa viagem de mota pela Noruega e Cabo Norte.

A estrada das estradas, Trollstigen, que engloba a passagem pelo fiorde dos fiordes, Geiranger! Sem dúvida a mais emocionante e emblemática das estradas panorâmicas norueguesas. A estrada RV 63 entre Åndalsnes e Langevatnet garante-lhe cerca de 100 km de pura adrenalina, com 3 passagens de alta montanha genuinamente curvilíneas!

Durante a programação da viagem e após consulta de alguma informação de turismo na Noruega, englobámos no nosso percurso a rota panorâmica de Trollstigen a Geiranger, entre outras.

Algumas imagens sugestivas para um belo passeio em estradas serpenteantes por entre montanhas era o prometido, e foram o suficiente para nos convencer.

Mas de facto, poucas imagens conseguem englobar a beleza desta rota, assim como poucas serão as palavras para a descrever. Um dos percursos mais completos da Noruega. Por ele atravessa vales e rios, um fiorde colossal, 3 estradas em zigue zague pelas montanhas que lhe desafiam a condução, miradouros com vistas deslumbrantes e, para terminar, um pouco da recente história, que fizeram destas montanhas campo de batalha da II Guerra Mundial.

Trollstigen Noruega Melhores estradas
A partir de Åndalsnes, entrada no vale que conduz à subida de Trollstigen

Åndalsnes

Vindos de norte, a entrada nesta rota foi feita a partir de Åndalsnes. Aqui inicia um percurso rodeado de imensa beleza natural. Durante alguns quilómetros conduz através de um luxuriante vale e segue sempre acompanhado pelas agitadas águas agitadas do rio, que tentam alcançar a toda a velocidade o Romsdalsfjorden.

Agitado rio em Trollstigen
Agitado rio em Trollstigen
A partir de Åndalsnes, entrada no vale que conduz à subida de Trollstigen
A partir de Åndalsnes, entrada no vale que conduz à subida de Trollstigen

Trollstigen, o Caminho dos Trolls

Subitamente, as montanhas de Trollstigem erguem-se como muralhas, como se no céu tocassem. Inicia a vertiginosa subida numa estrada com curvas alucinantes em paisagens de tirar o fôlego. O sentimento é,  de que está de facto, num dos melhores locais do mundo para percorrer de mota!

Diz a lenda que, pelos bosques sombrios da Noruega, rodeados pelos profundos fiordes e as gigantes montanhas nevadas, habitam os Trolls. Seres de humor inconstante, aos quais vai querer agradar. De todos os tamanhos que o imaginário lhe permite, são criaturas da noite que abundam pela zona e que, durante a luz do sol se convertem em pedra.

A nossa passagem pelo Caminho dos Trolls iniciou-se com um denso nevoeiro, seguido pela chuva. Mas um encontro imediato com os famosos habitantes não nos intimidou, tendo em conta que geralmente, são conhecidos pelo carácter amigável.

As melhores estradas da Noruega. Em Trollsitgen. Perigo Trolls
Em Trollstigen. Perigo Trolls
Trollstigen Noruega
Trollstigen. Melhores estradas da Noruega

Serpenteando pela estrada construída em 1916, outrora importante rota de transportes entre Åndalsnes e Valldal, atinge o topo da montanha após 11 fantásticas curvas, e a paragem é obrigatória!

A moderna construção que avista, permite-lhe uma curta caminhada ao ponto de observação de Trollstigen, assim como lhe oferece restaurantes, pequenas lojas, ou apenas um lugar para relaxar e absorver as maravilhas em seu redor.

Trollstigen. As melhores estradas da Noruega.
Trollstiggen. No topo da montanha.
Trollstigen. As melhores estradas da Noruega.
Vista da estrada de montanha através do miradouro de Trollstigen.

O tempo na Noruega é de facto muito variável. Durante o espaço de tempo em que iniciámos a nossa subida, o nevoeiro surgiu, a chuva caiu e por fim o sol espreitou! Com o azul do céu no horizonte, e já no topo do Trollstigen, uma descida chamava por nós!

Uma nova e diferente perspectiva do percurso anterior, agora com o sol a iluminar, valeu cada etapa e recomenda-se! A estrada chamará por si, o pavimento é de boa qualidade e permite que se concentre apenas, no prazer da condução e na paisagem deslumbrante que o rodeia!

Trollstigen. As melhores estradas da Noruega
Trollstigen. As melhores estradas da Noruega

Gudbrandsjuvet

Voltando ao topo do Trollstigen, a continuação, em direcção ao Geirangerfjord é igualmente apelativa. A descida até a Valldall, através de suaves vales em estradas que se confundem com o horizonte, fazem com que os cerca de 40km passem sem dar por eles. E assim mais viessem!

Nas encostas escarpadas do vale Valldalen, uma paragem no ponto de observação Gudbrandsjuvet é obrigatória. Aqui, durante milénios, o rio Valldøla escavou a rocha envolvente e construiu grandes cavidades pelas rochas. Uma plataforma de observação foi construída para que sobre ela se possa caminhar e observar uma verdadeira força da natureza.

Trollstigen Noruega
Valldalen. Trollstigen – Geiranger
Trollstigen Noruega
Gudbrandsjuvet ponto de observação.
Gudbrandsjuvet
A força do rio em Gudbrandsjuvet

Geiranger Fjord

Em Valldall o fiorde dá o ar de sua graça, e através de uma pequena travessia de 10 minutos de ferry até Eisdall na outra margem, encontra-se a poucos quilómetros da curvilínea descida, da estrada que contempla o fiorde de Geiranger.

O ferry tem uma boa frequência de travessias, não há necessidade de preocupação com reservas. Pode adquirir os bilhetes no local. Apenas se recomenda que tenha atenção aos últimos horários do dia para seguir o seu percurso sem maiores desvios.

Trollstigen. As melhores estradas da Noruega
Valldall – Eisdall ferry. Trollstigen – Geiranger

É impressionante o que a geologia planeou para este local. A passagem repentina de vales para descidas abruptas envolvidas em cenários épicos são, surpreendentes.

A paisagem que é Património Mundial da Unesco, pode ser admirada no ponto de observação de Ørnesvingen. Aqui obriga a uma paragem, para admirar o fiorde mais famoso do mundo e de beleza e dimensão indescritíveis.

Trollstigen. As melhores estradas da Noruega
Eidsvatnet, lago pela estrada RV 63 a caminho de Geiranger
As melhores estradas da Noruega
A caminho de Geiranger. As melhores estradas da Noruega
Fiorde de Geiranger. Noruega
Fiorde de Geiranger no miradouro de Ørnesvingen. Noruega
Fiorde de Geiranger. Noruega
Fiorde de Geiranger, no miradouro de Ørnesvingen. Noruega
Fiorde de Geiranger. Noruega
Fiorde de Geiranger. Noruega

Geiranger é o local para pernoitar, e duas noites neste local é o que recomendamos. Inúmeras opções de alojamento existem pelos arredores. A nossa escolha foi para o Grande Hytteutleige og Camping e a reserva realizada através de Booking.com. Numa posição privilegiada à beira do fiorde, é possível reservar uma pequena e confortável cabine, que inclui WC, cozinha para um jantar agradável e permite que estacione a mota mesmo à porta.

Grande Hytteutleige og Camping Noruega
Grande Hytteutleige og Camping. Geiranger
Grande Hytteutleige og Camping. Geiranger. As melhores estradas da Noruega
Grande Hytteutleige og Camping. Geiranger

Dalsnibba Road

Continuando o percurso pela estrada RV 63, é possível uma nova e igualmente bela perspectiva do fiorde de Geiranger. Através de mais uma das maravilhas da engenharia do século passado, a curvilínea estrada que rasga a montanha em novo zigue zague, leva-o a uma serpenteante subida pelas montanhas de Dalsnibba. Consideradas o telhado da Noruega por ser o ponto mais alto do país, num dia soalheiro é possível avistar a imensidão do horizonte.

Esta rota panorâmica surpreende-o com enormes lagos parcialmente congelados e um pouco de história. Abstraídos pelas maravilhas do percurso, foi com alguma incredulidade que ao longe vislumbramos um avião com o símbolo Nazi, que se despenhou por estas montanhas durante a II Guerra Mundial.

A paragem foi esclarecedora, e revelou que em 1940, o bombardeiro Heinkel da Força Aérea Alemã, foi abatido perto desta estrada, por um piloto da Força Aérea Inglesa, que também por lá, se despenhou.

Dalsnibba Road. Bombardeiro alemão da II Guerra Mundial.
Dalsnibba Road. Bombardeiro alemão da II Guerra Mundial.
Dalsnibba Road. as melhores estradas da noruega Bombardeiro alemão da II Guerra Mundial.
Dalsnibba Road. Bombardeiro alemão da II Guerra Mundial.

Neste local encontra-se no final desta rota panorâmica, mas em poucos quilómetros outras virão! Em breve publicaremos novos artigos sobre as melhores estradas a percorrer na Noruega. Para já consulte os artigos já públicados:

29 Replies to “De mota pela Noruega – Trollstigen a Geiranger”

  1. Boa tarde, pergunto quando é a viagem e preços.

    Os melhores cumprimentos

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Nuno Baldaia. Este artigo é o relato de uma viagem que já realizámos, que pretende dar a conhecer os locais a não perder pela Noruega. No entanto caso necessite de ajuda a programar a sua viagem e ter uma ideia dos preços estaremos disponíveis para ajudar! Muito obrigado pelo seu comentário

  2. Absolutamente impressionante. As vossas viagens são o meu sonho de consumo 😀

    1. quilometroinfinito says: Responder

      eheh Obrigado Manuel Alexandre! 😉 No próximo ano aventure-se até aos fiordes, nós ajudamos no que for preciso e vai ver que valerá a pena! Felicidades e boas curvas!

  3. Que aventura viajar o mundo de moto! A sensação de passar por essas estradas de moto deve ser indescritível! As fotos estão incríveis!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Marienne. É realmente fantástico.

  4. Se há países mais propícios a explorar de moto, certamente que a Noruega é um deles. Paisagens soberbas. Sublimes. Gostei muito das fotos e do relato. Fiquei com vontadeeeeeeeeee…

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Rui este ano já não deverá ir a tempo por causa da neve 🙂 Mas a partir da próxima Primavera faça isso e vá até a Noruega de moto! Maravilhoso

  5. Que incrível viajar de moto assim. Cada paisagem mais linda que a outra! Parabéns pelas fotos e obrigada por compartilhar!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Muito obrigado!

  6. Nossa, esse roteiro entrou imediatamente na nossa wishlist, cada imagem fantástica! Esse miradouro de Trollstigen deve produzir uma vista maravilhosa, hein? Adorei ver cada canto da Noruega sob vosso olhar! Parabéns pelo relato e pelas dicas!!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Francisco. O Trollstigen é sem dúvida um local sem igual e a não perder numa visita ao país.

  7. Eu fico só pensando: que sensação incrível que deve ser viajar de moto pela Noruega, entre aquelas montanhas e estradas lindas. Muito legal e super bem retratado. Parabéns pelo espirito aventureiro

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Angela! Andar de moto é mesmo isso!

  8. Que lugar surpreendente para se viajar de moto, uau! Estradas com paisagens de arrepiar. Adorei a dica de roteiro, o post, tudo.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado! Um local a não perder!

  9. Muito legal e criativa a viagem de vocês. Morro de medo de andar de moto, mas lendo aqui e vendo as fotos percebi que deve ser sensacional mesmo. Que lugar lindo!

  10. Muito maravilhosa essa tua trip! Voces passaram por lugares incrìveis, como sempre! Me diverti com a placa do Troll
    hehehehe

  11. Nossa… deve ter sido uma aventura e tanto! E essas paisagens maravilhosas e fotos lindíssimas. Adorei o post! Parabéns! Bjs

  12. é engraçado como varias fotos me lembraram a nova zelandia! acredito que tenham uma formacao semelhante (la tb tem fiordes) apesar de serem tao distantes…essa eh uma viagem que gostaria muito de fazer, otima indicacao para uma roadtrip

  13. Que viagem legal, cara! Adorei as paisagens as estradas, deve ser realmente fascinante estar lá. Gostei muito da experiência e dos seus relatos.

  14. Boa noite, quando viajam por esses sítios mais longínquos de Portugal, vao de mota até lá ou alugam lá a mota? Cumprimentos

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Boa noite Carlos. Normalmente vamos de mota até lá 🙂 ainda nunca alugamos mota.

      1. Pensei que enviassem a mota por alguma transportadora e depois fizessem o caminho apenas de volta.

        1. Já agora quanto tempo demoraram até lá de viagem tem ideia?

          1. quilometroinfinito says:

            Carlos aqui na página tem o nosso roteiro de viagem a Noruega. Demoramos 3 dias a chegar a Copenhaga e a partir daí foi em modo de passeio passando pela Suécia Finlândia rumo ao cabo norte e a descida pelos fiordes da Noruega. Foi uma viagem de 3 semanas

          2. Tenho que dar uma vista de olhos melhor, ja reparei que usam ferry’s para as travessias. Vou tentar ver algo que dé para 2 semanas de ferias =) Obg

          3. quilometroinfinito says:

            Sim Carlos consegue em 2 semanas. Pode apanhar o ferry na Dinamarca directo para a Noruega e a partir daí começar o passeio. Nos fizemos uns desvios propositados 🙂 qualquer ajuda disponha.

          4. quilometroinfinito says:

            Olá Carlos (Hoje com um melhor acessoa à internet), envio-lhe o link de um post sobre como reservamos ferries e algumas rotas possíveis: https://quilometroinfinito.com/ferry-durante-uma-viagem-de-mota/. Para a Noruega em 15 dias o melhor será optar pelo ferry a partir da Dinamarca (Copenhaga-Oslo-Copenhaga por exemplo). Aqui fica o nosso roteiro que incluiu a Finlândia e Suécia mas num roteiro de 3 semanas: https://quilometroinfinito.com/noruega-e-cabo-norte/. Qualquer ajuda estaremos disponíveis.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: