E o que seria uma grande viagem de mota sem destacar as melhores estradas que se podem percorrer? Trollstigen a Geiranger é mais uma das eleitas, da nossa viagem de mota pela Noruega e Cabo Norte.
A estrada das estradas, Trollstigen, que engloba a passagem pelo fiorde dos fiordes, Geiranger. Sem dúvida a mais emocionante e emblemática das estradas panorâmicas norueguesas e uma das melhores que já percorremos na vida. A estrada RV 63 entre Åndalsnes e Langevatnet garante-lhe cerca de 100 km de pura adrenalina, com 3 passagens de alta montanha genuinamente curvilíneas em torno de cenários de sonho dos fiordes da Noruega. Paisagens de cortar a respiração, ora em altitude com vistas majestosas, ora à beira mar ao nível das águas cristalinas dos fiordes.

Trollstigen e Geiranger, locais de passagem obrigatória num roteiro pela Noruega
Durante a programação da viagem e após consulta de alguma informação de turismo na Noruega, englobámos no nosso percurso a rota panorâmica de Trollstigen a Geiranger, entre outras.
Algumas imagens sugestivas para um belo passeio em estradas serpenteantes por entre montanhas era o prometido, e foram o suficiente para nos convencer.
Poucas imagens conseguem englobar a beleza desta rota. Assim como poucas serão as palavras para a descrever. Este é um dos percursos mais completos e multifacetados da Noruega. Atravessa vales e rios, um fiorde colossal, 3 estradas em zigue-zague pelas montanhas que desafiam a condução, miradouros com vistas deslumbrantes e, para terminar, um pouco da recente história, que fizeram destas montanhas campo de batalha da II Guerra Mundial.

Åndalsnes
Vindos de norte, a entrada nesta rota foi feita a partir de Åndalsnes. Aqui se inicia um percurso rodeado de imensa beleza natural. Durante alguns quilómetros, a estrada conduz o viajante através de um luxuriante vale e segue sempre acompanhado pelas agitadas águas agitadas do rio, que tentam alcançar a toda a velocidade o Romsdalsfjorden.


Trollstigen, o Caminho dos Trolls
Subitamente, as montanhas de Trollstigem erguem-se como muralhas, como se no céu tocassem. Inicia-se a vertiginosa subida numa estrada com curvas alucinantes em paisagens de tirar o fôlego. O sentimento é, de que está de facto, num dos melhores locais do mundo para percorrer de mota.
Diz a lenda que, pelos bosques sombrios da Noruega, rodeados pelos profundos fiordes e as gigantes montanhas nevadas, habitam os Trolls. Seres de humor inconstante, aos quais vai querer agradar. De todos os tamanhos que o imaginário lhe permite, são criaturas da noite que abundam pela zona e que, durante a luz do sol se convertem em pedra.
A nossa passagem pelo Caminho dos Trolls iniciou-se com um denso nevoeiro, seguido pela chuva. Mas um encontro imediato com os famosos habitantes não nos intimidou, tendo em conta que geralmente, são conhecidos pelo carácter amigável.



Serpenteando pela estrada construída em 1916, outrora importante rota de transportes entre Åndalsnes e Valldal, atinge o topo da montanha após 11 fantásticas curvas, e a paragem é obrigatória.
A moderna construção que avista, permite-lhe uma curta caminhada ao ponto de observação de Trollstigen, assim como lhe oferece restaurantes, pequenas lojas, ou apenas um lugar para relaxar e absorver as maravilhas em seu redor.


O tempo na Noruega é de facto muito variável. Durante o espaço de tempo em que iniciámos a nossa subida, o nevoeiro surgiu, a chuva caiu e por fim o sol espreitou! Com o azul do céu no horizonte, e já no topo do Trollstigen, uma descida chamava por nós.
Uma nova e diferente perspectiva do percurso anterior, agora com o sol a iluminar, valeu cada etapa e recomenda-se. A estrada chamará por si, o pavimento é de boa qualidade e permite que se concentre apenas, no prazer da condução e na paisagem deslumbrante que o rodeia.

Gudbrandsjuvet
Voltando ao topo do Trollstigen, a continuação, em direcção ao Geirangerfjord é igualmente apelativa. A descida até a Valldall, através de suaves vales em estradas que se confundem com o horizonte, fazem com que os cerca de 40km passem sem dar por eles. E assim mais viessem!
Nas encostas escarpadas do vale Valldalen, uma paragem no ponto de observação Gudbrandsjuvet é obrigatória. Aqui, durante milénios, o rio Valldøla escavou a rocha envolvente e construiu grandes cavidades pelas rochas. Uma plataforma de observação foi construída para que sobre ela se possa caminhar e observar uma verdadeira força da natureza.



Geiranger Fjord
Em Valldall o fiorde dá o ar de sua graça. E, através de uma pequena travessia de 10 minutos de ferry até Eisdall na outra margem, encontra-se a poucos quilómetros da curvilínea descida, da estrada que contempla o fiorde de Geiranger.
O ferry tem uma boa frequência de travessias, não há necessidade de preocupação com reservas. Pode adquirir os bilhetes no local. Apenas se recomenda que tenha atenção aos últimos horários do dia para seguir o seu percurso sem maiores desvios.


Ferry Valldall – Eisdall – Consulte aqui os horários para as travessias
É impressionante o que a geologia planeou para este local. A passagem repentina de vales para descidas abruptas envolvidas em cenários épicos são, surpreendentes. A paisagem, que é Património Mundial da Unesco, pode ser admirada no ponto de observação de Ørnesvingen. Aqui obriga a uma paragem, para admirar o fiorde mais famoso do mundo e de beleza e dimensão indescritíveis.





Geiranger é o local para pernoitar, e duas noites neste local é o que recomendamos. Inúmeras opções de alojamento existem pelos arredores. A nossa escolha foi para o Grande Hytteutleige og Camping e a reserva realizada através de Booking.com. Numa posição privilegiada à beira do fiorde, é possível reservar uma pequena e confortável cabine, que inclui WC, cozinha para um jantar agradável e permite que estacione a mota mesmo à porta.


Dalsnibba Road
Continuando o percurso pela estrada RV 63, é possível uma nova e igualmente bela perspectiva do fiorde de Geiranger. Através de mais uma das maravilhas da engenharia do século passado, a curvilínea estrada que rasga a montanha em novo zigue-zague, leva-o a uma serpenteante subida pelas montanhas de Dalsnibba. Consideradas o telhado da Noruega por ser o ponto mais alto do país, num dia soalheiro é possível avistar a imensidão do horizonte.
Esta rota panorâmica surpreende-o com enormes lagos parcialmente congelados e um pouco de história. Abstraídos pelas maravilhas do percurso, foi com alguma incredulidade que ao longe vislumbramos um avião com o símbolo Nazi, que se despenhou por estas montanhas durante a II Guerra Mundial.
A paragem foi esclarecedora, e revelou que em 1940, o bombardeiro Heinkel da Força Aérea Alemã, foi abatido perto desta estrada, por um piloto da Força Aérea Inglesa, que também por lá, se despenhou.


Mapa do Percurso, Locais de Interesse e Alojamento
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.
- Locais de interesse histórico e natural
- Restaurante
- Ferry
- Alojamento
Total de quilómetros do percurso : 100 km
Tempo de condução: 2 horas
Neste local encontra-se no final desta rota panorâmica, mas em poucos quilómetros outras virão. Em breve publicaremos novos artigos sobre as melhores estradas a percorrer na Noruega. Para já consulte os artigos já publicados:
- De mota pela Noruega – Ilhas Lofoten
- De mota pela Noruega – Aurlandsfjellet e Sognefjellet
- Noruega e Cabo Norte – Roteiro de viagem
- Dicas de refeições e alojamento na Noruega
- Nordkapp (Cabo Norte) numa viagem de mota aos fiordes da Noruega
Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!
A preparar a próxima viagem de mota?
♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.
♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.
♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.
Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!
Boa tarde, pergunto quando é a viagem e preços.
Os melhores cumprimentos
Olá Nuno Baldaia. Este artigo é o relato de uma viagem que já realizámos, que pretende dar a conhecer os locais a não perder pela Noruega. No entanto caso necessite de ajuda a programar a sua viagem e ter uma ideia dos preços estaremos disponíveis para ajudar! Muito obrigado pelo seu comentário
Absolutamente impressionante. As vossas viagens são o meu sonho de consumo 😀
eheh Obrigado Manuel Alexandre! 😉 No próximo ano aventure-se até aos fiordes, nós ajudamos no que for preciso e vai ver que valerá a pena! Felicidades e boas curvas!
Que aventura viajar o mundo de moto! A sensação de passar por essas estradas de moto deve ser indescritível! As fotos estão incríveis!
Obrigado Marienne. É realmente fantástico.
Se há países mais propícios a explorar de moto, certamente que a Noruega é um deles. Paisagens soberbas. Sublimes. Gostei muito das fotos e do relato. Fiquei com vontadeeeeeeeeee…
Rui este ano já não deverá ir a tempo por causa da neve 🙂 Mas a partir da próxima Primavera faça isso e vá até a Noruega de moto! Maravilhoso
Que incrível viajar de moto assim. Cada paisagem mais linda que a outra! Parabéns pelas fotos e obrigada por compartilhar!
Muito obrigado!
Nossa, esse roteiro entrou imediatamente na nossa wishlist, cada imagem fantástica! Esse miradouro de Trollstigen deve produzir uma vista maravilhosa, hein? Adorei ver cada canto da Noruega sob vosso olhar! Parabéns pelo relato e pelas dicas!!
Obrigado Francisco. O Trollstigen é sem dúvida um local sem igual e a não perder numa visita ao país.
Eu fico só pensando: que sensação incrível que deve ser viajar de moto pela Noruega, entre aquelas montanhas e estradas lindas. Muito legal e super bem retratado. Parabéns pelo espirito aventureiro
Obrigado Angela! Andar de moto é mesmo isso!
Que lugar surpreendente para se viajar de moto, uau! Estradas com paisagens de arrepiar. Adorei a dica de roteiro, o post, tudo.
Obrigado! Um local a não perder!
Muito legal e criativa a viagem de vocês. Morro de medo de andar de moto, mas lendo aqui e vendo as fotos percebi que deve ser sensacional mesmo. Que lugar lindo!
Muito maravilhosa essa tua trip! Voces passaram por lugares incrìveis, como sempre! Me diverti com a placa do Troll
hehehehe
Nossa… deve ter sido uma aventura e tanto! E essas paisagens maravilhosas e fotos lindíssimas. Adorei o post! Parabéns! Bjs
é engraçado como varias fotos me lembraram a nova zelandia! acredito que tenham uma formacao semelhante (la tb tem fiordes) apesar de serem tao distantes…essa eh uma viagem que gostaria muito de fazer, otima indicacao para uma roadtrip
Que viagem legal, cara! Adorei as paisagens as estradas, deve ser realmente fascinante estar lá. Gostei muito da experiência e dos seus relatos.
Boa noite, quando viajam por esses sítios mais longínquos de Portugal, vao de mota até lá ou alugam lá a mota? Cumprimentos
Boa noite Carlos. Normalmente vamos de mota até lá 🙂 ainda nunca alugamos mota.
Pensei que enviassem a mota por alguma transportadora e depois fizessem o caminho apenas de volta.
Já agora quanto tempo demoraram até lá de viagem tem ideia?
Carlos aqui na página tem o nosso roteiro de viagem a Noruega. Demoramos 3 dias a chegar a Copenhaga e a partir daí foi em modo de passeio passando pela Suécia Finlândia rumo ao cabo norte e a descida pelos fiordes da Noruega. Foi uma viagem de 3 semanas
Tenho que dar uma vista de olhos melhor, ja reparei que usam ferry’s para as travessias. Vou tentar ver algo que dé para 2 semanas de ferias =) Obg
Sim Carlos consegue em 2 semanas. Pode apanhar o ferry na Dinamarca directo para a Noruega e a partir daí começar o passeio. Nos fizemos uns desvios propositados 🙂 qualquer ajuda disponha.
Olá Carlos (Hoje com um melhor acessoa à internet), envio-lhe o link de um post sobre como reservamos ferries e algumas rotas possíveis: https://quilometroinfinito.com/ferry-durante-uma-viagem-de-mota/. Para a Noruega em 15 dias o melhor será optar pelo ferry a partir da Dinamarca (Copenhaga-Oslo-Copenhaga por exemplo). Aqui fica o nosso roteiro que incluiu a Finlândia e Suécia mas num roteiro de 3 semanas: https://quilometroinfinito.com/noruega-e-cabo-norte/. Qualquer ajuda estaremos disponíveis.
bela rota amigo, farei alguns trechos em maio de 2018. De Geringer voces foram ate aonde? voltaram ou seguiram pela 15?
Obrigado Roney! Neste link (https://quilometroinfinito.com/category/noruega/) pode consultar todos os nossos percursos pela Noruega, inclusive o roteiro geral detalhado. Depois de Geiranger seguimos por aqui: https://quilometroinfinito.com/aurlandsfjellet-e-sognefjellet-noruega/ o que também foi um grande roteiro ( Fizemos um pouco da E15 e depois seguimos mais pelo interior pela E55). Penso que qualquer uma que escolha não há erro. A Noruega é toda ela fabulosa. Desejo-lhe uma excelente programação e qualquer ajuda que precise disponha.
Gosto sempre muito dos vossos relatos. Excelente blog
Em 2021 quero seguir o vosso roteiro. Relativamente em valores por alto em quanto fico a vossa viagem?
Abraco 🙂
Roteiro de 3 semanas para cerca de 5000 Eur. A Noruega é um destino de preço alto 🙁