De mota nos Alpes Franceses em Col D’Izoard
Na nossa última passagem de mota nos Alpes Franceses, percorremos os magníficos quilómetros de uma das melhores estradas de alta montanha que conhecemos: a Col D’Izoard.
Começamos à altura de uma grande viagem, não fosse essa a primeira das estradas de montanha que percorreríamos no nosso roteiro pelos Alpes.
Vindos de sul e no início da tarde, o sol brilhava no céu e ao longe o horizonte revelava-nos algo que mesmo que não estivesse no percurso, tínhamos de fazer um desvio para percorrer!


Mas o trabalho de casa estava feito e na marcação da viagem já os nossos olhos tinham passado pelo mapa e identificado as pouco pronunciadas curvas de Col D’ Izoard.
O mapa Michelin assim nos dava a entender, como se fosse apenas mais uma estreita estrada nos Alpes Franceses! Mas nós já temos a pulga atrás da orelha e sabemos que na grandiosa realidade surge algo maior! Afinal estávamos nas montanhas e que outra maneira de contornar montanhas senão às curvas? Em nada nos enganámos!
O percurso por Col D’Izoard

Lado sul de Col D’Izoard
Pela pequena estrada D902, com início na pequena aldeia alpina de Brunissard, inicia-se a tortuosa subida por uma estrada de excelente qualidade inserida numa paisagem arrebatadora. Não será por acaso que se trata de uma das passagens das etapas de ciclismo do icónico Tour de France.


A Col D’Izoard guia-nos por entre montanhas imponentes, revestidas pelos solos resultantes da sua massiva erosão! Como se cobertas por um manto de areias douradas, onde a luz solar incide e nos devolve imagens das quais não conseguimos desviar o olhar!
Percorre-se sem dúvida uma região de montanhas única na extensão alpina, de paisagem nevada e algo desértica em simultâneo!



O misto de paisagem que lhe confere a característica especial e nos concede o prazer de percorrer cada quilómetro e cada curva! E são muitas! Intermináveis curvas onde podemos dançar em duas rodas!
Sempre com especial atenção é certo, não estivéssemos nós a percorrer uma estrada a 2360 m de altitude e sem guardas laterais. Muito bem situados à beira do precipício.



Lado norte de Col D’Izoard
A descida em direcção a Briançon inicia-se e em nada fica atrás à subida. A Col D’Izoard é sem dúvida uma estrada de alta montanha a não perder! Apesar de pouco divulgada, está à altura das melhores da Europa e por isso, aqui estamos nós a fazer-lhe justiça!
São 30 km que se percorrem em cerca de 1h (com as paragens e tal), que passam a voar naquelas que são as estradas para a viagem de uma vida!


Mais um excelente guia de viagem! Muito Obrigado pela V. divulgação!
Obrigado nós por acompanhar o nosso blogue!