Review dos Intercomunicadores Sena 50S

Intercomunicadores Sena 50S Review

Utilizamos sistemas de comunicação nos nossos capacetes desde os nossos primeiros tempos da nossa vida de motociclistas. Depois de todo o equipamento de protecção, o nosso investimento seguinte foi feito nos pequenos aparelhos que nos permitiram comunicar durante as horas que passamos na mota a dois. Nos primeiros tempos, esta comodidade fez uma grande diferença a convencer a pendura que andar de mota era fixe! É sem dúvida uma das dicas para andar de mota com pendura. Afinal, devo reconhecer, que os homens às vezes também têm razão. E o João tinha razão: andar de mota é maravilhoso, e hoje agradeço pela determinação que teve em convencer-me disso. Mas antes que comece aqui a alongar-me nos raros episódios em que os homens tem razão na vida, vou mas é partilhar o nosso review dos Intercomunicadores Sena 50S.

Utilizámos durante anos o pré-histórico (mas muito bom), sistema com fios da Autocom. E quando o retirámos dos nossos capacetes, não foi por terem perdido funções ou avariado. Foi porque encontrámos nos Sena 50S um equipamento mais moderno, e com a grande comodidade de não termos de andar a ligar e desligar fios sempre que entramos ou saímos da mota. Também porque começámos a ter uma segunda mota, onde teria de ser instalado um novo sistema compatível se mantivéssemos o sistema antigo. Numa era onde as opções sem fios abundam e estão cada vez mais desenvolvidas, essa opção já nos estava a causar alguma estranheza.

review dos intercomunicadores sena 50s
Intercomunicadores Sena50S Review

Rendidos ao mundo sem fios

Assim, rendemo-nos à facilidade dos Sena 50S que estão apenas ligados aos nossos capacetes, e podemos por isso utilizar em qualquer mota. Estes foram os únicos intercomunicadores que já usámos, não conhecemos outros modelos dentro da mesma marca ou de concorrentes. Como tal, isto não é um comparativo, é um review que agora fazemos, depois de quase 2 anos de utilização dos Sena 50S. Pois, como sabem, no nosso blogue fazemos apenas reviews de equipamento que utilizamos intensivamente, durante um largo período de tempo, e em várias circunstâncias. Só assim acreditamos ser possível avaliá-los com a devida justiça. Este review será actualizado se em qualquer momento futuro entendermos ser necessário.

Review dos intercomunicadores Sena 50s

Instalação e Montagem

A instalação e montagem dos nossos Sena 50S foi feita pelo João com a ajuda de tutoriais que encontrou no Youtube. De acordo com o feedback dele, as instruções do manual deixam muito a desejar e sentiu necessidade de recorrer a ajuda de outros locais. Dentro da caixa do equipamento, vem todo o material necessário à montagem e mais algumas peças suplentes. Se não se sente confortável por entre alguns fios e fiozinhos, a nossa recomendação é que recorra ao serviço de montagem da loja onde adquirir o equipamento.

Review dos Intercomunicadores Sena 50S
Peças incluídas

Tamanho e peso

O módulo principal exterior do Sena 50S pesa cerca de 64g e mede 102 x 56 x 27 mm. É facilmente removido e colocado no bolso numa paragem que queiramos deixar os capacetes presos ao guiador com o cadeado de segurança. Por sua vez, se tivermos as malas vazias, e no caso das nossas motas (R1200RT e 1150GSA) é possível guardar os capacetes com os Sena 50S colocados e fechar as malas facilmente.

Compatibilidade com vários capacetes

Os Sena 50S foram concebidos para funcionar em todos os capacetes, e é por isso considerado um equipamento universal. Os microfones fornecidos com o aparelho significam que a unidade é compatível com capacetes integrais e modulares.

Review dos Intercomunicadores Sena 50S
Review dos Intercomunicadores Sena 50S

Autonomia e tempo de carregamento

Este é um parâmetro fundamental para nós: Autonomia! E um dos principais que nos levou a começar a utilizar tão tarde os intercomunicadores sem fios. Passamos muitas horas em viagem em cima da mota e ficar sem bateria a meio do dia não era uma opção viável.

Mas nos Sena 50S encontrámos um equipamento de grande qualidade também no que à autonomia diz respeito. Passamos dias de 13h a 14h em cima da nossa mota e só depois dessas horas ele começa a dar sinais de bateria. Ainda assim, entre o primeiro alerta de bateria fraca até ao aparelho se desligar completamente pode passar cerca de 1h. É importante também referir que não somos muito disciplinados a ligar e desligar os intercomunicadores sempre que paramos para visitar, almoçar, etc. O que quer dizer que eles estão ligados horas a fio, e cumprem na perfeição a sua função.

Utilizar este sistema sem fios é sinónimo de ter mais algo para carregar todos os dias. Muitas vezes, depois de um longo dia de viagem, esquecemo-nos de garantir que os intercomunicadores estão a carregar. Mas não é problemático! No dia seguinte pela manhã, será preciso pouco mais de 30 min para que carreguem totalmente. Entre o banho matinal e o pequeno almoço, o problema fica mais do que resolvido. O tempo de carregamento dos Sena 50S é por isso excepcional.

Conectividade

A conectividade não é, para nós, um parâmetro de grande importância. Porque quando andamos de mota gostamos de desligar do mundo, do smartphone, do GPS, e de qualquer outra aplicação que nos possa distrair daquilo que consideramos ser mais importante: apreciar os caminhos percorridos. Gostamos de nos ouvir um ao outro e tudo o resto está desligado.

No entanto, é importante partilhar que os Sena 50S são compatíveis com qualquer smartphone Apple ou Android via Bluetooth 5.0, a versão mais rápida. É possível aceder ao smartphone, e a toda a gama de recursos do telefone, enquanto se conduz.

É igualmente compatível com o GPS, no nosso caso: o Garmin Zumo XT. Com a opção de receber as instruções de navegação por comandos de voz, além das instruções do ecrã do aparelho. Mais uma vez, esta é uma funcionalidade que nunca explorámos intensivamente. O nosso GPS está no modo silêncio, e a interpretação da rota é feita apenas visualmente, quando achamos necessário.

Do nosso ponto de vista, imaginamos que ter mil e uma instrucções, e vozes, dentro da nossa cabeça não é agradável. Além de considerarmos uma distracção à condução. Smartphone, GPS, música, pendura, é muita voz ao mesmo tempo!

No entanto, os Sena 50S têm essa versatilidade. Com a possibilidade de interligar todas elas por ordem de prioridade. Por exemplo: o smartphone têm prioridade sob o GPS, o GPS tem prioridade sob a música, e a pendura têm prioridade sob todas as anteriores e mais houvessem!

Mesh

E por falar em muita voz ao mesmo tempo, vem mesmo a calhar para referir a funcionalidade Mesh dos Sena 50S. Outra que também não utilizamos, porque viajamos apenas a dois, e não em grupo. Mas sabemos que está lá e pode ser utilizada, sempre que quisermos. Open Mesh, Private Group Mesh e Bluetooth Intercom. Estes são os 3 modos de intercomunicação disponíveis nos Sena 50S.

  • Bluetooth Intercom: 4 pessoas
  • Open Mesh Intercom: ilimitado
  • Mesh Intercom Group: 24 pessoas

Facilidade de Actualização dos Sena 50S

A actualização dos Sena 50S é muito simples. Os aparelhos não precisam de estar ligados a um computador, apenas aos cabos de carregamento fornecidos. No caso do Duo Pack, recebemos 2 cabos de carregamento e assim podem ser carregados ao mesmo tempo.

Um destes cabos possui um Wi-Fi embutido que depois de configurado através do smartphone ficará automaticamente ligado à rede Wi-Fi e actualizará automaticamente, sempre que necessário, durante o carregamento.

review dos intercomunicadores sena 50s
Intercomunicadores Sena50S Review

Qualidade de som

Os Sena 50S têm uma excepcional qualidade de som. Os altifalantes fornecidos tem qualidade HD aprimorados para áudio. O aparelho têm uma regulador exterior para o volume que funciona muito bem com luvas. No nosso caso, durante viagens em estradas secundárias o volume a cerca de 30% é suficiente para nos ouvirmos mutuamente na perfeição. Por sua vez, se entramos na auto estrada onde rodamos a maior velocidade, a pendura sente a necessidade de aumentar o volume para cerca de 50% a 60%. Já o condutor, por estar menos exposto ao vento (depende da mota que se conduz), não sente necessidade de regular o volume em função do tipo de estrada.

A informação a reter é que nunca precisamos chegar perto da capacidade máxima de volume para nos ouvirmos perfeitamente em qualquer tipo de estrada.

Alcance entre os Sena 50S

Depois de experimentarmos um intercomunicador sem fios, ficamos rendidos à sua versatilidade. Aquela saída da mota para ir pagar a gasolina ou ao supermercado fica logo diferente. É comum entrar num supermercado de capacete e circular por toda a loja enquanto falo com o João, à espera no parque de estacionamento. Apesar das pessoas em redor nos olharem de forma intrigada, temos de reconhecer a utilidade.

Para nós que viajamos a dois, durante as nossas viagens é também comum em algum momento a pendura sair da mota para ir a pé. Aquele caminho sem pavimento não esperado, aquele acesso estreito e sem visibilidade, aquele parque de estacionamento de mau acesso, aquela prevaricação de estacionar o mais perto possível de um qualquer ponto turístico.

A última vez em que reconhecemos uma enorme vantagem ao brutal alcance entre os Sena 50S, foi durante a nossa viagem pela Escandinávia. Encontrámos uma estrada em obras por mais de 30km, com muitos troços com muita brita solta, nos confins da floresta. Eu segui a pé, enquanto o João seguiu menos preocupado por me perder de vista. Já que conseguimos sempre continuar a falar um com o outro. ”Já foste comida por um urso?!” Não! Dizia eu ainda bem viva.

Diria que tem um alcance de pelo menos 1500m, dependendo dos obstáculos que tem pelo caminho. O que em muitas circunstâncias é uma vantagem muito grande.

Impermeabilização

O Sena 50S é considerado resistente à água apesar de não ter uma classificação de IP. Mais uma vez, foi na nossa viagem pela Escandinávia, durante 3 semanas debaixo de muita chuva forte e frio, que testámos este equipamento em situações extremas. Ele, por sua vez, não nos falhou em nenhum momento. Pelo que é possível afirmar que passou com distinção no teste da impermeabilidade.

A nossa preocupação nestas circunstâncias, é manter as zonas de carregamento bem fechadas pela borracha que traz incorporada, para que não entre água por essas entradas.

Manter as zonas de carregamento bem fechadas
Manter as zonas de carregamento bem fechadas

Opções e Preços

É possível comprar Sena 50S Individual ou o Sena 50S com o pack duplo por um preço ligeiramente mais económico para quem, como nós, viaja a dois.

ena 50s
Sena 50s

Serviço de Garantia

Os primeiros Sena 50S que recebemos, revelaram problemas de autonomia nas primeiras utilizações. Pelo que foi necessário recorrer à garantia da marca. Este foi um ponto menos bom tendo em conta que demorou algumas semanas a devolver-nos os equipamentos substituídos. Como esta assistência decorreu num período em que o mundo girava em torno das condicionantes de serviços e transportes por causa da pandemia, poderemos assumir que esta demora estará relacionada. Este review dos intercomunicadores Sena 50s foi realizado com base na nossa experiência de utilização dos aparelhos que foram substituídos que nunca revelaram qualquer anomalia de autonomia.

Conclusão sobre review dos intercomunicadores sena 50s

Indicando por ordem de importância no que à nossa utilização diz respeito: a autonomia, a qualidade do som, o tempo de carregamento, a impermeabilização, facilidade de actualização e a conectividade. Em todas as questões anteriores os Sena 50S cumprem muito bem a sua função. Honrando a qualidade que publicitam e justificando o preço de equipamento topo de gama.

  • Autonomia ★ ★ ★ ★ ★
  • Qualidade de som ★ ★ ★ ★ ★
  • Instalação e montagem ★ ★ ✰ ✰ ✰
  • Tempo de carregamento ★ ★ ★ ★★
  • Impermeabilização ★ ★ ★ ★ ★
  • Actualização de sistema ★ ★ ★ ★ ★
  • Conectividade ★ ★ ★ ★ ★

Intercomunicadores Sena50S Review

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

3 Replies to “Review dos Intercomunicadores Sena 50S”

  1. Os Vossos comentários são 🔝.
    Agradecido.
    Continuem a divertir-se, boas curvas.
    Pedro Garção

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Eheheh obrigado pela mensagem! Boas curvas ✌️😊

  2. Obrigado pelas vossas partilhas, têm sido uma boa ajuda a disciplinar os passeios de grupo.
    Faço os percursos para o meu TomTom rider 550 e também os intercomunicadores sena X COM-2 são uma boa ajuda para comunicar entre motos.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: