Visitar a Romantic Road – Roteiro de 4 dias de viagem | Alemanha (actualizado em 2020)

Em Obere Schniedgasse e Plönlein.

O roteiro por uma das mais belas rotas panorâmicas da Alemanha

Localizada na região da Baviera, no Sul da Alemanha e no sopé dos Alpes, visitar a Romantic Road é percorrer uma das mais belas rotas panorâmicas da Alemanha. Já algum tempo com o destino debaixo de olho, o roteiro pela região foi incluído na nossa viagem de mota pelos Alpes.

Durante 4 dias, e mais de 400 km de viagem, percorremos a estrada que nos conduz por entre igrejas, castelos e cidades medievais de uma Alemanha encantada, colorida e pitoresca. Com início junto à fronteira com a Áustria, a Romantic Road é a estrada com orientação Norte-Sul que se intersecta em Fussen, com a Deutschland Alpenstrasse, com orientação Este-Oeste. Esta última, um percurso paralelo à cadeia montanhosa alpina, que por lá aflora e torna ainda mais desejável fazer um desvio às montanhas. Entrar nas longas planícies, repletas de lagos e aldeias mágicas da Romantic Road, com os Alpes Bávaros num horizonte distante.

Por entre as províncias de Baden-Württemberg e a Baviera no sul da Alemanha, onde a beleza avassaladora dos Alpes Bávaros dão lugar às imensas planícies e colinas da Romantic Road, percorrem-se os apaziguadores quilómetros de uma das mais belas rotas panorâmicas do país. Um destino motociclístico de eleição, é comum cruzar-se com companheiros de duas rodas, naquele que é um mundo de possibilidades de diversão. Sejam pelas rectas infinitas da Romantic Road ou pelas curvas sinuosas dos Alpes a uma curta distância, esta é sem dúvida uma rota para amantes das duas rodas!

Visitar a Romantic Road. Onde a Romantic Road e a Deutschland Alpenstrasse se cruzam.
Onde a Romantic Road e a Deutschland Alpenstrasse se cruzam.
Visitar a Romantic Road, Alemanha
Visitar a Romantic Road, Alemanha
Schongau
Schongau

Sobre a Romantic Road

Romantic Road foi o nome atribuído em meados do século passado. Data em que o país atravessava a dura realidade no pós-guerra com o final da II Guerra Mundial. Era necessário promover a indústria do turismo e esta foi uma das rotas eleitas para o fazer. Mas não lhe tiremos o mérito. A alma da Romantic Road já lá estava. Grande parte das suas paragens já pertenciam a uma antiga e histórica rota romana entre cidades. Foram apenas acrescentados alguns locais medievais, que merecem todo o destaque e a completaram na perfeição.

A Romantic Road é hoje, a junção da antiga e moderna rota onde tesouros de outros tempos se encontram preservados. Magníficas igrejas do estilo barroco e casas senhoriais. Palácios de grandiosa beleza (como o Castelo de Neuchswanstein), casas de madeira do estilo romântico reunidas em antigos centros históricos dignos de um conto de fadas.

Belas e longas estradas, património histórico e natureza envolvente são a trilogia ideal para uma viagem de mota na região por onde as curvas escasseiam. Mas nem só de curvas vive um motociclista e, aqui, é hora de diminuir o ritmo e desfrutar de cada recanto, devagar, devagarinho.

Visitar a Romantic Road: Em Landsberg am Lech
Visitar a Romantic Road: Em Landsberg am Lech

As estradas por entre  campos e colinas

Para percorrer a Romantic Road, basta seguir as placas castanhas que se encontram por toda a sua extensão. Encaminham-nos por estradas calmas e de boa qualidade, saltitando entre as pequenas cidades que as unem, que tanto têm para contemplar.

Deslizamos em duas rodas pelas imensas colinas e planícies repletas de cultivos em redor. No horizonte, campos infinitos de culturas verdes e amareladas se avistam. Sempre alinhadas e em sintonia, onde pontualmente surge um pequeno arvoredo a oferecer uma sombrinha.

Não importa que direcção tome o olhar, à nossa volta tudo é perfeitamente disposto. Os cultivos preenchem cada espaço de terra e são geometricamente definidos, formando uma horta gigante em forma de jardim. Assim se preenchem áreas infinitas por onde nos perdemos numa tranquila e revigorante viagem de mota.

Visitar a Romantic Road
Pelas estradas da Romantic Road
Visitar a Romantic Road
Visitar a Romantic Road
Visitar a Romantic Road, Alemanha
Visitar a Romantic Road, Alemanha
Visitar a Romantic Road
Visitar a Romantic Road
Fussen, Romantic Road
Fussen, Romantic Road

Roteiro detalhado para visitar a Romantic Road

Com início a Sul em Fussen, o rumo é para norte passando pelas históricas cidades de Landsberg am Lech e Ausgburg.  Seguidas pelas três cidades medievais entre muralhas em  Rothenburg ob der TauberDonauwörth e Nördlingen, a Romantic Road termina maravilhosos quilómetros depois, na grande cidade de Würzburg.

Entre todos os locais, além da sua extrema beleza, existe algo em comum: todos preservam os traços da autenticidade medieval de outrora, onde cada recanto é arrebatador. Locais que na sua maioria sofreram com o impacto destrutivo dos confrontos ao longo dos séculos, mas que se reergueram numa impressionante reconstrução que não perdeu características.

Por eles se dispõem as pequenas casas de telhados perfeitamente desalinhados, de pinturas tradicionais em vários tons de pastel que revestem de cor cada esquina. Arcadas e pequenas pontes unem os edifícios, sempre rodeadas por um belo canteiro florido. A Romantic Road é assim, um mundo encantado à margem da euforia arquitectónica das grandes cidades. Simples, tradicional e perfeita. Vamos percorrê-la?

Visitar a Romantic Road
Romantic Road

Dia 1 – Füssen e os Castelos de Neuschwanstein Hohehschwangau | 50 km

Füssen, a cidade no sopé dos Alpes Bávaros

Com início a Sul, na pequena cidade de Füssen, se começa a Romantic Road em torno dos populares Castelos de Neuschwanstein e Hohehschwangau. Empoleirados nas montanhas dos Alpes Bávaros, com vistas para o lago de Shwangau, ambos os monumentos merecem que estacione a mota e siga caminhando por entre os trilhos da floresta em seu redor.

Füssen, a antiga cidade romana e a mais alta da Baviera, é a pérola de introdução para visitar a Romantic Road. Um passeio pelas suas ruas colorinhas e perfeitamente arquitectadas, conduz-nos à Basílica de São Mang, onde frescos do século X, dos mais antigos do país podem ser contemplados.

Visitar a Romantic Road Basílica de São Mang e antigo mosteiro nas margens do rio Lech. Em Fussen.
Visitar a Romantic Road: nas margens do rio Lech, em Fussen.
Pelo centro histórico de Fussen
Pelo centro histórico de Fussen

🛏️Sugestão de Alojamento em Füssen

O início da nossa rota pela Romantic Road foi atribulado. Chegados a Füssen num final de dia chuvoso e de intensas trovoadas, quase não distinguíamos por onde seguia a estrada, tamanha era a água que nos caía em cima. O rio Lech denunciava a fúria da intempérie e as margens transbordavam para o nosso caminho. Os raios atingiam locais em nosso redor e a proximidade do seu estrondo era assustadora.

Por fim chegámos são e salvos ao Ferienwohnung Purucker, um pequeno e acolhedor apartamento num tranquilo bairro residencial da cidade. O nosso pequeno refúgio. A mota ficou estacionada na rua sem qualquer hesitação, pois apesar da forte chuva, nas redondezas tudo era tranquilo.

🍽️Sugestão de Restaurante em Füssen

Durante a nossa estadia na zona, foi o restaurante Peperoncino Pizza e Cucina, que nos recebeu todas as noites para um saboroso jantar. Por lá a cozinha italiana delicia entre as massas, pizzas e gelados maravilhosos. Um local a voltar sempre que pelos arredores estivermos.

Dia 2 – Füssen – Landsberg am Lech – Augsburgo – Donauwörth | 180 km

Landsberg am Lech, a cidade sobre o rio Lech

Uma paragem na pequena cidade de Landsberg é recompensada por um pequeno passeio pelas suas ruas bem preservadas e de edifícios tradicionais. A mota é facilmente estacionada na praça principal no parque exclusivo para o efeito. Pequenos cafés e esplanadas servem comida de rua deliciosa perfeita para um almoço ao estilo alemão.

Landsberg am Lech, é famosa por ser o local onde Adolf Hitler esteve preso antes de se tornar o Führer da Alemanha, entre 1933 e 1945. Também por ter albergado um grande campo de concentração militar durante a II Guerra Mundial.

Romantic Road em Landsberg am Lech
Romantic Road em Landsberg am Lech
Romantic Road em Landsberg am Lech
Visitar a Romantic Road em Landsberg am Lech

Donauwörth, nas margens do rio Danúbio (Donau)

Depois de uma breve passagem na cidade de Augsburg, onde as maravilhosas igrejas de St. Ulrich and St. Afra enriquecem as praças do seu centro histórico, seguimos para Donauwörth, a pequena cidade mais a norte e onde passa o rio Danúbio.

Igrejas de St. Ulrich and St. Afra em Ausgburg
Igrejas de St. Ulrich and St. Afra em Ausgburg

Simetricamente dispostos entre as margens na confluência dos rios Danúbio e Wornitz, encontram-se os edifícios das ruas da cidade antiga de Donauwörth.. Mais uns do estilo romântico a enriquecer o nosso final de tarde pela região, foi por aqui que terminámos o dia, deambulando pelas ruas da cidade.

Pelo centro histórico de Donauwörth.
Visitar a Romantic Road: Pelo centro histórico de Donauwörth.
Pelo centro histórico de Donauwörth.
Pelo centro histórico de Donauwörth.

🛏️Sugestão de Alojamento em Donauwörth

Através do site de reservas Booking, encontrámos a Boardinghouse Schellenberg a uma curta distância do centro da cidade. O preço apelativo, a boa classificação e o parque de estacionamento fechado foram os atractivos principais.

Apesar de uma experiência onde o contacto com o anfitrião é quase nulo, pois caso ninguém esteja somos recebidos por uma máquina pouco simpática de check-in, recomendamos a escolha pois cumpre na perfeição o objectivo. Não inclui o pequeno almoço, mas pelo centro encontra maravilhosas pastelarias onde a refeição pela manhã se torna bastante agradável.

Boardinghouse Schellenberg
Boardinghouse Schellenberg

🍽️Sugestão de Restaurante em Donauwörth

Pouco adeptos de experiências gastronómicas de culturas distintas, a nossa preferência para restaurantes pelo norte da Europa recai sempre sobre a cozinha italiana. E por isso, são sempre esses locais que recomendamos. Procuramos os sabores da cozinha com um toque mediterrânico, que para nós é a melhor do mundo. Assim, pelas ruelas pacatas e coloridas de Donauwörth, elegemos o restaurante Cafe Raffaelo.

Pelo centro histórico de Donauwörth.Cafe Raffaelo.
Pelo centro histórico de Donauwörth.Cafe Raffaelo.

Dia 3 – Donauwörth – NördlingenRothenburg ob der Tauber | 150 km

Rothenburg ob der Tauber, a maravilhosa cidade medieval

Segundo a nossa eleição, a mágica cidade de Rothenburg ob der Tauber, é a jóia da coroa da Romantic Road. Uma das cidades mais belas e charmosas de todo o percurso. Aquela que proporciona uma viagem de sonho pela Alemanha de outros tempos.

Construída numa colina sobre o rio Tauber, a histórica cidade entre muralhas oferece vistas magníficas das planícies verdejantes da Baviera. Rodeada pelas empoleiradas vinhas e gigantes arvoredos, está perfeitamente enquadrada e a visita é obrigatória.

Depois de passarmos as portas da cidade antiga e com as duas rodas entre muralhas, fomos de imediato transportados para uma realidade distinta e difícil de comparar. Um cenário de origem medieval cuja descrição nos remete a histórias de outros séculos. E, um dia soalheiro, realça todo o seu encanto. As cores tornam-se vivas e as ruas iluminadas, e perder-se por elas leva horas infinitas. Recomenda-se que estacione a mota no interior e se perca pelas esquinas encantadas da cidade.

Edifícios coloridos repletos de adereços de ferro, as flores silvestres que caem pelos vasos e canteiros, as igrejas de cúpulas elegantes por entre as arcadas das muralhas. Para completar, um concerto de música clássica na praça principal durante a tarde. Só porque sim!

Rothenburg ob der Tauber
Markplataz em Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber
Concerto na Markplatz em Rothenburg ob der Tauber

Weihnachtsdorf Käthe, a loja com a Magia do Natal!

Por entre a Markplatz no centro, com uma subida às torres da Câmara Municipal (Rathaus) para as melhores vistas da cidade ( a alturas vertiginosas), segue-se um uma visita a uma das maiores lojas de Natal da Europa: Weihnachtsdorf Käthe. 

Rothenburg ob der Tauber
A vista das torres da Câmara Municipal em Rothenburg ob der Tauber

Em Obere Schniedgasse e Plönlein o edifico mais icónico da cidade e aquele que é parte de todas as fotografias de roteiros pela região. Dentro da muralha, é sem dúvida um local a não perder para a fotografia da praxe.

De mota pela Romantic Road na Alemanha. Em Obere Schniedgasse e Plönlein.
Em Obere Schniedgasse e Plönlein.

🛏️Sugestão de Alojamento em Rothenburg ob der Tauber

Pernoitámos uma noite em Rothenburg ob der Tauber. Antecipámos um grande passeio para descobrir todos os seus recantos e como tal elegemos o pequeno Kreuzerhof Hotel Garni para nos acolher. Bem localizado no interior da fortaleza, e com parque fechado para a nossa mota, revelou-se uma escolha acertada.

🍽️Sugestão de Restaurante em Rothenburg ob der Tauber

Apenas a alguns passos do alojamento, encontrámos tudo o que interessa visitar e vários locais para refeições. Por lá jantámos nos famosos Biergarten alemães (esplanadas de cervejarias) e o que nos convenceu foram os frangos no forno que se encaminhavam para as mesas. Gasthof Rodertor Restaurant fica no exterior junto a uma das portas da muralha. Por lá a comida é deliciosa e a preço menos turístico.

De mota pela Romantic Road na Alemanha. Em Gasthof Rodertor Restaurant.
Restaurante Gasthof Rodertor Restaurant.

Dia 4 – Rothenburg ob der Tauber – Würzburg | 80 km

Würzburg, na histórica cidade onde a Romantic Road termina

No extremo norte da rota da Romantic Road está Würzburg, à altura de uma grande cidade. A cidade universitária e residência real localizada nas duas margens do rio Meno. Tem uma atmosfera viva e agitada e um charme indiscutível que a tornam especial.

Enquadrada entre o centro de cultivo de vinho da região da Francónia, os arredores e margens do rio são uma riqueza verdejante. As idílicas vinhas que por lá se encontram assim o testemunham.

Estacionámos a mota num parque para as duas rodas junto ao centro. Uma pequena caminhada e estávamos em pleno num passeio emocionante por épocas e estilos distintos.

O centro prolonga-se entre as torres da românica catedral de St. Kilian e a empoleirada fortaleza de Marienberg. Cada monumento em sua margem oposta, ligados entre si pela monumental ponte sobre o Meno: Alte Mainbrücke. Uma maravilha da arquitectura antiga, genialmente enquadrada entre edifícios.

Würzburg,
Würzburg,

Mapa detalhado para visitar a Romantic Road

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.

Informações práticas para visitar a Alemanha

Moeda: Euro

Multibanco (ATM): Existem em abundância por todas as grandes cidades e permitem o levantamento com cartões de crédito e débito. Os cartões de crédito e débito podem ser utilizados em praticamente todos os locais.

Capital: Berlim

Fronteiras: Sem controlo de fronteiras

Fuso Horário: GMT

Língua oficial: Alemão, mas geralmente todos falam inglês

Quando ir: Aconselham-se os meses entre Maio a Setembro para uma viagem de mota pelo país. Nas restantes estações as temperaturas são muito baixas e neva na maioria do país.

Estacionamento de motos: Seja pelas pequenas aldeias ou pelas grandes cidades, estacionar a mota pela Romantic Road é gratuito e com acessos privilegiados até muito perto das principais atracções.

Custo de vida pela Alemanha

Alojamento: Procuramos sempre alojamentos simples, cama confortável, com boas condições de limpeza, parque seguro para a mota e pequeno almoço incluído. Para estas circunstâncias, as melhores opções pela Alemanha são sem dúvida os alojamentos particulares. Com preços médios entre os 50Eur a 70Eur por noite, facilmente quer pelos locais mais remotos, quer pelos mais movimentados, encontrará opções dentro destes valores. Para garantir as melhores tarifas, sugerimos a reserva com antecedência. Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Refeições: Uma refeição num restaurante custa em média 10 Eur a 15 Eur por pessoa ( prato principal, sobremesa e bebidas)

No final da Romantic Road

Depois de vários dias em duas rodas por uma rota de grande riqueza cultural em estradas fabulosas, rumámos a sul, e à rota da Floresta Negra. Percorremos as montanhas cobertas de densa vegetação e visitámos a nascente de um dos maiores rios da Europa: o Danúbio. Boas curvas!

⬅️ Roteiro antes da Romantic Road: De mota na Áustria nas melhores estradas do Tirol

➡️ Roteiro depois da Romantic Road: A Floresta Negra e a Nascente do Rio Danúbio. Pela Estrada B500 na Alemanha

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

21 Replies to “Visitar a Romantic Road – Roteiro de 4 dias de viagem | Alemanha (actualizado em 2020)”

  1. Mais um excelente roteiro de viagem numa excepcional zona para viajar de mota!
    Obrigado pelos conselhos!

    1. Patricia Brito Câmara says: Responder

      Obrigado José Morgado! Por aqui, boas estradas e poucas curvas! Mas uma rota que vale a pena.

  2. Excelente sugestão de roteiro pela rota romântica na Alemanha! Dicas incríveis para os amantes das viagens de moto. Um dos meus próximos projetos é fazer essa viagem pela rota romântica alemã. Obrigado pelas importantes dicas.

  3. Ótima ideia deles promover a Romantic Road, afinal quem não gosta de uma rota linda assim e cheia de paisagens incríveis. Amei as fotos, viajei com vocês.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Giulia! 🙂

  4. Nunca fiz essa rota, mas talvez esteja na hora 🙂 De mota ou de carro. O importante é partir. Excelente dica!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Verdade Rui! O que importa é ir! Vai adorar!

  5. Que viagem inesquecível, tantas paisagens incríveis e lugares para se conhecer. Perfeito o roteiro, bem detalhado!

  6. Que viagem maravilhosa! Quero muito um dia fazer. Neste ano fomos a Füssen para ver o castelo, mas a rota romântica está na minha lista de desejos. Realizei um pouquinho lendo o teu post, parabéns!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Tal e qual como nós! Visitamos Fussen apenas e depois tivemos de voltar, pois a pequena amostra deixou a pulga atrás da orelha! 🙂

  7. Muito interessante essa região da Alemanha, deve ser mesmo fantástico fazer a rota romântica, ainda mais em boa companhia, o lugar parece de mentira! Abraços

  8. Quero muito fazer a rota romântica, são cidades encantadoras pra se visitar e o trajeto é uma maravilha, parabéns pelo post, um verdadeiro guia sobre a rora romântica.

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Deisy!

  9. Adoro viajar de moto com vocês! Não conhecia essa Rota Romântica. É muito linda e interessante! Parabéns pelo post super detalhado e pelas lindas fotos!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Sim Tina, vale a pena dar um pulinho de Londres até Munique e visitar a Rota Romântica! obrigado

  10. Moro em Munique e estou tentando convencer meu namorado a fazer a Rota Romântica. Parece que a gente tem a mania de querer viajar para o distante, né? Seu post vai me ajudar nessa tarefa! hahaha Post incrível e super detalhado! Só não vamos fazer a viagem de moto! haha

    1. quilometroinfinito says: Responder

      eheh a mota é a nossa maneira de conciliar as duas paixões: Andar de mota e viajar! Munique é mesmo ao lado eheh Vale muito a pena o passeio!

  11. Há anos quero fazer esta rota e finalmente estarei por lá daqui a 3 semanas. Obrigada pelas dicas!

  12. Excelentes programas de fazerem água na boca. Estou a plenear fazer estes 3 passeios em Setembro.
    Em que altura do ano fizeram vocês?
    Parabéns pelas vossas descrições

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Jorge! Obrigado 🙂 vai gostar bastante! Nós fizemos em Junho.

  13. Em que altura do ano fizeram este programa?

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: