Colle di Sampeyre | Melhores estradas dos Alpes Italianos

Colle di Sampeyre

A nossa viagem de mota por Itália levou-nos a mais uma das melhores estradas alpinas: o Colle di Sampeyre. Vindos de norte e das míticas curvas do Colle dell’Agnello ali ao lado, a procura por traçados menos conhecidos sempre nos devolveu maravilhosas surpresas. Olhando para o mapa, e para as pequenas estradas que nele mal se notam, decidimos que ali para os lados de Sampeyre haveria um traçado que prometia.

Colle di Sampeyre
Colle di Sampeyre
Subida ao Colle de Sampeyre, Alpes Italianos
Subida ao Colle de Sampeyre, Alpes Italianos

Sobre o Colle di Sampeyre

Colle di Sampeyre é uma passagem de montanha na província de Cuneo, Alpes Italianos. Localizado na cadeia de montanhas que formam a fronteira entre França, nas regiões de Hautes-Alpes e Savoie, e Itália, na região de Piemonte. O percurso tem uma direcção aproximada norte-sul entre o Vale de Varaita e o Vale de Maira, respectivamente. Atinge uma altitude de 2284 metros acima do nível do mar, prolonga-se por cerca de 40km de extensão, e é uma das mais belas estradas dos Alpes Italianos.

Vale de Maira
Vale de Maira

A estrada para chegar ao topo do Colle di Sampeyre, continua a ser uma jornada cheia de adrenalina e, definitivamente, não daquelas para dar largas à condução. É uma passagem de alta montanha de vistas arrebatadoras, uma que nos leva ao tecto de Itália, e a sentir que viajamos sobre rodas acima das nuvens.

A vista sobre o estreito e profundo vale que nos acompanha é de cortar a respiração, mas na grande maioria do caminho o pavimento é cheio de abatimentos e buracos. A estrada não tem guardas laterais e o precipício é iminente. Mas a maioria das estradas mais espectaculares apresentam as mesmas características. É a garantia de que por ali, a natureza ainda está praticamente intocada e a paisagem panorâmica está garantida.

Colle di Sampeyre
Lado norte do Colle di Sampeyre
O estreito percurso
O estreito percurso
Aos 2282 metros
Aos 2284 metros

Dicas de viagem

♦ Como a maioria das estradas de alta montanha, durante o período de Inverno encontra-se encerrada devido à neve. O Verão (entre Junho a Setembro) será a altura ideal para uma viagem de mota com a certeza de que poderá desfrutar da passagem pelo Colle di Sampeyre. 

♦ Para outro tipo de informações práticas, gerais à maioria das estradas alpinas, partilhamos tudo aqui.

♦ O percurso do Colle di Sampeyre ronda os 40 km para um tempo de condução aproximado de uma hora e meia. Para encaixar a passagem nesta estrada no nosso roteiro de viagem de mota pelos Alpes, optámos por pernoitar nas montanhas. Opção que tomamos sempre que um traçado sugestivo queremos realizar. Eis duas excelentes opções para alojamento na região, usufruindo de vistas panorâmicas maravilhosas e da tranquilidade da natureza: Agri B&B Lou Col e Bries Relais Alpino. Em ambos recomendo a reserva antecipada, com a possibilidade de cancelamento gratuito, de modo a garantir disponibilidade e tarifas mais baixas.

Alpes Italianos
Alojamento de montanha na região de Sampeyre

Mapa detalhado do Colle di Sampeyre, Alpes Italianos

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: