A estrada mais alta da Croácia: o pico de Sveti Jure no Biokovo Nature Park

Subida ao pico de Sveti Jure, Viagem de mota pela Croácia

A Croácia é um dos mais fascinantes países para andar de mota pela Europa. Por lá existem, desde a zona costeira ao interior remoto, mil e uma estradas panorâmicas de imensa beleza. Aqui damos especial ênfase àquela que se destaca por ser a estrada mais alta do país à beira do Adriático: a subida ao pico de Sveti Jure. Aquele que dizemos ser: o Stelvio da Croácia!

Subida ao pico de Sveti Jure, Viagem de mota pela Croácia
A vista do tecto da Croácia

Sobre Sveti Jure

Localizada no Biokovo Nature Park, na região da Dalmácia em Split, a estrada mais alta da Croácia é a que nos leva ao pico de Sveti Jure e aos 1744 metros de altitude. Com vistas para o cristalino Mar Adriático, o percurso recompensa quem o ousar subir com um panorama de tirar o fôlego das montanhas que se estendem da costa até ilhas.

Acentuada inclinação faz parte do roteiro que se inicia na estrada D512 aos cerca de 360 metros de altitude e atinge os 1744 metros em cerca de 23 km de extensão. A inclinação máxima ronda os 23 %, e última etapa do percurso é feita numa subida repentina, de curvas pronunciadas numa estreita passagem.

Por fim no topo de Sveti Jure, o horizonte que se abre aos nossos olhos parece um sonho. O rendilhado de ilhas e ilhéus que se espalham entre o mágico Adriático, adornam uma paisagem de imensa beleza que acompanha as dobras das montanhas do Biokovo Nature Park.

O percurso foi originalmente construído no ano 1878 pelo Exército Austro-Húngaro, mas no ano 1964 foi estendido até ao topo de Sveti Jure onde foi instalado um transmissor de televisão. No ano 1978 foi totalmente pavimentado e a chegada ao topo em duas rodas não requer nenhuma etapa em fora de estrada. Não é um percurso para dar largas à diversão sobre rodas pois requer uma condução mais técnica. Mas é um percurso para dar largas à alma que dali sai encantada.

 Viagem de mota pela Croácia
As curvas sucessivas da subida a Sveti jure
No topo do Biokovo Nature Park
Sveti Jure
No topo do Biokovo Nature Park
Um dos inúmeros miradouros da subida

Restrições

A subida ao pico de Sveti Jure tem restrições de circulação, mas não para as motas. O acesso à estrada é feito por uma zona de barreira com segurança, controlada entre as 06h e as 20h diariamente e tem entrada paga. A entrada custa cerca de 7Eur por pessoa durante o horário de abertura. Verificar aqui a informação actualizada.

Após isso a passagem é gratuita. Se viajar com outro meio de transporte que não seja mota ou bicicleta, terá de aguardar na entrada para poder passar de acordo com o número de veículos permitido dentro do circuito.

Sinalética de entrada no Biokovo Nature Park
Sinalética de entrada no Biokovo Nature Park

Segurança: subir a Sveti Jure é perigoso?

A estrada está fechada no período de Inverno. Mas mesmo na época de abertura é importante verificar as condições de neve se pretender realizar a subida e previsão do tempo no que ao vento diz respeito. A costa da Croácia é uma das mais ventosas da Europa, e é muito perigoso para conduzir de mota durante uma dessas tempestades. Se estiver muito vento, não suba a Sveti Jure.

E se por algum momento duvidar da força do vento, podemos dizer que é daquele vento que faz balançar a nossa RT, e os seus 300kg, no descanso lateral. Sem dúvida uma imagem que não queremos voltar a ter pois foi difícil mantê-la em pé.

Situado no alto da cordilheira de Biokovo e destino de muitos turistas com carros alugados, é também recomendável escolher um horário fora do grande movimento para a subida. Estes parecem horrorizar nos trechos mais apertados e sinuosos, revelar dificuldades e falta de noção de tamanho do carro que conduzem apenas por uns dias.

Evitar subidas em horas movimentadas
Evitar subidas em horas movimentadas

Evitar subidas em horas movimentadas

Existem algumas partes estreitas onde é cruzar um carro e uma mota é difícil, pelo que é necessário aguardar numa passagem mais ampla para que um dos veículos ceda a passagem. Conduzir com cuidado e atenção. Mas não deixar de ir pois a vista no topo é uma das mais maravilhosas que tivemos oportunidade de contemplar.

No topo do Biokovo Nature Park
Para ali é a Bósnia!

A subida demora quanto tempo?

A subida a Sveti Jure tem duas etapas definidas. A primeira a que leva a maioria das pessoas até ao famoso miradouro Skywalk com vista para a Makarska Riviera, cerca de 12km após a entrada no Biokovo Nature Park. E a segunda, até ao pico de Sveti Jure onde a estrada afunila e a inclinação aumenta de tal forma que assusta a maioria dos visitantes. Acham que o Passo dello Stelvio em Itália é um percurso contorcido? Experimentem subir a Sveti Jure e façam a vossa comparação.

O percurso total tem 23km e demora no mínimo uma hora de viagem para cada lado. O que perfaz um mínimo de duas horas e um total de 46 km para ida e volta (percurso sem saída).

No topo do Biokovo Nature Park
Amplo parque para estacionamento e manobras
No topo do Biokovo Nature Park
No topo do Biokovo Nature Park

Quer continuar a viajar pela Croácia? Consulte aqui um dos nossos roteiros pelos Balcãs: Roteiro pelos Balcãs | Croácia, Bósnia e Montenegro

Mapa do Biokovo Nature Park 

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: