Dicas de refeições e alojamento na Noruega

Svinøya Rorbuer. Noruega de mota

Refeições e Alojamento na Noruega

Procurar alojamento na Noruega é um processo a que devemos destinar alguma paciência. Especialmente se o objectivo for controlar o orçamento que facilmente se eleva pelos países nórdicos.

A Noruega é um dos países mais caros da Europa e o alojamento é uma parcela importante dos gastos de um roteiro de mota pelo país dos fiordes.

Alojamento na Noruega.
Alojamento na Noruega. Parque de Campismo em Geiranger.

Se normalmente recomendamos que reserve antecipadamente todas as estadias, por lá recomendamos ainda mais! Não deixe para o próprio dia a marcação dos locais por onde pernoitar pois dissabores podem surgir. A indisponibilidade dos locais mais económicos e preços muitos superiores são alguns exemplos.

Em média a diária num hotel pela Noruega ronda os 100€/noite. Este valor pode descer consideravelmente se reservar com muita antecedência a sua estadia.

Por isso recorremos sempre ao Booking.com para fazer as nossas reservas em qualquer tipo de acomodação (hotéis, parques de campismo, alojamentos particulares, etc).

A facilidade de procura e a possibilidade de cancelamento gratuito, na maioria dos casos, é uma mais valia em caso de imprevisto. Mas se tudo correr sobre rodas, os melhores valores estão garantidos para a data da viagem e muitos euros podem ser economizados!

Parques de Campismo – Alojamento na Noruega

A nossa preferência durante viagens de mota é sem dúvida para alojamentos privados (guesthouses) e parques de campismo com opção de cabines. E pela Noruega, sem dúvida que a segunda opção está muito bem representada.

Além dos preços mais apelativos por lá, os parques de campismo oferecem condições soberbas. O país é uma rota panorâmica única e qualquer parque de campismo eleito será em redor de cenários privilegiados.

Sempre com a opção de acampar ou escolher as pequenas cabines de madeira, estará sempre à beira de um fiorde ou numa colina bem situada.

As cabines pelos parques de campismo são uma opção mais económica na maioria das vezes e mais agradáveis quando comparadas com as estadias em hotéis, e por isso as adoramos!

Pequenas casinhas de madeira, com possibilidade de WC privado, cozinha e aquecimento. De aspecto simples mas acolhedor, são a nossa principal opção sempre que possível.

Se mesmo assim pretender acampar também estará nos locais ideais para o efeito, pois normalmente os parques de campismo com cabines também disponibilizam zonas para tendas.

Parque de campismo à beira do fiorde. Em Mo I Rana
Parque de campismo à beira do fiorde. Em Mo I Rana

Mas, e em especial se não viaja sozinho, avalie se não será mais económico alugar uma pequena cabine. Somando o preço do lugar da tenda, parque para a mota e número de pessoas, poderá concluir que não compensa acampar. Assim, pelo mesmo valor ficará mais confortável dentro de uma minúscula casinha de madeira.

Para fazer este cálculo na fase de preparação da viagem, basta consultar os sites dos locais onde pensa pernoitar e os preços serão apresentados para que possa rapidamente comparar.

Parque de campismo à beira do fiorde. Em Mo I Rana
Parque de campismo à beira do fiorde. Em Mo I Rana

Dica:

Caso pretenda acampar, apesar de uma viagem de mota pela Noruega só fazer sentido no período de Verão, não esqueça que pela maioria do percurso estará acima do Circulo Polar Árctico.

As temperaturas durante a noite facilmente atingem valores negativos ou próximos de 0º pelo que será necessário ir preparado. Não subestime as temperaturas no Árctico.

Locais de alojamento na Noruega / Alimentação 

No nosso processo de escolha de alojamento em viagens, a localização e tipo de alojamento eleito está sempre directamente relacionado com as opções de refeições. E no que a isso diz respeito, além das perfeitas e apelativas localizações, priveligiamos os parques de campismo optando por alugar uma pequena cabine com cozinha.

Mesmo que o valor em relação a acampar em tenda seja ligeiramente superior, deve avaliar se o facto de poder cozinhar no local, não lhe trará melhores opções de refeição e mais económicas. Normalmente sim!

E na Noruega isso é uma grande mais valia! Para o nosso gosto pessoal, a comida nórdica, além de excessivamente cara (facilmente chega aos 100 Eur para duas pessoas num restaurante), não agrada ao nosso exigente palato português.

Baseada fundamentalmente em peixe fumados (salmão, arenque, bacalhau fresco, etc), é regada de molhos de aspecto pouco apetecível e odores que fazem perder o apetite. As opções de carne também não são melhores sucedidas. Os sabores da típica carne de carneiro e rena servidos em doses mínimas não se tornam melhor opção.

Refeição típica num restaurante local nas Ilhas Lofoten. Noruega
Refeição típica num restaurante local nas Ilhas Lofoten. Noruega
Refeição típica num restaurante local nas Ilhas Lofoten. Noruega
Refeição típica num restaurante local nas Ilhas Lofoten. Noruega

Facilidade de comprar comida para cozinhar

Motard precisa de se alimentar! E para isso, após alguns fiascos pelos restaurantes, o plano B é sempre cozinhar o jantar no local. Os supermercados pela Noruega são repletos de boas sugestões de alimentos com qualidade e preço razoável e fáceis de encontrar. Apenas deve ter atenção aos horários de encerramento e saber que aos domingos e feriados estará quase tudo fechado.

No nosso caso, após um domingo de travessia por locais mais remotos, concluímos que teria sido prudente ter atenção aos horários de serviço dos locais. Nem supermercados nem restaurantes abertos, sobraram-nos apenas uns pacotinhos de bolachas e a vista panorâmica do improvisado e curto almoço. Podia ser pior!

Sognefjellet de mota pela noruega
Sognefjellet. As melhores rotas panorâmicas da Noruega.

A Noruega é um país rodeado por mar, pelo que uma das suas maiores actividades é a pesca. A do bacalhau, cujo 90% segue para os portugueses, e a dos mariscos! Os caranguejos gigantes (King Crab’s) e os pequenos camarões são uma delícia e a preços surpreendentemente baixos. Fazem uma maravilha de arroz de marisco cuja receita os noruegueses ainda não aprenderam!

Refeição cozinhada no parque de Campismo de Geiranger.
Refeição cozinhada no parque de Campismo de Geiranger.

Alimentação durante os percursos diários

Em modo descoberta por entre fiordes e estradas de sonho, as refeições durante o dia são impossíveis de prever. Serão por onde estivermos quando a fome chama por nós!

A maioria de pequenas esplanadas, restaurantes e áreas de serviço oferecem pratos do dia a preços mais justos (média 15 Eur/pessoa). Junto aos locais de interesse, por onde os turistas se passeiam, há muitas ofertas com boa qualidade e bom preço para uma refeição quente (normalmente almôndegas com puré).

As estações de serviço também são uma boa opção e em todas se encontram uma enorme variedade de cachorros e sandes quentes cozinhadas na hora. Saladas frias e pequenos cozinhados com mariscos da região também são uma deliciosa opção.

Estação de Serviço na Noruega.
Estação de Serviço na Noruega.
Zona de piquenique. Estação de Serviço na Noruega. Ilhas Lofoten
Zona de piquenique. Estação de Serviço na Noruega. Ilhas Lofoten

Pelos mercados tradicionais pelas cidades

Quando o nosso roteiro nos conduz por entre uma das pitorescas cidades norueguesas, as melhores opções para refeição são pelos mercados tradicionais.

Por entre as pequenas barraquinhas de deliciosas frutas e apetitosos peixes e mariscos, há sempre a opção de cozinhar os produtos conforme preferir na hora. São uma maravilha e por lá os mariscos são ao preço da sardinha por terras lusas.

Pelo mercado tradional de Bergen.
Pelo mercado tradional de Bergen.
Pelo mercado tradional de Bergen.
Pelo mercado tradicional de Bergen.
Pelo mercado tradicional de Bergen.
Pelo mercado tradicional de Bergen.

As nossas sugestões de alojamento na Noruega

Pelo nosso roteiro de viagem de mota pela Noruega deixamos as nossas opções de parques de campismo pelo país:

Em Honningsvåg – Cabo Norte

Alojamento na Noruega. Nordkapp Camping
Nordkapp Camping em Honningsvåg, Cabo Norte
Nos arredores de Nordkapp Camping em Honningsvåg, Cabo Norte
Nos arredores de Nordkapp Camping em Honningsvåg, Cabo Norte

Em Tromsø

Este foi o parque de campismo na zona de Tromsø onde não nos foi possível pernoitar. Apesar da tentativa de reserva com alguma antecedência permaneceu indisponível para as datas pretendidas. Mas deixamos a sugestão.

Em Svolvaer – Ilhas Lofoten

Este alojamento em particular, não é exactamente um parque de campismo. Mas se tiver oportunidade, sugere-se que pernoite numa das pequenas e acolhedoras casinhas de pescadores. Assista ao sol da meia noite junto ao fiorde por entre as janelinhas de quadradinhos de madeira.

Alojamento na Noruega. Svinøya Rorbuer em Svolvaer. Alojamento em casinhas de Pescadores
Alojamento na Noruega. Svinøya Rorbuer em Svolvaer.
Alojamento na Noruega. Svinøya Rorbuer em Svolvaer.
Alojamento na Noruega. Svinøya Rorbuer em Svolvaer.

Em Mo I Rana

Alojamento na Noruega. Yttervik Camping em Mo I Rana
Alojamento na Noruega. Yttervik Camping em Mo I Rana
Alojamento na Noruega. Yttervik Camping em Mo I Rana
Alojamento na Noruega. Yttervik Camping em Mo I Rana

Em Geiranger

Grande Hytteutleige og Camping Noruega
Alojamento na Noruega. Geiranger
Grande Hytteutleige og Camping. Geiranger. As melhores estradas da Noruega
Alojamento na Noruega. Geiranger

Mapa de Localização

Deixamos o mapa com a localização dos parques de campismo sugeridos pelo país. Para consultar todos os detalhes basta clicar sobre ele.

Com algumas dicas práticas terminamos e deixamos a melhor parte, as melhores estradas e o nosso roteiro geral pelos fiordes:

9 Replies to “Dicas de refeições e alojamento na Noruega”

  1. Fantástico trabalho! Parabéns pela viagem

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Paulo 🙂

  2. Ana Cristina Lopes lourenco says: Responder

    Parabéns pelo excelente trabalho Patrícia👍🏼

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Ana 😉

  3. graça maria seixas pereira da cunha says: Responder

    Fotos fantásticas. Eu coloco uma pergunta, no seguimento de um cruzeiro que pretendia fazer nos princípios de Setembro do próximo ano. Acham que Setembro logo no inicio é muito mau par afazer este cruzeiro? Agradeço a vossa opinião. Muito obrigada

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Graça! Obrigado pelo seu comentário. Eu acho que continua a ser uma boa altura. Para os passeios de verão pela Noruega acho que entre Junho a Setembro é o ideal 😉 vai ser lindo, uma outra perspectiva que também adoraria fazer. Boa viagem 🙂

  4. Muito Obrigado!

  5. Fotos sempre fantásticas, texto claro e muito bem escrito. Obrigado pela partilha, têm sempre optimos artigos.
    Para 2018 estou a planear uma volta à Europa sozinho por uns meses e Noruega está na calha 🙂
    Da vossa experiência, os campismos com tenda na Noruega reservam-se bem na hora?

    Cumps e obrigado em avanço pela resposta

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Obrigado Tiago! Sim, sem dúvida que não terá problemas com lugar para tendas na hora. Nós só reservamos as cabines pois essas sim são as primeiras a esgotar. Normalmente viajamos com um roteiro pouco flexível e por isso salvaguardamos algumas questões práticas! Desejamos-lhe uma excelente viagem! Será fantástico sem dúvida e esperamos um dia poder fazer o mesmo! No que pudermos ajudar é só dizer 🙂 Depois partilhe umas coisinhas. Boas curvas

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: