Dólmen de Antelas é a Catedral do Neolítico na Ibéria | Portugal

Dólmen de Antelas

O Dólmen de Antelas está para a arte pré-histórica em território português como o tecto da Capela Sistina está para arte renascentista italiana. Esta é a primeira frase que a sinalética informativa do monumento nos apresenta à chegada. Mas é somente depois da visita que realmente compreendemos a veracidade da mensagem que nos quer transmitir.

Portugal é um país que não pára de nos encantar também pela grande riqueza em História e Arqueologia. E a visita ao Dólmen de Antelas deixou-nos um bocadinho mais enriquecidos culturalmente. Ali, está um prodígio da criatividade humana no passado, na forma como eternizavam mensagens, na sua forma de expressão, assim como no modo como resistiu à passagem do tempo.

Adicionar todos estes lugares históricos aos nossos roteiros é o que os torna, para nós, mais interessantes. Tanto como belas e estradas e paisagens naturais, adoramos estacionar em lugares com uma componente histórica marcante. E o Dólmen de Antelas reúne tudo isso.

Nós que ouvimos falar de Stonehenge por esse mundo afora com afinco, foi com dificuldade que descobrimos da existência deste monumento no próprio nosso país. Apenas numa publicação internacional o ficámos a conhecer, e a colocar nos lugares obrigatórios a visitar em Portugal. Agora, queremos dedicar-lhe aqui neste nosso cantinho um especial destaque, tentando contrariar o lapso da divulgação nacional. Passando igualmente o pedido para que seja visitado com respeito pelo nosso Património.

Dólmen de Antelas
Chegada ao Dólmen de Antelas
Dólmen de Antelas
Informações no local

Sobre o Dólmen de Antelas

O Dólmen de Antelas está localizado nos arredores da pequena aldeia de Antelas, concelho de Oliveira de Frades, região de Lafões e Centro de Portugal. É uma preciosidade da arte megalítica europeia e um dos monumentos pré-históricos portugueses mais conhecidos internacionalmente. 

A sua importância centra-se essencialmente na rara oportunidade de testemunhar a presença intacta da mamoa, e encontrar motivos pintados a vermelho e preto no interior da câmara funerária. Essas duas particularidades fazem do Dólmen de Antelas um dos mais procurados da Península Ibérica. 

A mamoa intacta no Dólmen de Antelas
A mamoa intacta no Dólmen de Antelas

Classificado como Monumento Nacional, parece não haver outro monumento conhecido de igual dimensão. Assim como tão bem preservado na sua forma original, que apresente ainda um conjunto de pinturas rupestres. É constituído por uma câmara funerária de granito com cerca de 2,5 metros de altura e um corredor que termina a contemplar pinturas com mais de seis mil anos de idade.

Nas suas pinturas, destaca-se uma das mais belas representações de uma figura humana da Pré História europeia, o desenho de um sol e uma misteriosa figura rectangular, sobre a qual se encontra os que uns dizem ser um pente, outros um xamã. Este é parte do encanto de lugares assim: tentar decifrar qual a mensagem que há milhares de anos os nossos antepassados ali quiseram eternizar aquando o culto dos seus mortos. Mensagens escondidas no tempo que transmitem misticismo a lugares assim.

Mapa de Localização

Aqui partilhamos o mapa de localização do Dólmen de Antelas, com acesso através de um pequeno caminho rural não pavimentado com cerca 150 metros.

Informações sobre o Dólmen de Antelas

♦É necessária marcação prévia para visitar este monumento. Como tal basta contactar o número 961 786 064 e indicar a data e hora em que pretende visitar o lugar

♦A visita ao Dólmen de Antelas é guiada, grátis e com um fantástico folheto informativo acerca do local

Caminho rural de acesso com cerca de 150 metros
Caminho rural de acesso com cerca de 150 metros

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EnglishPortuguese
Quilómetro Infinito
%d bloggers like this: