As estradas de montanha dos Alpes Suíços pelos arredores de St Moritz
Localizada no cantão de Grisões e inserida no longo vale alpino de Engadina, St Moritz é o local onde muitas das melhores estradas de montanha dos Alpes Suíços se encontram.
Resultado de um audacioso investimento no turismo de Inverno e palco de duas edições dos Jogos Olímpicos, St Moritz é, entre outras nobres referências, um local encantado nas encostas alpinas que em qualquer estação têm tanto a oferecer.
No Inverno, uma das mais distintas estâncias do mundo para os praticantes de desportos de neve, no Verão, uma das melhores zonas para um roteiro panorâmico em duas rodas por estradas de sonho.
Um ponto de encontro entre as muitas estradas de traçado desafiante, típicas de locais privilegiados pelo relevo acentuado e condições naturais únicas. St Moritz é um cantinho do planeta abençoado pelos feitos da natureza. Por lá e a grande altitude, estão as grandes estradas alpinas a apelar a uma épica viagem de mota, permitindo-nos desfrutar ao máximo de tudo o que a região tem para oferecer.
Entre a quietude e imponência das suas íngremes encostas, percorremos de mota a região e descobrimos muitas rotas panorâmicas ideais para percorrer de mota.


Top 6 dos arredores de St Moritz
Maloja, Julier, Bernina, Albula, Fluela ou Fuorn, são os 6 passos alpinos de geometria em zigue-zague que se encontram nos arredores da cidade. No sudeste da Suíça e a poucos quilómetros das fronteiras com a Áustria e Itália, é impossível alcançar St Moritz de outro modo que não seja o curvilíneo.
Norte, Sul, Este ou Oeste, em todas as zonas cardeais existe uma desafiante estrada a percorrer, que atravessa as montanhas em curvas sucessivas e no desfile de beleza natural a que a Suíça nos habitua.
O vale de Engadina é um dos mais fabulosos da Europa. Prolonga-se por cerca de 100 km entre Maloja e a fronteira com a Áustria no curso do rio Inn, passando por St Moritz no seu deslumbrante caminho.
Protegido pelas cordilheiras montanhosas que entre ele se elevam, apresenta quilómetros e quilómetros de pequenas estradas de montanha que o atravessam perpendiculares ao seu rumo.
Entre reluzentes e cristalinos lagos, pequenos povoados de charme alpino e os picos nevados dos Alpes. Sugere-se que não perca nenhuma delas e se permita a uns dias pela região.


O nosso roteiro de 3 dias e 2 noites pela região St Moritz
Dia 1 – Vindos do San Bernardino Pass e Splugen Pass – Maloja Pass – Julier Pass – Albula Pass – St Moritz
Dia 2 – St Moritz – Bernina Pass – Livigno – Fuorn Pass – Zernez – St Moritz – (Subida no teleférico ao Corvatsch)
Dia 3 – St Moritz – Albula Pass – Davos – Julier Pass – Fuorn Pass – Val Mustair – seguimos para o Umbrail Pass – Passo dello Stelvio – Bormio
As estradas do Top 6 – Detalhes, classificação e mapa detalhado
Bernina Pass
A percorrer uma rota épica e a contemplar o cenário majestoso que nos rodeia, o Bernina Pass é uma das mais deslumbrantes estradas de montanha que tivemos oportunidade de conhecer. A partir de Livigno, o Bernina Pass é uma forma de chegar em beleza a St Moritz, no sentido literal de tudo o que a palavra simboliza.
Aos pés da montanha Diavolezza rainha da paisagem, percorrem-se os quilómetros que ligam Itália à Suíça, entre o Val Poschiavo e o Vale de Engadina respectivamente. Entre lagos, glaciares e imponentes montanhas nevadas, sucedem-se quilómetros inesquecíveis por onde andar de mota é avassalador.
Classificado como Património Mundial da UNESCO, pelo Bernina Pass acompanha parte do percurso ferroviário de distinção internacional: Rhaetian Railway Albula / Bernina Landscapes. A classificação é merecida, e sem dúvida uma forma não menos interessante de contemplar a região.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★



Albula Pass
O comboio panorâmico perde-se de vista no Albula Pass e mergulha nas montanhas profundas que por lá se elevam. Por sua vez, a estrada surge no horizonte verdejante como se de um balcão panorâmico de tratasse.
De estreitas faixas e pavimento exemplar, cujo traçado segue por entre pequenos bosques. Do topo da curvilínea estrada, avistam-se pequenos lagos de cor verde esmeralda que complementam a paisagem.
O percurso une a pequena aldeia de Punt-Chamues na região de St Moritz, a Albula entre Davos e Thusis. Quase passa despercebido pelos arredores curvilíneos mais divulgados, mas merece que não o deixe para trás.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰



Fluela Pass
Apesar do dia chuvoso durante a nossa passagem pelo Fluela Pass, não foram as nuvens carregadas que lhe ofuscaram o potencial de grande percurso. Num registo de condução mais cuidadosa e com a viseira do capatece salpicada, também por aqui ficámos deslumbrados com uma rota panorâmica em zigue-zague.
O lago gelado no topo, as íngremes encostas e o traçado perfeito compensaram qualquer intempérie. Sugere-se que não o perca. Nós, voltaremos em busca de um dia soalheiro, que apenas acentuará a beleza do que a natureza por lá construiu.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★



Maloja Pass
A curtos quilómetros da fronteira com a Itália, o Maloja pass estende-se por cerca de 15 km de curvas dentro de curvas, que ganham altitude a uma incrível inclinação, cujo retorcido traçado só termina no topo e à beira do reluzente lago Silsersee no vale de Engadina.
Percorremos esta estrada de montanha no final do dia vindos do alucinante Splugen Pass. Certos de que a chegada a St Moritz se faria por um percurso menos desafiante, eis que surge o Maloja de curvas loucas e a surpreender pelo traçado de exigente condução. Uma estrada de alta montanha a não perder e rumo ideal a seguir.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ★
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★



Julier Pass
Para Norte fica o San Bernardino Pass no final do seu percurso, para sul Silvaplana nas margens de um grande lago e nas portas de St Moritz. No Julier Pass é difícil optar por um rumo e o melhor mesmo é percorrê-lo do início ao fim e repetir o percurso se necessário! Mais um desfile curvilíneo de uma estrada de excelente traçado e pavimento exemplar. À altura de tudo o que pela Suíça se encontra e sem dúvida uma das melhores estradas de montanha do país.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ★ ★
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ★
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★


Fuorn Pass
O Fuorn Pass é talvez o mais monótono e tranquilo de todos os que rodeiam St Moritz. No entanto, merece a referência pelo deslumbrante caminho que nos apresenta entre o fabuloso Val Mustair e a pequena aldeia de Zernez.
De tímidas curvas mas arredores de sonho, esta é a passagem de montanha que se segue após a descida/subida do Umbrail Pass ou Stelvio Pass desde Trafoi. Em jeito de atalho e de passagem recomendada deixamos a sugestão.
Pavimento ★ ★ ★ ★ ★
Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰
Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰


Mapa interactivo das estradas
Dicas Práticas e Informações de viagem
Alojamento na zona de St Moritz
A Suíça é um dos países com o nível de vida mais elevado da Europa, por onde viajar de mota é um desafio ao nosso orçamento. Por sua vez, St Moritz é um dos destinos mais caros do país por ser destino de férias frequente das elites mundiais. Assim, as estadias e alimentação superam a média do país de forma exponencial.
Felizmente, é durante os meses de Verão que o movimento diminui e é considerada a época baixa do turismo. Sendo o Verão a época ideal para uma viagem de mota pela região, é também nesta altura que os preços diminuem ligeiramente (especialmente estadias) e se tornam menos desagradáveis às nossas comuns carteiras.
Dicas:
♦ Reserve alojamento com alguma antecedência e conseguirá preços de promoção da ordem dos 70€ a 100€ por noite. (Para a média da região, obter estes preços em hotéis ou alojamentos privados, é um negócio da china). No nosso caso, para uma viagem em Junho, realizámos a reserva em Booking.com durante o mês de Janeiro e encontrámos o Hotel Bernina em tarifa promocional. Tente a sua sorte!


♦ Os parques de campismo da região também têm muito boas condições e localização priveligiada. Poderá procurar alguns por aqui.
♦ Obter preços simpáticos no centro de St Moritz é mais díficil. Eleja os arredores para pernoitar e garantimos que nunca ficará a perder na escolha: Silvaplana, Celerina, Pontresina, Samedan, Zernez são algumas das escolhas alternativas.
♦ Para estadias superiores a 1 noite pela região de St Moritz, solicite no alojamento o Mountain Railways free pass. Permite que viaje gratuitamente pelos teleféricos e funiculares pela Engadina.
♦Estacionámos a mota no parque de visitantes e trocámos de meio de transporte para subir ao pico de Corvatsch. Uma vista deslumbrante sobre um horizonte montanhoso entre lagos.


Restaurantes na zona de St Moritz
Encontrar portugueses em St Moritz é muito fácil. Além da simpatia pelas ruas da cidade, encontramos os melhores conselheiros para as dicas gastronómicas pela região! De toque português ou italiano, há sempre um cantinho que nos agrada ao palato e de preço especial para conterrâneos.
Em St Moritz :
Em Zernez:

Com mais uma zona encantada da bela Suíça terminamos mais este artigo. Este é um pouco do mundo das estradas de sonho dos Alpes que nos convidam a percorrê-las sempre que pudermos. Boas curvas!