Furkapass, Grimselpass e Sustenpass, Suíça

Em Furkastrasse

De mota por Furkapass, Grimselpass e Sustenpass

Furkapass, Grimselpass e Sustenpass são algumas das melhores estradas de montanha alpinas para percorrer de mota pela Suíça. Enquadram-se na rota de montanha que define a passagem alpina do cantão de Uri para o Valais, e atravessam alguns dos mais deslumbrantes cenários de alta montanha.

As estradas curvilíneas e contorcidas, deslumbram em descidas e subidas peculiares. Atravessam túneis escavados pelo homem em grandes obras de engenharia, pontes sobre precipícios, rotas de comboio panorâmicas e as pitorescas vilas que as rodeiam. Susten, Furka e Grimsel prometem quilómetros inesquecíveis.

Ao longo delas testemunham-se vistas magníficas sobre os picos alpinos nevados, glaciares imponentes e lagos de montanha. Estradas que apesar de tortuosas e exigentes a nível de condução, são geralmente de boa qualidade, limpas e com piso regular.

Direcções a partir de Andermatt

Vindos de Andermatt e seguindo em direcção a Realp e à Furkastrasse, inicia a fascinante subida do passo de montanha Furkapass. Aqui, numa merecida paragem, relembre o cenário do filme de James Bond, 007 Goldfinger e aprecie a grandiosidade do vale que acabou de percorrer.

Em Furkastrasse
Em Furkastrasse
Furkapass
Cenário do filme 007 – Goldfinger. Subida de Furkapass. Andermatt, Suíça
Em Furkastrasse
Em Furkastrasse
No topo do Furkapass (2436m altitude)
Furkapass.
No topo do Furkapass com vista para Grimselpass
No topo do Furkapass com vista para Grimselpass

Já no topo do Furkapass, no mítico Hotel Belvédère está  num local de paragem obrigatória para uma foto panorâmica. No horizonte perdem-se as montanhas de picos nevados. A estrada, que serpenteia pela montanha, enquadra-se harmoniosamente e adrenalina à espera de a percorrer, aumenta a cada olhar!

É também neste local que se sugere uma visita às grutas de gelo, que são perfuradas a cada ano e cuja entrada se encontra a menos de 200m do parque de estacionamento do hotel.

Furkapass. Suíça
Hotel Belvédère, Furkapass. Suíça
Furkapass e uma das suas pontes curvilíneas.
Furkapass e um dos seus viadutos curvilíneos.
mota alpes
Saída do Furkapass e início da subida do Grimselpass (2164m altitude). Região de Andermatt, Suiça

Já no vizinho cantão de Valais, avista Grimselpass, e a sua passagem de montanha não menos sugestiva. Outro tour de subidas e descidas curvilíneas e tortuosas, que terminam depois de passar por inúmeros lagos na zona de Guttannen perto de Interlaken.

Grimselpass
No topo do Grimselpass.
Grimselpass
Grimselpass

Perto de Interlaken é hora de fechar o círculo das passagens de montanha do dia e tomar a direcção de Wassen, pelo Sustenpass. Em hora de lanche, uma paragem no topo para uma tábua de enchidos e queijos suíços vem mesmo a calhar, e é possível no pequeno restaurante que por lá se encontra.

sustenpass
Tábua de queijos e enchidos Suíça, em Sustenpass.
sustenpass
No Sustenpass (2164m altitude), Suíça
sustenpass
No Sustenpass (2164m altitude), Suíça

Andermatt

O ponto de partida e chegada sugerido para percorrer estas passagens de montanha termina em Andermatt, e aí está no local ideal para pernoitar.

Andermatt é uma pequena vila onde todos os motards se encontram. Não fosse a sua localização privilegiada para explorar também outras passagens de montanha dos arredores. Inúmeros restaurantes, supermercados e alojamentos de vários tipos, oferecem tudo o que precisa. Um passeio nocturno pela vila enquanto aguarda a chegada do novo dia é também bastante agradável e relaxante.

Para mais informações sobre a região e o roteiro completo das melhores estradas em torno de Andermatt, consulte aqui o nosso artigo.

Para mais estradas curvilíneas para percorrer num percurso de mota pela Suíça, consulte os nossos artigos:

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

3 Replies to “Furkapass, Grimselpass e Sustenpass, Suíça”

  1. Excelente! Obrigado pela Partilha!

  2. Tatiana Batista says: Responder

    Boa noite! Ficamos muito contentes por partilharem uma imagem tão positiva desta nossa nova casa (país que nos acolheu). Fazemos estes passes quase todos os fins de semana (Grimsel, Furka ou Nufenen), desde o dia da abertura estival! Quando pensarem em regressar podem dizer qualquer coisa e teremos muito gosto em mostrar-vos mais maravilhas desta Suíça! Se precisarem de alguma assistência à mota pelo caminho, passo a publicidade Motor Aldasse (www.motoraldasse.ch)!
    Parabéns e obrigada pelas indicações relativamente a outros países! Tatiana, Jorge e Mafalda!

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá a todos! Muito obrigado pela mensagem, vamos anotar. Este ano não passaremos por aí, para o ano quem sabe. Boas curvas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: