Lindisfarne Causeway: A estrada inglesa que desaparece duas vezes por dia.

Lindisfarne Causeway, Hoy Island Motorcycle

Holy Island ou Lindisfarne, é uma pequena ilha na costa da região de Northumberland, no nordeste de Inglaterra e a poucos quilómetros da fronteira com a Escócia. Lindisfarne está ligada ao continente por uma estrada que é submersa duas vezes ao dia pela maré alta: Lindisfarne Causeway.

A particularidade chamou-nos à atenção e este pequeno percurso com apenas cerca de 7 km de extensão, tornou-se parte do nosso grande roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido.

Como seria a passagem por esta mítica estrada? Estaria o pavimento pela Lindisfarne Causeway dominado pelos areais que vão e vêm com as marés? Estaria escorregadio e coberto de algas? Até que ponto estaríamos nós perto de ficar presos na ilha ou a arriscar uma travessia perigosa com a subida do nível das águas? Ideias que nos vagueavam pela mente e só tornavam tudo bem mais entusiasmante.

Lindisfarne Nature Reserve
Lindisfarne Nature Reserve
Lindisfarne Nature Reserve
Lindisfarne Nature Reserve
Lindisfarne Causeway Nature Reserve
Lindisfarne Nature Reserve

Rumo a Lindisfarne

Um sentimento de adrenalina associado ao nosso lado curioso, fez-nos rumar a Lindisfarne, no nosso caminho para norte e para a NC500, nas Terras Altas.

O nosso dia começou em Lake District, a mais de 250km de distância de Lindisfarne. Consultando o calendário de marés, sabíamos que para as datas da nossa visita teríamos até às duas da tarde para conseguir fazer a travessia em segurança para a ilha. Antes, ainda teríamos a passagem por Hadrian’s Wall, o grande muro romano que outrora separou a Escócia da Inglaterra.

O dia que começou ainda mal o sol raiara, foi rico e repleto de novas descobertas e pouco passava do meio dia quando, sobre duas rodas, percorríamos a mítica Lindisfarne Causeway.

Em Lindisfarne Causeway, Inglaterra
Em Lindisfarne Causeway, Inglaterra. Tom Tom Rider 550
Em Lindisfarne Causeway, Inglaterra
Em Lindisfarne Causeway, Inglaterra

Sobre Lindisfarne Natural Reserve – Holy Island

Guiados até Lindisfarne pela magia de percorrer mais uma icónica estrada, estaríamos longe de imaginar a tamanha importância histórica atribuída a este tão remoto local. Mas viajar é isso mesmo. Descobrir e conhecer locais que nos contam a história do mundo e nos fazem deles partir mais enriquecidos a cada quilómetro.

Lindisfarne ou Holy Island (Ilha Santa), foi fundada pelo monge irlandês St. Aiden no ano 635, que nela mandou erguer o Mosteiro de Lindisfarne. Com o intuito de evangelizar e converter a região de Northumberland ao cristianisno, o monge tornou-se no seu primeiro bispo. No final do século seguinte, a ilha de Lindisfarne e o seu rico mosteiro, tornaram-se no alvo preferido dos invasores Vikings, vindos dos países do norte da Europa.

O mosteiro foi saqueado e vandalizado por dinamarqueses, num episódio de batalha que é considerado pelos historiadores como o início da era das invasões Vikings na Europa. Os monges deixaram o mosteiro ao abandono durante séculos, mas Lindisfarne continuou a ser um local religioso. Hoje em dia, com o seu castelo e ruínas do mosteiro, Lindisfarne continua a ser um local sagrado e de peregrinação para muitos cristãos. Tornando a ilha numa comunidade que prospera em torno de um movimentado porto, pequenas lojas, hotéis e pousadas.

Castelo de Lindisfarne, Inglaterra
Castelo de Lindisfarne, Inglaterra
Lindisfarne Nature Reserve
Lindisfarne Nature Reserve
Lindisfarne Nature Reserve
Lindisfarne Nature Reserve

Informações práticas para visitar Lindisfarne Causeway

  • A visita a Holy Island e a passagem pela Lindisfarne Causeway é gratuita.
  • Consulte o horário das marés na data da sua viagem para programar a sua passagem no período de segurança. Consulte aqui o calendário.
  • Não arrisque a passagem fora do período de segurança.
  • Em alguns locais a estrada encontra-se com o piso escorregadio e com algumas algas escorregadias. Conduza com prudência.
  • A circulação de veículos no centro da vila é proibida, estacione a mota no parque de visitantes assim que possível.

Alojamento em Lindisfarne

Apesar de não termos optado pela estadia em Lindisfarne, algumas são as opções para ficar hospedado na ilha e seus arredores. Localizada a cerca de 70 km de Edimburgo, na Escócia, a região representa um perfeito local para pernoitar longe da azáfama turística de uma grande cidade. Aqui ficam algumas sugestões de alojamento (siga o link abaixo):

Vantagens de ficar hospedado na ilha:

  • Estimar a chegada para a última hora do dia possível
  • Estacionar a mota e seguir tranquilo pelos trilhos pedestres à beira mar e entre monumentos

Desvantagens de ficar hospedado na ilha:

  • Sujeito ao horário das marés para entrar/sair da ilha

Restaurante em Lindisfarne

Com vista para Holy Island e para as imensas planícies em redor da zona costeira de Northumberland, encontrámos o pitoresco restaurante The Barn at Beal com inúmeras e deliciosas opções para refeições. Preço médio 15 Eur/pessoa.

Mapa do Percurso – A estrada para Holy Island, Lindisfarne Causeway

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.

Total de quilómetros do percurso: 14 Km

Tempo mínimo aconselhado para a visita: 2 horas

Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:

⬅️ Etapa anterior: Hadrian’s Wall, a estrada panorâmica ao longo da grande muralha romana | Escócia

➡️ Etapa seguinte: Cairngorns National Park, Terras Altas da Escócia

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

2 Replies to “Lindisfarne Causeway: A estrada inglesa que desaparece duas vezes por dia.”

  1. Parabens muito bom trabalho pela informacao de roteiros .
    estou em londres em tooting fazam uma visita
    minashop em tooting market sw17 9la

    1. quilometroinfinito says: Responder

      Olá Luís! Muito obrigado, nós já estamos em Portugal 🙂

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: