Holy Island ou Lindisfarne, é uma pequena ilha na costa da região de Northumberland, no nordeste de Inglaterra e a poucos quilómetros da fronteira com a Escócia. Lindisfarne está ligada ao continente por uma estrada que é submersa duas vezes ao dia pela maré alta: Lindisfarne Causeway.
A particularidade chamou-nos à atenção e este pequeno percurso com apenas cerca de 7 km de extensão, tornou-se parte do nosso grande roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido.
Como seria a passagem por esta mítica estrada? Estaria o pavimento pela Lindisfarne Causeway dominado pelos areais que vão e vêm com as marés? Estaria escorregadio e coberto de algas? Até que ponto estaríamos nós perto de ficar presos na ilha ou a arriscar uma travessia perigosa com a subida do nível das águas? Ideias que nos vagueavam pela mente e só tornavam tudo bem mais entusiasmante.



Rumo a Lindisfarne
Um sentimento de adrenalina associado ao nosso lado curioso, fez-nos rumar a Lindisfarne, no nosso caminho para norte e para a NC500, nas Terras Altas.
O nosso dia começou em Lake District, a mais de 250km de distância de Lindisfarne. Consultando o calendário de marés, sabíamos que para as datas da nossa visita teríamos até às duas da tarde para conseguir fazer a travessia em segurança para a ilha. Antes, ainda teríamos a passagem por Hadrian’s Wall, o grande muro romano que outrora separou a Escócia da Inglaterra.
O dia que começou ainda mal o sol raiara, foi rico e repleto de novas descobertas e pouco passava do meio dia quando, sobre duas rodas, percorríamos a mítica Lindisfarne Causeway.


Sobre Lindisfarne Natural Reserve – Holy Island
Guiados até Lindisfarne pela magia de percorrer mais uma icónica estrada, estaríamos longe de imaginar a tamanha importância histórica atribuída a este tão remoto local. Mas viajar é isso mesmo. Descobrir e conhecer locais que nos contam a história do mundo e nos fazem deles partir mais enriquecidos a cada quilómetro.
Lindisfarne ou Holy Island (Ilha Santa), foi fundada pelo monge irlandês St. Aiden no ano 635, que nela mandou erguer o Mosteiro de Lindisfarne. Com o intuito de evangelizar e converter a região de Northumberland ao cristianisno, o monge tornou-se no seu primeiro bispo. No final do século seguinte, a ilha de Lindisfarne e o seu rico mosteiro, tornaram-se no alvo preferido dos invasores Vikings, vindos dos países do norte da Europa.
O mosteiro foi saqueado e vandalizado por dinamarqueses, num episódio de batalha que é considerado pelos historiadores como o início da era das invasões Vikings na Europa. Os monges deixaram o mosteiro ao abandono durante séculos, mas Lindisfarne continuou a ser um local religioso. Hoje em dia, com o seu castelo e ruínas do mosteiro, Lindisfarne continua a ser um local sagrado e de peregrinação para muitos cristãos. Tornando a ilha numa comunidade que prospera em torno de um movimentado porto, pequenas lojas, hotéis e pousadas.



Informações práticas para visitar Lindisfarne Causeway
- A visita a Holy Island e a passagem pela Lindisfarne Causeway é gratuita.
- Consulte o horário das marés na data da sua viagem para programar a sua passagem no período de segurança. Consulte aqui o calendário.
- Não arrisque a passagem fora do período de segurança.
- Em alguns locais a estrada encontra-se com o piso escorregadio e com algumas algas escorregadias. Conduza com prudência.
- A circulação de veículos no centro da vila é proibida, estacione a mota no parque de visitantes assim que possível.
Alojamento em Lindisfarne
Apesar de não termos optado pela estadia em Lindisfarne, algumas são as opções para ficar hospedado na ilha e seus arredores. Localizada a cerca de 70 km de Edimburgo, na Escócia, a região representa um perfeito local para pernoitar longe da azáfama turística de uma grande cidade. Aqui ficam algumas sugestões de alojamento (siga o link abaixo):
- The Manor House (em Holy Island)
- The Lindisfarne Inn (fora de Holy Island)
- The Brockmill Farmhouse (fora de Holy Island)
Vantagens de ficar hospedado na ilha:
- Estimar a chegada para a última hora do dia possível
- Estacionar a mota e seguir tranquilo pelos trilhos pedestres à beira mar e entre monumentos
Desvantagens de ficar hospedado na ilha:
- Sujeito ao horário das marés para entrar/sair da ilha
Restaurante em Lindisfarne
Com vista para Holy Island e para as imensas planícies em redor da zona costeira de Northumberland, encontrámos o pitoresco restaurante The Barn at Beal com inúmeras e deliciosas opções para refeições. Preço médio 15 Eur/pessoa.
Mapa do Percurso – A estrada para Holy Island, Lindisfarne Causeway
Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe.
Total de quilómetros do percurso: 14 Km
Tempo mínimo aconselhado para a visita: 2 horas
Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:
Etapa anterior: Hadrian’s Wall, a estrada panorâmica ao longo da grande muralha romana | Escócia
Etapa seguinte: Cairngorns National Park, Terras Altas da Escócia
- Quanto custa e como chegar de mota ao Reino Unido? 4 Alternativas
- Stonehenge – Uma visita ao passado megalítico | Inglaterra
- Peak District – 3 Estradas Panorâmicas imperdíveis | Inglaterra
- Visitar Lake District – 6 Estradas panorâmicas imperdíveis | Inglaterra
- Hadrian’s Wall, a estrada panorâmica ao longo da grande muralha romana | Escócia
- 2 dias pela Irlanda do Norte – Causeway Coastal Route | Irlanda do Norte
- 3 dias pela North Coast 500 – NC500 até Jonh Ogroat’s | Escócia
- Roteiro de 2 dias pela Ilha de Skye | Escócia
- De Mallaig na estrada para as ilhas ao Loch Lomond, passando por Glencoe | Escócia
Parabens muito bom trabalho pela informacao de roteiros .
estou em londres em tooting fazam uma visita
minashop em tooting market sw17 9la
Olá Luís! Muito obrigado, nós já estamos em Portugal 🙂