As melhores estradas dos Alpes Franceses na região de Rhône-Alpes
Uma viagem a caminho do coração dos Alpes começa num percurso por França e por algumas da melhores estradas dos Alpes Franceses. A região alpina desperta qualquer coração motard, não sendo por acaso que por lá se encontram algumas das melhores estradas do mundo.
Certo é, que o mundo é imenso e que seria para nós uma felicidade percorrê-lo de mota por cada cantinho desconhecido. Para já, focámos-nos na região dos Alpes, explorámos o coração da região francesa de Rhône-Alpes e voltámos maravilhados.
As montanhas francesas sempre nos passaram um pouco despercebidas. Não que não imaginássemos que por lá grandes estradas existiam, mas com um destino final mais além, foi sempre em jeito apressado que as fintámos pelas grandes vias rápidas.
Porque não começar a passear mais cedo e aproveitar a inevitável travessia de França para momentos de qualidade? Já nas vizinhanças das estradas de elite de Itália e da Suíça, era certo que lá estariam as de França.


Sobre a região
Na região de Rhône-Alpes em França, com rumo ao Vale D’Aosta em Itália, relembramos uma grande viagem de mota por entre as estradas de sonho protagonistas de muitas etapas da icónica corrida – Tour de France.
Por toda a região a água é abundante e um elemento principal que caracteriza este paraíso por entre montanhas. Entre alguns dos maiores e mais belos lagos da Europa, rios e fontes que favorecem o desenvolvimento do termalismo e da rica vegetação que os rodeia, estão as estradas que nos permitem um passeio de mota com toda a riqueza que a natureza nos oferece. E por lá, a natureza é generosa.

O Mont Blanc é a montanha dominante e entre ele se contemplam cenários de beleza luxuriante. Existe uma diversidade enorme de maneiras de desfrutar da natureza pela região, nós escolhemos fazê-lo numa viagem de mota.
A Route des Grandes Alpes passa por aqui pois claro, e nós tivemos uma grande amostra de como pode ser fantástico dedicar-lhe muito mais tempo de descoberta. Modo curva e contra curva? Nem vale a pena reforçar a ideia, é esse o modo em que uma grande rota se baseia e esta não é excepção.


Um percurso pelas melhores estradas dos Alpes Franceses
Entre Nyons e Savine de Lac no Parque Natural des Baronnies Provençales
O caminho para a Route des Grandes Alpes e a passagem por Savine de Lac, merece sem dúvida a referência. Em especial para a beleza em torno do Lac de Serre de Ponçon que desfruta da proximidade com os Alpes e ao mesmo tempo de um ambiente mais mediterrânico. Apelidam-no de ”La mer à la montagne” (o mar na montanha).
A imensidão cristalina das suas águas, as vilas, as ribeiras, os inúmeros locais para actividades aquáticas e as montanhas em seu redor são sinónimo de elegância, romantismo e beleza. Uma pérola da região cujo passeio nos deslumbrou e recomendamos para um percurso rumo às estradas de montanha.


Na maioria da sua extensão, a estrada segue por quilómetros junto ás suas margens, onde o azul paradisíaco e águas reluzentes nos despertam as emoções. São inúmeros os parques de merendas e miradouros com que pelo caminho nos cruzamos e, para trás, ficaram os recantos históricos entre vilarejos que merecem a sua visita. A catedral Notre Dame du Réal é um dos exemplos, ficando a sugestão.

A nossa melhor forma de contemplar a região é, sem dúvida, a percorrer de mota os quilómetros entre todos os seus recantos enquanto nos deslumbramos com as paisagens que parecem retiradas de uma pintura.
Alternados entre as montanhas e paredes rochosas, estão os povoados por onde uma paragem nunca é demais. Ainda de arquitectura tradicional, a preservar a identidade de outros tempos, estão os pequenos aglomerados urbanos com algumas vilas encantadoras. É agradável parar para um passeio entre ruas arborizadas e saborear a um pequeno balcão de uma cafetaria um revigorante café.



Na Route des Grandes Alpes pelo Col D’Izoard
Seguindo a recente descoberta do Motorcyle Diares numa das suas grandes viagens em busca das melhores estradas da Europa, rumámos ao Col D’Izoard, cientes de que a pequena estrada que pouco sobressai no Mapa Michelin, seria de facto uma grande estrada de alta montanha.
Percorrendo as gargantas rochosas do rio Guil pelo coração verde e montanhoso do Parque Natural du Queyras, sentimos que a Route des Grandes Alpes é, de facto, uma rota panorâmica com muito para oferecer. Suficientemente rica e variada para uma visita demorada e relaxada por todas as suas pequenas estradas.
A estrada D902, estreita e sinuosa, escavada na rocha esbranquiçada por quilómetros de extensão, é a amostra perfeita do melhor que nos Alpes Franceses se encontra.
Alternando a passagem por estreitas curvas e túneis à moda antiga, espreitando as águas agitadas e fluorescentes do rio que nos traça o rumo, este é sem dúvida um dos melhores percursos que conduz a uma das jóias da coroa da região alpina: O Col D’Izoard.



Col D’Izoard, na lista das melhores estradas dos Alpes Franceses
Seguindo a pequena estrada D902, com início na pequena aldeia alpina de Brunissard, inicia-se a tortuosa subida por uma estrada de excelente qualidade inserida numa paisagem arrebatadora. Um local de passagem nas etapas de ciclismo do icónico Tour de France e mais uma para a nossa lista de melhores estradas percorridas. Todos os detalhes aqui.


Pavimento ★ ★ ★ ★ ✰
Traçado ★ ★ ★ ★✰
Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
Col du Mont Cenis na lista das melhores estradas dos Alpes Franceses
Vindos de Briançon e rumo ao Parque Natural de la Vanoise, ainda mal tínhamos assimiliado a grandeza do percurso anterior no Col D’Izoard e já o Col du Mont Cenis nos enchia de grandes emoções. Um majestoso percurso de alta montanha, indissociável de uma grande viagem de mota, oferece um dos horizontes mais ricos da região e todos os detalhes do percurso estão aqui.


Pavimento ★ ★ ✰ ✰ ✰
Traçado ★ ★ ★ ✰ ✰
Dificuldade ★ ★ ✰ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
Col de L’Iseran na lista das melhores estradas dos Alpes Franceses
A Estrada 902 é uma antiga rota traçada pelas montanhas. Suspeitamos que não há canto por toda a sua extensão, que não represente uma fabulosa estrada para percorrer de mota. As curvas alucinantes do Col de L’Iseran estão lá para testemunhar mais um percurso a grande altitude de desafio marcado no Tour de France. Tudo aqui.


Pavimento ★ ★ ✰ ✰ ✰
Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
Dificuldade ★ ★ ★ ★ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ★
Col du Petit Saint Bernard na lista das melhores estradas dos Alpes Franceses
O que em beleza começou em beleza terminou. O Col du Petit Saint Bernard é a última estrada de montanha desta rota de eleição nos Alpes Franceses. Partilha a fronteira com a vizinha Itália e proporciona uma grande entrada na bela região do Vale D’Aosta. Tudo aqui.


Pavimento ★ ★ ★ ✰ ✰
Traçado ★ ★ ★ ★ ✰
Dificuldade ★ ★ ★ ✰ ✰
Paisagem ★ ★ ★ ★ ✰
Mapa do Percurso com as melhores estradas
Dicas Práticas
♦ Por se tratarem de muitos circuitos de montanha eleitos para o Tour de France, é frequente (especialmente ao fim de semana), encontrar inúmeros ciclistas pelos percursos. Também eles procuram os desafios de uma estrada de montanha a grande altitude. No entanto, a relação ciclista/motard é um pouco ingrata. É comum cruzarmos-nos com ciclistas que acham descer fora de mão nas curvas a velocidades elevadas é engraçado. Mas também é comum ver alguns companheiros motards que acham que ultrapassar ciclistas em subidas a grandes velocidades é divertido. Um ciclo para o qual é importante estar desperto e conduzir com atenção redobrada.
♦ É por estas montanhas que se encontram algumas das estâncias de esqui mais luxuosas de França, como tal, a maioria dos pequenos vilarejos pelo percurso vive do turismo de Inverno. Na época de Verão, a maioria dos alojamentos e serviços encontram-se encerrados pelo que encontrar alojamento para pernoitar ou fazer uma refeição pode ser uma tarefa mais difícil.
♦ Sugere-se que escolha Briançon ou Savine le Lac e arredores ou Aosta e arredores para pernoitar. Todos os locais intermédios neste percurso tornam-se aldeias ”fantasma” no período de Verão.
♦ Bombas de gasolina encontram-se facilmente. Mesmo que estejam encerradas, existe sempre a possibilidade de abastecer mediante um pré-pagamento com cartão de crédito.
♦ Todas as estradas de montanha referidas encontram-se encerradas no Inverno. Tornam-se pistas de neve e a circulação é por isso impossível. Desta forma um passeio de mota pela região só faz sentido no Verão.
A história continua para o Vale D’Aosta e pelas melhores estradas dos Alpes Italianos que merecem que seja dedicado um capítulo exclusivo. Nós para lá continuámos e em breve partilharemos tudo.

Mais um excelente Guia de Viagem e óptimas sugestões! Obrigado!
Obrigado José Morgado!
Excelente guia. Fiz boa parte deste circuito em 2012, de Chamonix até a Col de l’Iseran chegando em Turin e cortando para Stressa, no Lago Majore. Um dos circuitos mais bonitos que fiz em minha vida.
Lindíssimo sem dúvida! Boas curvas 😉
Sem dúvida que as estradas de montanha dos Alpes Franco italianos são todas elas de cortar a respiração! Tive a oportunidade de fazer as principais ao longo de vários anos durante todas as estações do ano é simplesmente excepcional. Paisagens super lindas as cores certas durante todo ano a vida selvagem as atracções os aproveitamentos dos terrenos para campismo e caravanismo as barragens os rios “rapidos” pistas de obstáculos hipismo percursos a pé piscinas naturais campos de golfe. Claro tudo isto em plena Primavera e Verão! Inverno tudo se transforma como por exemplo o coll de montegenevre…..
Obrigado pelo feedback e boas curvas.
Obrigado pelo artigo que me trouxe ao túnel do tempo.
Fiz este percurso quase todo em 2012. É incrível pensar que já passaram 10 anos. Lembro como hoje.
Fizemos o percurso na direção contrária, os primeiros quilometros foram diferentes. Saímos de Chamonix pelo túnel, passamos por Courmayeur e em La Thuíle nos juntamos ao percurso que vocês descrevem, no sentido norte-sul.
Até hoje guardo na memória como a estrada mais bonita que fiz em minha vida.