Viagem de mota pelo Col du Petit Saint Bernard nos Alpes Franceses – As melhores estradas da região
O Col du Petit Saint Bernard nos Alpes Franceses representa outra zona fronteiriça rica em traçado curvilíneo. Descoberto durante um dos nossos roteiros de mota pelo Alpes, sem dúvida que enriqueceu o nosso percurso rumo ao Vale D’Aosta.
Se o Grand Saint Bernard que separa a Itália da Suíça nos apresentou uma estrada de eleição, o Petit Saint Bernard entre França e a Itália não lhe fica atrás.
Localizado entre Sabóia em França e o Vale D’Aosta em Itália, a sul do grandioso Monte Branco, o Col du Petit Saint Bernard é mais uma grande estrada alpina que serpenteia em grande altitude, aos pés da maior montanha da Europa.
Os Alpes são o mundo das boas estradas para percorrer de mota. Por toda a sua extensão não há um quilómetro que não valha a pena percorrer. Mas existem aquelas que são especiais e que não deve perder, o Col du Petit Saint Bernard é uma delas.


Sobre o Col du Petit Saint Bernard
Por mais de 30 km seguimos em zigue-zagues pela estrada D1090 em Bourg-Saint-Mourice em França, para a SS26 no Vale D’Aosta em La Thuile na Itália.
Nós chamamos-lhe o caminho francês para o Vale D’Aosta, o nosso destino. Mas também pode ser o caminho italiano para o Vale D’Isere, escolha um rumo mas não o perca!
De certo que é aos nossos milenares antepassados a quem devemos agradecer a ousadia de traçar percursos por locais tão fantásticos. Vestígios arqueológicos expostos no local (Cromeleque do Petit Saint Bernard), testemunham que desde a Idade do Ferro este circuito de montanha era uma importante rota transalpina.
Também os romanos deixaram a sua herança no topo do Col du Petit Saint Bernard onde antigos templos e outras instalações se encontram adaptadas pelos posteriores habitantes.
No topo encontra o que, até ao período da Segunda Guerra Mundial, era um antigo abrigo de montanha. Recentemente renovado, é hoje um pequeno posto de turismo pronto para receber os visitantes e dar a conhecer as antigas histórias por detrás das montanhas.



O percurso pelo Col du Petit Saint Bernard
A subida a partir de Bourg-Saint Maurice, Alpes Franceses.
Já dissemos que estas estradas de montanha têm sempre duas vertentes muito distintas? Sim, o próprio famoso Passo dello Stelvio é um dos grandes exemplos disso. Muitos companheiros sobem pela lado mais conhecido até ao topo e regressam pelo mesmo caminho. Porquê a tendência? A subida e a descida pelos distintos lados de uma estrada de montanha é, em todas as estradas de montanha que já percorremos, uma experiência muito diferente em termos de tipo de estrada e cenários envolventes.
O Col du Petit Saint Bernard é mais um exemplo a confirmar a tendência e, portanto, aproveite a subida e descida por toda a extensão do percurso! Nada de fazer inversão de marcha no topo ou perderá 50% da diversão.
Neste caso, é a subida a partir do lado francês que proporciona curvas sucessivas e apertadas ao ritmo da alta montanha. Uma extensão que alterna a passagem entre densas florestas de pinheiros pontiagudos, e colinas verdejantes pouco arborizadas, por onde os chalets de montanha se instalam. Afinal, estamos nas proximidades do Vale D’Isere e um dos locais mais distintos e procurados durante a época de desportos de Inverno.


No topo do Col du Petit Saint Bernard
O topo é um dos pontos de encontro entre muitos ciclistas e companheiros motards. Todos anseiam pela famosa foto junto à placa de identificação de mais uma grande estada de montanha em elevadas altitudes. 2188 m de elevação e uma vista de tirar o fôlego junto ao tecto da Europa.
Se tiver oportunidade, sugere-se uma pequena caminhada pelos arredores entre o Jardim Botânico Alpino Chanousia, o Antigo Abrigo de montanha e as ruínas de um edifício romano do Séc III d.C.


A descida para o Vale D’Aosta em La Thuile, Alpes Italianos
Com o Monte Branco a espreitar radioso e salpicado de neve, inicia-se a descida para o Vale D’Aosta a um ritmo mais descontraído mas nem por isso menos desafiante. A estrada, de melhores condições de pavimento do que as do lado francês, deslumbra-nos em mais um circuito panorâmico em torno do que nos Alpes existe em abundância: extrema beleza natural.


Na chegada ao Vale D’Aosta – Sugestão de restaurante
A chegar à hora de almoço e em território italiano, ainda a descida não tinha terminado quando avistámos o pequeno Restaurante La Remisa. Itália nunca nos deixa ficar mal quando de uma boa refeição se trata e por esta pequena esplanada de montanha encontrámos um local a recomendar.
As pizzas são uma maravilha e cozinhadas no forno a lenha, bem ao estilo da bella Itália. O tempo de espera um pouco exagerado, mas com vistas tão maravilhosas ficaram perdoados.


Mapa da Estrada
Dicas Práticas
♦ A região do Vale D’Aosta é uma região com muito para oferecer numa viagem de mota, assim como uma grande opção para pernoitar. Procure alojamento em Aosta aqui.
♦ A partir do Vale D’Aosta poderá seguir para Chamonix pelo Túnel do Monte Branco (cerca de 40km). Na Aiguille do Midi estará no local de subida ao Monte Branco, a montanha mais alta da Europa com 4810 m de altura. A subida é possível fazendo alpinismo ou através de um teleférico. As filas de espera poderão ser demoradas.
♦ Como a maioria das estradas de alta montanha, durante o período de Inverno encontra-se encerrada devido à neve. O Verão será a altura ideal para uma viagem de mota com a certeza de que poderá desfrutar da passagem pelo Col du Petit Saint Bernard.
♦ A qualidade do pavimento do lado francês poderia ser melhor, é necessário algum cuidado extra. Por sua vez, no lado italiano foi recentemente pavimentado e o piso encontra-se em perfeitas condições.
♦ A elevada inclinação da estrada e sua localização em relação às linhas de água originadas pelo degelo, fazem com que seja um percurso com muita escorrência de águas nas curvas. Em especial no lado nordeste do percurso (França para Itália).
Excelente Guia de Viagem e sugestões. Obrigado!
Estamos planejando Alpes Franceses, Suiços e Dolomites para 15-30 Junho. O que acham desta data? Clima? Muitos turistas? E se mudamos para Maio? Ainda muito frio?? Muito obrigado pela ajuda
Olá Carlos. Acho o mês de Junho perfeito. Clima mais estável, pouca confusão de turistas, preços mais agradáveis. Maio poderão ainda encontrar muitas estradas de montanha fechadas (a partir de Junho estão todas abertas).
Gracias por compartir sus experiencias!!!!Viajamos con ustedes gracias a sus excepcionales relatos.
Cecilia e Diego muchas gracias por seguir nuestro blogue e por sua mensagem! Boas curvas 😉