Na Áustria pelo Timmelsjoch High Alpine Pass | Melhores estradas do Alpes

Timmelsjoch High Alpine Pass

À semelhança de outros países atravessados pelas mais altas montanhas da Europa, também a Áustria é um país com inúmeras montanhas para explorar num roteiro motociclístico de luxo. Grandes obras de engenharia ajudam a superar os maiores obstáculos que a natureza por ali impõe, permitindo-nos um pequeno vislumbre do coração de algumas das mais belas montanhas do mundo. Aqui, queremos destacar o percurso pelo Timmelsjoch High Alpine Pass ou Passo del Rombo. Uma das melhores, e mais icónicas, estradas dos Alpes para percorrer de mota. Estão a pensar num roteiro de viagem de mota pelos Alpes? Pois então o Timmelsjoch High Alpine Pass é um ponto a não perder.

É fácil ir dezenas de vezes aos Alpes numa viagem de mota e deixar umas centenas de lugares por conhecer. Há por lá tanta estrada fabulosa a percorrer que creio serem necessárias muitas vidas para conhecer todas. Nós estamos a tentar fazer o máximo possível nesta vida, mas o Timmelsjoch High Alpine Pass sempre nos escapou nos nossos anteriores roteiros pelos Alpes. Mas, desta vez, num desvio a caminho de casa vindos da Noruega, decidimos que precisávamos de voltar às curvas alpinas para tratar daquele pneu quadrado das rectas do Árctico. E que Timmelsjoch High Alpine Pass nos poderia ajudar nessa nobre causa.

Melhores estradas dos Alpes
Melhores estradas dos Alpes
Melhores estradas dos Alpes
Timmelsjoch High Alpine Pass – Melhores estradas dos Alpes

Sobre o Timmelsjoch High Alpine Pass ou Passo Rombo

O Timmelsjoch High Alpine Pass, ou Passo Rombo, é uma estrada de alta montanha que separa a fronteira da Áustria e da Itália. Daí o seu duplo nome: o austríaco e o italiano, só para confundir o pessoal na hora de olhar para o mapa. É uma das estradas pavimentadas mais altas da Áustria, e atinge uma altitude de 2509 metros acima do nível do mar. Une o vale Otztal na região do austríaca do Tirol, ao vale Passeier na região italiana Alto Ádige, num desnível brutal e sinuoso.

A divisão de fronteiras também implica diferentes regras. Do lado austríaco o Timmelsjoch é, à semelhança de muitas outras estradas de alta montanha austríacas, uma estrada com portagem e conta com uma extensão de cerca de 12 km. Por sua vez, do lado italiano a estrada é totalmente grátis. No entanto, apenas se atravessa por ali a fronteira para o país vizinho depois de pagar.

Convém também salientar que, os austríacos cobram portagem mas mantém a estrada num estado de preservação exímio ( e oferecem um autocolante para nos sentirmos mais felizes). Já os italianos, aparentemente mais generosos, descuidam fortemente na manutenção, e preservação, de todo o percurso.

Se é para curvar com confiança podemos fazê-lo no lado da Áustria, já do lado de Itália os abatimentos do piso, alguns buracos e deslizamentos de terra são comuns. Detalhes de segurança que nos exigem maior cuidado. Por sua vez fazem-nos esquecer o desânimo do mau estado da estrada assim que contemplamos tão o avassalador cenário natural por ela atravessado.

Lado italiano: Timmelsjoch High Alpine Pass
Lado italiano: Timmelsjoch High Alpine Pass
Lado austríaco: Timmelsjoch High Alpine Pass
Lado austríaco: Timmelsjoch High Alpine Pass
Lado austríaco: Timmelsjoch High Alpine Pass
Lado austríaco: Timmelsjoch High Alpine Pass

O Timmelsjoch High Alpine Pass ou Passo del Rombo não está acessível todo o ano

Restrições de circulação num percurso durante algumas época do ano só é sinónimo de uma coisa: melhor lugar para ir. Não fosse a força da natureza, e as suas características geográficas, aquilo que tornam estes recantos alpinos naquilo que procuramos: paisagens de tirar o fôlego, montanhas que tocam o céu, traçados de curvas e contra curvas para dançar sob rodas e o mais puro ar da montanha.

A estrada está aberta diariamente das 07:00 às 20:00, mas devido ao terreno exposto a alta elevação, onde neva no Inverno, a condução sobre a passagem de montanha só é possível aproximadamente entre o início de Junho e final de Outubro. Dada a imprevisibilidade da natureza, ainda assim é possível que mesmo nesses períodos haja queda de neve e encerramento pontual da estrada.

Muitas, muitas curvas fazem parte desta estrada deslumbrante. São mais de 60 curvas sinuosas com um gradiente máximo de cerca de 13% de inclinação. Vamos lá usar o travão com moderação para não chegar ao vale com o disco em pura brasa envolto naquele perfume Ferodo Nº5. Um experiência verdadeiramente memorável pelo balcão panorâmico que atravessa, sempre entre pequenos túneis, riachos cristalinos e íngremes rochedos.

Melhores estradas dos Alpes
Melhores estradas dos Alpes

Museu do Motociclismo – Top Moutain Crosspoint

A estrada de alta montanha Timmelsjoch guarda no seu percurso outro tesouro único: o maior e mais alto museu de motas da Europa, Top Mountain Motorcycle Experience. Com mais de 500 motas clássicas de centenas de fabricantes internacionais, assim como outras curiosidades relacionadas ao mundo motociclístico que não deixam ninguém indiferente. Instalados num edifício fabuloso, com uma área de cerca de 4500 m2 as motas que por lá se encontram contam-nos a fascinante história do mundo das motas e sua evolução. 

O próprio edifício onde se instala já é por ele mesmo uma obra de arte da arquitectura, construído com o traço alpino no topo da montanha. No passado ano 2021 sofreu um incêndio que tragicamente o destruiu por completo. Mas os austríacos não deixaram de meter mãos à obra e no ano seguinte estava reaberto ao público totalmente reconstruído.

Top Mountain Motorcycle Experience
Top Mountain Motorcycle Experience
Top Mountain Motorcycle Experience
Timmelsjoch High Alpine Pass – Top Mountain Motorcycle Experience
Timmelsjoch High Alpine Pass
Timmelsjoch High Alpine Pass
Áustria
Na Áustria

Informações práticas 

  • Preço da portagem: 16 Eur a 21Eur (ida ou ida e volta)
  • Horário: 07:00 às 20:00
  • Quando ir: Maio a Outubro
  • Percurso total: 115 km
  • Tempo necessário: 2 horas

Mais informação aqui: https://www.timmelsjoch.com/

Mapa detalhado Timmelsjoch High Alpine Pass ou Passo Rombo

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

GPX aqui

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da HeymondoIATI encontramos boas opções para motociclistas (e não só). Ambas com excelentes propostas e com descontos ao seguir os nossos links: Link 5% desconto Heymondo e Link  desconto 5% Iati

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito