Passo del Dasdana em fora de estrada nos Alpes Italianos

Passo del Dasdana

O Passo del Dasdana está no lugar das melhores estradas dos Alpes, e nem bem uma estrada é! Não foi a nossa primeira viagem aos Alpes, mas foi a primeira viagem que por lá fizemos com a nossa GS1150 Adventure. Por isso, não deixa de ser curioso que os improvisos da nossa rota nos tenham levado ao primeiro fora de estrada que fizemos pela cordilheira alpina. Quase como se o universo a estivesse a chamar ao habitat natural.

Num dia em que a tempestade noutra região da montanha nos fez desviar a rota, não imaginávamos que percorrer o Passo del Dasdana e Maniva nos daria batimentos cardíacos adicionais. Pelo inesperado off road, por não saber onde o percurso nos levaria, por estar a mais de 2000 metros de altitude e temer uma descida em modo motocross com uma maxi trail, e pela pouca experiência em fora de estrada.

Avançámos ainda assim, aos quase 2000 metros de altitude, sabendo que caso o percurso ficasse complicado voltaríamos para trás. Afinal, a chuva dos últimos dias na montanha tinha sido intensa e, apesar da nossa mota estar equipada com os Michelin Anakee Adventure, são pneus com uma tolerância a maus caminhos, mas não pneus de enduro. No coração dos Alpes Italianos, rodeados por uma beleza natural absolutamente avassaladora, os cerca de 20 km deste pequeno grande percurso toraram-se de imediato num dos mais belos que fizéramos.

Panoramas de sonho do alto do Passo del Dasdana
Panoramas de sonho do alto do Passo del Dasdana
Alpes italianos de mota
Alpes Italianos
Alpes italianos de mota
Cruzamento do Passo del Dasdana com Passo Maniva

Sobre o Passo del Dasdana

Localizado na província de Bréscia, na região da Lombardia em Itália, o Passo del Dasdana é uma estrada de alta montanha que atinge uma altitude de 2086 metros acima do nível do mar. A estrada atravessa o Delle Tre Valli pela Strada Provinziale 345B e conta com cerca de 20 quilómetros de extensão.

O percurso é maioritariamente fora de estrada, alternando troços mais regulares com subidas e descidas de cascalho. Desenrola-se quase na totalidade a uma inclinação pouco variável, e é por isso que o percorremos sem dificuldade adicional.

A rota pelo Passo del Dasdana une o Passo del Maniva ao Passo del Crocedomini. Estes percursos totalmente pavimentados parte da rota que percorre as montanhas que separam o grande Lago d’Idro ao Lago D’Iseo. Podemos chamar-lhes o três em um.

O piquenique mais panorâmico no Passo del Dasdana

A nossa passagem pelo Passo del Dasdana foi realizada vindos do Lago D’Idro e subindo o Passo Maniva. Mas antes de rumar às montanhas, garantimos o nosso farnel. Mesmo sem saber que no topo de Dasdana nos aguardaria o mais belo lugar onde já fizemos um piquenique, a nossa paragem na La Bottega di Marta garantiu os produtos tradicionais e pão nas bagagens. Recomendamos uma paragem no mesmo local, repleto de produtos locais de muito boa qualidade que tornarão qualquer piquenique na montanha num manjar com Estrela Michelin.

Mapa do percurso do Passo del Dasdana

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Pretende utilizar este mapa no seu aparelho de navegação e não sabe como o fazer? Consulte aqui o nosso artigo já publicado.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Pagamentos no estrangeiro sem taxas e comissões? É fazer um cartão recarregável como o nosso! Abre grátis uma conta moey, por videochamada ou Chave Móvel Digital. Utiliza o nosso código e ganha 10 €. Começa logo a usar, sem custos e com cartão virtual e físico gratuito enviado para a morada de registo. Acede ao link aqui e associa o teu número antes de abrires conta.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Através da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦ Gostaria de fazer um dos nossos roteiros mas não tem mota? Ou prefere optar por alugar uma por uns dias? Utilize os serviços da Motorentour e encontrará uma frota de várias motas prontas para seguir uma aventura e uma equipa profissional  para dar solução às suas necessidades.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

♦Para alugar carro ou mota em qualquer destino, sugerimos o site de reservas Discover Cars. Uma plataforma que apresenta todas as opções e empresas disponíveis e tem facilidade e flexibilidade nas reservas.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Quilómetro Infinito