Peak District – 3 Estradas Panorâmicas imperdíveis | Inglaterra

Winnats Pass, Castleton, Peak District

Peak District é um parque nacional, situado na região central de Inglaterra, integrado no condado de Derbyshire. Do alto dos planaltos pantanosos no norte, aos vales profundos e íngremes de colinas verdejantes no sul, Peak District tem a paisagem que imaginamos quando uma rota panorâmica se idealiza.

A região é conhecida por algumas das vistas mais fabulosas do país, pelas suas aldeias e casas históricas, pelos seus muitos eventos tradicionais, pelos trilhos na montanha que deslumbram os amantes da caminhada. Para nós, motociclistas, a região é também conhecida pelas suas belas estradas.

Atravessámos Peak District no nosso caminho para norte e para a North Coast 500, na Escócia. Por isso, não podíamos deixar de percorrer algumas das estradas de eleição, cujos nomes se referem constantemente no universo motociclístico. Vamos lá dar uma escapadela ao coração de Peak District National Park?

Peak District | Estradas panorâmicas imperdíveis

O nosso dia começou nos arredores de Birmingham, na pequena cidade de Tamworth. A noite tinha sido mal dormida e naquele dia acordara rabujenta! A escolha de alojamento não tinha sido das melhores e, depois de horas a ouvir do nosso quarto a azáfama de um pub movimentado e com música ao vivo, dormir tornou-se tarefa muito difícil.

Ainda não eram 6 da manhã e já estávamos sobre rodas para fugir o mais depressa possível de tão exasperante local. Macclesfield Forest, era o próximo destino num dia que amanheceu cinzento e com o céu carregado. Tão típico inglês e ao mesmo tempo, tão contrastante para dois portugueses (habituados ao sol) acabados de chegar a terras de sua majestade.

Depois de uns quilómetros em vias rápidas, avistámos a placa que nos encaminhava à próxima povoação: Sutton. Aqui, entrámos para um ambiente rural e fomos de imediato surpreendidos pela calmaria que por lá se sente. Assim como pelo verde intenso que brilha de todas as direcções. Mesmo que aquele seja um dia cinzento. Parece que quando a chuva cai, deixa os cenários revestidos por uma capa brilhante que reflectem a sua beleza ao estilo invernoso.

Macclesfield Forest
Macclesfield Forest

1 – Cat and Fiddle Inn

Pela estrada A537, também conhecida como a Buxton New Road encontráramos o primeiro percurso de montanha que fizeramos em Inglaterra. Em pleno no Parque Nacional de Peak District, Cat and Fiddle Inn é o seu nome mais famoso, oriundo do pub com o mesmo nome que se encontra no topo do percurso.

O segundo mais alto de Inglaterra, depois de Tan Hill em Yorkshire and Dales, está actualmente encerrado e por lá, resta-nos desfrutar do percurso fabuloso e das paisagens que nos oferece.

Conhecida como uma das estradas mais perigosas do país, com elevado número de acidentes, sobretudo com motociclistas. Parece que os amantes das duas rodas encontram por lá uma verdadeira pista curvilínea, de pavimento soberbo e traçado desafiante. Uma estrada ampla e generosa, que permite um bailado sobre duas rodas enquanto apreciamos a fantástica subida e descida.

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

2 – Winnats Pass

Situado a Oeste da pequena vila de Castleton, no Parque National de Peak District, Winnats Pass é um desfiladeiro entre colinas calcárias de arredores mágicos e inesperados. Depois de alguns quilómetros em modo relevo pouco variável, eis que surge Winnats Pass para nos agitar as emoções.

Uma estreita estrada com inclinação máxima superior a 28%, serpenteia através de uma fenda cercada pelos altos cumes de calcário. Do ponto de vista geológico, a sua formação é envolta em conjecturas que maravilham os amantes da geologia. Uma caverna gigante desmoronada ou uma ravina entre recifes de coral?

A região é maioritariamente formada por rochas sedimentares de calcário e arenito, que permitiram ao longo dos anos a formação de várias grutas e cavernas que se multiplicam em redor de Winnats Pass. À semelhança da nossa Serra de Aire e Candeeiros em Portugal, também pelas montanhas que rodeiam Winnats Pass, é possível descer às profundezas do subsolo e maravilhar-se com o mundo subterrâneo de Peak District. Nós ficámos acima do solo e já valeu o dia!

Mam Tor é a montanha que domina a paisagem em torno de Winnats Pass e nas suas proximidades estão quatro cavernas:  Blue John Cavern , Speedwell Cavern , Peak Cavern e Treak Cliff Cavern .

O percurso é tão inesperado e surpreendente, que mal damos por nós estamos a descer abruptamente, sem possibilidade de parar repentinamente para registar o momento. O que fizemos? Chegámos ao final e voltámos a subir! Ainda incrédulos com tão divinal percurso.

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

3 – Snake Pass Inn

Desde Hope Valley, passando pelo magnífico Ladybower Reservoir, rumo a norte e à pequena vila de Glossop, está o Snake Pass Inn: a passagem da serpente. Entre as duas grandes cidades de Sheffield, a Este, e Manchester, a Oeste, é uma das principais rotas panorâmicas que merece um desvio aos traçados mais rápidos.

O nome do percurso antecipa a sua rota sinuosa, feita de mil e uma curvas suaves numa estrada de vistas soberbas. À semelhança de Cat and Fiddle Inn, tem um histórico de acidentes envolvendo motociclistas, especialmente nos dias em que condições adversas se reúnem. A estrada atravessa uma montanha, com mudanças frequentes de elevação e de pavimento escorregadio quando a chuva do Reino Unido decide cair. Parece que por lá é todos os dias!

Snake Pass, Hope Valley, Peak District
Snake Pass, Hope Valley, Peak District

Informações práticas sobre Peak District

Visitar Peak District em duas rodas, é um privilégio exclusivo aos meses de Verão, pois por estas montanhas, cai neve no Inverno e as estradas são encerradas.

Cat and Fiddle Inn e Snake Pass Inn, são duas das estradas de montanha onde se registam elevado número de acidentes. Como tal, todo o seu percurso é repleto de limites de velocidade controlados por câmaras de velocidade média e muitas placas de sensibilização para os motociclistas.

Do nosso ponto de vista, com a certeza de que viajamos sobre duas rodas sempre com responsabilidade e prudência, ler uma placa dentro de uma curva que nos diz: ”Queres morrer hoje?” é perigoso e desajustado. Um choque para o nosso cérebro que no momento está concentrado em manter o equilíbrio.

Não é a primeira região da Europa onde somos confrontados com este tipo de cartazes de consciencialização. Mas aqui, com uma mensagem bem mais chocante e colocados em locais pouco próprios. Porque não antes das curvas? Sigam para Peak District, conduzam com prudência e divirtam-se de igual forma! Boas curvas

Snake Pass, Hope Valley, Peak District
Snake Pass, Hope Valley, Peak District

🛏️ Alojamento em Peak District

Peak District foi um dos locais por onde passamos na nossa rota diária de Tamworth, nos arredores de Birmingham, a Brigsteer em Lake District. Como referimos, a nossa escolha de alojamento neste dia, não foi a melhor e como tal não a recomendaremos. Não só porque não nos sentimos confortáveis com o parque privado do alojamento, como a insonorização dos quartos é inexistente, a comida é de fraca qualidade e o staff de modos grosseiros. ( A má experiência foi em: Hotel Liberal House).

Assim, e porque era a nossa segunda escolha estudada, recomendamos o pequeno alojamento da cadeia The Wheatsheaf Inn, onde ficámos também hospedados noutras regiões e onde encontrámos sempre bom serviço, bom preço e boa comida! Nos arredores de Peak District sugerimos por isso: The Wheatsheaf Inn Onneley.

Consulte aqui outras opções de alojamento em Peak District

Mapa do Percurso, Locais de Interesse e Alojamento em Lake District

Para consultar o mapa em detalhe, clique sobre ele ou utilize o canto superior direito para abrir directamente na página do Google Maps. Poderá fazer o zoom necessário para ver a rota em pormenor ou exportar para o GPS como preferir. Clicando no canto superior esquerdo, é também possível ler a legenda do mapa em detalhe. Aqui incluem-se as seguintes informações:

  • Locais de interesse histórico e natural
  • Restaurantes
  • Alojamento

Total de quilómetros do percurso em Peak District: 80 km

Tempo aconselhado: 2 horas

Enquadramento no roteiro de viagem de mota pelo Reino Unido e Irlanda:

⬅️ Etapa anterior: Cotswold’s, as aldeias tradicionais de Inglaterra

➡️ Etapa seguinte: Lake District – Um tour pelas 6 melhores estradas da região

Em breve partilharemos muitos mais detalhes de todas as regiões visitadas no nosso grande roteiro pelo Reino Unido e Irlanda:

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já e boas curvas!

🗺️ A preparar a próxima viagem de mota?

♦Reserve as suas estadias através do Booking.com. Por lá encontramos sempre as melhores promoções e têm a facilidade de cancelamento gratuito.

♦Gostamos de viajar tranquilos. Como tal, em todas as nossas viagens além fronteiras, contratamos sempre um seguro de viagem que se enquadre no nosso perfil de viajantes aventureiros e independentes. Seja através da World Nomads ou da IATI encontrará boas opções para motociclistas. A IATI têm excelentes preços, atendimento em português e seguindo o nosso link ainda terá um desconto de 5%.

♦Sejam pequenas ou grandes travessias, se precisa de comprar uma viagem de ferry para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o DirectFerries.pt. Permite comparar os preços e horários das diferentes companhias e é por lá que encontramos os melhores preços.

Esta página contém links afiliados. Ao efectuar as suas reservas através destes links recebemos com uma pequena comissão. Não pagará mais por isso e estará a ajudar o blogue Quilómetro Infinito a continuar a sua existência. Muito obrigado!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: